Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Onde está a estrutura do futebol ?

Rui Gomes, em 18.04.13
 

Toda a estrutura do futebol do Sporting, presente e futuro, é um autêntico mistério. Muito embora se admita que é necessário algum tempo para o planejamento da próxima época, era de esperar que pessoas e funções já estivessem definidas. Virgílio Lopes é, aparentemente, um director do futebol «sem pasta», Augusto Inácio, ausente fisicamente mas presente em espírito, será a pessoa que mais influenciará um presidente sem o mínimo de experiência na matéria e depois temos, então, Abel Ferreira, que por ser já um funcionário do Clube estará de algum modo a contribuir, além de liderar a equipa de sub-19.

É difícil não ficar com a distinta ideia que é muito pouco para tanto, especialmente considerando o vasto leque de decisões e operações que terão de ser assumidas para edificar o tipo de reestruturação que permita com que o futebol do Sporting opere sob um orçamento minimalista investido pela muito precária situação financeira. 

Pelo actual andamento das coisas, é difícil determinar até que ponto as manchetes noticiosas correspondem à realidade, no que a Jesualdo Ferreira concerne. A lógica e o bom senso aparentam indicar que este deveria fazer parte integral da nova campanha mas, para isso, a sua disponibilidade teria de ser assegurada antes do final da época, de forma a permitir-lhe participação imediata. A real questão recai sobre a dúvida se a nova liderança pretende contar com os seus serviços. Jesualdo Ferreira foi escolha de Godinho Lopes e pela sua experiência e longa carreira, não é expectável que aceite um envolvimento subserviente, porventura o que Bruno de Carvalho e Augusto Inácio preferem, de forma a garantir que a sua autoridade nunca será questionada. A não continuidade do professor será encarada criticamente pelos adeptos e a aposta risco em um novo técnico, até provas em contrário, não passará de mais do mesmo que o Sporting tem vindo a fazer de há muitos anos a esta parte, sem sucesso.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:14

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Joao a 18.04.2013 às 04:19

Eu tenho muita dificuldade em perceber esse misterio em redor do terceiro elemento da SAD. A ser de facto o Abel, porque e' que ser treinador dos juniores implica nao poder ser nomeado?

Se antes era por poder ser alvo de pressoes (de novo, lancando lama sobre o caracter das pessoas dentro do clube), agora nao tem pressoes nenhumas e nao ha razao para nao ser divulgado.

Eu estou cada vez mais convencido que nao havia terceiro elemento nenhum. E' como a auditoria de gestao.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 07:06

Caro João,

Nunca pensei nesse cenário que admite, mas estou convencido que é o Abel. O não querer apresentá-lo só se pode ficar a dever ao facto dos juniores estarem a disputar a fase final do seu campeonato. Não faz grande sentido, mas é a única hipótese que me vem à ideia.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 18.04.2013 às 15:51

Concerteza o autor do post tera outras fontes de informacao que nos nao temos, mas vou tendendo a concordar com o Joao.
O BdC tinha um ponto fraco na campanha eleitoral: nao iria ter estrutura do futebol ate ao final da epoca, pois ele proprio e o Virgilio nao teem qualquer experiencia relevante na gestao deste meio e o Inacio esta a treinar outro Clube. Entao tera "criado" este tal terceiro elemento, para colmatar essa brecha, alegando assim haver alguem com experiencia da industria e conhecimento especifico da SAD, para assumir o futebol logo a seguir as eleicoes.
Relembro que nos foi prometido o anuncio desse terceiro elemento para imediatamente a seguir as eleicoes, e os nossos juniores estiveram sempre bem classificados ao longo de toda a campanha eleitoral.
Sinceramente, eu nem quero acreditar que isto seja assim, mas depois deste tempo todo sem novidades, e nao havendo qualquer motivo minimamente plausivel para que assim seja, essa e a unica possibilidade que se apresenta como possivel... Bem, sera isso ou entao o nosso Presidente-adepto vive tanto o Sporting e pensa no Clube, que ate ja sonha que tem um "amigo invisivel" na Academia...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 16:18

Caro Desert Lion,

Todos os cenários são plausíveis, claro, mas muito embora não tenha conhecimento directo de causa, foi-me possível apurar que Abel Ferreira é, de facto, o tal terceiro misterioso elemento. Isto, ainda durante a campanha eleitoral. Se era facto, então, será que houve mudanças de posições? Sinceramente não sei e também não me dei ao trabalho de averiguar.

Quanto à promessa, esta está em linha com aquela que garantiu a disponibilidade de verbas logo no primeiro dia do mandato para fazer face às questões de tesouraria e os já lendários investidores. O argumento da praça apoiante, agora, é que as «coisas» só serão realizadas e apresentadas no verão após o todo da alegada reestruturação.

Quanto ao futebol, sem haver surpresa, pelo que já era conhecido, não deixa de ser preocupante a aparente não existência de definições de responsabilidades e outras medidas, considerando que a próxima época já devia estar a ser organizada, como é a norma em qualquer clube.

Seria causa para conforto se Jesualdo Ferreira já tivesse envolvido nesse contexto, como treinador com poderes alargados, mas tudo indica que nem isso. Mais uma decisão que só será assumida no final da época, partindo do princípio que não foi já feita, no sentido da sua não continuidade.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 18.04.2013 às 11:18

Não me parece que essa noticia (como 99% delas) seja verdadeira. Não faz sentido mandar Jesualdo embora quando ainda tem 1 ano de contrato para cumprir e tem estado a fazer a equipa evoluir muito bem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 11:28

Caro Mike,

Não dou muita importância à capa, simplesmente a usei como referência. Mantenho tudo quanto escrevi sobre a indefinição da nova estrutura do Sporting. É tudo menos claro.

Quanto a Jesualdo, o contrato dele termina a 30 de Junho e 2013. Não tem um ano, mas sim dois meses. O problema é que não confio totalmente que eles o queiram e ele também terá dúvidas porque tem estado à espera que lhe apresentam o plano de trabalho para a nova época. Ele próprio já afirmou que se esse existe, ainda não lhe foi dado conhecimento. Eu até penso que não existe, que é a parte mais preocupante. BdC e Inácio, estou convencido, não têm plano elaborado. Estão agora sinmplesmente a ponderar como podem trabalhar com o orçamento reduzido com que vão trabalhar.
Sem imagem de perfil

De António Manuel a 18.04.2013 às 16:00

Atualmente a estrutura do Sporting(a que ficou de GL) tem Jesualdo Ferreira e o presidente como maiores responsáveis pelo futebol, tendo abaixo uma comissão técnica(pode não ser a designação exata) que engloba todos os treinadores do Sporting(incluindo JF e Abel).
Se Abel fosse o 3º elemento da estrutura de BdC e assumisse agora,seria hierarquicamente superior a JF e destruir-se-ia este modelo organizativo.Penso que tudo se mantêm igual e só assim JF aceitou continuar. Daí provavelmente esta indefinição quanto ao 3º elemento.Vigílio estará ligado à área de negócios do futebol(à marca).
A questão é a próxima época. Pela estrutura futura JF terá que ser "só " treinador. Aceitará?
Se não aceitar quem formará o futuro plantel?
Parece-me um mau princípio formar uma equipa sem o envolvimento do treinador.
Ainda por cima A. Inácio participa à distância.
Contratar um treinador com o atual em funções parece-me bastante mau , mas seria o caminho a seguir se JF não quisesse continuar.Diria que está aqui uma boa embrulhada para BdC resolver.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 16:31

Caro António Manuel,

Sem dúvida alguma, muitas dúvidas a necessitarem de resolução urgente, face à necessidade de organizar a nova época, que já devia estar em curso.

Confirmando-se o Abel, o seu raciocínio faz sentido. Eu associei a contenda sempre mais com o intento de não perturbar o rendimento dos juniores.

A situação de Jesualdo Ferreira torna-se complexa perante a não existência de uma real estrutura. Com GL, nos últimos tempos, era Farinha Alves que estava a obrar o movimento dos activos mas, pela sua demissão, nem essa função aparenta estar preenchida.

Não refuto o seu parecer, mas desconheço a área de maior conhecimento de Virgílio Lopes dentro do futebol, salvo ter sido jogador que terminou a carreira há 23 anos.

Por fim, na minha opinião, para Jesualdo Ferreira aceitar continuar sem poderes alargados, terá de ser convencido por um projecto muito estimulante, algo que neste momento é de difícil compreensão.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 18.04.2013 às 20:41

Caros companheiros, tenho uma dúvida que não está relacionada com este tema, mas talvez possam esclarecer. Como sabem, o Guimarães é finalista da Taça de Portugal e como o Benfica ficará nos dois primeiros lugares, o clube nortenho está automáticamente apurado para a Liga Europa mesmo que perca a final, porque será apurado como finalista vencido. A minha dúvida é se o Guimarães ficar em 5º lugar se o 6º classificado se apurará, uma vez que têm de ir três clubes à Liga Europa (o vencedor da Taça e o 4º e 5º classificados).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 21:21

Eu até pensei nesse cenário antes do jogo com o Belenenses, porque apesar da minha simpatia pelo clube de Belém a chegada à final do Vitória era/é mais benéfica para o Sporting.

Os primeiros três vão à Champions e ficam outras três posições para a Liga Europa, em Portugal, o 4.º e 5.º e o vencedor/finalista da Taça se não estiver incluído no lote dos já apurados pela classificação da Liga. Nesre caso, indiferente de quem vencer a final, o 6.º vai à Europa. Cada país tem regras diferentes. Na Inglaterra o vencedor da Taça da Liga tem lugar na Europa, em Portugal não. Tenho 99% certeza que o formato é este.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 21:30

P.S. Não investiguei o processo para 2013/14, mas não é difícil. Mais tarde esclarecerei esta contenda. Esta época, os vencedores da Taça dos 6 países do topo do ranking da UEFA tiveram acesso directo à fase de grupos da Liga Europa. O Sporting, recorde-se, teve de disputar pré-eliminatória enquanto que a Académica foi directa à fase de grupos. É provável que o formato para o ano seja o mesmo mas, como disse, não averiguei. Portugal está em 5.º lugar, salvo erro, na UEFA. Mantendo-se o formato, o Vitória se vencer vai directo à fase de grupos, mas no toal ficam à mesma 6 posições, pelo ranking de Portugal a época passada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 21:42

2.º P.S. Já investiguei o caso: em 2013/14, baseado no ranking the 2012 (Portugal 5.º), a disposição é esta:

3.ª pré-eliminatória 5.º classificado
Play-off 4.º classificado
Fase de grupos: vencedor (vencido da Taça)

Se o vencedor/vencido da Taça já ocupar uma outra posição de apuramento, como é o cenário, automaticamente abre-se uma posição para o 6.º, que irá disputar a 3.ª pré-eliminatória.

Penso que é assim.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 18.04.2013 às 22:35

Obrigado Rui. É um cenário alternativo que pode ser uma "ajuda" para o Sporting, se não conseguir atingir o quinto lugar. Mas para isso é preciso que o quinto seja o Guimarães, o que não é líquido. Vamos ver. Certo é que o se vai sabendo sobre o futebol do Sporting não é nada animador, pelo contrário, como está patente neste tópico.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 23:01

Muito sinceramente caro Lionheart, penso tudo só se definirá na última jornada.

Quanto ao resto, já se esgotou todos os cenários plausíveis e agora é só esperar.

P.S. Informação e contra-informação: surge agora o treinador do Norwich a afirmar que não existe cláusula alguma no contrato Ricky pela eventualidade de despromoção. Quem fala a verdade ?
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 18.04.2013 às 23:25

Concordo que isto vai até à última jornada.

Quanto à transferência do Ricky, se o Norwich já adiantou o dinheiro ao Sporting, não acredito que seja verdade a versão de que o negócio pode voltar atrás em caso de despromoção. Isso não faz sentido nenhum. Quem é que pôs a circular essa versão? Parece caso de "wishful thinking", porque o holandês desatou a marcar golos depois da transferência.

Se o Norwich ainda não pagou, pode ser uma tentativa da actual direcção em abortar a transferência, até fazendo a cabeça ao jogador de que para ele não seria bom ir para Inglaterra para acabar por não jogar na Premier League. O desfecho deste caso também deverá ficar para a última jornada, mas do campeonato inglês.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.04.2013 às 23:30

Quem confirmou a cláusula foi o empresário do Ricky. Essa do dinheiro pago ou não pago faz-me enorme confusão. Se não foi para receber de imediato, vendê-lo para quê ?... Não faz sentido algum.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 18.04.2013 às 23:58

Foi o empresário? Então é o jogador a fazer saber que a sua vontade de ir para Norwich não se mantém caso o clube desça de divisão. Esse cenário não era tão provável há um mês, quando a transferência foi acordada. Mas mesmo que o destino do holandês não seja esse clube, dificilmente ficará no Sporting, como se sabe. Pode é render mais dinheiro ao clube, dado ter despertado para os golos ultimamente.

http://www.guardian.co.uk/football/2013/apr/18/ricky-van-wolfswinkel-norwich-chris-hughton
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.04.2013 às 02:11

As palavras do empresário foram que a cláusula permitia o Ricky «escolher a melhor solução para si». Eu até comentei na altura que esta explicação nada se refere ao Sporting, mas sim ao jogador. Perante o que Hughton disse hoje, a situação não é clara, assumindo que o inglês sabe do que fala.

A minha ideia foi sempre de ele se valorizar num patamar superior no Sporting e, então, ser vendido. Com uma equipa estável e competitiva, mais uma época.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo