Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Tempos de poupança

Rui Gomes, em 22.05.13

 

A pergunta que apresentei no outro post sobre os/as acompanhantes da equipa na viagem ao Brasil é pertinente, já que a equipa - ao contrário do que é a prática usual com os grandes - viajou em classe turística, não obstante o Sporting receber 225 mil euros pelo jogo que visa inaugurar o Estádio Arena de Pernambuco, na cidade de Recife. Boa disposição entre os jogadores, evidente nesta foto publicada nas contas do Twitter de Carrillo e Rojas.

 

Não é caso para crítica, mas uma das coisas que aprendi pelos meus anos a viver no Oriente é que nunca se deve mostrar a parte fraca, porque fragiliza a imagem e enfraquece o poder negocial.

 

P.S. Agora o presidente terá de convencer os adeptos a respeitar o novo modelo de poupança porque o seu comportamento incorrecto nos estádios está a prejudicar os cofres de Alvalade: o Conselho de Disciplina da FPF aplicou uma multa de 28 mil euros por actos no "derby" da Luz e mais 7.650 euros pelo mesmo motivo no jogo em Aveiro frente ao Beira-Mar.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:38

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.05.2013 às 15:13

\" Não é caso para crítica, mas uma das coisas que aprendi pelos meus anos a viver no Oriente é que nunca se deve mostrar a parte fraca, porque fragiliza a imagem e enfraquece o poder negocial\"

Aqui aprende-se
Completamente de acordo, o futebol, é um negócio
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 15:42

A aparência de prosperidade estimula maior prosperidade e o inverso também é verdade.

SL
Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.05.2013 às 15:26

Sim, aquele post está correcto, e e tem propriedade.
Também já tinha lido um comentário nesse sentido

\" Pelo que ouvi parece que empregou a primeira dama no SCP e viajou para o Brasil com a equipa.\"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 15:43

Informação que também me chegou e que ainda não comentei, aguardando confirmação.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 22.05.2013 às 19:01

Boa tarde,

Podem confirmar a origem da notícia da Sra. que foi no avião. Se foi pagou do bolso dela ou pagou o clube?

Qual foi o comportamento no jogo com o Benfica e com o Beira-Mar que originou multas?

Em concreto quais os ilícitos disciplinares que motivaram estas condenações.

Cumprimentos e obrigado,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 19:31

Caro Robsen92,

A Sra. foi vista na RTP a embarcar com os jogadores e, além disso, o presidente é esperado na sexta-feira em Toronto e ela vem com ele. É evidente, apesar da cínica inferência, que se desconhece o pagador das despesas, admitindo até que seja do próprio bolso ou com uma qualquer ligação à visita à Academia do Sporting de Toronto, que terá assumido alguma parte da conta. Ao longo dos anos só dois ou três presidentes do SCP não aceitaram que lhes pagasse as suas despesas e das suas mulheres pela visita à filial de Toronto: José Roquette e Sousa Cintra são dois que me vêm prontamente à ideia. De qualquer modo, a filial nada tem a ver com esta visita de BdC e até houve alguns atritos por não ter sido consultada/notificada.

Para lhe responder às duas últimas questões teria que fazer pesquisa das decisões do CD da FPF que terão os específicos. Mas, para informação, isto não é nada de novo. De há uns tempos a esta parte o Sporting tem sido multado pela conduta dos adeptos em diversos jogos. Com um pouco mais de disponibilidade, tentarei publicar um breve escrito sobre isso.

Completamente à parte, pela minha experiência pessoal a liderar equipas de futebol, digressões por várias partes do Mundo, etc., detesto e já tive problemas pelo acompanhamento de senhoras, neste contexto. Agora, a cada um compete fazer a decisão que entender. Seria pior ainda, se o jogo fosse oficial, mas nunca é um bom exemplo.

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 19:57

P.S. #2: No jogo com o Nacional (28 de Abril) o Sporting foi multado outra vez esses mesmos 7.650 euros "por reincidência da atitude indevida dos seus simpatizantes" de acordo com o Artigo 187 do Regulamento do CD da FPF.

Portanto, o mesmo é aplicável ao jogo de Aveiro mais os estragos que ainda não foram avaliados.

Isto tem vindo a acontecer com alguma frequência.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 19:44

P.S. Sem visitar a FPF, apura-se o seguinte:

1. A multa de 28 mil pelos actos dos adeptos e reparação ao Benfica por estragos feitos no estádio.

2. A multa de 7.650 pelo comportamento incorrecto dos adeptos e actos. O montante pode vir a aumentar depois de apurados os danos causados em Aveiro.
Sem imagem de perfil

De Tobias Minus a 22.05.2013 às 17:19

No Sporting Bruno de Carvalho empregou a sua mulher e a sua cunhada (irmã) desta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.05.2013 às 19:33

Meu caro,

Posso informar que sei por fonte directa e fiel que isso não é verdade. Se fosse, já teria lido um post neste espaço a criticar severamente essa ocorrência.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 23.05.2013 às 13:22

Obrigado pelos esclarecimentos Rui.

Tinha ficado com a sensação que tínhamos sido multados por condutas do Presidente no final do jogo com o Beira-Mar.

Visto que a notícia da cunhada é mentira, quanto à esposa, penso que não podemos criticar sem saber antes, os modos como a mesma foi na viagem.

Quanto ao resto, não foi sensato por parte do Presidente.

Mas não deixa de ser interessante que uma coisa banal noutros clubes gere tanta polémica no nosso. É um fenómeno interessante.

Cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.05.2013 às 13:37

Caro Robsen92,

O presidente ainda não tem uma noção completa do que deve ser a conduta pública de um líder deste clube. Ontem (esta madrugada) entrou em campo para separar jogadores pela expulsão de Miguel Lopes. Má imagem para quem se preocupa tanto em a cultivar. Essa da esposa o acompanhar, além do que já citei no outro comentário, também se relaciona com imagem e, por isso, não é aconselhável.

As coisas banais~no SCP são alvo da comunicação social pelos mesmos motivos de sempre: rebaixar o Sporting. Neste momento, e creio que durante muito tempo, com BdC à frente do clube, alimenta a divisão que existe na "nação" leonina e o "aproveitamento" é maior.

Quer se concorde ou não, este presidente mesmo com algum sucesse - e isso ainda está no ar - terá imensa dificuldade em rasurar as emoções associadas à forma como chegou ao "trono".

Eu falo somente por mim - e sei que o leitor tem um ponto de vista diferente do meu - mas sinto enorme dificuldade em escrever sobre este Sporting, algo que, nas circunstância, é quase como tirar a água ao peixe. É difícil de explicar, mas a emoção não está lá (cá). Esta semana, pela primeira vez, falhei a minha crónica no jornal por esta razão. A motivação é escassa. Veremos com o passar dos dias...
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 23.05.2013 às 14:12

Caro Rui,

Não deixe de escrever no jornal.

Achei estranho não estar lá a sua crónica.

No entanto, o seu texto é sempre importante, porque entendo que o jornal deve ser plural, com opiniões diferentes.

Talvez não se identifique com este SCP.

O clube mudou. Voltou-se para uma base da sua origem, na minha opinião tapada por um sector social que há duas décadas ia controlando o clube. Digo isto sem qualquer conotação positiva ou negativa.

Como acho que gerir um clube, ou uma empresa leva o seu tempo, prefiro estar de sentado a observar os vários passos que vão sendo dados.

Já houve aspectos negativos nesta direcção claro. Por exemplo, acho negativo Jesualdo não ficar.

Penso que a questão do terceiro elemento foi decidida por força das circunstâncias, mas agrada-me saber que será apresentado pelo clube o tal modelo de reestruturação financeira mais o aspecto dos investidores.

Quanto ao estilo do BdC é novo, e o mesmo tem muito coisa para assimilar.

Em minha opinião, teremos de esperar e dar tempo às coisas, porém, posso estar perfeitamente enganado e este rumo novo estar errado.

Esperemos que não.

Cumprimentos e votos de um regresso às suas crónicas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.05.2013 às 15:52

Caro Robsen92 , (curioso nick este)

Em primeiro lugar, fico grato pelas suas simpáticas palavras. O mesmo me tem sido transmitido por pessoas que respeito e que se encontram bem colocadas em relação ao Sporting.

Como saberá, decerto, escrever é por em palavras um leque de pensamentos e emoções e, para esse fim, o autor tem de sentir essa motivação dentro de si. Eu tenho vindo a sentir enorme dificuldade em me pronunciar sobre aquilo que não compreendo, mas, sobretudo, sobre aquilo com que não me identifico. Eu nunca olhei para o nosso Sporting através de uma cortina de separação, eles e nós, e sim uma conjuntura de muitos com origens e valores diferentes, mas sempre com uma única causa em comum. Aliás, independente das minhas circunstâncias pessoais, um das minhas frases favoritas há muitos anos, falada e escrita, é que o Sporting tem sido vítima daquilo que eu defino como a "cultura dos senhores doutores". Com isso, sempre pretendi transmitir não diferenças entre classes sociais, mas sim uma distinta e lamentável falta de cultura e identificação desportiva - mais futebolística - que nos conduziu ao baixo ponto em que nos encontramos. Dito isto, também não me revejo num líder que não possui o mínimo de conhecimento sobre a essência fulcral do Sporting: o futebol, e que por todas as indicações está e pretende liderar como um pequeno "César" neste foro que lhe é alheio. O facto de existirem dúvidas quanto à competência. neste contexto, de tanto Inácio como Virgílio , nada contribui para o melhoramento das coisas, neste momento até provas em contrário.

Quanto ao escrever no jornal, mal ou bem, até porque o português não é a minha real primeira língua, sempre tentei abordar temáticas específicas e de fácil identificação para os sportinguistas no contexto do que mais preocupará da vida do seu clube e questões colaterais que o afectam. Não dou do género - como agora se verifica, e muito - de assumir a postura de cheerleader " com as palmadinhas nas costas, para efeito.

Bem, vou fica por aqui... por agora. Pretendo escrever algo sobre esta delicada temática. Só para finalizar, reparei na frase que usou., muito em voga estes dias, que o clube à base da sua origem, algo que sinto muita dificuldade em compreender, porque para mim a base somos todos nós. Indiferente de más gestões e de pessoas menos ou mais competentes, não consigo atribuir um voltar à base aquilo que nos depara neste momento, aliás, muito disso, até distancia do que eu considero ser a essência humana do Sporting.

Cumprimentos sinceros.
Sem imagem de perfil

De robsen92 a 23.05.2013 às 18:21

Caro Rui,

Deveria mesmo escrever sobre este assunto, pois é muito interessante.

Entendo o Sporting como uma unidade muito heterogénea. Temos pessoas muito diferentes, com diferentes valores, culturas e hábitos. No SCP existem facções, que só não estão mais unidas porque o clube não é ganhador.

Quando se perde, há o infeliz hábito de cada um tentar proclamar para si o porquê da derrota e qual a respectiva solução.

Daí que nos últimos anos surjam pessoas que defendem a SAD e os que não defendem; os que entendem que o clube deve ser gerido por pessoas distintas da sociedade civil e os que entendem que a gestão deve ser efectuada por pessoas de cariz mais popular; os que defendem estruturas unipessoais e os que defendem pessoas para o clube e para a SAD distintas; os que querem investidores, os que querem abrir a SAD, etc.

O culto da vitória ajuda a unir.

No entanto, o Sporting é diferente de todos os outros clubes, porque mesmo com maus anos desportivos consegue estar relativamente unido, com sócios e adeptos empolgados no futebol e restantes modalidades.

Também fico preocupado com Inácio claro. Até estou a gostar de Virgílio, apenas e somente porque trouxe discrição para o clube, algo raro em Alvalade.

E sim, o Presidente por vezes entusiasma-se demais.

Mas nem todos nascem Presidentes ou Gestores.

Concordo com algumas ideias suas e respeito as contrárias.

Continue com a boa escrita.

Os melhores cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.05.2013 às 19:10

Meu caro robsen92,

Os nossos pontos de vista apenas diferem em relação à apreciação sobre Bruno de Carvalho.

Vou tentar inspirar-me para escrever algo sobre esta temática.

O que poderá compreender - pelo menos espero que sim - é que pelos meus muitos anos no futebol e uma mentalidade de organização desportiva não muito comum em Portugal, a minha perspectiva, desde sempre, do Sporting, não se assenta em personagens nem ideologias, somente no contexto desportivo e o que é necessário fazer para ganhar, com regularidade. Houve sempre um problema com os clubes por onde passei: encontrar pessoas para dar continuidade ao percurso ganhador que deixei instalado. Cheguei a ter "discussões" em Alvalade com quem de direito sobre isto. Nós temos um velho ditado que diz que é possível conduzir o burro ao poço mas não o podemos obrigar a beber a água. Quem diz um burro pode dizer um cavalo. O simbolismo é o mesmo.

Passe bem e até à próxima.

Sem imagem de perfil

De haja luz a 23.05.2013 às 18:26

\" Eu nunca olhei para o nosso Sporting através de uma cortina de separação, eles e nós, e sim uma conjuntura de muitos com origens e valores diferentes, mas sempre com uma única causa em comum.\"

Isto diz tudo.
Só mudou desde que alguém quis TOMAR o poder.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 23.05.2013 às 18:33

\" reparei na frase que usou., muito em voga estes dias, que o clube à base da sua origem, algo que sinto muita dificuldade em compreender, porque para mim a base somos todos nós. Indiferente de más gestões e de pessoas menos ou mais competentes, não consigo atribuir um voltar à base aquilo que nos depara neste momento, aliás, muito disso, até distancia do que eu considero ser a essência humana do Sporting.\"

Sem mais, isto é mais uma para enganar os incautos.
Roben
Aprecio a forma educada, como trocou ideias com o Rui.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo