Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais uma negociata à Pinto da Costa

Rui Gomes, em 24.05.13

 

Mais uma enorme trapaça à Pinto da Costa, a venda ao Monaco de João Moutinho por 25 milhões de euros e de James Rodriguez por 45 milhões, de acordo com o que foi comunicado à CMVM pelo clube do Norte. O que isto significa é que o Sporting está a ser ludibriado de muitos milhões, recebendo apenas 3,5 milhões pelo seu 25% da mais-valia da transferência, quando poderia - e deveria - ter recebido 7,250 milhões se o jogador foi na realidade vendido pela valor da cláusula de rescisão - 40 milhões - ou, mesmo admitindo uma verba inferior - 35 milhões - segundo o que era mais expectável, 6 milhões de euros.  

 

Não é surpresa alguma e já aqui se sublinhou esta forte hipótese em outros escritos. Na realidade, João Moutinho foi teoricamente vendido por muitos menos do que o Tottenham ofereceu no verão de 2012, negócio esse que não foi aceite por Pinto da Costa precisamente pela inexistência de venda em pacote que permitisse a negociata que foi agora efectuada.

 

Desconheço os mecanismos que a UEFA e/ou a FIFA providenciam em matéria desta natureza mas, de qualquer modo, o Sporting deveria fazer queixa/exposição tanto do FC Porto como do clube de Monaco - óbvio cúmplice neste negócio. É totalmente inacreditável que o FC Porto vendesse o seu principal e mais importante activo por 15 milhões de euros abaixo da sua cláusula de rescisão. Este é um importante desafio para o novo presidente do Sporting e veremos como ele lida com os "big boys".

 

P.S. Em antecipação dos variados comentários, deixo desde já claro que não devemos aceitar o argumento de que "fez o FC Porto muito bem, que o Sporting fizesse o mesmo no seu lugar". É totalmente inaceitável, porque é o mesmo que dizer que os fins justificam todos e quaisquer meios. Para isto ser possível, o Monaco teve que concordar declarar a transferência com o jogador deliberadamente subvalorizado. Por falta de evidência, o processo não estará ferido de legalidade, consideração que não anula o que está à vista de todos. É a minha modesta opinião que o Sporting deveria fazer uma exposição à UEFA/FIFA, mesmo sem provas. No mínimo, para chamar a atenção a este tipo de negociatas.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 24.05.2013 às 19:36

Penso que não há nada a fazer. Tanto o vendedor como o comprador dizem que esse é o valor, portanto não há como provar que não seja, infelizmente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 19:40

Caro Mike,

Se o Monaco declarar a mesma coisa, será quase impossivel provar a trapaça. Mas, mesmo assim, eu apresentaria o caso à UEFA/FIFA só para chamar a atenção. Isto é uma autêntica aldrabice. Não cabe na cabeça ao menino Jesus, e não é o de Carnide.
Sem imagem de perfil

De António G. a 24.05.2013 às 19:55

Mas penso que temos dinheiro a receber também pelos direitos de formação: alguém sabe o valor?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 20:07

Caro António,

É verdade que temos, mas o montante não é comparável. Isto obedece a uma computação que eu agora não posso levar a cabo. Idade que chegou ao clube, anos de formação, etc..

A exemplo, quando o Cristiano Ronaldo foi para o Real Madrid, o Sporting ainda recebeu cerca de 2,5 milhões, salvo erro. Claro, a transferência dele foi por cerca de 100 milhões.

Assim que souber, publicarei a verba no blogue.
Sem imagem de perfil

De António G. a 24.05.2013 às 21:23

Pelas minhas contas o jogador(JM) fez toda a formação no Sporting logo temos direito a 5% do total da transferência(com Ronaldo eram 2,5%dado que saiu aos 18 A):1,25 ME.
Logo o total será de 4,75 ME,o que é um bom encaixe. Penso que as contas estão certas. Baseei-as neste documento:

http://www.carlezzo.com.br/pt/ler-publicacao.php?id=9

Mas concordo que o porto nos "passou a perna".Do ponto de vista legal realmente não vejo o que possamos fazer a não ser terminar os negócios com o porto .Não é um parceiro de confiança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 21:31

Caro António G,

Obrigado pela informação,já que não tive oportunidsde de fazer as contas.

Como eu sei que compreende, aliás, sublinha issi, o princípio da questão é o nosso reconhecimento que mais uma vez estamos a ser "levados" com manobras, minimamente finórias, para não evocar legalidades.

Subscrevo a sua opinião quanto a negócios com este clube. Precisamente por isto, já aqui escrevi que o Sporting não deveria perseguir a contratação de Josué, tendo o FCP 50% do seu passe.

Reitero, no entanto, que mesmo sem evidência, faria uma exposição aos organismos superiores e não me preocuparia com ferir as sensibilidades do Norte. Eles assim fazem.
Sem imagem de perfil

De sloct a 24.05.2013 às 20:21

Em termos formais concordo com uma exposição, e não com uma queixa à Fifa, em termos práticos vamos é ficar quietinhos porque não vamos conseguir provar o que quer que seja.

E, convenhamos, 25 milhões pelo Moutinho é muito mais do que aquilo que ele futebolisticamente vale.

Também temos jogadores com cláusulas de rescisão de 30 milhões, o que não quer dizer que apareça algum clube disposto a pagar essas cláusulas.

A economia do futebol (e do mundo ocidental) mudou, e dificilmente se vê um clube hoje a pagar cláusulas de rescisão, excepção feita aos clubes russos, obviamente por outras razões bem conhecidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 20:37

Caro Sloct,

Usei a palavra "queixa" mas a ideia é mesmo exposição, caso não hajam provas. Curiosamente, o site do Monaco anuncia a transferência mas nada sobre verbas.

O valor de Moutinho é muito relativo. Muitos pensarão que ele vale os 40 milhões ou até, salvo erro, os 35 que o Tottenham ofeeceu por ele e foi recusado.

Quem é o dono do Monaco se não um russo ? Ajuda a explicar.

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 24.05.2013 às 21:08

Aqui está um importante desafio para a direcçäo.

Do ponto de vista juridico será dificil fazer alguma coisa.

No entanto, é preciso uma recçäo com conteúdo, de forma acertiva.

Näo sei bem o quê, mas eles foram eleitos para esse efeito. Vamos ver o que acontece.

Abraço
Sem imagem de perfil

De haja luz a 24.05.2013 às 20:56

Não estou de acordo sloct, ele era \"meia\" equipa deles.
Vale 40 milhões á vontade, tanto não foi transferido o ano passado, precisamente por isso.
Mas na tua perspectiva ele não vale, e era o outro que valia 45 milhões!?
Sem imagem de perfil

De MM a 24.05.2013 às 21:17

Rui Gomes, divergindo alguma coisa da sua opinião, acho que as duas coisas são verdadeiras:

1- Não diria "acho que o FC Porto fez muito bem", mas já diria fez o que eu desejaria que o Sporting tivesse feito no seu lugar.

2 - O Sporting deveria fazer queixa/exposição à UEFA e/ou FIFA tanto do FC Porto como do clube de Mónaco, cúmplice no negócio.

Subscrevo ambas em simultâneo.
Forte abraço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.05.2013 às 21:21

Caro MM,

Estamos entendidos.

Grande abraço.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 24.05.2013 às 21:25

Já comentei mas o MM tem razão em parte, mas acrescento que a maneira como o João Moutinho foi tratado à saída do clube do seu coração faz com que eu concorde com a medida aliás ele não saiu no ano passado simplesmente para não dar dinheiro a ganhar ao Sporting e nós agradecemos ficámos com ele mais um ano mais 2 títulos, acho triste estarem a chorar o que o Porto fez, deviam olha para o que voces fizeram 1º ao jogador, o resto é conversa chama-se karma lá está dás-me um chuto dou-te 2
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 24.05.2013 às 21:52

Mas o que é que o Sporting fez ao jogador? O jogador mais bem pago do plantel, a par do Liedson, foi mal tratado em quê? Se era assobiado, outros também foram e não fizeram o que ele fez. E ele fez o que fez porque havia receptividade no Porto. O Sporting há mais de dez anos que não é competitivo no futebol, mas isso não é tratar mal os jogadores, nem lhes dá o direito de faltar ao respeito ao clube.

Vocês portistas agora estão com rei na barriga, porque o Benfica foi mais uma vez incompetente, senão estavam dois anos seguidos sem ganhar o campeonato e não havia 50 milhões de euros para ninguém. E se assim fosse nesta altura já estavam a dizer que o Pinto da Costa estava ultrapassado e a pedir a cabeça dele. Se fosse a vocês não falava muito, porque para o ano podem não ter tanta sorte. Toda a gente paga pela língua.
Sem imagem de perfil

De joao santos a 25.05.2013 às 05:07

Acho que anda aqui muita confusão, o Sporting recebe no total mais do dobro que o FCPorto, Sporting recebe praticamente 15Milhoes e FCPorto 7milhoes. É a nossa segunda melhor venda de sempre a seguir ao Nani e à frente do C.Ronaldo pois não temos de pagar comissões. Podiamos ter conseguido um pouco mais? talvez um pouco mais, mas lembro que direção quando o tentou vender ninguem o quis, só o FCPorto.
Em Portugal o João Moutinho é muito conhecido, mas lá fora só o Totenham do Villas Boas o queria, enquanto o James Rodriguez tinha o Man Utd, Barcelona e Bayern atrás dele, para além de Moutinho ter 26 anos e James 21...

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/fc-porto-sporting-joao-moutinho-lucro-transferencia-monaco/1453195-1304.html
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.05.2013 às 06:07

Caro João Santos,

Além do que indica, foi a maior transferência doméstica de sempre. Já o era antes destes 3,5 milhões. Dito isto, consta que o Sporting tinha recebido uma oferta de 15 milhões que recusou. Acho que foi de um clube inglês, não me recordo agora do nome.

Não há confusão, apenas a grande suspeita que o negócio com o Monaco não foi como o FC Porto o comunicou à CMVM e que o Sporting poderia/deveria receber mais. O Tottenham ofereceu 30 milhões por ele e o FC Porto recusou, por ser pouco e agora 25 milhões já não foi considerado pouco.

Por fim, o João Moutinho é um valos desportivo garantido que ainda terá 6 ou 7 anos de carreira à frente, enquanto que o James Rodriguez, por muito potencial que apresente, ainda não está ao mesmo nível.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 25.05.2013 às 08:16

João

\" Em Portugal o João Moutinho é muito conhecido, mas lá fora só o Totenham do Villas Boas o queria, enquanto o James Rodriguez tinha o Man Utd, Barcelona e Bayern\"

Só o Tottenham o queria, mas vai para o Mónaco?!e o outro tinha as maiores potências do futebol mundial, e vai para este clube?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo