Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dias da Cunha em entrevista

Rui Gomes, em 15.01.13

 

António Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting entre 2000 e 2005, esteve presente no programa «Zona Mista», da RTP Informação, no sábado passado, onde abordou alguns aspectos do passado e do presente do Sporting. Eis algumas das suas informações de maior relevo, em sinópse:

 

«Não acredito que a realização desta Assembleia Geral que se aproxima vai facilitar seja o que for ao Sporting e peço com toda a humildade aos sportinguistas reflexão ponderada quanto a eleições antecipadas, pelos problemas que pode suscitar. O mais importante a pôr à disposição dos sportinguistas não são nomes, mas sim pessoas com a capacidade e a credibilidade para negociar com a banca e investidores e lidar com o problema financeiro do Clube.»

 

«O essencial para o Sporting é renegociar e reduzir o custo da dívida e isso só será possível através de investidores, não através de empréstimos ou fundos, mas sim investimento directo. Para isso ser possível, é necessário haver paz e tranquilidade e pela falta de resultados desportivos, isto não é possível, face ao que se tem visto. A crise financeira e a crise desportiva não se podem desassociar. Godinho Lopes tem andado à procura de investidores desde o primeiro dia e é evidente que a crise desportiva, e também a mundial, tem dificultado essa missão.»

 

«O momento que o Sporting está a viver impõe o dever principal aos sócios de zelar pela coesão interna do Clube. Apesar da difícil situação, sou um adepto sportinguista optimista.»

 

«O Sporting precisa de acalmia e essa só é possível neste momento com o actual presidente, se o deixarem. Não conheço outra pessoa que possa lidar com o problema financeiro.»

 

«Tem de se reduzir a manifestação de alguns aventureiros e apaziguar os ânimos.»

 

«Estou absolutamente convencido que os resultados vão aparecer com Jesualdo Ferreira e que o Sporting vai lutar pela Liga Europa. Apesar da situação complicada, há um problema de confiança que tem de ser ultrapassado, pois temos jovens na equipa que já deram provas que têm qualidade.»

 

«O pior erro cometido por Godinho Lopes foi na escolha de quem o acompanhou na Direcção e, pelos resultados vistos posteriormente, a quem entregou o futebol.»

 

«A situação financeira é preocupante. A crise tem vindo em evolução significativa de há sete anos até agora, através de muitos erros, repetidos, onde o Clube tem sempre gastos superiores às receitas.»

 

«Tem de se baixar despesas no futebol, mesmo perante o acréscimo de investimento dos nossos adversários, através de uma aposta e aproveitamento da formação. Claro que Ronaldo e Nani não aparecem todos dias, mas a equipa tem de ser construída mais à base da formação. As mais-valias do Sporting não são valorizadas pelas não presenças com regularidade na Champions.»

 

«As três principais SADs portuguesas têm problemas semelhantes, com prezuizos e receitas, mediante os critérios financeiros do «Fair-Play» da UEFA.»

 

«Nos últimos sete anos, O Sporting somente apurou 42 milhões de euros líquidos na transferência de activos.»

 

«O sistema no futebol português continua a existir, embora de modos diferentes.»

 

«Demiti-me não pela situação financeira, que deixei equilibrada, mas sim por não poder aguentar o treinador (José Peseiro) que tão bem conduziu o Sporting. Nunca me esquecerei daquele golo que foi validado ao Benfica na nossa pequena área. Hoje e já há algum tempo que estou arrependido, porque tinha muito mais a contribuir ao Sporting, especialmente considerando as consequências que surgiram posteriormente.»

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:06

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De A. Santos a 15.01.2013 às 21:22

Caro Rui Gomes

Dias da Cunha enuncia bem pontos importantes, relativamente à situação do Sporting. O apelo que faz à acalmia nas hostes leoninas, é para mim o ponto mais importante. De qualquer das maneiras, não nos podemos esquecer, que também fez parte das ultimas presidências, que deixaram o clube chegar ao que chegou!...

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2013 às 21:52

Caro A. Santos,

Bem, ele venceu um campeonato, uma taça e uma supertaça, saalvo erro e, segundo ele, deixou as contas equilibradas. Mas o ponto mais importante que ele sublinhou, para mim, foi a capacidade de lidar com a situação financeira, algo que os da oposição aparentam ignorar.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De A. Santos a 15.01.2013 às 22:05

Não lhe retiro alguns méritos, é claro, mas a seguir a ele foi Soares Franco, que também geriu bem a parte financeira... Só resta J.E.B. e Godinho Lopes!

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.01.2013 às 22:10

Caro A. Santos,

Ele explicou isso, embora eu não tenha publicado. Ele disse que com a evolução negativa era inevitável que recaísse em Godinho Lopes, pela anunciada estratégia de investir no imediato para recolher no médio prazo. Os resultados desportivos deitaram tudo por água abaixo.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De A. Santos a 15.01.2013 às 22:39

Concerteza que sim!!!

S. L.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 16.01.2013 às 10:38

Prezado Rui Gomes

Estive sempre atento a esta entrevista, pois não embarco em aventuras, pois sei qual a situação financeira do SCP e o facto de ser difícil sair do "buraco" em que nos encontramos, maior será a nossa responsabilidade em colocarmos na cadeira da presidência uma pessoa que possa resolver este difícil problema. Já por várias vezes dei a minha opinião sobre a forma de resolver este assunto. Não havendo milagres nem pessoas interessadas em doar dinheiro ao SCP , quanto a mim só a entrada de novos investidores poderão atenuar ou extinguir as dividas que dia a dia aumentam. Sei que existem muitas pessoas adeptas do clube que não desejam abdicar de terem a maioria de capital da SAD . Será que essas pessoas estarão interessadas em investir no futebol do SCP ?
Não me parece, pois na minha opinião estou-me nas tintas para quem manda na SAD , pois sou sócio do SCP e disso nunca abdicarei.
Há um paragrafo na entrevista do Dr.D.Cunha que me fez pensar duas vezes, quando diz que não conhece ninguém que possa lidar com o problema financeiro a não ser o actual Presidente. Preocupante esta frase, dita por um homem que sabe como funcionam os Bancos e as garantias necessárias.

Todos sabemos que os adeptos do SCP precisam de evitar esta "guerilha", e pensar no melhor para o nosso clube, pois assim é o apagão total de uma história que todos adoramos mas que outros pretendem destruir.

Saudações leoninas Fernando Albuquerque


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.01.2013 às 11:53

Caro Fernando Albuquerque,

Ele sublinhou mais a parte financeira do que o futebol, alertando à necessidade do líder ser alguém com a capacidade e a credibilidade para negociar com a banca, investidores etc.. O problema é que a maioria dos adeptos preocupa-se com os resultados desportivos e se estes aparecem as questões financeiras são ignoradas. Sublinhou iguamente a outra necessidade de reduzir a dívida e os custos da mesma, que só poderá ser feito através de investidores. Só uma pessoa muito arrojosa é que investiria no Sporting do momento, muito pelo clima em que vive. Investir e ter de aturar os abutres todos ?

Cumprimentos

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo