Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Mais um texto certeiro do nosso amigo Leão de Alvalade do blogue A Norte de Alvalade que sublinha, com perspicácia, o estado da "nação" leonina no que à divisão entre sportinguistas concerne.

 

Concordo genericamente com as suas considerações, embora não partilhe da sua simpatia pelo actual presidente, moderada que seja, e não o considere o "meu presidente" mas sim o "presidente do meu clube". Muito francamente, sinto alguma dificuldade em compreender o real significado desta adjectivação, salvo ao que a mim compete: sou incapaz de esquecer os meios a que Bruno de Carvalho recorreu para chegar ao poder, as mentiras proferidas e os actos cometidos por ele e pelos seus mais fortes aliados e, sobretudo, as consequências de tudo isto para o meu desde sempre Clube. Esta posição, contrário à irrisória tese da falange apoiante, em nada se relaciona com o querer apoiar e/ou defender outras gestões e lideranças, mas apenas e tão só apreciar a vigente, em um contexto singular. Curiosamente, não apoiei Godinho Lopes, reconheço os erros que cometeu, critiquei-o então e ainda hoje, mas aprendi a respeitá-lo, algo que não consigo e penso que nunca conseguirei fazer com Bruno de Carvalho. Não acredito nele nem na genuinidade das suas palavras e acções. Uma vez mentiroso, sempre um mentiroso. Se recorreu aos meios conhecidos para chegar ao poder, mais fará para o manter, já que a essência da sua vida pessoal depende desta exacta disposição. 

 

De qualquer modo, recomendo a leitura deste escrito de o Leão de Alvalade - Um clube um presidente" - na esperança que contribue para persuadir algumas almas perdidas que somos todos sportinguistas, indiferente das diferentes opiniões e que nem todos nós opinamos seja o que for em relação ao Sporting, assente na insólita premissa "eles e nós" ou o "Sporting é só nosso", quando é de todos.

 

Adenda: Agradecemos a gentileza de um leitor em nos esclarecer sobre o nosso lapso de interpretação quanto ao autor do acima referido texto. É da autoria do blogue Futebol a 3 e surgiu no blogue A Norte de Alvalade pela meritória recomendação de o Leão de Alvalade. As nossas sinceras desculpas ao autor, aproveitando o ensejo para o congratular pelo mesmo.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:12

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 22.06.2013 às 13:57

Caro Rui, mais do que os meios que usou, o que mais se vai lamentar serão os resultados que advirão deste presidente. É lamentável ter-se proposto a votos sem ter meios para levantar o clube, tendo conscientemente enganado os sócios, e deste modo tornando-se a ele próprio um presidente diminuído perante os nossos credores. É por isso mais fraco perante o exterior do que os seus antecessores, mas como tem boa imagem perante os sócios que eram mais críticos, conseguirá fazer passar as condições que interessam aos OUTROS, pintando-as como uma "vitória" com a ajuda dos blogues do costume. Esta situação é muito grave e perigosa para o clube, que assim não tem quem verdadeiramente defenda os seus interesses.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 14:22

Como se verifica, nem todos reconhecem este estado das coisas. O passar do tempo vai-se encarregar de esclarecer muitas questões, por diversas vertentes.
Sem imagem de perfil

De MM a 22.06.2013 às 15:18

Caro Rui Gomes, só um pequeno reparo.
A ponderação é de Koba, publicada a 4 de Junho aqui:
http://futebola3.blogspot.fi/2013/06/um-clube-um-presidente.html

«É lamentável ter-se proposto a votos sem ter meios para levantar o clube» - Lionheart, o problema parece ser essencialmente esse visto que a reestruturação seguirá na linha do que o anterior CD já pretendia fazer. As soluções são as mesmas e os parceiros também. Importaria talvez perguntar por alternativas a esta reestruturação, será que existem? Entrada de investidores na SAD com perda de maioria (uma das soluções que José Couceiro não excluía) e parece que é tudo. O problema, todavia, é que esses investidores não existem.

No resto, ao nível de alternativas, o que há? Se calhar nada e é por isso que os 3 maiores clubes recorrem constantemente ao mesmo género de financiamento. Durante muito tempo empréstimos normais junto da Banca. Nos últimos 10 anos, multiplicação dos empréstimos obrigacionistas (tendo ainda Banca como parceiros privilegiados).

O problema é que dos 3, a nossa situação é a mais precária. Em Portugal há clubes da I Liga em muito pior condição que a nossa embora isso naturalmente não sirva de consolo nem resolva qualquer problema.

Como sempre, espero que a gestão desportiva possa dar a volta a tudo isto. É a minha esperança.

Um abraço Lionheart e Rui Gomes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:13

Caro MM, salvo Leonardo Jardim e até provas em contrário, não sinto o mínimo de confiança nesta SAD. Espero ser dado motivos para uma outra atitude, com o passar dos dias e dos resultados.

O todo desta minha consideração, não anula o total reconhecimento sobre o que é, indiscutivelmente, uma situação extremamente complexa para esta ou qualquer outra liderança.

Um abraço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:46

Caro MM, obrigado também pela correcção.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 22.06.2013 às 19:45

Manuel, a anterior direcção não conseguiu encontrar investidores para o Sporting e não foi por falta de tentar. O único que se chegou à frente, indirectamente, mas que agora formalizará posição na SAD, foi Álvaro Sobrinho. Aliás, vem hoje noticiado que a dívida da SAD a Pedro Baltazar (que também investiu na SAD há uns anos) também será convertida em acções.

Creio que o que podemos contar serão com "pequenos" investidores deste género. Não acredito que haja capital internacional com interesse no Sporting, nem que tivesse o controlo total, porque não se interessam pelo mercado português. Terão de ser os Sportinguistas a levantar o clube, através de investimentos na SAD e do associativismo. O que levará tempo, porque a dívida é muito grande. E apesar da treta do Sporting é "nosso" outra vez, vês algum movimento de crescimento no associativismo? Não, porque as coisas têm de se fazer em bases saudáveis, que pressupõem confiança. Algo que o actual presidente ainda não tinha ganho as eleições e já tinha desperdiçado. Não vejo nada nesta direcção que me faça crer que estamos no bom caminho. Estamos apenas a marcar passo.
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 22.06.2013 às 15:20

Caro Rui Gomes,

Sendo a primeira vez q comento neste blogue, começo esta estreia por elogiar não só a coragem que é manter um blogue completamente desalinhado do que é hj a gde massa blogosférica (coisa cada vez mais rara) e desejar a continuação do bom trabalho que vem desenvolvendo em conjunto com os restantes membros. Uma lufada de ar fresco... para a blogosfera foi o que vim encontrar aqui. Parabéns. A minha volta blogosférica, antes alargada, confinava-se actualmente ao 'ANorte', ao 'Autentico, Sporting' e pc mais... Agora arranja mais um 'poiso'. Outro blogue que sigo, o 'Sector' não sendo um blogue exclusivamente sportinguista, foi fundado por sportinguistas, apesar de ter redactores dos clubes rivasi, naõ sendo mau de todo pois permite-me, de vez em qd , perceber o q vai na mente da (pelo menos de alguma) 'concorrência'.


Se permite tenho que fazer uma correcção, uma vez que lido este seu post, transparece que o texto com o titulo "Um clube, um Presidente" é da autoria do LdA, o que não corresponde à realidade. É vdd que não é mt clara a autoria desse txt, apesar de se encontrar entre aspas. De qlq forma o LdA apenas o partilhou, transcrevendo-o daqui:

http://futebola3.blogspot.pt/2013/06/um-clube-um-presidente.html

O seu a seu dono... 'Futebol a 3', outro blogue que é novidade para mim.

Gde abç e SL!
Sem imagem de perfil

De MM a 22.06.2013 às 15:30

Grande Virgílio, 1 -3. Estás a ver o jogo?
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 22.06.2013 às 15:43

Claro, MM!...

Para já está a correr bem!

Por mim podia acabar já!

Gd Abç!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:49

Sinto total confiança nesta equipa e no seu brilhante jovem treinador que merece ser bem reconhecido pelo seu enorme contributo para esta época fabulosa de futsal.

Vão vencer amanhã e celebrar o título na Luz !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:27

Caro Virgílio,

Em primeiro lugar, deixo expresso o meu sincero apreço pelas suas simpáticas palavras. Dentro da nossa imperfeição tentamos o nosso melhor, reconhecendo, no entanto, que nem somos donos da moral e da razão e que não agradaremos a todos sempre. Aliás, a exigir isto de nós próprios, seria injusto e irrealista.

Segundo, o meu também agradecimento pela sua pontual correcção. A ser sincero, fiquei na dúvida, mas avancei com o post. Por vezes - quase sempre - lida-se com tanta informação que o "motor" nem sempre é tão eficaz quanto desejável. Na primeira oportunidade, visitarei esse outro blogue que referencia. Farei a correcção no meu post.

Verifico que já conhece o nosso romântico amigo Manuel. Eu uso o termo sem desprimor e ele sabe isso.

É sempre bem vindo neste espaço, mesmo quando não for possível termos o mesmo ponto de vista. O que se espera, e se exige, é o debate construtivo, e é nesse sentido que trabalhamos.

Ontem, pelas circunstâncias noticiosas, foi um dia muito "turbulento" em que batemos o recorde de visitas ao blogue e comentários. Esperamos poder continuar neste curso, não obstante a carga adicional de trabalho.

Um grande abraço.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.06.2013 às 17:49

Rui

Como habitual, juntamente com o lion não deixam muito mais para dizer.
Porém queria só salientar duas coisas, que ainda não tinha dito aqui, sobre esta óptica, até há dois anos e pouco havia o Sporting, todos a lutar para o mesmo lado.Éramos todos sportinguistas.
Este egoísta mentiroso é que PROPOSITADAMENTE utilizou esta táctica, subejamente conhecida em política, e noutros meios, onde se movimentam pessoas de pouco escrúpulos, para politizar o clube.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 17:52

Nem todos são assim caro Haja Luz, mas há, lamentavelmente, uma falange radical que sombria o momento. Será possível ultrapassar isto, mas não vai ser fácil.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.06.2013 às 18:00

A outra coisa é em relação ao engenheiro Luís Godinho, e restantes membros directivos, deram o melhor pelo clube, montaram-nos uma equipa como há muito não tínhamos, por isso acho injusto que só se critique, quando eles tentaram fazer o melhor, e fizeram muitas coisas bem.
Este projecto tinha tudo para nos dar alegrias, só que as pessoas neste sociedade imediatista querem tudo para ontem, e não perceberam que o sistema minou-nos o projecto, e não era fácil chegar e modifica-lo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:53

A razão que me levou a respeitar Godinho Lopes, foi precisamente pela sinceridade do seu desempenho, não obstante os erros cometidos, nomeadamente pela SAD.

Ele, como presidente, foi responsável por tudo, mas não foi o maior culpado de tudo. Essa indigna distinção, na minha opinião, deve ser atribuída a Luís Duque, com alguma cumplicidade de Carlos Freitas, embora eu insista que este, no todo, fez um bom trabalho em descobrir muitos dos talentos que chegaram a Alvalade.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.06.2013 às 18:06

Rui

Penso que esse grupo são uma minoria, pouco expressiva.
As pessoas é que estam um pouco acomodas, e muitos deles não estarão por dentro do que se está a passar.
Muitos adeptos se calhar nem utilizam a net.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 18:55

Penso que a maioria, hoje em dia, tem um qualquer grau de contacto com a Internet, no entanto, poucos participam.

É a história mais velha do Mundo, em que a maioria silenciosa é ultrapassada pela minoria ruídosa.
Sem imagem de perfil

De LdA a 22.06.2013 às 18:59

Caro Rui Gomes,

reparei agora,na minha visita diária pela sua casa, que o induzi em erro e por isso lhe peço desculpa. A redacção do post prestava-se ao equívoco relativamente à autoria do post, julgo que agora estará mais claro.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 19:04

Caro Lda, com o volume de informação com que lidamos diariamente não admira erros desta natureza. Eu devia ter lido o seu post mais cuidadosamente.

Mas, tudo bem que acaba bem. e o autor já está devidamente reconhecido pelo seu bom escrito.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 22.06.2013 às 22:46

Rui

Com os interesses instalados não era fácil chegar e impor a normalidade na arbitragem.
Honestamente não consigo olhar para eles em tom crítico ou depreciativo, antes pelo contrário, reconheço esforço e empenho pelo clube, e gratidão da minha parte para com essa direcção, quiseram nos fazer felizes.
É normal que por vezes hajam decisões menos acertadas, mas não é fácil acertar sempre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 22.06.2013 às 23:24

Existiram coisas difíceis de compreender. Eu acredito, sempre acreditei que Luís Duque não era o homem para aquela posição, mas por gozar de grande reputação no universo leonino, serviu bem para grantir as eleições a Godinho Lopes. Sempre acreditei mais em Carlos Freitas.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo