Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estrutura da SAD comunicada à CMVM

Rui Gomes, em 20.05.13

O Sporting enviou um comunicado à CMVM a confirmar Augusto Inácio como director geral para o futebol profissional, Virgílio Lopes na mesma função para o futebol de formação e Leonardo Jardim como treinador da equipa principal até 30 de Junho de 2015.

Nada que não fosse já esperado e pelas fugas de informação que continuam a existir em Alvalade, até o técnico é uma não novidade. Não valerá a pena sequer questionar o perfil de Inácio para a posição, o tempo demonstrará a sua (in) capacidade. Nomear uma pessoa para superintender a tão importante formação cuja ligação ao futebol - e apenas como jogador - cessou há 23 anos, é algo só para a compreensão dos deuses.

Por fim, onde está o prometido e ainda misterioso terceiro elemento ?... Já está tudo definido e decerto que a sua posição na Academia não será agora comprometida. Ou foi tudo só para "inglês ver" ?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:31

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 20.05.2013 às 16:01

Caro Rui

O Sporting contratou um dos mais promissores treinadores portugueses, senão o mais promissor a seguir a AVB. Currículo e obra feita em Aveiro, Braga e na Grécia. Nao preciso de fazer copy paste dos seus comentários em posts anteriores, em que nao acreditava que Pinto da Costa o deixasse escapar (confesso que também eu duvidei até ao último minuto).

Recordo também que Leonardo Jardim teve seguramente ofertas melhores (financeiramente e talvez desportivamente) e de clubes com presenca nas provas da UEFA. Optou por vir para o Sporting. Mas o Presidente e a sua Direccao sao uma bela porcaria...

Jesualdo Ferreira saiu a bem, sem dizer cobras e lagartos da direcção e sem andar a pedinchar o ordenado. Numa conferencia de Imprensa conjunta com o Presidente, num acto de elevacao que há anos nao víamos no Sporting. Compare com as demissoes de Sá Pinto, Vercauteren ou Domingos e tem uma boa medida.

Tudo foi negociado a tempo e horas para não prepararmos a época de calças na mão e à pressão. O Sporting nao esteve sequer 24 horas sem treinador.

Que queira criticar a opcao Inácio, aceito. Talvez nao tenha a experiencia como dirigente futebolístico que o Rui preferiria ver no Sporting (mas nesse caso recordo que Virgílio também nao, e o Presidente muito menos). Seria talvez interessante que expusesse quais os seus critérios para avaliar a performance dele no futuro, para evitarmos que pareca estar a dizer mal "só porque sim".

Quer questionar quem é o "terceiro elemento", também aceito. Já agora, se o Presidente decidir que nao haverá terceiro elemento, vai continuar a falar disso até 2015?

O que me parece um bocado patético é, numa altura em que os procedimentos no futebol do Sporting se sucedem de forma segura e muito profissional, numa altura em que o Sporting assegura (contra todas as expectativas!) um treinador que estaria certamente nos planos de muito boa gente no futebol portugues (e internacional) e que garante qualidade técnica, escreva um post simplesmente a criticar Inácio porque nao gosta dele e a questionar porque é que nao há mais ninguém anunciado. Mau porque deixa a impressao de que está a "dizer mal só porque sim"...

Saudacoes Leoninas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 16:32

Caro Petinga,

Como sempre, escreve um comentário a atirar "pedradas" e a deturpar parte do que foi escrito, obrigando-me a explicações que deveriam ser desnecessárias.

Em primeiro lugar, o que é "um bocado patético" é a sua cegueira perante tudo o que BdC decide e faz. Que eu saiba, vindo de si, tudo tem sido com perfeição máxima, muito embora muito pouco esteja à vista.

2. Não gosto ou desgosto de Augusto Inácio. Simplesmente não tem qualquer currículo para ser o director geral do futebol do Sporting e, até provas em contrário, sujeita-se a ser questionado precisamente por isso.

3. Fico "preocupado" por Pinto da Costa ignorar um treinador com provas dadas. O que sabe ele que nós não sabemos ?... De resto, há longo que eu considero LJ bom treinador, independemente se vinha para o SCP ou não.

4. A situação de Jesualdo deve-se à sua pessoa, à sua classe e dignidade e menos por mérito da nova liderança. Ele decidiu - bem - não abrir o livro e expor as razões especifícias que o conduziram à decisão, por mais evidente que seja que se saiba que nunca o quiseram. BdC manda Inácio falar com ele para o "convencer", na tal reeunião de Maio 9, salvo erro, quando os dois mal falam e nem se cumprimentaram quando o SCP e o Moreirense jogaram.

5. Não obstante a ausência de Inácio, a estrutura da SAD deveria ter sido definida logo na primeira semana, como a de JC foi mesmo enquanto o acto eleitoral. Se não há 3.º elemento, BdC deveria dizer isso e não não reiterar essa disposição repetidamente. Ele é que o disse e repetiu, não fomos nós.

6. Não queira comparar, minimamente as circunstâncias dos outros treinadores às de Leonardo Jardim. Este estava livre, disponível e com a época terminada, não em plena competição.

7. Se sabe que ofertas que ele recebeu e os valores envolvidos sabe mais do que eu. Não comento isso e até não me interessa.

8. Onde está o post "simplesmente a criticar Inácio"?

Por fim, o meu amigo tem a sua leitura das coisas. Tudo bem. Eu não tento mudar a sua opinião. Já lhe disse repetidamente que escrevo de acordo com a minha consciência e tenho a honestidade de admitir que não simpatizo com este presidente. Que mais pretende ?... Convencer-me ?
Sem imagem de perfil

De Petinga a 20.05.2013 às 16:51

Caro Rui

Antes de mais, um comentário geral. Quando se critica tanto como o Rui critica aqui no seu blogue, é bom por vezes mostrar honestidade intelectual e admitir quando algumas coisas (mesmo que sejam pouquinhas - já sabemos que nao simpatiza com BdC) sao bem feitas. E a contratacao do treinador é-o. Tal como a saída muito amigável de JF. Só lhe ficava bem e dava-lhe um bocadinho mais de credibiilidade. Mas é apenas a minha opiniao...

Vamos lá entao por partes:

" Não valerá a pena sequer questionar o perfil de Inácio para a posição, o tempo demonstrará a sua (in) capacidade. Nomear uma pessoa para superintender a tão importante formação cuja ligação ao futebol - e apenas como jogador - cessou há 23 anos, é algo só para a compreensão dos deuses."

Foi o que escreveu no post. Nao percebo o que quer dizer com os 23 anos. 23 anos desde que deixou de ser jogador de futebol? Entao mas Jesualdo Ferreira, que era o superintendente da formacao no Sporting que o Rui Gomes idealizava, pendurou as botas há quanto tempo? É menos competente por isso? Os deuses compreendem melhor porque se chama Jesualdo? Me no understand.

Como escreve que o "tempo demonstrará a sua incapacidade", pedi apenas que nos esclarecesse sobre o que o Rui Gomes considerará como uma boa e uma má accao (globalmente) de Inácio no futebol do Sporting. Tem a ver com dispensas? Tem a ver com reforcos? Tem a ver com montantes envolvidos? Salários? Apoio ao treinador? Renovacoes de contratos? Fiquei na dúvida. Quando se vaticina insucesso, convém deixar claro o que esse insucesso provavelmente representará (até porque deve ter isso bem claro na sua mente).
Até porque me parece que nao está sequer a dar a Inácio o benefício da dúvida.

"Não queira comparar, minimamente as circunstâncias dos outros treinadores às de Leonardo Jardim. Este estava livre, disponível e com a época terminada, não em plena competição."

Por isso mesmo, muito mais fácil de abordar e de contratar pelos grandes clubes.
Acho interessante que nao lhe interesse pensar nisso. Prefere certamente entreter-se a pensar em todas as maldades que BdC e Inácio fizeram a JF. Sao escolhas.

Lá está: pergunto-me como pode um Sportinguista passar o seu tempo a imaginar as piores intencoes vindas de quem dirige o seu clube. E como consegue nao ver nada de bom num momento em que o Sporting, depois da pior época do seu historial, consegue resgatar um treinador de top internacional. O Rui, claro, prefere ficar preocupado porque o Pinto da Costa nao o contratou antes.

Conclusao:

1. Quando Leonardo Jardim era aventado como hipótese, dificilmente viria porque "BdC e Inácio querem um yes-man que faca tudo o que eles digam e o Marco Silva do Estoril é muito mais manipulável" (estou a citar o que escreveu antes num comentário).
2. Se Leonardo Jardim nao viesse, a culpa era do Presidente porque tínhamos perdido um treinador de topo e já tinha tudo saído nos jornais.
3. Como veio, é porque afinal nao deve ser assim tao bom.

Reconhece aqui um padrao preocupante, Rui?

Saudacoes Leoninas

PS: De acordo em relacao ao 3o elemento da estrutura. Vai provavelmente acusar-me de dizer amen a tudo o que vem da Direccao, mas sinceramente nao me parece particularmente preocupante. Ficaria mais preocupado se ainda nao tivessemos treinador mas já tivessemos esse 3o membro...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 17:48

Caro Petinga,

Estou a ficar cansado de tanto:

1. Escrevir (in) capacidade, não incapacidade. Sabe a diferença ?

2.Mas que comparação se nexo entre JF o conceituado treinado de há tantos anos e um somente jogador que não teve ligação alguma ao futebol organizado durante 23 anos ?... Está brincar ou quê ?

3. Diga-me a mim e aos leitores qual o currículo de Augusto Inácio que o qualifica para director geral de futebol.

O sr. Peting opta por deturpar muito do que eu escrevo ou então não compreende. Quando se opina, é isso mesmo. Na altura opinei que acreditava que BdC queria outro tipo de persona como treinador. Tudo bem, contratou LJ e não critiquei essa escolha.

Ou o meu amigo me cita com exactidão ou não valerá a pena respnder-lhe. É uma perda de tempo para si e para mim. Isto deve ser missão única na sua vida. Onde é que eu escrevi que LJ não é bom treinador?... Precisamente por ser bom treinador, leva-se a questionar o porquê de Pinto da Costa o ter nas mãos e não o desejar. É meramente lógico, pelo estado do futebol em Portugal.

Bem, vou ficar por aqui.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.05.2013 às 16:23

A única coisa que me anima é o treinador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 16:37

Claro, os outros têm de dar provas de competência porque, neste momento, por falta de experiência e currículo, são uma incógnita.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.05.2013 às 17:17

O terceiro elemento foi outra pêta eleitoral, está visto.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.05.2013 às 21:48

E o terceiro elemento é... Bruno de Carvalho.

«O presidente «leonino» sublinhou a presença de toda a estrutura do futebol na cerimónia e revelou qual é o terceiro elemento do futebol: “Vou dar a resposta a essa célebre pergunta. Esse terceiro elemento sou eu, trata-se de uma pequena alteração em relação ao que estava previsto”.»

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futjardimapresentado_200513_111666.asp


Sobre esta matéria nunca dei muita importância, porque nem o levei a sério. Não sei se chegou a haver algo de concreto ou não. Mas para não dizerem que tenho alguma fixação no homem, só digo que para já gostei do novo treinador e da entrada deste em cena logo após o final da época. Também é importante - para que este não seja um assunto que fique a "fermentar" - que a saída de Jesualdo Ferreira seja civilizada. E de resto, se Bruno de Carvalho fizer um bom trabalho, de certeza que não haverá "perseguição" alguma à sua direcção. Mas cultos de personalidade não. Isso é uma infantilidade.

Entretanto, o Mourinho foi confirmado no Chelsea.

Sem imagem de perfil

De Não sabe ler? a 20.05.2013 às 16:24

Não sabe ler? Ou não sabe compreender? O comunicado é bem explícito.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 16:35

Relativamente a quê ?
Sem imagem de perfil

De haja luz a 20.05.2013 às 20:06

Isto é surreal

\" Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.

A terceira pessoa da estrutura sou eu?, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa.\"
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 20.05.2013 às 21:30

O terceiro elemento:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=822911

Bruno de Carvalho apresentou esta segunda-feira Leonardo Jardim como próximo treinador do Sporting e também toda a estrutura do futebol para a próxima temporada.
Para além de Augusto Inácio e Virgílio, o presidente leonino revelou que ele próprio vai ser o terceiro elemento da estrutura, ficando com funções mais logísticas.
“A terceira função, que é mais logística vai ser assumida por mim e pelos administradores da SAD. A terceira pessoa da estrutura sou eu”, afirmou o líder leonino em conferência de imprensa.

Estas eleicoes foram so mentiras, umas atras das outras...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 21:40

Tenho estado indisponível e ainda não li isso, mas não me admira absolutamente nada ele ter a ousadia de declarar isso.

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 20.05.2013 às 21:53

O objectivo era ganhar a todo o custo. Espero bem que mantenham a mesma atitude em prol do Sporting, não apenas em causa própria...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 20.05.2013 às 22:00

O passar dos dias esclarecerá muita coisa.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo