Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reduzir a nada o uso da razão

Rui Gomes, em 16.05.13

 

A frase do título do post foi aplicada frequentemente em escritos da minha autoria de há três anos a esta parte - inclusive no jornal do Sporting - para descrever as inúmeras intervenções públicas do actual vice-presidente do Clube para as modalidades, Vicente Moura. Sobre a sua recém-participação no programa da Rádio Renascença "Bola Branca" - acompanhado pelo presidente Bruno de Carvalho - onde assumiu uma posição de solidariedade institucional para com o Benfica relativamente à sua derrota em Amesterdão na final da Liga Europa, recorro à eloquente e certeira apreciação do nosso estimado leitor Lionheart:

 

"Consideração pessoal. Faz todo o sentido que o maior parasita que anda em Alvalade venha ser o porta-voz desta posição subalternizante e ABSURDA. Só uma direcção de bananas e/ou que procura obter favores junto do «padrinho» de Lisboa se podia lembrar de afirmar uma coisa destas. Em primeiro lugar, porque o Sporting foi roubado na Luz há poucas semanas, resultado que também contribuiu para a nossa exclusão das competições europeias na próxima época. Em segund lugar, porque o Benfica perdeu como muitos clubes perdem e o Benfica não é mais do que os outros para que agora os outros clubes servilmente lhes tenham de afagar o ego, dizendo que foram «superiores» e «mereciam» ganhar. Nós já perdemos muitos jogos em que merecíamos ganhar e não recebemos solidariedade de ninguém, muito menos de benfiqiuistas. Pelo contrário. Em terceiro lugar, é absurdo que o Sporting Clube de Portugal venha tomar posições sobre uma questão a que nem devia dar importância, pois não foi a selecção nacional que perdeu, foi um clube RIVAL, que já nos fez MUITO mal. Não temos NADA de estar a contribuir para o peditório de luto «nacional» por causa desse clube ter perdido outra final europeia, onde nem sequer merecia ter estado presente. Que fique por isso bem claro que a posição da Direcção não é apoiada por todos os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal. NÃO ESTOU solidário com o Benfica."

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:42

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 17.05.2013 às 09:32

Prezado Rui Gomes

Fiquei chocado com esta posição dum dirigente do meu SCP.

Admito que os simpatizantes do SCP mais novos, não conheçam as "amizades" existentes entre os dois clubes.

Para quem como eu que sou idoso, tenho muitas recordações de jogos em que o SCP precisava de ganhar e tal não acontecia e depois eramos enxovalhados.

Recordo uma final da Taça Latina, em que o SCP jogou contra uma equipa italiana (Milan ?) e nesse dia a bancada do lado sul ( mar) estava cheia de adeptos do clube de Carnide.

Recordo uma final da Taça de Portugal contra uma equipa com poucos adeptos e que tiveram grande apoio. E muitos mais casos poderia citar.

Recentemente não me recordo de algum dirigente desse clube ter manifestado a sua solidariedade por não termos vencido por exemplo a final da Taça Europa, ou de não termos ido a outra final, pois perdemos em Bilbau.

Portanto, estas "amizades" são uma treta, pois os meus amigos do clube de Carnide nunca querem que o meu clube ganhe, inclusive até mensagens recebo quando não nos corre bem . As pessoas têm de assumir a sua posição e neste caso eu pessoalmente não desejo nenhuma vitória do clube em questão seja em que modalidade for.

Escrevi que o mês de Maio iria ser um mês pródigo em novidades e não estou a ser defraudado, a não ser a classificação do meu clube, cujos jornalistas vermelhos tudo fizeram para que a segunda divisão seria o nosso destino.

Vão ter de esperar mais uns tempos. A propósito do jogo em Amesterdam estive a ouvir os comentários até cerca das três da manhã. Num programa da SIC cerca das duas da manhã com dois jornalistas o nosso "amigo" Joaquim RIta , que triste ele estava, e o outro não sei o seu nome(que teve problemas com o Queirós) , valia a pena transcrever o que ele disse do JJ e o que ele tem feito durante estes quatro anos. A esta hora da madrugada, poucas pessoas ouviram o que ele disse, mas julgo que seria interessante as pessoas não elogiarem tanto o JJ e saberem qual foi o seu trabalho, pois só se fala no que fez de bom e o outro lado é branqueado. Mas isso são problemas que não me dizem respeito mas que estou sempre atento à publicidade da banha da cobra.

Um abraço Fernando Albuquerque


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 10:13

Caro Fernando Albuquerque,

Esta tomada de posição por Vicente Moura em nome do Sporting, lamentavelmente, faz parte da "política" desta nova e nebulosa liderança. Pensam eles, decerto, que vão tirar dividendos de uma "amizade" com o clube de Carnide, quando a história nos indica, repetidamente, que isso é impossível. E, isto, escassos dias depois de termos sido roubados na Luz. Esta gente não tem sentido algum de decoro e integridade e ainda temos muito mais do género pela frente.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 17.05.2013 às 10:07

O Rui dizia algures que estava curioso sobre qual seria a reaccao dos brunitos face a esta tomada de posicao do vice do Clube. Pois caro Rui, cheguei a conclusao que ser brunito e uma religiao. Pelo que nao ha, nem vai haver, qualquer reaccao. Podem aparecer breves compreensoes face a postura institucional, mas a generalidade vai, pura e simplesmeente, calar-se. Todo o sentido critico de um brunito foi apagado pelo amor devoto que proclamam pelo lider.
Estive uns tempos muito ocupado com projectos profissionais e so agora voltei a ler o que se escreve na blogosfera. E fi-lo com um olhar limpo, renovado. Acredite Rui, o fanatismo de algumas pessoas ultrapassa o nivel religioso tradicional, so se podendo comparar ao que acontece em algumas seitas desviantes. Sao pessoas normais, transformadas em robos acriticos, sem opiniao ou personalidade propria. Os textos de encomenda que se veem por ai atingem proporcoes estalinescas. Dizem que o Hitler mobilizava e "hipnotizava" multidoes com o seu discurso. Pois eu pergunto-me: mas o que e que este vendedor de feira, empresario falido de meia tigela tera que encanta esta gente toda? Ha ali algum especial carisma naquela postura de rufia de bairro com voz de falsete de que eu nao me tenha apercebido, ou ao qual so alguns de nos sejamos imunes?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 10:31

Contra a verdade não há argumentos, caro Desert Lion. É uma pergunta que eu faço a mim próprio frequentemente: "Mas, afinal de contas, quem é esta pessoa para ser presidente do meu Sporting?"

O que cita nota-se bem especialmente nos espaços da blogosfera que até aqui analisavam e criticavam tudo sob uma lupa extraordinária. Tudo agora desapareceu e silêncio é a ordem do dia. Quando há um assunto desta natureza para debater, é melhor, para desviar atenções, publicar um vídeo de um qualquer jogo de futebol, evitando, por esse meio, de ter de confrontar as realidades do dia. Tudo faz parte da hipócrisia em voga. Eu já evoquei vezes sem conta a história do vendedor da banha da cobra moderno e, aparentemente, vende muito e bem...
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 17.05.2013 às 10:34

Não diria tanto, apenas que como essas pessoas fizeram tudo para correr de lá com os outros, se agora com o Carvalho a coisa corre mal, perdem todos a face e nunca mais podem aparecer. Haveria muito blogue que teria de fechar, ou pelo menos reinventar-se, por isso não estão apenas a defender a direcção, estão também a defender-se a eles próprios. Não estamos a lidar com partes desinteressadas e com a cabeça aberta, daí que não perca tempo com esse tipo de "opinião".
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 17.05.2013 às 10:27

Ainda o ano passado o vice-presidente desse clube, o Rui Gomes da Silva, disse no programa " O Dia Seguinte" que ia ao Jamor apoiar a Académica. E não foi só ele, porque eu vi lá muitos lampiões conhecidos no lado dos adeptos da Académica na tribuna e na central...

Mas o "karma" é lixado, por isso tenho uma fezada que o Benfica vai suplantar o Sporting e não perde apenas campeonato e Liga Europa numa semana, vai perder ainda a Taça de Portugal e fazer a tripleta histórica do QUASE. Pode vir o Cajuda defender que é melhor morrer na praia do que a meio do mar, mas morre na mesma. Grande calimerice. E melhor seria se antes renovassem com o Jesus. Então dava para rir dois dias seguidos porque só o Benfica nos faz rir, enquanto o Sporting não resolve a sua vida. Se é que resolve alguma coisa de jeito...

E a propósito do Jesus, a "novela" em torno da renovação deste treinador é patética. Se estão desesperados para renovar com ele é porque aquela "estrutura" não vale NADA. Estão quase como o Sporting com o Paulo Bento "forever".

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior_premium.aspx?content_id=819780
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 10:44

A derrota dos encarnados na final da Taça seria de facto a cereja no bolo. E é possível, porque o Guimarães vai dsar tudo por tudo e está a jogar um futebol de razoável qualidade.

Temos exemplos sem conta de situações como a que cita. A novela em torno da renovação de JJ é mais do eterno mesmo por parte da comunicação social e, quanto à "estrutura", essa tem um só nome: Luís Filipe Vieira. Até o Rui Costa perdeu o pio.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 17.05.2013 às 13:33

Boa tarde,

Questiono se do ponto de vista prático, pragmático e simples fomos subalternos ao benfica?

Vendemos algum jogador para lá? Cedemos algum património, alguma vantagem?

Não percebo como somos subalternos com este discurso, principalmente na forma como foi dito e no seu conteúdo.

Com todo o respeito, isto é critica fácil, por pessoas, que com toda a legitimidade, são afectas a anteriores direcções, dirigentes ou facções.

Assim o vejo.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 13:38

Boa tarde,

Se não compreende os sentimentos em relação ao Benfica não serei eu, agora, que os poderei explicar à sua satisfação.

Estes sentimentos em nada se relacionam com simpatias por por qualquer direcção, ao contrário do que se poderá depreender pelos seu comentário.

Cada um fala por si, os meus sentimentos neste contexto já vêm de criança, assim que me foi possível começar a compreender a rivalidade e afins.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 17.05.2013 às 13:57

Não, fomos só ajudar o presidente do Benfica a acalmar as águas - depois de ter falhado os objectivos (quase) todos - e assim ter menos dificuldade em segurar o treinador. Também não fomos "nada" subalternos, até porque nem interessa "nada" ao Sporting que o Benfica para o ano seja menos estável e competitivo. Enfim...

Sem imagem de perfil

De haja luz a 17.05.2013 às 16:11

Boa tarde

Com a qualidade destes comentadores, excepto um, deixam pouco espaço para comentário, é um prazer ler o que escrevem.
Só acrescentar isto, eles não são adeptos do clube , são adeptos duma seita.
Como demonstraram com o terrorismo interno que andaram a fazer, não têm qualquer preocupação com o clube.
Não são pessoas do desporto, nem têm ideais desportivos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 17:28

Boa tarde,

É verdade que a falange mais fanática de apoio a BdC aparenta não ter opinião própria, já que dizem amén a tudo. Isto além do tudo que ocorreu durante mais de 2 anos.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 17.05.2013 às 17:44

Caro Rui,

Boa tarde mais uma vez.

Gostei do seu texto no jornal, jornal esse que democraticamente expõe opiniões diferentes, de pólos contrastantes.

É bom termos um clube onde pode falar abertamente.

Quanto a sentimentos pelo Benfica, não será necessário explicar-me esse aspecto, pois ninguém sabe que sentimentos tenho por esse clube.

Com efeito, limito-me a comentar blogs com respeito pela opinião dos outros, mesmo que elas sejam diferentes.

Se forem diferentes, e se as pessoas estiverem interessadas em ouvir e não em apenas falar (até porque temos dois ouvidos e não duas bocas) todos ganham.

Continue com os bons posts.

Viva o Sporting,

Sorte e fortuna para os órgãos sociais e atletas do clube.

Cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 19:35

Caro robsen92,

Fico grato pelas suas simpáticas palavras sobre o meu texto no jornal. Faço o melhor possível embora ainda ande à procura de uma zona de conforto com esta Direcção, porque já tive parte de um texto editado/censurado por criticar uma personagem que nem sequer está ligada ao Sporting.

Sem o ter apoiado, uma das questões que me levou a respeitar GL foi pelas minhas várias críticas à sua pessoa e à sua gestão no jornal e ele, com muito mérito, nunca me censurou. Nunca esquecerei essa sua dignidade e respeito pela liberdade de expressão.

O que agravou, ainda mais, a minha apreciação pelo que foi dito por Vicente Moura deve-se ao facto de eu não o respeitar, pela sua conduta relativamente ao Sporting e, até, como presidente do Comité Olímpico Português. Mas, em suma, acho que pelos inúmeros danos que foram cometidos contra o SCP pelo clube da Luz e outras relevantes circunstâncias, não nos devemos incomodar,minimamente, com quaisquer desaires seus, mesmo na esfera internacional. Ao longo dos anos fomos sempre atraiçoados pelas alianças com este clube, já para não recuar nos tempos e evocar o "rapto" de Eusébio que vinha destinado ao Sporting. E além das diversas versões que já ouvo da boca do próprio, tenho conhecimento dos factos reais por quem esteve directamente envolvido no insólito episódio.

Como já tive ocasião de lhe participar, defendo sempre as minhas posições enquanto entender que tenho razão, mas estou sempre aberto ao debate construtivo.

Eles vão precisar de sorte e mais alguma coisa.

Saudações Leoninas
Sem imagem de perfil

De LIonheart a 17.05.2013 às 19:55

Boa deixa. Rui, é verdade que o desvio do Eusébio para o Benfica teve cobertura política ao mais alto nível? Tudo o que sei são estórias que ouvi, porque nem era nascido. Há quem compare esta situação com a de Di Stefano, que estava para ir para o Barcelona e foi para Madrid, diz-se até com a intervenção do General Franco. Houve da parte do Estado Novo acção semelhante no caso do Eusébio? Obrigado.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 20:30

Caro Lionheart,

Como já privei com Eusébio muitas vezes, nunca me fiei nas suas versões que variavam mediante a sua "disposição" no momento.

Sobre a minha outra "fonte", um grande amigo já falecido, infelizmente, que chegou a ser director do Sporting e, em simultâneo, com ligações muito próximas ou então poder.

Eu tenho muito má memória para detalhes, mas sei que houve rapto/desvio, o que queira chamar, e que houve intervenção "superior" que viabilizou a operação. Sem ela, nunca poderia acontecer. A versão que Hilário relatou em anos mais recentes só corresponde parcialmente à verdade. Até me foi dito os nomes dos intervenientes mas, como digo, tenho má memória para estas coisas. Ainda tenho um outro amigo meu com quem privámos e debatemos esta temática. Ele é mais velho do que eu mas tem melhor memória, neste contexto. Hoje ou amanhã falarei com ele tentarei expandir.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 17.05.2013 às 20:13

Caro Rui,

Eu próprio já falei com o neto do vice presidente do benfica que me confirmou essa história, assim como o nosso Hilário me confirmou também o sucedido. Aliás, dias depois de se alojar na casa do benfica ele ainda tentou regressar ao sporting.

A esta história poderá adicionar o caso jardel e muitas outras peripécias.

Assim como também poderá adicionar outros contos com o porto.

Para mim seräo sempre a mesma coisa.

Quanto à censura lamento. Näo comento esse acontecimento porque näo estou por dentro, mas espero que as circunstâncias do caso sejam positivas.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.05.2013 às 20:21

Sim, o caso de Jardel é outra incidência do mais baixo nível que é difícil de esquecer. Enfim...

Cumprimentos

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo