Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A época memorável dos cabeçudos

Rui Gomes, em 20.05.13
No dia do jogo Benfica-Estoril, um amigo meu benfiquista antes de sair para o Estádio dos cabeçudos, enviou-me um mail a dizer que a época do Benfica seria memorável. Eu respondi-lhe enigmaticamente que sim, também achava que seria memorável...
 
Aqueles três pontinhos revelavam a minha secreta esperança que alguma coisa ainda pudesse correr mal aos lampiões neste fim de época e que eu não teria que me ausentar do país durante uns tempos para não aturar um histeria à volta dos feitos do clube desse bairro de Lisboa... e não é que nesse dia as coisas começaram mesmo a dar para o torto !
 
Depois dos golos memoráveis do Kelvin e do Ivanovic lembrei-me de escrever 10 razões porque acho que a época do SLoosersB foi memorável, muitas delas que já caíram no baú do esquecimento e que é bom relembrar:
 
1. Logo na pré-época o capitão do Benfica foi expulso e depois castigado por comprovadamente agredir um árbitro na Alemanha, perante a risada irresponsável do "staff" benfiquista, nomeadamente do seu treinador. Se a ideia desta época era cimentar o prestígio do Benfica da Europa, esta cena única que correu mundo não terá ajudado muito.
 
2. Em jogo da Liga dos Campeões disputado em casa, viu-se numa 2.ª parte a equipa do Benfica toda atrás da linha da bola sem arriscar avançar para defender... um 0-2 contra o Barcelona. Revelou uma falta de ambição que envergonhou o futebol português.
 
3. O Benfica conseguiu ficar fora da Liga dos Campeões na fase de grupos atrás de um frágil Celtic. Mais uma vez, o jogar conservadoramente em Glasgow acabou por ser fatal para a equipa de Jorge Jesus e nem o ter jogado em Barcelona contra o Barcelona B garantiu um vitória que seria histórica em Camp Nou. O Celtic foi com naturalidade logo eliminado com facilidade pela Juventus que foi também eliminada pelo Bayern.
 
4. Na tal "fantástica" campanha na Liga Europa o Benfica (que acabou a queixar-se de sorte) bateu todos os recordes da sorte com 8 remates de equipas adversárias à barra/poste, muito deles em momentos decisivos das respectivas eliminatórias. Com o Bayer Lverkusen, Newcastle e Fenerbaçhe (equipas bem acessíveis), a eliminação do Benfica teria sido um resultado normal para o que passou em campo nas duas mãos, bastava que metade daqueles remates tivesse ido uns poucos centímetros ao lado. Na final com o Chelsea veio ao de cima a falta de objectividade da equipa (agravada pela decisão de colocar o Lima no banco) e as várias limitações defensivas. Com a 7.ª derrota seguida numa final europeia, o Benfica reforça um recorde que será muito difícil de igualar.
 
5. O guarda-redes do Benfica, embora muito elogiado pela imprensa, teve mais uma vez esta época o hábito de falhar nos momentos decisivos. A sua perda de bola no jogo Benfica-Porto da 1.ª volta que deu golo ao Porto e o falhanço de golo do Estoril na Luz são memoráveis.
 
6. O Benfica perdeu finalmente a taça Lucíliuo Batista.
 
7. Os erros escandalosos do árbitro João Capela no jogo Benfica-Sporting ficam para os anais dos derbis e só foram reforçados com a expressão "limpinho, limpinho" utilizada pelo treinador do Benfica para tentar branquear... um roubo de capela.
 
8. Os jogadores do Benfica festejaram euforicamente o campeonato com a vitória na Madeira, o que originou por exemplo a reserva do Marquês de Pombal, quando faltavam ainda 3 jogos para jogar e o Porto estava a 4 pontos. Esta falta de capacidade de fazer contas foi traiçoeira. A conferência de imprensa triunfante do seu porta-voz João Gabriel no dia seguinte ao jogo com o Marítimo foi o empurrão final para distrair os jogadores e convencê-los que o título já não escapava.
 
9. Perder 2 jogos decisivos seguidos nos descontos é único no mundo e memorável.
 
10. O Benfica teve este ano o jogador mais caro do planeta, sim ainda mais caro do que Messi e o Ronaldo: trata-se de Pablo Aimar que por minuto jogado ganhou esta época mais do que os melhores do mundo (e sem se poder recorrer ao seguro porque este esteve pouco tempo lesionado).
 
Texto por Kelvanovic
 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


5 comentários

Sem imagem de perfil

De haja luz a 20.05.2013 às 18:23

A CL, revela a capacidade desta equipa, num grupo acessível, fez o que fez.Sem ajudas, eles são aquilo.
O resto são floreados, inventados por uma imprensa corrupta.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.05.2013 às 15:18

Prezado Rui Gomes

Já várias vezes escrevi que desejo que o Clube de Carnide perca sempre em todas as modalidades. Esta minha atitude é igual a muitos milhares de simpatizantes do clube em questão, , que não querem que o nosso SCP , tenha êxitos desportivos e infelizmente até no plano financeiro, estamos ao nível do reinado do turista inglês, que como sabemos está num local onde se calhar deveriam estar outras personagens de outras latitudes.

Se todos estes fracassos, fossem no SCP a comunicação social desportiva e não só arrasava o nosso clube, pois o seu último parágrafo , só não é divulgado porque o atleta em questão é dos vermelhos e a eles tudo é elogio, quando pagam uma fortuna a um jogador que já não justifica o ordenado há muitos anos.

Tinha grandes esperanças que o mês de Maio, seria ruinoso, para tanta publicidade da banha da cobra. Não compro jornais desportivos e sinto pena não puder coleccionar os titulos do jornal vermelho, onde através de publicidade enganosa se faziam altos elogios a esta famosa equipa, que tendo feito uma época brilhante, poderá vir a conquistar apenas um trofeu. Para o investimento efectuado, as compras de jogadores que na SIC falaram em 90 atletas nos últimos 4 anos, e que alguns nem sequer jogaram em Portugal, de facto é muito pouco para tanta publicidade.

O seu treinador diz que para o ano quer repetir o que foi feito esta época e eu desde já espero que se cumpra a sua promessa, pois daqui a uns tempos já ninguém se lembra que foram finalistas da Liga da Europa,. como ninguém se lembrava das outras finais, que não tiveram arte para as vencer.

Um abraço Fernando Albnuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.05.2013 às 19:39

Caro Fernando Albuquerque,

Apesar do fracasso total, já comecei a imaginar a proganda caso vençam a Taça de Portugal, do género a querer encobrir tudo o resto.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Mário a 02.06.2013 às 20:55

Pois ... falata completar esta marmelada com a fantástica exibição do Cardoso no Jamor a dizer ao Jorge Jajum porque é que não haviam ganho NADA !!! nem a taça Lucilio Batista !!! ... sem dúvida ... a cabeça dos Lampiões continua a inchar ;)


Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo