Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

«Penso que o anónimo não leu a notícia ou, se calhar, prefere ignorar o que lá consta. Admito que, muits vezes, os jornalistas trocam «haircut», com «reestruturação a M/LP», com «crédito adicional». Dou, pois, o devido desconto ao que aqui vem escrito em matéria quantitativa e operacional. Mas, nesta notícia, indica-se, claramente, que foi confidenciado aos representantes dos Bancos credores que ainda não existem os tais investidores... Esse é que é o «coração» da notícia e, aí, não acredito que o jornalista fizesse confusão. Que até a Direcção do GL conseguiria uma extenção das condições de financiamento e um relevante «haircut» SE ENCONTRASSE INVESTIDORES, era sabido e conhecido nos meios certos. O problema foi que não encontrou investidores. E, pelo que lemos no CM, «nada de novo na frente ocidental».

 

Mas vamos então assumir que a notícia está toda errada, e que o processo negocial decorre com normalidade e que os Bancos vão fazer um «haircut» sem saberem de onde virá o dinheiro (grande LOL, aqui...). Seria então bom que o anónimo, pessoa tão bem informada, nos pudesse garantir 3 pequenas coisas:

 

1) Que ainda que a Banca não venha a aceitar o referido «haircut» de 80 Mio Euros, esses investidores se mantêm firmes na sua intenção, e não viremos a ver uma nova notícia do tipo: «investidores de BdC já não investem, porque a Banca não quis»;

 

2) Que todas as situações de dívidas a curto prazo estão, neste momento, a ser liquidadas, e que não voltaremos a ter incumprimentos de salários, ou outros, por parte do Clube/SAD;

 

3) Que nenhum outro jogador vai ser vendido antes do final da temporada de futebol para colmatar problemas de tesouraria.

 

O mínimo seria garantir que estas condições eram cumpridas, até porque esses investidores sabiam ao que vinham. Para além do mais, BdC disse que tinha tudo aprovado pelos Bancos e acertado com os investidores, antes de ser eleito, pelo que a imposição posterior de cláusulas cujo cumprimento não estava garantido à partida, seria totalmente absurda.

 

* Leitor: Desert Lion

 

Estou muito grato por este modesto espaço verde-e-branco merecer a valorosa participação dos nosso leitores, especialmente quando estes sabem do que «falam». E, para «mal» dos meus pecados, contamos com diversos a esse distinto nível. E, eu, que prefiro debater matérias futebolísticas...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.04.2013 às 16:01

A nível desportivo, que tipo de consequências podem advir para a próxima época, se não aparecerem investidores? Jogar com a equipa B, ou com os júniores?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 16:07

Caro Lionheart,

Penso que é impossível projectar esse cenário sem primeiro o outro ser devidamente esclarecido e resolvido. Recorrendo a simples lógica, que redução de custos vai a Banca exigir, inclusive baixar a folha salarial, caso não apareçam investidores?
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 09.04.2013 às 16:11

Caro Rui Gomes, muito obrigado pelo destaque dado ao meu comentario, mas penso que nao o mereco. Eu, na verdade, nao sei nada sobre o que se passa no Sporting. E evidente para mim que o visitante "anonimo" sabe. Pelo que eu posso apenas falar de questoes genericas de procedimento banacraio e negocial, enquanto que o nosso companheiro "anonimo" podera, certamente, adiantar informacoes muito mais uteis a nos, socios e adeptos, que vibramos com a vivencia do Clube.

So o que acho estranho e que, passado este tempo, tendo a anterior Direccao saido como saiu, e esta nova entrado como o "Messias", com o projecto no forno desde ha dois anos, continuemos na duvida quanto a definicao das duas vertentes mais importantes da gestao do Sporting: a desportiva - futebol e a financeira.
No futebol continuamos a espera da organizacao da SAD pelos pelouros respectivos e do 3^ elemento da estrutura (o tal que nao dava a cara antes das eleicoes por ter receio de represalias da gestao anterior ou no caso de JPC ganhar...). Entretanto saiu a noticia de que o Luis Freitas Lobo nao e para ja. Nem e que eu goste particularmente dele, mas nao se pode andar a fazer das pessoas parvas. Quanto a outra promessa, - Tomaz Morais - tambem nunca mais se ouviu dizer nada...
No capitulo financeiro, para quem ja tinha tudo acordado com os Bancos e investidores prontos para avancar, parece que ainda ha muito caminho a fazer se, como diz o nosso amigo "anonimo", ainda se andam a atirar numeros para o ar, como os tais 80 Mio euros.

Mas bom, em conclusao, espero com sinceridade que esta Direccao encontre maneira de resolver rapidamente estas questoes, e que o nosso consocio "anonimo" va aparecendo e dando sempre boas noticias, que bem precisamos delas!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 16:27

Não sei se o anónimo até é «consócio» se é quem eu suspeito, pela escrita. No entanto, seja quem for, será sempre bem vindo com comentário construtivo e informado. Nesse contexto, não hesito em sublinhar o meu apreço.

Apesar das divergências de opiniões, eu aprecio o debate construtivo e sem «ataques» pessoais, algo que muitos não conseguem evitar. Parto do princípio, que todos queremos o melhor para o SCP e tentamos não andar de olhos fechados.

A sua explicação, meu caro Desert Lion, veio com timing precioso e muito útil. A ideia deste blogue, alé, do debate é muito também informar. Muito por isso, eu não limito os posts a artigos de opinião, muito embora, por vezes, pretendo provocar reacções, o que é natural. A capa do CM foi com essa intenção.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 09.04.2013 às 18:20

Ora veja-se la o culminar da estrategia... Caros amigos Rui Gomes e Lionheart - com esta capacidade de adivinhacao, nos deviamos era jogar no totobola :)
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 09.04.2013 às 18:22

Faltavam os links ao comentario anterior:
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=814762
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=814784
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 19:09

Caro Desert Lion,

Por acaso já tinha lido e nada de novo aparece sobre a questão primodial. Espanta, no entanto, ele dizerem, com ou sem conhecimento de causa, que os salários de Março ainda não foram pagos quando foi declarado publicamente que GL deixou a verba para o efeito.

Esta iniciativa do Record não passa de, com diz, advinhação, e destabilização.

Agora que o ambiente estava a serenar, surgiram de novo os papagaios e, em seguida, o inevitável aproveitamento. Não sabem estar calados.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 09.04.2013 às 19:27

Caro Rui, a minha interpretacao e que estas noticias sao a continuacao da vitimizacao do actual Direccao. Fingem-se surpreendidos com a situacao que encontraram, com o unico fito de se desculparem por nao cumprirem as promessas que fizeram, nomeadamente que tinham "cash" na mao para fazerem frente aos problemas de curto prazo e investidores negociados para as injeccoes de capital na SAD.
Foram eles que disseram que, no dia seguinte a entrarem tudo estaria resolvido. Alias, foram eles que disseram que nao queriam o RvW vendido. Agora dizem que ha problemas, que nada e aquilo que esperavam, que a Banca so cria dificuldades... Esta-se bem de ver para onde isto nos leva: nao vai entrar dinheiro nenhum a nao ser que os Bancos o avancem!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 20:40

Subscrevo na íntegra, caro Desert Lion. Daí a minha tese que os papagaios surgiram apenas e tão só para acentuar esta postura e desviar atenções.

Quando chegar à hora H, a exemplo do notório vendedor da banha da cobra, a culpa é sempre dos «fornecedores» do passado.

Isto é só o princípio...
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.04.2013 às 20:49

Qual é o esquema do Figo?

Já toda a gente sabia que ninguém na campanha tinha dinheiro. Mesmo o José Couceiro iria depender da banca no curto prazo para assegurar a tesouraria, e quando falou que seria preciso tomar medidas difíceis, quase de certeza que se referia à venda de jogadores. Bruno de Carvalho afinal vai fazer o mesmo, mas enquanto Couceiro assegurava que Jesualdo Ferreira pelo menos continuaria como treinador, com o Carvalho o Sporting está paralisado.

O que se está a passar vai para além de indefinição, é caos organizacional. A única coisa que é certa - e que já estava assegurada de antemão - é que continuamos com papagaios. De resto, há rumores que nem Inácio, nem Virgílio irão para a SAD porque não foram aceites (pela banca?). A Virgílio terão de arranjar um tacho em Alcochete (mais um...). O Inácio pode sempre suceder a Jesualdo Ferreira. Foi para isto que se mudou de direcção? Pobre Sporting...


http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2013/04/09/figo_quer_uni_o_no_apoio_a_bruno.html
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 21:47

O Figo teve um gesto inconsequente. É e sempre foi um mercenário.

Quanto ao resto que indica, nem quero admitir. Mas agora a Banca também manda em quem ingressa na SAD?... Acho isso estranho, no mínimo.

Bem espero que não seja Inácio a suceder Jesualdo. Este, está no lugar certo, neste momento do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Joao a 09.04.2013 às 21:51

Nas palavras imortais de Jorge Goncalves:"Esta tudo tratado, so' falta o dinheiro."

Andamos atraz 20 anos em 2 semanas. E' obra.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 22:13

Segundo o nosso leitor Lionheart, está agendada uma conferência de emprensa amanhã em Alvalade. Veremos o que vai agora ser esclarecido e quem vai ser diabolizado

SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.04.2013 às 21:33

A notícia do CM é esta:

"A nova administração da Sporting SAD, liderada por Bruno de Carvalho, chegou a um impasse com a Banca na negociação do programa de reestruturação financeira.

Segundo apurou o CM, nas duas últimas semanas têm-se sucedido reuniões entre responsáveis leoninos e do millenniumbcp e BES para concretizar o programa de reestruturação financeira do clube, mas a exigência de mais 35 milhões de euros, além dos 45 mihões do programa inicialmente desenhado por GL, ameaça deitar por terra todo o processo.

Só na semana passada, duas reuniões juntaram BdC e Carlos Godinho Vieira (responsável financeiro da SAD) com o administrador do BCP, Miguel Maia, e o presidente executivo do BESI, José Maria Ricciardi. Nesses encontros foi revelado pelos responsáveis da SAD do Sporting que não existiam nenhuns investidores privados, ao contrário do que foi anunciado na campanha eleitoral, e que o clube precisava de 80 milhões de euros para cumprir o plano de saneamento financeiro.

Fontes oficiais do BCP confirmaram ao CM que as negociações com o Sporting se baseiam em necessidades financeiras identificadas, que somam cerca de 45 milhões de euros.

Do lado do BESI, a surpresa foi total com as novas exigências da administração da SAD leonina, tanto mais que os bancos estão proibidos pelo Banco de Portugal de dar mais crédito às sociedades desportivas.

Contactada ontem pelo CM, fonte oficial do clube de Alvalade disse: 'O Sporting tem uma sociedade cotada em bolsa e como tal está sujeito aos deveres legais de informação, e tem de actuar em conformidade.'"

Caixa: "Chantagem" com salários - A SAD do Sporting enviou vários mails aos bancos, exigindo, ainda este mês, um milhão de euros para a regularização de dois meses de salários em atraso do plantel principal, o que iria acrescer aos 80 milhões referidos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 21:51

Vamos aguardar acontecimentos. De certo que BdC e o Conselho Directivo estão a preparar uma resposta para divulgação pública.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 09.04.2013 às 21:57

Estão. Está marcada uma conferência de imprensa para amanhã.

Quanto à composição da SAD, para quem levantou suspeição sobre o CFO do Couceiro, vai ter de levar como um administrador nomeado pelo BES e outro pelo BCP. É o que dá ter garganta a mais, sem dinheiro nenhum.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 09.04.2013 às 22:15

Logo vi que estava qualquer coisa para sair. Veremos...

Essa dos administradores é um cenário inesperado.

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo