Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jesualdo Ferreira ???

Rui Gomes, em 08.05.13

 

Não me vou alongar em comentário - pela inexistência de factos confirmados - mas não deixa de ser preocupante que os três periódicos desportivos surgem hoje a reportar que Jesualdo Ferreira está perto da saída. Supostamente, pelo seu descontentamento com o enquadramento que até agora lhe foi apresentado ao que concerne a estrutura hierárquica - nada que não se tenha previsto - e o plano directivo e desportivo.

 

Reconheço que é algo ingrato publicitar informações não confirmadas, mas há uma simples indiscutível verdade: Jesualdo Ferreira ainda não renovou o seu contrato, situação que na opinião da vasta maioria de sportinguistas já devia ter sido resolvida para dar paz e tranquilidade ao grupo e até à própria SAD e permitir a sua colaboração na preparação da próxima época.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 06:40

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Jesualdo Ferreira a 08.05.2013 às 07:40

Correm rumores que Bruno de Carvalho não conta com Jesualdo Ferreira para a próxima temporada... preferindo Paulo Fonseca.

Correm boatos que Jesualdo Ferreira está desejoso que a época acabe para sair deste "inferno" que é o Sporting... e que não bateu ainda com a porta pelo compromisso assumido com os jogadores.

Há quem diga que se o Sporting não for à Liga Europa, até pode ficar mais um ano, pois não quer reformar-se e deixar os jovens leões desamparados.

Daquilo que foi noticiado até agora e que parece fazer algum sentido, é que Bruno de Carvalho teve uma conversa com Jesualdo Ferreira explicando os moldes em que o mesmo poderá trabalhar na próxima época, com vencimento inferior ao actual e apenas com funções de treinador.

Jesualdo Ferreira está longe de ser perfeito, mas nas actuais circunstâncias, e se Bruno de Carvalho conquistou pelo menos o respeito de jogadores e técnicos, parece ser a melhor aposta, pois de formação de jogadores percebe ele e não é pouco. Mais tarde, outro técnico, jovem e ambicioso, mais experimentado, poderá dar seguimento ao seu trabalho de base.

Até ao final do campeonato vai haver muita indefinição e especulação. E como bem sabemos, os portugueses são muito dados a fantasias.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 13:49

Todos os cenários são admissíveis, evidentemente. Concordo que para o momento do Sporting, Jesualdo é o homem certo no lugar certo.

Os boatos são muitos e só o próprio poderá definir a situação, mas alguns dos argumentos são válidos.

A minha opinião continua a ser que a haver problemas será com a composição da SAD e o facto de não lhe quererem dar poderes alargados. Veremos...
Sem imagem de perfil

De Manuel Guimarães a 08.05.2013 às 09:42

Estas notícias postas a circular poderão estar ligadas a alguma estratégia negocial que vise dar maior margem a algumas das partes. É que nem sempre os contratos se negoceiam dentro das 4 paredes, e basta aliás recordar a estratégia seguida por esta direção com o plano de reestruturação com a banca. Quem não se lembra das notícias que davam conta de que Bruno de Carvalho iria partir a loiça toda?
Dito isto, espero que este dossier seja rapidamente fechado. Pode ser que no sábado os adeptos encham o estádio e façam mais pressão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 13:22

Caro Manuel Guimarães,

Tudo é possível, claro, mas não acredito que Jesualdo Ferreira venha negociar através da comunicação social e muito menos que qqualquer diferença entre as partes se relacione com números. Já escrevi diversas vezes que ele procuraria o que GL lhe deu, ou seja, treinador mas com poderes alargados. Pelo que sabe dos elementos que vão constituir a SAD, não vejo Jesualdo sujugar-se a eles.

Se é uma estratégia de BdC não se compreende bem a intenção.Como diz, este dossié devia ser fechado rapidamente ou até já devia estar fechado.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 08.05.2013 às 13:53

Caro Rui Gomes, a problemática vai para além do Jesualdo Ferreira. Se o próximo treinador do Sporting não for credível, será um rude golpe no prestígio do já abalado profissional do Sporting, que perderá muita da sua atractibilidade para os jovens. Os Brumas & Ca. preferirão sair assim que possam, a ficar nas mãos de algum Inácio. Não vale a pena ter ilusões quanto a isso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 13:56

Sempre reconheci isso, caro Lioheart, mas também não sabemos se a alternativa a JF será mesmo o Inácio. Se for, o futuro não é muito promissor, alé de tudo o resto.
Sem imagem de perfil

De Augusto Inácio a 10.05.2013 às 08:00

O Augusto Inácio deixou bem claro que com este presidente, não será treinador do Sporting, não foi para isso que se candidatou.

Podemos é colocar a questão de outra maneira: tirando Carlos Janela, onde é que estará agora, quem mais, sendo português, tem perfil e competência reconhecidas para ser o homem-forte do futebol leonino? Postulando que Carlos Janela poderia ocupar o lugar. José Couceiro inviabilizou-se para todos os efeitos.

Como bem atalhou o autor deste blog, em Portugal não há tradição no que diz respeito aos "managers" do futebol... o mais perto que se poderia conseguir seria por um processo semelhante ao utilizado pelas empresas de "head-hunting" procurar no mercado de trabalho indivíduos com características e historial profissional que de certo modo encaixassem no perfil e requisitos a prencher para as diversas funções de uma SAD.

No Reino Unido a solução acaba por passar por duas ou três pessoas, o "manager", treinador com poderes alargados, e o "quadro superior" do clube, que tem a seu cargo mais a parte financeira que a parte técnica.


O problema é que num clube como o Sporting, e no estado em que está, aos anos que se assiste a saídas e a entradas e não há meio de se criar uma estrutura mais ou menos resistente aos actos eleitorais... Pinto da Costa e LFV mais recentemente conseguiram-no, porque na prática, fizeram do futebol o seu modo de vida, mais o primeiro que o segundo, uma vez que o actual presidente do Benfica mantêm diversos negócios fora do futebol. Lá está, vitórias, dentro e fora do campo.


Infelizmente, onde BdC está a falhar por completo é na comunicação e na estratégia. Depois do que aconteceu na Luz, perdeu a soberana oportunidade de colocar o Sporting na agenda mediática por bons motivos, desviando as atenções de tudo o que negativo se possa apontar a si. Parece claro que a Young Network não sabe de História... Pinto da Costa, Mestre Pedroto, "Special One"...

Fazendo cavalo de batalha, colocando o país desportivo a ferro e fogo, incendiando o meio futebolístico, permitia-lhe ter maior apoio dos sócios e dos adeptos, criar maior pressão na arbitragem, mesmo que com isso a reacção imediata fosse um continuar da hostilidade prejudicial que se viu personalizada na última actuação de João Capela...

Ao querer ser brando e sereno, Bruno de Carvalho arrisca-se a ficar sem nada dentro de pouco tempo... Verdade seja dita, não faz parte do actual ADN elegermos presidentes guerreiros e combativos, somos mais de lesmas e carneiradas... Somos comidos por parvos e parece que até gostamos, por nos considerarmos "diferentes". Depois como queremos que nos respeitem, em especial pelas gentes do Norte, tão habituadas que estão a lutar?
Sem imagem de perfil

De Pedro a 08.05.2013 às 17:47

Lamento, mas A Bola diz que Jesualdo está mais perto de continuar, não da saída. Há, sim, dois desportivos que dizem que está perto da saída.
É informação contra contra-informação. Não me vai aquecendo nem arrefecendo nestes momentos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 18:05

Caro Pedro,

Não discordo, é informação e contra-informação que nós no damos ao entretenimento de debater. Dito isto, JF ainda não renovou e não é injusto adiantar que este caso já devia ter sido resolvido. Quanto mais tempo esre impasse durar, maior a dúvida sobre a sua continuidade e mais as conjecturas noticiosas. Em parte, faz-me lembrar quanto prejudicial foi o impasse semelhante por GL em contratar o substituto de Sá Pinto. Embora se sompreenda que estas matérias nem sempre são de fácil resolução, existem prioridades que não devem ser atrasadas.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 08.05.2013 às 18:52

Mas e a sua preocupação, como se altera? Com três a dizer que sai "não deixa de ser preocupante"... mas e com dois a dizer que sai e um a dizer que não sai, qual é o nível? E se fossem dois a dizer que fica e um a dizer que sai? E se forem todos a dizer que fica?
Foi unicamente este ponto que foquei. Eles que decidam as coisas entre si, o que vai saindo serve para entretar. O historial dos jornais contra eles fala.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.05.2013 às 19:44

O que os jornais dizem, especificamente, sem comprovação, não me afecta, servindo apenas como base para debate.

Cada um vive o seu sportinguismo à sua maneira e por muito que queiram «pintar» o estado das coisas, a situação de Jesualdo já devia ter sido resolvida. Esta é a essência do debate. Não deixa de ser curioso, no entanto, que entre as conjecturas sai sempre algum «fumo» e o presidente, por muito que tenha vindo a falar, concretamente, nada diz.
Sem imagem de perfil

De Jesualdo Ferreira a 11.05.2013 às 06:55

Acho que Jesualdo Ferreira está de saída, por não aceitar renovar contrato sem ter uma palavra a dizer na formação do plantel. "Se é para ser tarefeiro, arranjem outro", poderá muito bem ter pensado. Não faz sentido preparar uma nova época sem treinador definido e sem ter em conta a opinião do técnico. Enfim, novas tendências para o próximo Outono/Inverno.


Espero estar enganado, porque se Jorge Jesus for campeão, para Alvalade não vem certamente. Assim como Leonardo Jardim, que até é bem capaz de render Vitor Pereira, mesmo se for campeão.


Para o Marcelo Bielsa não há dinheiro, logo sobram Paulo Baptista e Marco Silva. Ou seja, mais do mesmo, cortesia de José Bettencourt, Godinho Lopes e Bruno de Carvalho, se confirmar-se um destes nomes.


Ironia do destino, os sócios votam em BdC para o Sporting afastar-se da continuidade, mas Mutatis Mutandis, mudou-se apenas um pouquinho para ficar tudo na mesma. Espero mesmo enganar-me.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.05.2013 às 12:27

Foi sempre a minha opinião que a surgir impasse na renovação do seu contrato seria por ele exigir poderes alargados para não ficar totalmente subjugado a quem ele considera seu inferior em matéria de futebol.

Nem dá para perceber se os "novos" já andam a preparar a nova época, mas se o estão a fazer sem o parecer do treinador, é mais um erro entre muitos mais que vão cometer.
Sem imagem de perfil

De Jesualdo Ferreira a 11.05.2013 às 23:09

Acho que Bruno de Carvalho tem de começar agora a próxima temporada, a 100%, aliás, já neste jogo se viu isso, pois vi o jogo pela televisão e não reparei na presença dele no banco leonino.

Em termos de comunicação e política, o moço não é burro, mas em termos estratégicos, está a ir pelo caminho errado. Como li hoje pela "boca" de outros, Jesualdo Ferreira podia muito bem ser o Camalho do Benfica, cujo trabalho foi decisivo para Trap, o papa-títulos, ser campeão em 2005.

Mas Bruno de Carvalho pensa pela sua própria cabeça, age pela sua própria cabeça e vai "morrer" pela sua própria cabeça. Conseguir um compromisso com o Professor, incluí-lo no processo de decisão, a todos nos beneficiaria.

De amanhã em diante, as decisões têm de ser tomadas com rapidez e sem perdas desnecessárias de tempo, se a ideia é buscar Jorge Jesus ou Leonardo Jardim, duvido que o primeiro se meta em tal coisa, especialmente se lograr acabar com a maldição de Bela Guttman, porque o segundo só por muito pouco não irá substituir Vítor Pereira, pois é muito mais treinador e nesta conjuntura económica, assenta que nem uma luva a um FC Porto em contracção financeira.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo