Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

«O problema é que as mensagens passadas são as erradas. Pega-se nesta questão (comissões), como em tantas outras, para apontar dedos em exercícios de permanente comparação, diabolização, mas pior: constantemente lembrar males passados para eventualmente justificar defeitos presentes. Há umas semanas na entrevista aos 3 jornais foi dita nesta matéria (empresários), em abstracto, muita coisa acertada. Uma das mais acertadas: incompreensão pela "obrigatoriedade" em pagar-se comissões por todo e qualquer acto. A metáfora das laranjas é para esse efeito perfeita: se estamos a comprar jogadores temos de pagar comissões a que propósito ? Ou na renovação de contratos ? Comissões pagam-se quando se está a vender, não quando estamos a comprar. Isto é bom senso e qualquer pessoa deverá perceber. Se são "regras do jogo" pois são as regras erradas que não deveriam ser tidas como "normais". Agora pegar nisto para na praça pública (?) diabolizar empresários quando queiramos ou não, temos forçosamente de negociar com eles, é contraproducente e só serve um propósito: gestão de imagem. De que forma a diabolização de Pini Zahavi aproxima o Sporting da renovação com Tiago Ilori ?

Quando são as mensagens erradas atrás de mensagens erradas e passamos os dias nisto, a novela torna-se de facto enjoativa. As eleições já lá vão e cabe a quem lá está resolver problemas, fazer melhor que os anteriores. Não é preciso tanto falatório.»

 

Manuel Humberto - "Sporting Autêntico"

 

Comentário: Uma breve consideração minha que era para escrever no acima referido blogue - Sporting Autêntico - mas que deixo aqui. Em primeiro lugar, devo esclarecer, mais uma vez, para não haver mal entendidos, que na minha óptica o debate público desta temática só serve para deflectir atenções dos problemas do presente, já que não detecto qualquer outro efeito prático. A questão de comissões, empresários, intermediários e afins, é um problema transversal ao todo do futebol e não apenas ao Sporting. Colocar o clube no centro desta complexa contenda é injusto e, pior ainda, errado. A indústria futebol opera sob condições e regras que a razão - e muito público - desconhece, em que comissões são pagas tanto na compra como na venda de activos, renovações de contratos, empréstimos e em quase toda a actividade que envolva intermediários. A razão de ser deste estado das coisas é um debate pertinente mas que está fora do controlo do Sporting, como uma unidade singular, já que tem de ser resolvido pelo todo sob a liderança das entidades que superintendem a modalidade a nível mundial. 

Um dos motivos que clubes pagam comissões pelas compra de activos, é que frequentemente empresários são mandatados pelos próprios para percorrer o mercado e encontrar o tipo de jogador que o clube pretende, averiguar as suas características, condições, contactar clubes que são proprietários dos seus direitos económicos,etc.. Dando-se a eventualidade de negócio, entra em cena o empresário do jogador, que não é necessariamente o mesmo a quem o clube mandatou a incumbência de o descobrir. 

O outro assunto que merece comentário relaciona-se com a circunstância de Pini Zahavi em relação ao Sporting, como a de Jorge Mendes em relação a outros clubes. É evidente que não é uma situação salutar, pelo ponto de vista do clube, ter um empresário a representar um grande número dos seus jogadores, nomeadamente os formados. Isto é perfeitamente compreensível, mas o que parece que passa despercebido neste debate incendiário em voga, é que este cenário está totalmente fora do controlo do Sporting, ou de qualquer outro clube, já que o jogador é livre de escolher quem o representa e não é o Sporting que o pode privar, moral e legalmente, desse seu direito. Por conseguinte, tem de lidar com esse empresário, quer queira quer não, seja quem ele for, se pretende comprar, vender ou renovar com o jogador. Tão simples como isto !

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:59

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 11.06.2013 às 17:21

Continuamos à espera que se passe da conversa para encher "chouriços", que se faça a auditoria de gestão para concretizar as acusações sobre comissões, gestão danosa, etc, até para bem do clube, de modo a ser ressarcido, se for caso disso. Mas até ao momento só se vê gente a cuspir para o ar. São só "burros" a olhar para o "palácio" que é o futebol profissional, caro Rui. Alardeiam que descobriram a "pólvora" depois da "guerra", para desviar as atenções da sua incapacidade, mas já se nota à légua que isto é "areia" a mais para a "camioneta" deles, e o Sporting é que paga...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2013 às 17:29

Não tenho conhecimento de causa, para creio que a auditoria de gestão nunca será realizada, até porque depois deixará se ser a ameaça constante que é agora.

Ainda hoje em conversa com um amigo, vai sobre a mesa o facto de estarmos a 20 dias da pré-época começar e nada de concreto consta com tantos dossiers por resolver, quanto a jogadores.

Agora, acho piada àqueles que recusam ver e aceitar que algumas destas recém-notícias foram deliberadamente colocadas para deflectir atenções.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 11.06.2013 às 18:10

O que está a acontecer não é inédito. O Manuel José não chegou a ir para um estágio de pré-época com seis jogadores? Nessa altura o clube também estava de rastos. Não digo que se chegue a tanto com estes, mas vê-se logo se há capacidade, ou não.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2013 às 18:23

Nunca é saudável começar uma qualquer pré-época com tantas indefinições, especialmente com tantos jogadores jovens e com um novo treinador sob uma nova estrutura. Além disto, temos de considerar ainda os cinco que, em princípio, fazem parte dos planos e vão estar nas selecções.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 11.06.2013 às 18:59

Foi hoje notícia que vai ser oficializada esta semana a nova estrutura da formação. Bento Valente substitui Jean Paul como coordenador técnico, Aurélio Pereira acumula o gabinete de recrutamento profissional com o da formação, sendo a estrutura liderada pelo Virgílio, que reportará directamente ao Carvalho. O Abel passa a treinar a equipa B, tendo como adjunto o Barão. O Dominguez e o Pedrosa saem. A única coisa que à partida parece ser positiva é a saída destes dois e a ida do Abel para treinar a equipa B. Mas também se diz que o Cadete, o Fernando Mendes, o Mário Jorge e o Carlos Xavier estão à espera de uma chamada de quem eles apoiaram. Não havia mais falhados para se juntarem ao "projecto", pelos vistos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2013 às 19:31

A única dúvida neste cenário recai sobre a colocação de Barão. O resto já era sabido ou esperado. Quanto aos "pagamentos" pelo apoio no acto eleitoral, teremos de esperar para ver.

Não tenho nada contra o Virgílio, mas continua a iludir-me a sua competência para o cargo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2013 às 19:50

Onde foi isso noticiado ?
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 11.06.2013 às 20:02

No DN.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.06.2013 às 20:07

Obrigado.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 11.06.2013 às 18:53

Não é porque agora a criançada vem com ficções, que temos que ir atrás das loucuras deles!
Onde não há comissões é no football manager.
Penso que eu e o Rui já explicamos minimamente como funciona o mundo do futebol, e isto é normal. Ponto.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 11.06.2013 às 20:23

Para concluir o tema do post,
repito as palavras do lion

\" Continuamos à espera que se passe da conversa para encher \"chouriços\"\"

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo