Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reestruturação e Fusão SAD-SPM

Rui Gomes, em 08.06.13

 

O Sporting prepara-se para fundir a SPM, na SAD. Lendo o Projecto de Fusão, e passando por cima de alguma tecnicidade, do processo, as consequências mais relevantes que daí advirão, serão as seguintes:

 

- A nova SAD passará a ter controlo do direito de superfície do Estádio e do Complexo Desportivo de Alvalade, até 2063, assim afastando o SCP (Clube) do controlo desse património. Este movimento representa um investimento de 73 milhões de euros do Clube na SAD.

 

- Na nova SAD deverão entrar "até 38 milhões de euros", supõe-se que a curto prazo, de investidores não relacionados, ou seja, outros que não o Sporting. Não há qualquer especificação de quem serão, qual o tipo de entradas que farão (dinheiro ? perdão de dívidas ?). O valor escolhido ("até 38 milhões de euros") percebe-se mais adiante.

 

- Afirma-se que o valor do mercado da SAD, numa óptica de reestruturação, antes da ocorrência da fusão, é de 39 milhões de euros. Ora esse é o valor do Capital Social. Para que voltemos a "valer" esse valor, teremos de ter resultados tais, ao longo dos próximos anos, que numa perspectiva de capitais libertos condicionados, resulte em 39 milhões de euros positivos, em lugar dos actuais (no final deste exercício) cerca de 125 milhões de euros negativos.

 

Entende-se agora porque é que define como limite para entrada de novos investidores os tais 38 milhões de euros. E que valendo a "SAD reestruturada" 39 milhões de euros, com a entrada por outros de apenas 38 milhões de euros, cumpre-se a promessa da Direcção de manter a maioria do capital da SAD.

 

O que não se percebe é como é que o "processo de reestruturação# colocará a SAD, num horizonte de razoável previsibilidade, os tais 39 milhões de euros, ainda para mais quando existem ainda VMOCS de cerca de 48 milhões de euros que terão de ser reembolsados. São pois 125+48+39= 212 milhões de euros de Meios Libertos (descontados) que teremos de acumular ao longo dos próximos anos. Sinceramente, mesmo não sabendo o prazo assumido na projecção da reestruturação financeira, posso desde já afirmar que isto faz pouco sentido.

 

Dando um exemplo muito básico, apenas para efeitos de explicação, e considerando que as Amortizações serão baixas (7 milhões), dado que a SAD quase não conseguirá fazer investimentos (compra de jogadores), só Resultados positivos na ordem dos 15 milhões por ano, consecutivamente atingidos ao longo de 20 anos, se traduziriam no valor final anunciado !

 

Em conclusão, no Excel tudo parece muito, mas mesmo muito nebuloso... Mas mesmo sem termos ainda explicações sobre a reestruturação negociada, há duas claras conclusões que podemos tirar já tirar daqui:

 

- o esforço que será exigido ao Sporting, encontra-se a um nível tal que comprometerá totalmente as próximas épocas desportivas. A prioridade terá de ser sempre vender, para realizar as mais-valias, pois manter implicaria custos salariais incomportáveis para os elevadíssimos níveis de rentabilidade exigidos.

 

- a Direcção conta com "até 38 milhões de euros" de investidores, para ficarem com quase 50 por cento da SAD. Apesar de ser um valor bastante mais baixo do que o ventilado pela Direcção anterior para entrada no Capital, não deixa de ser alguma coisa. O presidente Bruno de Carvalho afirmou tê-los "prontos para avançar". Aguardemos então.

 

* Texto da autoria de Desert Lion.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:39

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


4 comentários

Sem imagem de perfil

De J. Gomes a 08.06.2013 às 15:07

Caro Desert Lion

Seria possivel explicar melhor algumas coisas?Para quem nada entende deste assunto é dificil perceber certas partes como esta


"Afirma-se que o valor do mercado da SAD, numa óptica de reestruturação, antes da ocorrência da fusão, é de 39 milhões de euros. Ora esse é o valor do Capital Social. Para que voltemos a "valer" esse valor, teremos de ter resultados tais, ao longo dos próximos anos, que numa perspectiva de capitais libertos condicionados, resulte em 39 milhões de euros positivos

O que são "capitais libertos condicionados" e também não percebi a questão da desvalorização do capital social,tem a valor com a desvalorização na bolsa?
Seria possível explicar?

Agradecido e SL
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 08.06.2013 às 20:20

Caro Linheart, sao completament naturais e muito inteligentes as suas perguntas, ainda que de um leigo.
O calculo do valor de uma empresa no presente, pode ser feito pela estimativa do que sera a margem que essa empresa obtera nos periodos futuros, descontada de uma estimativa do custo implicito de capital para realizacao do investimento.
Os "capitais libertos condicionados" sao pois uma gralha. Refiro-me a Capitais Liberto DESCONTADOS. Genericamente, os Capitais Libertos (ou Meios Libertos) nao sao mais do que a margem libertada pela empresa nas suas operacoes anuais. Sao, afinal, os proveitos gerados menos os custos incorridos (excepto custos de investimento). Diz-se que sao DESCONTADOS, porque os vamos dividir pelo valor da taxa de desconto, para assim obtermos o valor presente desses ganhos.

A valorizacao em Bolsa mais nao e do que a previsao do valor presente, o qual, conforme acima explicado, depende da estimativa que se faca do que serao os ganhos futuros da empresa. No entanto, nesta altura, tal nao e relevante de todo, uma vez que o valor das accoes do Sporting, se exceptuarmos valor emocional, e zero. Ninguem acredita que o Sporting venha a ter valo positivo num futuro proximo, pelo que nao tendo nenhuma expectativa de rendimento, o titulo nao vale absolutamente nada.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 08.06.2013 às 18:14

Este processo de reestruturação financeira já tinha sido aprovado pelos sócios em AG no consulado de Godinho Lopes, faltava na altura o acordo com a banca. Agora só falta a confirmação oficial da próxima AG para que tudo seja devidamente explicado aos sócios:

«Reestruturação a votos

A assembleia geral em que os sócios do Sporting vão ser convidados a analisar a reestruturação financeira acordada com a banca já tem data marcada.Vai decorrer no próximo dia 21, no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures. A hora da reunião magna não foi divulgada, mas tudo aponta para que a primeira chamada seja realizada pelas 20 horas.

Entre os diversos aspetos relacionados com a reestruturação financeira, especial destaque para duas operações que Bruno de Carvalho se encarregará de explicar ao pormenor: a fusão da Sporting Património e Marketing com a SAD e o futuro aumento do capital da sociedade que gere os destinos do futebol dos leões.

A documentação necessária para que os associados sejam completamente esclarecidos deverá estar disponível já na próxima semana, revela Jaime Marta Soares, presidente da mesa da AG, que justifica os sucessivos adiamentos com uma promessa feita por si: “Não haverá nenhuma AG sem que os sócios estejam devidamente identificados e elucidados sobre o que vai ser discutido.”»


Na prática, o clube fica sem património de monta, descapitalizado quase ao máximo, a SAD suga toda a riqueza que o clube tinha e vamos ver se não ficará por aqui.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 08.06.2013 às 20:29

Sem duvidas, Tywin Lannister, o Clube vai ficar completamente depauperaado, mas esse processo de empobrecimento patrimonial tem sido continuo, e ja se iniciou ha muito tempo.
De acordo com os documentos disponibilizados assim devem ser colocadas as questoes respectivas. Confesso que estou muito curioso para saber quem sao os investidores (se os ha mesmo?!?) e qual o tipo de obrigacoes a que nos sujeitamos no processo negocial com os credores. A avaliar pelo Projecto de Fusao, deverao ser condicoes absolutamente draconianas e que terao de vigorar por muito longo prazo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo