Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bom jogo, mas faltou o melhor

Rui Gomes, em 21.04.13

Um jogo muito equilibrado no estádio da Luz, em que a diferença fundamental foram os... golos. O Sporting apresentou-se muito bem organizado e não permitiu ao Benfica o seu usual domínio ofensivo mas, a bem dizer, também não criou suficientes oportunidades para si próprio. Teve mais posse de bola mas faltou-lhe o que sempre lhe falta, profundidade e criatividade no miolo e, sobretudo, remates à baliza de Artur dessa zona do terreno. No primeiro golo encarnado não houve erro defensivo mas foi dado exagerado espaço e tempo a Salvio para ele executar o remate com perfeição à baliza de Rui Patrício, sem hipótese para este. Houve alguma permissividade no segundo golo, que começou com um alívio curto de Boulahrouz e troca de bola entre Gaitan e Lima para a finalização deste, com Rui Patrício a fazer-se tardiamente à bola.

Os jovens do Sporting estiveram bem mas ainda lhes falta aquela maturidade necessária para fazerem a diferença em jogos de alta pressão. Por muito bem que André Martins tenha jogado, não deixo de ficar com a ideia que Labyad fez muita falta pela sua capacidade de remate e maior aptidão para jogar no corredor central ofensivo. O Sporting, que eu me recorde, não fez um único remate perigoso enquadrado com a baliza adversária. As lesões de Eric Dier e um pouco mais tarde de Miguel Lopes terão condicionado a equipa, mas são incidências de jogo e tem de se saber lidar com elas.

Por fim, temos a arbitragem de João Capela com flagrante disparidade de critérios e, na minha opinião - aqui arrisco exagerar - com três grande penalidades por marcar a favor do Sporting. Nos minutos iniciais por falta sobre Capel, aos 86' e 90 + 2' em lances que Viola foi claramente derrubado em falta, na grande área benfiquista. Ainda houve o outro lance de Ricky van Wolfswinkel, mas ficamos por aqui.

Muito embora o resultado não seja ao agrado do Sporting, não o afasta significativamente de um lugar europeu pelos outros resultados da jornada, em que tanto o Marítimo, Estoril e Rio Ave também sofreram derrotas. Esta luta vai-se arrastar até à última jornada.

 

P.S. Uma opinião que tenho já há algum tempo concerne Bruma. Por muito talentoso que seja, acho que a sua inclusão na equipa como titular é prematura. Hoje, como em outros jogos, faltou o melhor nos últimos 15-20 metros e, defensivamente, sentiu muitas dificuldades em dar cobertura ao seu corredor. É provável que seja uma decisão algo precipitada pela sua situação contratual, mas penso que o seu envolvimento na equipa deveria ser mais gradual.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:45

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.04.2013 às 23:44

O Sporting jogou o que pode, mas era praticamente impossível ganhar. O campeonato está feito para o Benfica. Toda a gente sabe isso. Fosse preciso marcar um penalty em favor do Benfica, ou anular golos ao Sporting, o que fosse preciso seria feito. É assim que se ganham campeonatos em Portugal, quando a balança está equilibrada, mas percebe-se há meses que este ano os lampiões têm isto controlado, depois do que lhes aconteceu o ano passado. Para a semana o Marítimo vai dar luta certamente, mas já está gamado antes de subir ao relvado. Não haja dúvidas.

Mas os jogadores do Sporting não devem esmorecer, pelo contrário. Bateram-se bem, fizeram o melhor que sabem, também não os deixaram fazer mais, mas o nosso "campeonato" este ano é o apuramento para a pré-eliminatória da Liga Europa, e isso está em aberto felizmente. Quanto aos lampiões, a única resposta que merecem é desprezo, porque com tanta cagança, contra uma equipa de miúdos e a pior época de sempre do Sporting, precisaram de ser levados ao colo pela arbitragem. Eu tinha VERGONHA de precisar de ganhar assim.

PS - Como curiosidade, perante os ataques do portista Miguel Guedes "Trio d'Ataque", o João Gobern nem rebate que o Benfica foi ajudado hoje, apenas que o Porto também ganhou muitos campeonatos assim. Acho que isto diz tudo sobre o que se passou neste "derby". O futebol português continua uma vergonha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2013 às 00:11

Caro Lionheart,

Por muito que nos custe, este cenário não é novidade alguma. Precisamente por isso venho eu a dizer há «séculos» que além de se saberem movimentar nos bastidores do poder, a equipa, em si, tem de dar maior margem de erro a si própria - sejo o erro pelos próprios ou por terceiros. Verifica-se uma equipa muito bem orientada e organizada mas no miolo falta aquilo que o Salvio fez no primeiro golo. Temos muito poucos jogadores com capacidade de remate e, sem estes, os golos não vão aparecer.

Estou preocupado com o Eric porque segunda consta tem uma costela fracturada. Confirmando-se, é grave.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 22.04.2013 às 00:21

À nossa equipa falta quase tudo. Faltam opções, falta maturidade, falta tempo. É bom não esquecer o que nos aconteceu esta época e onde podíamos ter caído. Mesmo assim o Sporting bateu-se bem ontem. O que me preocupa é o futuro, porque estamos para ver se há capacidade financeira e de gestão para haver evolução, pois se não houver, a próxima época será ainda pior do que esta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2013 às 00:36

A equipa jogou bem e é uma equipa muito diferente da que se viu antes de Jesualdo chegar.

Era importante dar continuidade, mas teremos de esperar para ver o que a nova estrutura vai fazer.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 22.04.2013 às 00:00

Está a ver do que serviu o Bruno de Carvalho fazer as pazes com o Benfica? Os presidentes do Sporting nunca aprendem. Ou melhor, só aprendem depois de levarem nas "ventas".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.04.2013 às 00:13

O BdC tem muito para aprender. Falar no que os comentadores dizem também não vai longe.

P.S. Deixei de ver esses programas, só para não me irritar.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo