Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A velha história...

Rui Gomes, em 07.05.13

 

A ser verdade o que o jornal " O Jogo" avança hoje sobre o impasse na renovação do vínculo contratual de Bruma, pelas exigências salariais do jogador, é a velha história a repetir-se impiedosamentre: mais um jovem talento que é formado às mãos do Sporting e mal começa a dar nas vistas a ingratidão reina suprema. Veremos como Bruno de Carvalho lida com este caso, mas se o parecer do treinador confirmar aquilo que se começa a ver em campo, as opções para Sporting são limitadas, para não arriscar perder o jogador já em Janeiro.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 07.05.2013 às 13:46

Completamente. O clube fica à mercê de uns miúdos que mal dão uns toques na bola acham-se logo uns craques. O Bruma está no golo do Nacional em Alvalade e no golo do Paços de Ferreira. Ele que ponha a mão na consciência e pense bem em qual é o seu real valor de momento, porque tanto é capaz do melhor como do pior. É lamentável como estas novelas se repetem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 14:03

E, caro Lionheart, não há grande solução à vista. O dinheiro comanda atenções e não esquecer que quem está a negociar é o mesmo empresário que levou Mountinho para o FC Porto.

O Bruma tem ainda muito que aprender: o seu jogo nos últimos 25-30 metros, rematar à baliza e a parte defensiva. É bem verdade que ele esteve nesses dois golos. No do PF, ele ficou parado a olhar para o defesa pacence fazer-se ao lance.
Sem imagem de perfil

De Manuel Guimaraes a 07.05.2013 às 13:50

Isto é coisa de empresários. Estão a ver até aonde conseguem esticar a corda. O Bruma se tiver 2 dedos de testa concluirá que o melhor pra sua carreira é o Sporting. A espinha dorsal da equipa pra próxima época será feita por miúdos com quem o Bruma joga desde sempre. Por outro lado tem o treinador que melhor forma craques e que o poderá tornar num também. Obviamente que se Jesualdo já estivesse confirmado pra próxima temporada, julgo que este impasse demoraria menos tempo. Enquanto isso nao acontecer, os empresários de bruma terão mais algum tempo para brincar.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 13:59

É mesmo os empresários e, neste caso, o mesmo que levou Moutinho para o Norte.

Concordo com a sua análise mas, como bem sabemos, sensatez nem sempre prevalece com estes jovens, com tanto dinheiro à vista.

O caso de Jesualdo já devia estar resolvido há muito.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 07.05.2013 às 14:21

Está confirmado que os jogos serão todos à mesma hora, com excepção do Porto-Benfica. O Sporting despede-se dos adeptos em Alvalade no Sábado às 18.15h, de ouvidos no Estoril e em Vila do Conde...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 17:25

Caro Lionheart, penso que os ouvidos no Estoril e em Vila do Conde vão ser em vão... infelizmente. O Estoril não vai perder 4 pontos em dois jogos e só isso nos salvaria.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 07.05.2013 às 14:49

Pelo que fui lendo, o Bruma tem contrato ate ao final da proxima epoca (2013/2014), mais uma de opcao (que pode, portanto, ser exercida pelo Sporting para 2014/2015), sera isto verdade? A ser, nao me parece que o SCP esteja em ma situacao negocial: pode exercer a opcao e ir levando o jogador para patamares mais realistas, ou ameacar deixa-lo cair e coloca-lo fora das opcoes durante dois anos... Ja a nao existir essa epoca de opcao, ficamos realmente numa situacao negocial dificil, devendo ser encontrado um "caminho" a meio-termo entre as as duas partes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 15:12

Nunca ouvi falar dessa época de opção. O problema recai precisamente na necessidade de renovar para ele não assinar por outro clube em Janeiro a custo zero.

A única opção para o SCP e é tudo menos agradável é caso não existir acordo não o jogar até ao final da época, como castigo.
Mas duvido que façam isso, a (mau) exemplo do que fizeram com Pedro Mendes a quem até deram a braçadeira de capitão mesmo depois da traição dele.

A chave aqui é o SCP ir o mais longe possível para o segurar, tendo em visto o enorme potencial retorno. O negativo: aumento da folha salarial e o que isso poderá precipitar com as renovações de Ilori, Dier e outros. É a velha história, como já indiquei.
Sem imagem de perfil

De fernando silva a 07.05.2013 às 17:46

"A mim pouco me interessa quem aparece nas primeiras páginas dos jornais. Interessa-me sim que fiquem no Sporting os que entenderem o que é o Sporting e quem perceba que estar no Sporting é um orgulho e não uma fonte de riqueza no final do ano", palavras do presidente, e é assim que vai ter de ser, até termos novamente condicoes financeiras
se o bruma acha que vale esse dinheiro, quanto é que teriamos de dar ao dier e ao ilori, que teem sido bem mais consistentes que ele???
bruma pode ser bom, mas tem de se lembrar que ainda tem muito a aprender, enquanto nós acho que ja aprendemos com o sorna do Adrien... e servira de exemplo tambem para qualquer futura vedeta que venha a sair dos nosso escaloes jovens, está na altura de pararmos com as chantagens dos empresarios, mesmo que se perca 1 ou2 perolas agora, fica-se a ganhar para o futuro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 18:21

Caro Fernando Silva,

Com o devido respeito, essas palavras do presidente até podem ser sinceras, não sei, mas não passam de uma fantasia para agradar à plateia. Hoje em dia, o futebol-indústria reina supremo sobre o futebol-desporto e isso implica, necessariamente enfrentar e, se possivel, ultrapassar, certos desafios de gestão e afins.

O dilema, hoje e sempre, é a potencial perda de muitos milhões por não querer gastar milhares agora. Este Bruma e de certo o Ilori e o Eric Dier, especialmente estes, mas não só, prometem valer desportiva e financeiramente muito. Potencialmente, pelo valor deles à vista, estamos a falar de dezenas de milhões se os casos deles forem bem geridos. A exemplo, quantos milhões nos custou o Pedro Mendes que vai sair em Junho a custo zero?

O Adrien é um caso diferente e muito por culpa dos adeptos que foram quem exerceu maior pressão sobre a Direcção. O potencial de Adrien nunca se aproximou dos outros três, para não dizer mais do que militam na equipa B.

O problema específico com Bruma recai sobre a procura que existe já, mesmo sem ele ainda estar devidamente formado. E, se não renovamos, ele assina em Janeiro por outro clube e sai em Junho a custo zero, salvo os direitos de formação.

Essa do presidente sobre orgulho, quem quer estar no Sporting etc., é uma irrealidade que não corresponde ao mundo do futebol de hoje. Quanto mais rápido ele reconhecer isto, melhor. Todos os jovens ambicionam o contrato milionário com um emblema de topo no estrangeiro. É incontornável !
Sem imagem de perfil

De fernando silva a 08.05.2013 às 06:15

sr. rui gomes
entendo o seu ponto de vista,(valorizacao de activo), mas se a ideia e seguir uma estrategia,(contencao do orcamento,reducao de salarios), á primeira ameaca de chantagem, so porque é uma pseudo futura estrela, desiste-se da estrategia?? entao continuaremos a ter sempre a mesma estoria, cada vez que outra estrelinha saia das nossas camadas jovens
e a minha duvida em relacao ao bruma, nao e em relacao ao seu valor e ao quanto podera vir a render, mas a quem podera vir a render( que percentagem tem o SCP do seu passe??), porque teriamos de romper o tecto salarial para o manter, e arranjar tambem dinheiro, para resgatar a percentagem do passe que nesta momento esta no fundo...
uma estrategia para dar resultado tem de ser incrementada desde o inicio, seja A,B ou C. preferia usar esse dinheiro para resgatar as percentagens de Ilori e Dier, que ja mostram mais consistencia do que o proprio Bruma, e onde penso que iriam dar ainda mais mais-valias ao clube, mas isto sou eu a pensar, e quem sou eu ??? nao se trata de seguir demagogias, trata-se de mostrar pulso, para desencorajar futuros craques que queiram pressionar o SCP nos mesmos moldes, por isso usei as palavras do presidente, no SCP quem quer estar no SCP. e entao em futuros contratos salvaguardar o clube para que casos como este nao possam tornar a acontecer
bem haja
saudacoes leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 06:31

Caro Fernando Silva,

A primeira consideração que não devemos perder de vista é que gerir futebol não é uma ciência exacta e que como qualquer outra indústria envolve risco. A ideia é de minimizar esse risco, mas risco há sempre, dado que se lida com um "produto" imprevisível. Mesmo dando prioridade à contenção de custos vários, o Sporting tem que forçosamente orçamentar uma determinada verba para proteger os seus formados, que é sinónimo com proteger o seu investimento, financeiro e de recursos humanos. Se não pode fazer isto, deve desistir da formação. Muito por isto, entre outras questões, existe uma opinião consensual de que o Sporting não tira o devido aproveitamento da sua formação. O post coincidiu com Bruma, mas em breve iremos ter o mesmo dilema co o Eric e o Tiago Iloria, entre outros jovens. Não faz o mínimo de sentido poupar 100 ou 200 mil para abdicar de milhões. Exemplos recentes: Pedro Mendes que tem lugar na equipa principal vai em Junho para o Parma a custo zero. Agostinho Cá e Igor Ié, que ainda renderam 2 milhões porque o Barcelona teve dó do Sporting. Um pouco mais atrás, o Silvestre Varela que foi dispensado a custo zero.

Respeito a sua opinião, mas queira acreditar que este presidente, além de ainda não cumprir com uma única promessa eleitoral, nunca diz nada concreto. Discursa demagogicamente e com excesso de ambiguidade. Em breve, será forçado em entrar em acção e veremos então a qualidade das suas decisões.

SL

Sem imagem de perfil

De fernando silva a 08.05.2013 às 19:54

caro Rui
pelos menos de uma lembro-me: reestruturacao, coisa que a anterior direccao andou quase 2 anos para a fazer. boa ? má? no final do mes na A.G. saberemos
em relacao ás outras, penso que tudo tem estado em aguas de bacalhau, enquanto ainda há a possibilidade de irmos europa, mas tal como voce, tambem estou espera que a epoca acabe, para ver quais as promessas cumpridas ou nao
nao querendo voltar ao passado, relembro que a anterior direccao cumpriu muito pouco, se alguma coisa daquilo que prometeu, com a agravante de aumentar o passivo em mais 120 milhoes
uma coisa é acreditar em algo que foi prometido, e por isso ganhou os votos, outra e pensar que os socios do SCP, so porque nao quiseram a anterior direccao( com muito boa causa), seguirao esta como cordeirinhos, porque se forem pelo mesmo caminho, ate ja sabem o que lhes pode acontecer
obrigado pelo espaco
viva o SCP
P.S.: quando vejo comentarios como aquele ultimo do sr. Haja luz, dou comigo a pensar se sera mesmo sportinguista, indo o clube em direccao ao abismo, e achar que devia ficar tudo na mesma??? assustador!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 20:36

Caro Fernando Silva,

Eu sei que compreende que cada um tem a sua interpretação das ocorrências e vive o Sporting à sua maneira. Eu aceito isso, mesmo quando não concordo com qualquer opinião, desde que seja de modo construtivo. Penso que isto é a essência de um bom debate num espaço deste género.

Eu fui crítico da cessante direcção mas também identifico alguns positivos. Tudo é analisado com base nos resultados desportivos. Se o Sporting estivesse a lutar pelo título e activo nas outras competições, GL ainda lideraria e os adeptos estavam satisfeitos.

Queira crer que um bom número de apoiants de BdC nem uma palavra agora dizem ou escrevem - basta fazer um «passeio» pela blogosfera, enquanto que antes das eleições a crítica impiedosa foi do primeiro ao último dia, de manhã à noite.

Eu sei reconhecer o que GL e a sua Diecção fizeram mal e até os critiquei na minha coluna no jornal do Sporting- e nunca fui censurado - no entanto, também não me esqueço de tudo o resto que passava dentro e na periferia do Clube.

Ir à Liga Europa não devia ter esse impacto - se o tem - porque em termos de receita não é muito significativo. A montra é muito importante e a valorização dos activos, o orgulho próprio e a imagem do Clube. Acredito, agora, que não vamos à Europa. Será um pequeno milagre. Certas medidas já deviam ter sido tomadas visando o futuro.

SL

Sem imagem de perfil

De haja luz a 07.05.2013 às 19:22

Rui

Este seu ultimo comentário, sintetiza tudo.
Os casos passados, e os presentes.
A gente do agora é que é, têm uma percepção deste negócio, completamente irreal, para não utilizar outra expressão mais contundente
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.05.2013 às 20:16

É a ingrata realidade do momento caro Haja Luz, por muito que não se queira.

Vou escrever um texto mais logo neste sentido, mas como infere, e bem, o consumo destes dicursos demagógicos é absolutamente incrível. Se o presidente pensar mesmo assim, que não quero crer - estamos "feitos ao bife".

SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo