Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O plantel do Sporting

Rui Gomes, em 17.06.13

 

O Sporting acabou a época de 2012/13 com o seguinte plantel: Rui Patrício, Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Marcos Rojo, Eric Dier, Boulahrouz, Joãozinho, Cédric Soares e Tiago Ilori; Fito Rinaudo, Adrien Silva, Stijn Schaars, André Martins e Zakaria Labyad; André Carrillo, Bruma, Diego Capel, Jeffrén Suarez, Valentin Viola e Ricky van Wolfswinkel.

 

Destes 22 jogadores, Ricky van Wolswinkel já seguiu para o Norwich e Joãozinho assinou pelo SC Braga.

 

Aqueles que constam que vão definitivamente permanecer no plantel: Boeck, Dier, Cédric, Rinaudo, André Martins, Carrillo e Viola.

 

Aparentes transferíveis: Rui Patrício, Miguel Lopes, Rojo, Boulahrouz, Adrien Silva, Schaars, Labyad, Capel e Jeffrén.

 

Indefinições contratuais: Bruma e Ilori.

 

Jogadores da equipa B utilizados na principal: João Mário, Gael Etock, Fabrice Fokobo, Ricardo Esgaio, Zézinho, Betinho, Diego Rubio e Hugo Ventura. Tudo indica que salvo as dúvidas sobre Hugo Ventura, que poderá ser devolvido ao FC Porto, todos os restantes terão alguma oportunidade de demonstrar a sua mais-valia a Leonardo Jardim. 

 

Lista dos emprestados:

 

Evaldo, André Santos, Elias, William Owusu, William Carvalho, Nuno Reis, Diogo Salomão, Oguchi Onyewu, Gelson Fernandes, Jorge Chula, João Gonçalves, Wilson Eduardo, Danijel Pranjic, Valeri Bojinov, Renato Neto, Atila Turan e Ruan Yang.

 

Segundo consta, André Santos, Wilson Eduardo, Diogo Salomão e Nuno Reis apresentar-se-ão para os trabalhos de pré-época e o seu futuro dependerá da avaliação de Leonardo Jardim.

 

Elias continua emprestado até Dezembro de 2013, Gelson Fernandes rescindiu o contrato de empréstimo com o Sion e aguarda ordens. Nenhum dos restantes - sob contratos de um ou mais anos - pela informação disponível, estão definidos.

 

Reforços até à data: Jefferson.

 

Os jogadores mais promissores da equipa B sem o futuro definido: Santiago Arias, Victor Golas, Filipe Chaby, Iuri Medeiros, Farley Rosa, Luís Cortez, Luís Ribeiro, Juary Soares e Rúben Semedo.

 

Este é o cenário perante a SAD e Leonardo Jardim, além da hipotética procura por mais três ou quatro reforços, nomeadamente pontas de lança, um médio - de preferência que jogue a 10 - e um central experiente. Steven Vitória teria sido uma boa opção, mas já se sabe para onde foi. Sobre Ghilas - o muito badalado ponta de lança - nada consta, estranhamente. Outra consideração não menos pertinente, é que alguns dos regressados emprestados com contratos de somente mais um ano, são representados por... Pini Zahavi, casos de Nuno Reis e Wilson Eduardo. André Santos e Diogo Salomão são representados por Jorge Mendes.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:56

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De haja luz a 17.06.2013 às 18:44

Com os jogadores que temos contrato, mais dois pontas de lança de qualidade, com um bom treinador, podemos ficar em 1° lugar.
Há a questão arbitragem.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2013 às 18:56

Gostaria de ser tão optimista, mas não sou. Concordo que temos mais-valias de relevo que, desportivamente, deveriam ficar na equipa e que a contenda "folha salarial" está a dificultar o processo. Concordo, igualmente, que precisamos dois pontas de lança de qualidade, mas quanto custam e onde estão eles ?

A arbitragem é um assunto à parte que os novos líders têm de saber resolver nos bastidores do poder. Se têm essa capacidade, só o passar do tempo o demonstrará. Para já, duvido que tenham, mas para o sucesso do Sporting é uma questão de alta prioridade.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 17.06.2013 às 19:08

Se tivéssemos alguém na presidência para acrescentar seria, vender o Rui por 20milhões, e outros jogadores por números inferiores, entre o 1M e os 2 milhões, jogadores que estavam emprestados e não acrescentam nada ao plantel.
Realizar com essas vendas cerca de 30 e poucos milhões, e com esse dinheiro comprar um ponta de lança por 10, 12 milhões e outro por uma verba até os 5 milhões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2013 às 21:12

A realidade é bem diferente, infelizmente. Salvo ainda a possibilidade do Ghilas, de quem nada se ouve, nem imagino que reforços vão chegar. Talvez do género do Jefferson, 400 mil por 50% do passe.
Sem imagem de perfil

De antónio a 17.06.2013 às 22:10

O “quadro” é preocupante. Os dias passam velozmente… e, de essencial, nada! Sendo assim, agarramo-nos a quê? Que Bruno de Carvalho e Augusto Inácio estão a ver o mesmo que nós vemos. Só pode ser. Mas, perante o silêncio ou a ambiguidade sobre a reconstituição da equipa profissional de futebol, fica-se a olhar para as nuvens e a imaginar como é que o possível deveria acontecer!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2013 às 22:18

Com os dias a passar e com o número casos a resolver, pelo menos alguns já deviam ter sido definidos. Por isso tudo leva a crer que se vai iniciar a pré-época com enorme confusão de jogadores que provavelmente nem farão parte dos planos.
Sem imagem de perfil

De antónio a 17.06.2013 às 22:24

Sim, também receio, Rui. E, inevitavelmente, pode comprometer a época de 2013-14. A pré-época tem uma finalidade bem determinada!
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 17.06.2013 às 22:47

O que se diz e que a Direccao esta completamente atrapalhada com as situacoes que tem entre maos. Nao tem ligacao com os Agentes, nao tem a confianca dos Fundos, e tem compromissos serios a cumprir decorrentes do acordo com os credores. Ora sem ligacoes no mundo do futebol "a serio" nao consegue colocar ninguem, nem consegue contratar ninguem. Para alem do mais diz-se que o FCP colocou a circular entre os empresarios que, caso tivessem uma proposta do SCP para ir buscar algum jogador, lha apresentassem que eles poderiam cobri-la... Ora se a batalha desencadeada contra agentes e fundos acrescentarmos a batalha contra os do norte (cheios de dinheiro pois irao realizar uns 100 milhoes em vendas, neste defeso), temos gerado o caldo perfeito para um falhanco em toda a linha na estruturacao do nosso plantel.
Claro que muito disto sao rumores e nao devem ser levados totalmente a serio.
O que devemos levar a serio e a viagem do Inacio ao Brasil quando ha tantas coisas serias para serem feitas por aqui.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2013 às 22:57

Caro Desert Lion, essa do Inácio ir ao Brasil é novidade, pelo menos para mim. O que é que vai lá fazer ? Contratar jogadores ?

Os rumores são muitos e, como diz, não se pode acreditar em tudo o que se ouve ou lê, mas acredito que mais tarde ou mais cedo vai surgir justo "pagamento" do Pinto da Costa. O timing deste corte, além do mais, foi imprudente.

Curiosamente, ainda hoje li uma "fonte de sapiência" da blogosfera afirmar que se deve acreditar em tudo o que os jornais noticiam até provas em contrário !!!
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 17.06.2013 às 23:21

Caro Rui,

Parece que o Inacio foi la passear e buscar dois miudos para as escolas. Ja tinha visto a noticia, que esta melhor explicada aqui: http://anortedealvalade.blogspot.ae/2013/06/perguntas-para-augusto-inacio.htm

O que vou ouvindo sao "bocas" de colegas ligados a financa, naturalmente uns bem informados, e outros mais imaginativos... Dizem que o SCP esta de maos e pes atados no mercado, pois para alem de nao ter o dinheiro, nao tem o relacionamento nem a credibilidade necessarias para ser levado a serio.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 17.06.2013 às 23:38

Constou os dois jovens de 15 e 17 anos há uns dias. Sem ler a referência que deixou, deve ser em relação a esses.

O resto que indica caro Desert Lion, é, lamentavelmente, plausível, pelo (não) andamento das coisas. Considerando quem está na SAD, não vejo nemhuma "mão" experiente para andar no mercado a fazer explorações, nos dois sentidos.

Já aqui comentei, para quem não aceita nada que não seja em prol desta nova liderança, que as "fugas" de informação, colocadas ou não, fraqueceram a posição negocial do Sporting. Penso eu, por fazer sentido, que os considerados transferíveis foram notificados das intenções da SAD e a palavra espalhou-se pela tentativa dos seus empresários em tentar determinar o "apetite" do mercado. Não é mera coincidência que quase todos (ver lista que publiquei) fizeram algum comentário quase em simultâneo, com Labyad a ser o mais frontal.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 18.06.2013 às 05:44

Excelente artigo.

Sem contar com Elias nem Sunil Chhetri, temos 53 nomes listados, aos quais acrescento Carlos Mané, Mica Pinto, Tobias Figueiredo, Kikas, Luís Ribeiro, Mauro Riquicho, Edelino Ié, Luka Stojanović, Daniel Podence e Cristian Ponde. E podemos acrescentar ainda Mickael Meira e Alexandre Guedes, por exemplo, juniores de 2º ano. 65 nomes no total.

Pegando naquela ideia dos 20 + 22, 42 no total, quem poderá ficar em Alvalade depois do final de Agosto?


Confirmados: Boeck, Dier, Cédric, Rinaudo, André Martins, Carrillo e Viola. Mais Jefferson. 8 jogadores no total.

Dos aparentes transferíveis, há dois nomes que poderão ficar em Alvalade: Rojo e Adrien Silva. Total sobe para 10 jogadores.

Dos que vieram da equipa B, Hugo Ventura por ter sido escolha de Jesualdo Ferreira deverá ser devolvido, resta saber se Diego Rubio será colocado no mercado pois diz-se que tem um salário muito elevado. Bruma e Ilori também são incógnitas, pelo que vamos contar apenas com João Mário, Gael Etock, Fabrice Fokobo, Ricardo Esgaio, Zézinho e Betinho. Total sobe para 16 jogadores.

Dos emprestados, parece que André Santos, Wilson Eduardo, Diogo Salomão e Nuno Reis poderão conseguir um lugar na equipa... Total sobe para 20 jogadores.

Gelson Fernandes, fala-se que vai para Itália. Elias fica no Brasil até Dezembro pelo menos. Dos restantes nomes na lista dos emprestados, há três que poderão ir para a equipa B: Jorge Chula (se ainda tiver idade), Atila Turan e Ruan Yang (se houver interesse). Os restantes duvido que algum fique em Alvalade. Total sobe para 23 jogadores.

Sabendo que temos pelo menos mais 21 jogadores prontos para a equipa B (Santiago Arias, Victor Golas, Filipe Chaby, Iuri Medeiros, Farley Rosa, Luís Cortez, Luís Ribeiro, Juary Soares, Rúben Semedo, Carlos Mané, Mica Pinto, Tobias Figueiredo, Kikas, Luís Ribeiro, Mauro Riquicho, Edelino Ié, Luka Stojanović, Daniel Podence, Cristian Ponde, Mickael Meira e Alexandre Guedes), e ficamos com um total de 44 jogadores. Se se confirmarem os rumores que Santiago Arias tem um salário muito elevado, tal como Rubio, então podemos ficar com apenas 43 jogadores. Resta saber o que fazer com Sunil Chhetri.

Entre os 20 + 22 e o resultado final, parece que não há grande lugar para os tais reforços desejados, salvo erro, quatro posições para reforçar. Não me surpreenderia ver um grupo final a rondar os 50 atletas, mas como me lembro de ler numa entrevista o Leonardo Jardim ter ficado mais agradado com grupos mais reduzidos, apostando nos índices anímicos mais elevados, é possível que o plantel fique apenas com 44 a 46 elementos, pois não há Liga Europa, mas há Next Generation.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo