Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A grande dúvida

Rui Gomes, em 24.05.13

 

Segundo Pinto da Costa, as negociações com as transferências de João Moutinho e Jaime Rodriguez para o Mónaco ainda não estão concluídas, daí que ainda não conste qualquer comunicação oficial no site dos dois clubes nem por parte do FC Porto à CMVM. É de admitir que existe enorme curiosidade - e alguma ansiedade à mistura - em saber os pormenores do negócio, pela percentagem (25%) que o Sporting detém sobre a mais-valia da verba atribuída ao ex-médio sportinguista. Há muitos meses - quase desde que ele se transferiu para a Invicta - que insisto que João Moutinho nunca seria vendido sem ser em pacote e até acredito que não houve negócio com o Tottenham na época passada precisamente por isso. Como é evidente, a percentagem do Sporting poderá vir a ser significativamente reduzida se parte do que lhe compete for habilmente transferida para o outro jogador.

 

Dito isto, também existirão outras considerações que poderão complicar a computação dos números. Não posso garantir que a informação está actualizada, mas mediante o que me foi possível apurar, o FC Porto - em Outubro de 2010 - vendeu 37.5% do passe de Moutinho à Mamers B.V. por 4.125 milhões de euros e 35% do passe de James Rodriguez à Gol Football Luxembourg por 2.2550 milhões de euros, considerando, ainda, que pela transferência original do colombiano, o FC Porto só adquiriu 70% dos seus direitos económicos. Perante este complexo cenário, vai ser interessante analisar os números que serão comunicados oficialmente em um negócio que ficará condicionado à aceitação do Monaco na Liga francesa, algo que ainda está por confirmar.

 

Adenda: O que está a ser noticiado já a hora tardia - mas não confirmado - é que contrário aos desejos do FC Porto, o Monaco recusou declarar 25 milhões de euros por João Moutinho e 45 milhões por James Rodriguez, insistindo em 35 milhões por cada. Sendo verdade - e esperamos que seja - isto significa que o Sporting terá direito a 25% de 24 milhões, ou seja, 6 milhões de euros, a adicionar aos 11 milhões que recebeu pela venda original.

 

publicado às 01:21

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


30 comentários

Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 08:21

Dá para tirar uma ilação, quais eram os números que foram o ano passado falados? Não era á volta dos 35 milhões?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 10:46

O que constou foi 40 milhõis, que é o valor da cláusula de rescisão. Veremos que "engenhoca" vai ser anunciada.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 24.05.2013 às 10:56

No caso do Moutinho vão-se desculpar que a culpa é do Bettencourt, mas ao mesmo tempo querem uma "parceria" com o Porto por causa do Josué.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 11:06

O Josué pode ser bom jogador, não refuto essa apreciação, mas a ideia a parceria com o FC Porto não me agrada nada.

Outro periódico já vem a dizer que foram 45 milhões para James e 25 para Moutinho. Veremos a aldrabice que é montada.
Pacote ou não pacote, o FC Porto nunca venderia Moutinho por 25 milhões. Como alías não vendeu por mais ao Tottenham na época passada.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 24.05.2013 às 13:28

Caro Rui, podia ajudar o Bruno a encontrar investidores aí para os seus lados? Isto já parece um "filme" de comédia...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=823559
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 14:37

Por acaso encontro-me na cidade mas não tenho intenção alguma de me encontrar com ele.

Os meus melhores "lados" para esse fim seriam Hong Kong e China, no entanto, sei pelas tentativas que já foram lavadas a cabo o ano passado, que é causa e tempo perdidos.

O Sporting - e até Portugal - não são mercados atractivos. Tão simples como isso.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 08:42

\" Claro que não. Antes de ganhar as eleições mentiu conscientemente e agora apenas procura evitar ficar com má imagem por fazer o que disse que não faria. Eu não respeito políticos que fizeram a mesma coisa na política, porque é que havia de respeitar o Carvalho só porque é o actual presidente do Sporting?\"

Lion, completamente de acordo.
Ele teve mais votos, através das tácticas baixas, empregadas na política.
Para o mentor da seita, valia e vale tudo.
Ele politizou Sporting,por exemplo, como o Rui referiu,o Sporting foi divido em facções,
utilizando algo parecido com a táctica, do dividir para reinar.
Esta situação dos empregos, pode ser mais uma \"jogada\" política, com um objectivo.

Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 09:07

\" Este blogue vai lentamente tornar-se numa triste caricatura de um espaco que podia ser sério\"

Este blogue, é um blogue SÉRIO.
Aqui não falas para \"pseudo experts\", de football manager, pro evolution, e fifa.
Pensavas que chegava aqui e dizias, meia dúzia de palavras, e todos concordavam.
Não sei se te apercebeste, as pessoas que aqui geralmente comentam, são pessoas que estão minimamente informadas.
Algumas até são pessoas do meio.
Por isso, talvez te fizesse bem ires aprender o que significa humildade, que é o princípio da sabedoria
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 10:44

Caro Haja Luz, enganou-se no post com este comentáro. É o outro atrás. SL
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 16:41

Rui

É que já estava com 20 comentários, que parece que é o limite.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 16:45

Mais uma vergonha

25M? (vinte e cinco milhões de euros) relativos à transferência do jogador João Moutinho.\"
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 18:34

É uma vergonha,vou escrever um post sobre isto.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 17:07

Parece que a Fiorentina tem que nós pagar mais 1,5 milhões, o que perfaz um total de 4,6 o que me parece um grande negócio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 18:36

Agora penso que se está a referir ao Matias Fernandez. Mas este extra 1,5 milhões é condicionado a chegaram à fase de grupos da Champions ou da Liga Europa, que eu penso que a Fiorentina não conseguiu directamente, terá que ir a uma pré-eliminatória.
Sem imagem de perfil

De Francisco Dias a 24.05.2013 às 17:38

Mais uma vez, o Porco da Costa passou a perna ao Sporting. 25 milhões pelo Moutinho???? Haja descaramento, grande FDP, a roubar o sporting á fartazana.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 18:33

Caro Francisco,

Infelizmente já era de esperar, como eu já tinha aqui indicado.
Vou escrever um post sobre isto.

SL
Sem imagem de perfil

De Nuno a 24.05.2013 às 20:23

Roubar ? Porco da Costa? Tem respeitinho pelo melhor clube de Portugal, pelo melhor presidente do mundo, e pelos portistas queres o quê ?, que o Porto venda o Moutinho por 40 milhões e de mais dinheiro ao Sporting? Da maneira que o J. Moutinho saiu do Sporting não deixa margem para dúvidas que os Sportinguistas não gostam dele mesmo depois de ele dar tudo pelo Sporting, anos de amor e dedicação ao seu clube do coração e tratam-no assim quando ele sai para ter uma vida desportiva e financeira melhor do que a que tinha? Mas quem é que não fazia igual? Todos nós se podermos ir para um emprego melhor e receber mais e ter melhores condições para atingir o sucesso falo por mim que aceitava na hora, isso é falta de respeito para um jogador tão dedicado como o J. Moutinho, digo-vos ele saí do Porto mas fica no coração e ninguém o vai insultar e tratar mal por ele ir subir na vida, é por coisas destas que o Sporting não cresce antes pelo contrário é sempre a descer para meu descontentamento que simpatizo com o Sporting isso não quer dizer que goste de algumas atitudes e posições que o clube e adeptos transmitem, agora que não merecem nem um centimo a mais pelo João ai isso não merecem mesmo e recebem 3,5 milhões só para não haver chatices porque na época passada ele podia ter saído para o Tottenham por uns 35/40 milhões e não saíu se calhar para não dar lucro a quem tanto o tratou mal, são coisas da vida é o karma os melões que o digam, excelente negócio para o Porto apesar que perder o João vai deixar mossa esperemos para ver o jovem Tiago Rodrigues que tem qualidade tem. Saudações portistas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 20:32

Pois... e o sol nasce no Poente !
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 18:49

Rui

Eu acho que bastava terem acesso através da classificação, mas sem certeza.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 19:06

Eu já sei disto há algum tempo, e o que eu li é que depende do apuramento para a fase de grupos. Mas vou confirmar novamente.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 24.05.2013 às 20:06

Boas, nem sei como vim aqui parar sinceramente mas deparei-me com tamanha anedota que tenho mesmo que comentar, ora bem 1º tenho a dizer que os 10/15 Milhões que o Porto pagou pelo João Moutinho ao Sporting são mais que suficientes na minha opinião essa cláusula manhosa que o Sporting impôs vai, foi aliás bem contornada como de resto era previsível pela SAD e administradores do Porto, entra 70 Milhões de euros nos cofres do Porto mas aqui tenho que explicar uma coisa que o senhor que fez o post não se informou devidamente...

"Em julho de 2010, os dragões comunicavam que adquiriam os direitos desportivos de João Moutinho por 11 milhões de euros. Metade do passe de Nuno André Coelho foi ainda negociado com os leões, que ficaram com 25 por cento das maisvalias de uma transferência de Moutinho acima dos 11 milhões de euros."
"Porém, em outubro de 2010, o FC Porto comunicou a venda de 37,5 por cento do passe de Moutinho à empresa Mamers BV, por 4,125 milhões de euros."

"Entre esta comunicação e a seguinte, esses 37,5 por cento passaram da Mamers BV para a Soccer Invest Fund, por valores que não foram tornados públicos.
Ora, os dragões voltaram a adquirir esses 37,5 por cento em duas fases: uma primeira em que garantiram 22,5 por cento por 4 milhões e outra em que adquiriram os restantes 15,5 por 3,3 milhões de euros, esta última em janeiro, a primeira em agosto de 2011.
Ora, quer isto dizer que o FC Porto gastou 18,3 milhões na compra de Moutinho"
Quanto ao James o Porto detém 86% do passe sendo que os restantes 14 % estão na posse de uma empresa desportiva.
O Porto do bolo todo da transferência dos 2 jogadores recebe 70 milhões mais comissões por fora, dos 70 tem de pagar aos empresários a parte que lhes cabe e para os cofres do Porto entram cerca de 50 milhões liquidos.

Quanto ao Sporting tenho a dizer que se receberem 4 milhões já se devem dar por contentes como disse em cima acho que os quase 15 milhões já chega.

E quanto ao Josué esqueçam, 50 % do passe pertence ao Porto é um jogador da casa, da cidade, da minha cidade aliás e a passagem pelo paços de Ferreira foi uma aprendizagem e amadurecimento para agora voltar a casa e crescer ainda mais, um jovem talento com muito potencial.

Agora bom negócio na minha opinião era o Porto pagar 22,5 milhões pelo Rui Patrício, Tiago Llori e André Martins fazendo uma cláusula como o Sporting gosta de 7,5 milhões em 4/5 anos, ainda no negócio incluía-se os passes Rolando e Kléber, acho que seria um negócio de qualidade para as duas partes, o Sporting ganhava 30 milhões em pouco tempo e 2 jogadores que podem ajudar a equipa, o Porto ganhava 3 excelentes jogadores claro e esses 30 milhões pagos em poucos anos podem dar mais de 70 milhões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 20:19

Meu caro Nuno,

A anedota é relatada por si, num texto que dispensava ser tão longo para explicar o que já está aqui escrito.

Em primeiro lugar, deve-se informar melhor em questões de Direito, porque, entre outras considerações, o que o FC Porto fez ou deixou de fazer com a venda de percentagens dos direitos económicos do jogador não têm relação alguma judicial com o que foi negociado pela sua transferência do Sporting. O Sporting detém 25% da mais-valia de uma futura transferência, tão simples como isso. Se custou 10 ou 11 milhões ao FC Porto, a mais-valia é a verba entre estes e o preço da actual venda, que, segundo o comnicado à CMVM é 25 milhões. Tudo o resto que cita é adorno inconsequente e desnecessário.

Quanto ao Josué, a mim pessoalmente não me incomoda de uma forma ou outra. Já aqui escrevi que não tentaria a contratação.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 24.05.2013 às 21:00

Caro Rui Gomes

Devo dizer que antes de postar procurei informar-me aliás como tento fazer sempre antes de cagar postas de pescada...
Se o post é longo é devido aos excertos que tirei de uma notícia que explica as percentagens que estão e estiveram vinculadas aos jogadores em causa, mas se quiseres eu resumo e tu comparas com o teu post original e verás que as percentagens e valores estão incorrectos mas de forma simples digo que o Porto comprou o Moutinho por 11 milhões (+comissões, com a tal cláusula de 25% a partir de 11 milhões, + 50% do passe de Nuno André Coelho).

Agora os contornos da venda também são muito simples

- James Rodríguez - 45 milhões (sendo que pelo menos 15 pertencem ao negócio do Moutinho)
- João Moutinho - 25 milhões

Agora destes 70 milhões o Porto tem a pagar ao Sporting 3,5 milhões que na minha opinião já é muito, e cerca de 12,5 milhões a uma entidade desportiva que detém uma percentagem do passe do colombiano, além disso convém por a parte o dinheiro que foi gasto pelo porto até agora nos passes dos dois jogadores, aproximadamente 22,5 milhões, ou seja dos 70 - 15,5 - 22,5 = 32 milhões de euros.

70 milhões de valor de transferência
15,5 milhões de valor de cláusulas e percentagens de passes a pagar
22,5 milhões dinheiro gasto com os jogadores (este valor provavelmente acresce ao valor liquido total porque esse dinheiro veio dos cofres do clube)
32 milhões valor liquido que pode chegar a 50,5 milhões de lucro total, muitas contas para chegar ao valor de 20 milhoes perda e 50 de lucro , que fique bem explicado para não haver confusões, e se estão tristes por não receberem mais o Moutinho também deve estar pela forma que foi tratado pelos sportinguistas apenas por procurar melhorar a sua vida pessoal e financeira, as pessoas não se esquecem, saudações portistas
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 21:18

Caro Nuno,

Com o devido respeito, não venha relatar a história do Moutinho a sportinguistas, especialmente a mim, porque sei todos os contornos da suas circunstâncias e transferência para o FC Porto. O Sporting "SÓ" lhe providenciou a oportunidade de se fazer um excelente jogador de futebol. Mas, dito isto, nada tem a ver com o caso agora em debate nem a sua opinião ou de qualquer outro quanto aos valores.

A essência da questão é que a negociata poderá não estar ferida de legalidade mas ninguém acredita que ele tivesse sido vendido por 25 milhões, muito menos do que o Tottenham ofereceu no verão passado.

Além do mais, eu não estou nada "triste" nem surpreendido. Se fizer pesquisa no blogue e em outros espaços em que eu escrevo, já ando a prever este cenário há muito, mesmo muito tempo. Agora, não gosto que me atirem areia para os olhos, que é precisamente o que o FC Porto está a fazer com o Sporting. Ninguém obrigou o seu clube aceitar os termos do negócio em 2010. Aceitou e devia cumprir, na íntegra.

Reitero o que já escrevi, mesmo sem evidência concludente, eu faria uma exposição à UEFA/FIFA.

Cumprimentos.

P.S. Se ler o post, verificará que eu indiquei que não tinha a certeza absoluta quanto à exactidão dos números. Sendo isso, no entanto, um aspecto secundário no que ao SCP concerne.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 24.05.2013 às 21:19

Mas qual cláusula manhosa? Manhosa é a transferência do jogador, só possível porque o dono do Mónaco é um mafioso como o teu presidente. Só tem é mais dinheiro para gastar.

O Sporting vendeu o Moutinho ao Porto porque precisava de dinheiro no imediato. Sabendo que estava numa posição de fraqueza, e que o jogador se iria valorizar, exigiu essa cláusula para tentar obter no cômputo total da operação um valor consentâneo com o valor de mercado do jogador se não fosse vendido em baixa. Situação perfeitamente legítima, mas de duvidosa aplicabilidade, devido à outra parte ser o Porto.

Quanto ao Moutinho, não é de um bom profissional estar a conspirar com outros clubes nas costas do seu clube para o obrigar a sair, até porque nas condições e na altura em que o fez fragilizou muito o Sporting e beneficiou claramente o clube conspirador. Noutras conjuntura, nunca o Sporting anuiria essa operação e a fazê-lo o Porto não tinha dinheiro para o comprar.

E falando em karma, se o Porto vier a pagar por tudo o que fez, vai estar MUITOS anos sem ganhar NADA. Vamos a ver se vocês não vêm a pagar pela língua...
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 20:25

Aparece aqui cada \"artista\"
Falas, falas e não dizes nada.
A única coisa que se pode tirar do que dizes, é que achas que o valor de cerca de 15 milhões é o certo.
Uma coisa é o que tu achas, e outra coisa é o valor do jogador.
E o valor do jogador é de 40 milhões, e era sobre isso que devia incidir os 25%.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo