Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Arquivo do Passado (25)

Rui Gomes, em 15.06.13

 

Peniche de Toronto - Campeão 1984 - Liga Luso-Canadiana de Futebol

 

À excepção do jamaicano Leslie Thompson - ao meu lado na fila de topo - todos jogadores portugueses que jogaram em vários escalões em Portugal, desde a I Divisão à Terceira. Será surpresa para o leitor saber que se encontra um que foi campeão pelo Sporting.

 

João Moniz - o primeiro à esquerda da fila de baixo - iniciou a sua formação no Sport Clube Lusitânia dos Açores, foi para o Sporting como júnior em 1970 e começou a ser chamado à primeira equipa em 1971/72. Embora nunca se tenha afirmado totalmente na equipa principal, manteve-se até 1974, o suficiente para conquistar a Taça de Portugal na época de 1972/73 e o Campeonato Nacional em 1973/74. Mudou-se posteriormente para o Atlético e depois para o estrangeiro. Acabaria por fazer parte da melhor equipa luso-canadiana de todos os tempos (profissional) e uma das melhores de sempre - First Portuguese Canadian Club da Liga Nacional de Futebol (NSL) - onde, entre outros, alinharam Marinho (Sporting) e Tito (V. de Guimarães) - que em 1979 derrotou o bicampeão FC Porto, por 3-0. Publicarei a foto desta equipa numa outra ocasião.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:14

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De MM a 15.06.2013 às 07:15

Não fazia ideia que existia uma liga Luso-Canadiana de futebol. Rui Gomes, ainda existe? Se sim, quantos clubes competem? E já agora, por curiosidade, qual era o papel do Rui na estrutura?

Um abraço enorme. Fenomenal fotografia e delicioso o pormenor do jogador que venceu a taça de Portugal e um campeonato pelo Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.06.2013 às 09:54

Caro MM,

Infelizmente, essa Liga já não existe, após muitos anos de função. Tornou-se muito despendioso para os clubes manter equipas competitivas ao mais alto nível amador no país, onde, apesar do estatuto, muitos jogadores eram remunerados. Chegou a ter 20 clubes e eu fui múltiplo campeão, e não só, por três. No ano da foto - 1984 - eu era o presidente do Peniche de Toronto e por força das circunstâncias fui obrigado a assumir a liderança do futebol. Não tinha posição na LIga. Dois anos mais tarde fui vice-presidente da NSL, então a única liga profissional do continente norte americano. Hoje chama-se NASL e é a segunda divisão da MLS.
Aquele outro clube - conhecido apenas por FIRST - onde jogaram Marinho, Tito, Matateu, Bento, Jacinto João, Testas, Bolota e muitos outros vindos de Portugal expressamente para o efeito, era totalmente profissional. Cheguei a ser o director-técnico desse clube e organizei e liderei várias digressões a Portugal que incluiram jogos com os grandes. A sua equipa de 1979 competiria, então, na I Liga portuguesa sem problemas. Por isso demos 3-0 ao bicampeão FC Porto de António Oliveira, Fernando Gomes e companhia.
O Peniche mantem o seu futebol e a equipa principal joga na Liga elite da Província. Opera uma Academia em associação com o Belenenses, do qual é filial.
Em 1988 fiz história quando liderei o SC Braga de Toronto - conhecido por Arsenal do MInho - fomos campeões da Liga, e o primeiro clube luso-canadiana a vencer a prestigiosa Taça do Ontário, Taça Interprovincial e na final do Canadá ficámos em 3.º lugar, após uma única derrota em três jogos. Só 20 anos mais tarde apareceu outro clube luso-canadiano da cidade de London a repetir o feito.
Relatarei mais com a publicação de outras fotos.
Sem imagem de perfil

De MM a 15.06.2013 às 12:40

Caro Rui Gomes,
Muito bom. Há muito futebol Português fora de Portugal, em locais tão longínquos como o Canadá. Que tivesse existido em tempos uma liga Luso-Canadiana - emblemas suficientes para compô-la ou assim ser chamada, é fenomenal. No sentido inverso, além de Alex que jogou durante algumas épocas no Marítimo e nesse período teve uma posição de muito destaque (chegou a lutar pela 1ª posição na lista dos melhores marcadores em Portugal, infelizmente não recordo se alguma vez conseguiu), dizia, além de Alex, não lembro nenhum outro futebolista Canadiano jogar em Portugal.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.06.2013 às 15:12

Caro MM,

O futebol aqui estava, em alguns aspectos, mais evoluido há 20 anos atrás do que está hoje. O retrocesso deve-se à ausência de voluntarismo para liderar - como o meu caso - e as condições financeiras para os clubes. As equipas ao mais alto nível competitivo - mesmo com o estatuto de amadoras ou não-profissionais - requerem um orçamento muito substancial para edificar estruturas de base e levar a cabo uma época.

Quanto a jogadores luso-canadianos em Portugal, têm havido diversos, o mais recente e bem conhecido, o Steven Vitória. Mas encontram-se mais na II Liga e Segunda B.

Ao longo dos anos recrutei muitos jogadores em Portugal e também vendi alguns no sentido inverso.

Nesta foto tem um - grande lateral esquerdo - que fui buscar ao Nacional da Madeira, outro, o Baptista, que encontrei no Trofense, outro no Juventude de Évora, o capitão, Norberto Dias, que foi internacional de juniores, outros dois, um dos guarda-redes e o médio Tony Filipe, que fui buscar a colégios americanos onde se encontravam com bolsas de desporto.

Agora, eu tinha uma equipa que andava sempre comigo, três/quatro directores e dois treinadores, um deles que está na foto. Um dos segredos do sucesso atingido, já que uma equipa minha não ser campeã era uma excepção à regra. Eu era olhado e temido como o Pinto da Costa, mas sem a "fruta". Primeiro, através de organização e conquistas estabeleci uma certa reputação, depois aprendi que a percepção de poder é tão ou mais importante que o poder em si. A minha presença e circunstância em qualquer cenário era temido precisamente por isso. Não havia jogador algum que não sonhasse em jogar numa equipa minha, pelas condições, organização, competitividade e alguns previlégios que eu lhes proporcionava.

Não segui uma carreira profissional por opção própria e pelo timing em que as oportunidades surgiram. Fui convidado para ser director-técnico de diversas selecções canadianas, salariado e a tempo inteiro, mas incomparável com a minha vida profissional e empresarial. Mesmo assim, sacrifiquei muito e despendi muitos milhares de dólares para andar envolvido no futebol. As oportunidades que surgiram em Portugal não me agradaram e aquela a que estava receptivo - mesmo com sacríficio - que era o Sporting, eu e o Cintra não chegámos a um acordo.

A equipa na foto foi a melhor equipa do Peniche. A melhor de todas foi a do FIRST de 1979, e mais uma ou duas, no ano em que Jacinto João jogou para nós, também tínhamos uma boa equipa. O FIRST inaugurou-se no futebol profissional em 1969 na NSL e fomos logo campeões. A grande estrela da equipa: Matateu, mesmo em fim de carreira. Tínhamos também o Juvenal e o José Maria que vieram do SC Braga, nesse ano.

Enfim, com a publicação de mais alguns fotos vou contando mais algumas histórias, por exemplo, quando o Sporting nos derrotou por 1-0, com um golo tardio de Artur de livre directo.

Na noite que jogávamos com Os Belenenses, com o Carlos Lopes a correr a maratona em Los Angeles à mesma hora e quando ele atravessou a meta e o feito foi anunciado no estádio, o árbitro parou o jogo e todos aplaudiram a conquista histórica. Duas ou três semanas mais tarde, passei uns dias com ele, em particular.

Sem imagem de perfil

De sloct a 15.06.2013 às 20:42

Magnífica foto. Lembro-me do Moniz, tenho um cromo dele no Atlético, e tenho uma foto duma equipa de júniores de 71 em que ele aparece.

O Baptista do Juv. Évora não foi também júnior do Sporting, em 1976?

E conheço algumas destas caras, tenho que ver se relaciono com os nomes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.06.2013 às 21:41

O Baptista foi campeão de juniores pelo Trofense, ainda tenho uma camisola e galhardete desse ano que me ofereceu.

O Moniz nunca devia per saído do Sporting nem de Portugal, mas o spectro da tropa desnorteou-o, até que teve que esperar por uma amnestia para poder voltar a Portugal.

Amanhã vou publicar outra foto de uma outra equipa onde ele está. Garanto que vai conhecer diversas caras e nomes.

O António Pão, mais conhecido por Simões, que fui buscar ao Nacional era um enorme talento, mas sem "cabeça". Tinha um talento único, jogava a lateral esquerdo sempre com o pé direito, rematava, passava e centrava sempre de trivela. Este é um dos que teria tido sucesso em Portugal se tivesse havido sensatez. Infelizmente não foi esse o caso. Jogou para mim diversos anos em três clubes diferentes e foi sempre campeão.

Eu não procurei agora para o efeito deste post, mas o João está na foto de campeão do Sporting de 1973/74. Era um falso ponta de lança que faria um grande jeito ao Sporting agora. Num jogo nosso esteve quase à morte. Isolou-se e à entrada da área o guarda-redes foi ao encontro dele com o joelho e espetou-lhe uma costela a menos de um centímetro do fígado. Este horas sem fim com ele na urgência. Recuperou e na época seguinte tornou a jogar. Talento especial.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.06.2013 às 21:52

O que jogou no Juventude de Évora chama-se Rosalino, ou será Rosalindo?... Já nem me recordo. Excelente médio ofensivo ou avançado, mas um homem muito complexado. Passei horas sem fim a mentalizá-lo antes de jogos.~

Como sabe, isto do futebol não é somente o que se vê dentro das 4 linhas. Muito trabalho e muitas dores de cabeça.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo