Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Onde reside a verdade ?

Rui Gomes, em 02.06.13

Acabei de fazer algo que raramente faço, e que tão cedo não repetirei, que foi visitar um blogue sportinguista que, muito indica, tem acesso directo à actual liderança do Sporting e serve como um mecanismo seu para propagar todas as desinformações e até falsidades à conveniência dos seus objectivos. Como não podia deixar de ser, a temática em discussão no espaço em questão - com as mentes inflamadas por um escrito elaborado precisamente nesse sentido - é a incrédula aceitação do que o jornal Record publicou hoje sobre a disposição contratual de Labyad, sem sequer uma única dúvida a ser suscitada quanto à veracidade da informação disponibilizada.

 

Reitero o que já escrevi num post prévio: até serem apresentadas provas irrefutáveis, não acredito de modo algum que exista uma cláusula no contrato do jogador que permita um aumento salarial de 900 mil euros para 2 milhões, com a distinta inferência de que este muito substancial aumento nem o coloca sequer como o jogador mais bem pago do Sporting, mas sim, como "um dos mais bem pagos". Aceitando esta fantasia noticiosa, poderemos então concluir que existem jogadores na equipa principal a usufruir de salários entre os 2 e 3 milhões, ou até mais. O mero conceito é ridículo e ser aceite por sportinguistas, sem a menor reflexão, é ainda pior. Associando isto à outra inverdade do presidente, alegando que os jogadores do Sporting são mais bem pagos dos que os do Benfica e os do FC Porto - apesar do relatório enviado à CMVM claramente refutar esta disposição - permite tirar ilações sobre a qualidade da informação divulgada e da credibilidade das pessoas que a divulgam.

 

Muito por este tipo de acções, há longo que perdi o respeito por Bruno de Carvalho e, por inerência, a confiança na honestidade da sua liderança, já para não evocar competência.  O presidente do Sporting - qualquer presidente - deve abandonar as estratégias finórias de campanha eleitoral que o conduziram à "cadeira" do poder e ser totalmente honesto e esclarecido perante todos, não apenas os que o elegeram, mas todos os sportinguistas que, de uma forma ou outra, constituam o universo verde e branco. Isto, se pretende reinar uma "nação" unida, caso contrário a divisão será cada vez mais acentuada, com o Sporting a sofrer as consequências. Discursar sob o aconselhamento de técnicos de informação, para se tornar mais apetecível no momento, servirá para convencer alguns mas, eventualmente, distanciará a vasta maioria. 

 

Na minha vida profissional em tempos de outrora, e na sensível esfera de actividade em que então operava, seguíamos um "modus operandi" muito simples e efectivo: a partir do momento que a primeira inverdade era detectada, o perpetrador perdia toda a credibilidade e a recuperação da mesma, se jamais, requeria um comportamento com um grau de cumprimento excepcionalmente convincente, ao limite. Ainda hoje, na minha vida particular, respeito e sigo este modelo de interacção que tão bem me serviu profissionalmente.

  

publicado às 16:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


9 comentários

Sem imagem de perfil

De AM a 02.06.2013 às 18:05

Parece óbvio que a notícia do Record é falsa. Resta saber qual é a fonte. Se é de dentro do Sporting,estão a mentir descaradamente. Mas este jornal não é exactamente de confiança no que nos diz respeito. Não acredito que esta notícia

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=825106

sobre Schaars, que também saiu hoje, seja verdadeira.
É um jogador com mercado e não acredito que aceite a renovação com baixa de salário. Mas as notícias parecem apontar todas na mesma direcção: cortes,cortes e mais cortes.
BdC,aparentemente, avançou para a candidatura sem os necessários apoios financeiros.
Se se confirmar enganou todos,até os dele.
Mas espero,pelo Sporting, estar totalmente enganado.
Estranho também não estar ainda marcada a data da AG para discutir a proposta de reestruturação financeira.
A ver vamos,como diria o cego.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.06.2013 às 18:40

Caro Am,

É por de mais evidente que a notícia do record não é de acreditar, mas já há algum tempo que se nota um outro tipo de desinformação, que não apenas conjecturas sobre a entrada ou saída de um qualquer jogador. Depois, também se verifica certos espaços da "linha" a propagar a mesma informação. Deixa a nítida sensação de estratégia premeditada, pelo menos, é essa a minha leitura.

BdC não tem e não tinha apoios. Tudo aponta para cortes de toda a natureza, nomeadamente jogadores, desde que haja interesse no mercado.

A AG, que era suposta ter sido realizada no fim de Maio, será em data ainda não anunciada em Junho, segundo o PMAG. Pela indefinição de tanta coisa, adiam o mais possível.

Pela falta de informação concreta, continuamos na expectativa.

Ainda não li esse sobre o Schaars, mas acredito que também esteja na lista dos transferíveis.

SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 02.06.2013 às 18:46

A esperteza saloia tem uma eficácia muito limitada. Mais cedo ou mais tarde os sócios fartam-se do estilo, se não houver resultados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 02.06.2013 às 18:57

Claro, mas só com o passar do tempo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 03.06.2013 às 07:17

A ser verdade que o salário de Stijn Schaars ronda os €0,65 por ano, então é um salário médio para aquilo que paga o Sporting.

Creio que Xandão não ganharia muito mais, já Miguel Lopes por vir do FC Porto, é capaz de ganhar mais, talvez tanto como Rui Patrício. Li rumores que falam em salários bem elevados para jovens como Carrillo, Diego Rubio ou mesmo Arias, mas como não há informação pública sobre salários anuais, o mais que podemos fazer é especular.

Com base na capa de hoje de A Bola e com base no "modus operandi" de BdC noutras ocasiões, aquando do anúncio dos seus "treinadores", parece-me que estas revelações sobre os salários anuais de certos jogadores leoninos são propositadas e com o objectivo de colocar pressão nos representantes dos jogadores.

A estratégia parece ser mais ou menos esta, arranjem colocação para os vossos representados e desamparem-nos a loja, que o tempo dos "desperdícios" em Alvalade já acabou. Se a isto juntarmos todos ou quase todos os jogadores que o Sporting detém menos de metade do passe, e vamos ter um defeso bem animado lá para os lados da porta 10-A.

Aos anos que andamos nisto, a mudar de treinadores, de jogadores, sem um mínimo de estabilidade... depois admiram-se que por cá não apareçam nenhuns Klopps...


Já deu para entender à muito que BdC quer limpar o legado que Godinho Lopes lhe deixou, o primeiro passo foi o "despedimento colectivo" de quase todos os "apoiantes remunerados", agora parece que quer ir mais fundo, e aliviar de sobremaneira a folha salarial anual do Sporting Clube de Portugal.


Num ambiente competitivo inquinado e nada leal como é o caso daquele em se vive o futebol nacional, ou muito me engano ou vamos ter mais do mesmo no início de 2011/2012, com os MIB a torpedearem forte e feio a nau leonina em favor dos outros rivais... Já vimos este filme tantas vezes...


Tywin Lannister
"Hear Me Roar!"
Sem imagem de perfil

De BetaMax a 03.06.2013 às 12:27

"Aceitando esta fantasia noticiosa, poderemos então concluir que existem jogadores na equipa principal a usufruir de salários entre os 2 e 3 milhões, ou até mais."

Só lá vai pelas notícias quem quer. Consultando os relatórios e contas da SAD, que são documentos oficiais e estão disponíveis no site do clube, chegamos à conclusão, através de uma espreitadela à rubrica custos com pessoal, que é muito provável haver jogadores a ganhar cerca de 1,5 ou 2 milhões por ano.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.06.2013 às 13:36

É muito provável ou é certo ? Se o RC é assim então explícito, deve poder ser exacto. E quando se fala de "pessoal", faz distinção entre jogadores, treinadores, directores e outros funcionários ?

Eu escrevi o post precisamente por não acreditar no que foi noticiado. e continuo a não acreditar. 1,5 milhões é plausível, mais de 2 milhões difícil de acreditar, salvo ver comprovativos fiáveis.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 03.06.2013 às 20:47

Parecem-me exagerados esses números.
Contudo há uma coisa, que importa ter presente, o plantel era recheado de internacionais de qualidade, e alguns vieram dados, a custo zero,ou sem prémio de assinatura, por isso é normal que alguns salários sejam mais elevados, ou subam, consoante determinados objectivos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 03.06.2013 às 21:04

Os números, na minha óptica, são irrealistas, no entanto concordo com a análise que poderá existir um acréscimo em alguns salários para compensar o jogador ter chegado a custo zero, como são os casos de Onyewu, Boulahrouz, salvo erro, entre mais dois ou três. E, sim, também há prémio por objectivos. Contudo, continuo a acreditar que isto não passa de desinformação que, na praça pública, é difícil de confirmar ou refutar, porque a informação não é publicada. O RC adianta custos com "pessoal" mas, que eu saiba, não especifica individualmente.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo