Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Foi anunciada a Assembleia Geral relativa à reestruturação financeira para o próximo dia 30 de Junho, às 14h00. Li, apenas de raspão, a convocatória e a proposta respectivas, disponíveis no site do Sporting. 

 

Vi também, ainda que de passagem, algumas reacções eufóricas, vindas dos fóruns do costume, sobre as promessas que vão sendo cumpridas pelo novo presidente. Gente que não sabe ler, portanto. Porque se soubessem ler, teriam abertos os olhos de espanto com o que ali consta.

 

O aumento de capital da SAD (vulgo "os investidores") será feito pela conversão de 20 milhões de euros de dívida nas mãos da HOLDIMO, de Álvaro Sobrinho, em capital. E quem é então Álvaro Sobrinho, o nosso investidor ? Álvaro Sobrinho, é nem mais nem menos do que o BES (a ser confirmado aqui). O BES de Angola, para ser mais concreto. E veja-se que não entra um tostão de dinheiro novo - repito, trata-se apenas da conversão de créditos - que já não seriam recebidos de qualquer maneira, visto o Sporting estar falido -, em capital.

 

Acresce ainda que outros créditos - 130 milhões deles para ser mais preciso - serão convertidos em VMOCS (quase-capital), também aqui sem entrada de um único tostão de dinheiro fresco, na SAD. Estas VMOCS serão detidas pela Banca - BES e BCP - que assim diminui o valor dos financiamentos bancários.

 

Esta reestruturação mais não é do que a passagem definitiva do Sporting para as mãos do BES. E isto tudo sem entrar um cêntimo no Sporting. Tão simples como isso, caros amigos. Teremos pois, a partir de agora, um novo grito de guerra do Bruno de Carvalho: "O Sporting é do BES de vez!."

 

P.S. Em breve farei uma análise mais aprofundada de toda a reestruturação.

 

* Texto da autoria de Desert Lion.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


69 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.06.2013 às 16:57

Caro Desert Lion, o Bruno (e por acréscimo qualquer futuro presidente do clube) daqui a uns tempinhos não vai mandar NADA no futebol. A perda de controlo do futebol pelo clube aí está, como já se previa, só que em condições péssimas, precisamente porque o clube fica muito mais dependente da banca e não há mais dinheiro. Pior do que isto só a insolvência.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 17:11

Caro Lionheart, os Bancos nao vao deixar o Sporting cair, sem tentarem, seja pelos proprios ou por interposta pessoa, dar a volta ao texto e receber algum do que la tem. A divida e grande de mais para se deixar cair - ou como dizem os Americanos "too big to fail".
Deixo apenas, como breve adenda, uma noticia acerca do nosso novo accionista. Nao lhe chamemos investidor, porque ele ja investiu antes: agora limita-se a tentar ir buscar o que ja la esta!
http://sol.sapo.pt/Angola/Interior.aspx?content_id=41785
SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.06.2013 às 17:15

Não é investidor, é credor. O que faz neste momento é converter a dívida em poder.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 17:25

Sem duvida, Lionheart!
Sem imagem de perfil

De Pedro a 21.06.2013 às 16:58

Caro Rui Gomes,

Como responsável máximo por este blogue, tenho de lhe dizer que a deturpação de alguns factos relativamente ao mundo Sporting já está a roçar o mau gosto. Tornei-me leitor deste blogue apenas depois das eleições por entender que os blogues "oposicionistas" (é assim que o vejo, mesmo que injustamente) têm mais a acrescentar à discussão do que os outros.

Pensei que o faziam de forma inteligente, mas ultimamente tenho ficado desgradado com vários episódios. Presumo que tenha sido a "leitura de raspão" (não a sua, eu sei) que tenha ignorado o ponto em que se fala de mais de 18 milhões de euros como investidores.

Lamento muito que assim seja, que se continue a dar espaço. Tenho pena que a mesma "oposição" que exista agora seja tão fraca como a que havia antes. Infelizmente, é apenas isto que tenho a dizer.

Era um desabafo unicamente para si, não precisa de publicar nem de responder aos meus lamentos. Apelo-lhe apenas que este tipo de situações possam ser mais cuidados em ocasiões futuras
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2013 às 17:31

Caro Pedro,

Na parte que compete, não acho que tenha qualquer razão de queixa já o objectivo fulcral deste blogue é o Sporting e nada mais.

A crítica surge quando, na óptica do autor, ela é justa. Dito isto, ninguém é imune ao ocasional desacerto. Neste sentido, refiro-me exclusivamente à minha pessoa.

Posso-lhe garantir que o Desert Lion não deturpou nada deliberadamente. Deixo a ele a resposta à questão que o Pedro refere. Dito isto, se não está de acordo, sinta-se completamente à vontade de transmitir o seu parecer. É bem vindo.

Cumprimentos.

P.S. Podemos discordar sem drama desnecessário. É mais salutar.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 17:38

Como autor dos textos, ca estarei sempre para debater argumentos. So nao aceito essa conversa de me mandarem estar calado 9alias, seguindo o exemplo do nosso Presidente, ao longo dos ultimos 2 anos). Relativamente ao ponto em que pede autorizacao aos socioas para a entrada de 18 milhoes de euros de capital por novos accionistas, qualquer empresa o pode fazer, tendo ou nao potenciais investidores. Se o Presidente os tem, como alias anunciou, deveria identifica-los desde ja com clareza, para que possamos fazer um juizo informado antes da realizacao da AG.
SL para si, caro Pedro.
Sem imagem de perfil

De Pedro a 21.06.2013 às 18:09

Desert Lion,

Lamento que tenha feito mais uma "leitura de raspão", agora pelo meu comentário. Se em algum lado eu o mandei estar calado - ou sequer insinuei isso - devo ser uma pessoa com muito má formação.

Lamento que assim o tenha interpretado.
Sem imagem de perfil

De Desert LionC a 21.06.2013 às 20:12

Carissimo Pedro, nao so nao o li de raspao, como parece que o Pedro e que nao tera lido tudo o que escrevi. Perguntava-lhe eu, se ja temos investidores firmes para os 18 milhoes, porque e que os mesmos nao sao apresentados nesta AG, considerando ate que o Presidente do BES Angola ja e aqui apresentado como o futuro detentor de mais de um terco do Sporting?

E se a questao e a reestruturacao financeira ser arovada antes, porque e que nao condicionam a sua entrada no capital, a aprovacao da reestruturacao financeira?

E ja agora, se o "Sporting e nosso outra vez", porque e que o Clube vai mandatar o Conselho Directivo a escolher esses novos accionistas, perdendo ate a possibilidade de exercer o direito de preferencia sobre a aquisicao dessas accoes (algo com o proprio GL nem nunca tera sonhado: ter absoluto para escolher os futros accionistas da SAD e o Clube - ou seja, os socios - nem sequer se poderem interpor a entrada dos mesmos pela via do exercicio de um direito de preferencia???)

SL
Sem imagem de perfil

De Elpídeo Freitas a 21.06.2013 às 17:08

Já li na diagonal.

É o retrato de um clube arruinado, que tenta sobreviver a um mar de dívidas agarrando-se ao muito pouco que lhe sobra.

É uma dor de alma, pensar que ainda em 22 de Março não devíamos um tostão e não estávamos nas mãos de ninguém. Malvado Bruno.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:14

Nada tema, caro Elpideo: o Sporting e nosso outra vez!
SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.06.2013 às 17:13

Estes gajos existem?
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 22:10

Nao so existem, como sao muitos, caro Lionheart :)
SL
Sem imagem de perfil

De PF a 21.06.2013 às 17:14

Não leste o ponto 3? As eleições já foram realizadas há uns meses. Era bom se deixasse de haver oposição a tudo(!) o que acontece neste blog...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.06.2013 às 17:24

Senhor PF,

Se pretende abafar o direito a expressão livre, tem o endereço errado. Essas teses não me movem, minimamente.

Lamento que não saiba ler para poder verificar quanto positivo este blogue oferece.

Passe bem.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:20

Caro PF, ainda nem ha um minuto, num post um pouco acima deste, elogiei a escolha da equipa para o jogo de apresentacao ao socios: a grande Real Sociedad! O que aqui encontrara sempre sera opinioes francas e honestas, apoiando o que se entender bem feito e criticando o que assim nao nos parecer.
SL
Sem imagem de perfil

De sloct a 21.06.2013 às 17:35

Concordo. Isto são meras jogadas contabilísticas, ou como os experts gostam de dizer, de engenharia financeira.
Não passa de baralhar e dar de novo.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:35

Sim, Sloct, com a diferenca de que, mais uma vez, se fez o que se disse que nunca se iria fazer: entregar o Sporting aos Bancos, em especial ao tao odiado BES (o Banco dos croquetes, como certamente sabera).
SL
Sem imagem de perfil

De haja luz a 21.06.2013 às 18:08

Lion

Eles estão a aparecer aqui, porque será?

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.06.2013 às 18:58

Cagufa, porque isto tudo é uma enorme barraca. Os gajos da banca estão radiantes e na lógica deles compreende-se. Por um lado, têm à frente do clube alguém que vai fazer com que estas medidas sejam aceites sem grande contestação. Por outro, como o presidente não é um homem da sua confiança, deixaram de se sentir na obrigação de fazer o que faziam que os homens da continuidade, logo a margem do Sporting é muito mais reduzida. Este sempre foi o grande risco para o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 22:46

Absolutamente, Lionheart. Uma vez que nao estao comprometidos com esta Direccao, mas sendo detentores dos verdadeiros mecanismos de poder (influencia e capacidade financeira) que os novos membros do Conselho Directivo nao teem, agora e que podem por e dispor a vontade.
SL
Sem imagem de perfil

De Rei Leão a 21.06.2013 às 18:14

Os 20 milhões angolanos são dívidas do Sporting convertidas em capital. Dívidas contraídas muito provavelmente por GL e que agora esta direcção entende (bem ou mal) levarem este tratamento. Não têm nada que ver com os investidores de BdC que, a existirem, deverão corresponder aos outros 18 milhões propostos. Admito que não tiveram intenção de deturpar a informação, mas dá-la da forma que dão e com o estilo deste blogue, é natural que muitos vejam aqui muita premeditação.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:40

Apresentam-se os 20 milhoes do BES, mas nao os 18 milhoes de desconhecidos. Autoriza-se a Direccao a escolher quem colocara os 18 milhoes e compromete-se o Clube (os socios, portanto) a nao se opor a essa escolha, por via do exercicio de um direito de preferencia, antes consagrado.
Afinal, quem anda a deturpar, ou no minimo a ocultar, informacao, caro Rei Leao?
SL
Sem imagem de perfil

De haja luz a 21.06.2013 às 18:18

Desert lion

Mais um post de qualidade!
Desde já o meu enorme agradecimento, como sportinguista!
Esta seita não tem limites, não se cansam de mentiras.
Então a banca era o quê?
O quê?
Digam alto para ouvir-mos bem!
Hipócritas, fizeram tido para que um projecto não funcionasse só por ambições egoisticas.
Isso sim danoso, para o clube.
Indivíduos sem carácter.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 21.06.2013 às 18:28

Um tipo de discurso que revela o desepero... é sinal que o BdC está a fazer algo.
Esse nick até me parece ser de lampião.
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:49

Claro que esta a fazer coisas. Por exemplo, ja pos a Fundacao Sporting as ordens para os projectos desse gigante da solidariedade nacional que e a Fundacao Aragao Pinto (gerida pelo BcD, mulher, pai e mae). Nunca por aqui se negou que ele iria fazer coisas, caro sergiom.
SL
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 21.06.2013 às 18:32

Para quando essa AGE de destituição Haja Luz? Não é melhor esperarem um pouco mais que o Sporting fique desafogadamente antes de o voltarem a tomar de assalto? Agora anda fraco para distribuir tachos! O GL foi com muita sede ao pote e derreteu todo o filão, mas vá pelo o que se vê do caso Monte Branco, podem-se ir entretendo em outros lados.

Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:50

Venancio, Poejo, Fundacao Aragao Pinto... e estes sao os que sabemos. Nao esta mal para 3 meses.
SL
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:42

Se o Godinho tivesse dado 34% do Sporting aao BES sem entrada de dinheiro novo, o homem teria sido linchado em Alvalade... Mas como e o Bruno, ja e extraordinaria capacidade de negociacao.
SL
Sem imagem de perfil

De Alvaro a 21.06.2013 às 18:40

Alguém aqui não sabe ler, ou então só passam os olhos naquilo que lhes interessa.

Mas eu deixo aqui:

"Autorização ao Conselho de Administração para proceder a um ou mais
aumentos do capital social da Sporting SAD num montante total de Euros
18.000.000,00 (dezoito milhões de euros), a realizar por novas entradas em
dinheiro através de subscrição particular junto de investidor, ou investidores, de
referência seleccionado (s) pelo Conselho de Administração da Sociedade, com
supressão do direito de preferência dos accionistas, com emissão de 18.000.000
(dezoito milhões) de novas acções ordinárias, escriturais e nominativas, com o
valor nominal de 1 Euro cada e pelo preço de subscrição de 1 Euro cada;"
Sem imagem de perfil

De robson92 a 21.06.2013 às 20:01

Boa tarde rapaziada!

Hoje tivemos muitas noticias e isso gerou um debate intenso e tenso. Faz parte. Há pessoas que se identificam mais com a direcçäo, outras menos.

Näo gosto muito destas medidas. Para mim, as palavras hipoteca, credor, divida, investidor e acçäo sempre me fizeram confusäo. No entanto, temos AGE marcada para dia 30 e vou la ouvir as propostas e votar.

Quanto ao resto, vamos esperar pela bola na rede e pela retoma das coisas. È minha convicçäo que as pessoas que estäo no clube sao mais competentes do que as anteriores.

Sporting sempre
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:53

Caro robson92, entao agora o que importa e a bola na rede? Entao e as dividas do Godinho, os lambucas croquetes do BES, o Sporting tomado por elites que o querem destruir e blablabla?
Mas concordo consigo: devemos ouvir e perceber melhor, para podermos decidir em consciencia.
SL
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 21:45

Mas Alvarao, pode-se explicar porque nao sao apresentados os investidores dos tais 18 milhoes? E porque e que o Clube renuncia ao exercicio do direito de preferencia nesse aumento de capital?
SL
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 21.06.2013 às 22:22

Depreendo que aí pode estar uma grande polémica. Nada aponta para que por esse meio venha o capital que o Carvalho prometeu, pelo contrário.

Esta reestruturação é uma cedência em toda a linha de quem contestou a linha anterior. Mais. Nota-se claramente que os termos da mesma são cada vez mais desfavoráveis, devido à fragilidade do Sporting e à ausência de soluções financeiras por parte dos seus responsáveis. Sempre se temeu que a vitória do actual presidente implicaria condições mais duras para o Sporting por este não ter apoios nenhuns e a banca ter a "faca e o queijo" na mão, e confirmou-se.
Sem imagem de perfil

De robson92 a 21.06.2013 às 22:28

Caro Desert Lion,

Näo sei bem o que é isso de lambuças. Sei que houve eleições e os sócios votaram.

Eu posso falar pois näo votei nesta direcção, mas apoio a mesma. Sei que a anterior näo estava a fazer as coisas bem e saiu, ao meu ver, a bem do sporting.

Quanto a esta, näo posso cair em cima dela apenas com meses de governaçäo

Por isso, vou muito atento à AGE e toda atençäo poderá näo ser suficiente para perceber esta esquemática financeira.

Sl
Sem imagem de perfil

De Desert Lion a 21.06.2013 às 22:37

Concordo consigo, robson92. E desculpe se me excedi nas palavras. So acho que se criou um endeusamento a volta desta Presidencia que excede o apoio normal. Acredito que so quero que sejam bem sucedidos, a bem do meu Sporting. Mas gostaria de ver clareza na accao e honestidade nas palavras de quem lidera o nosso Clube. So isso.
SL

Comentar post


Pág. 1/3





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo