Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Parece-me a mim...

Rui Gomes, em 25.06.13

É de prever que o dia de hoje nos espaços sportinguistas está completamente preenchido com debates sobre o plano de reestruturação proposto pelo Conselho Directivo e as declarações do presidente do Sporting, sobre o mesmo, proferidas ontem no programa "Dia Seguinte".

 

Em abono da verdade, não me sinto apto a compreender a totalidade do que está a ser apresentado e questiono quantos sportinguistas verdadeiramente estão. Não tenho conhecimentos suficientes para apreciar, em pormenor, os detalhes técnicos do plano, nem separar a verdade da ficção. Como é de esperar, este presidente, como qualquer outro no seu lugar, é, no mínimo, parte autor do plano e presume-se que acredita nele como a solução para os actuais problemas do Sporting. Não será dele, portanto, que se pode esperar qualquer apreciação menos favorável ou a especificidade de certos aspectos menos positivos.

 

Não tenho dúvidas algumas que tudo o que for apresentado na Assembleia Geral do dia 30 vai ser aprovado pelos sócios. É de esperar dois tipos de votos nesse sentido: o primeiro, daqueles que apoiam Bruno de Carvalho incondicionalmente e estão predispostos a acreditar e a aprovar tudo aquilo que ele coloca sobre a mesa, mesmo que, em muitos dos casos, como eu, não compreendam a totalidade do que estão a aprovar; o segundo tipo de voto, surgirá da parte daqueles que não são necessariamente afectos ao apoio incondicional a Bruno de Carvalho, mas que após ponderação e alguma hesitação, dar-lhe-ão o benefício da dúvida - do mesmo modo como lhe deram no acto eleitoral - na esperança de que a solução desejada exista,  de facto, neste proposto plano de reestruturação.

 

Muito por tudo isto, eu gostaria de ter profissionais desinteressados e peritos na matéria, a explicar o todo do plano, de forma a garantir objectividade e compreensão total por parte dos sócios e dos adeptos. Partindo do princípio que nem tudo pode ser "um mar de rosas", gostaria que me fosse explicado os aspectos mais sensíveis do plano e as possiveis consequências para o Sporting. Vem-me à ideia, neste contexto, o meu colega de blogue, Desert Lion, que é um perito nesta matéria, corre o mundo no exercício da sua profissão, não surge com interesses pessoais na contenda, salvo como sócio do Sporting, e tem conhecimento directo de causa sobre o estado do Clube. Se ele, como profissional, já sublinhou aqui no blogue alguns aspectos menos positivos do plano, em directa oposição ao que o presidente clama, qual é a análise mais correcta e em quem devemos acreditar, simpatias pessoais à parte ?

 

Neste momento e nestas circunstâncias, uma questão me parece certeira: só o passar do tempo e eventos nos permitirá determinar o mérito deste plano, pelos eventuais resultados. Até esse ponto, tudo não passa por ser mais do que um conceito teórico.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:57

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


5 comentários

Sem imagem de perfil

De AM a 25.06.2013 às 19:17

Não sei se mesmo os profissionais independentes ajudariam.
O problema é que o que foi divulgado na convocatória da AG e o que foi envido à CMVM são insuficientes para chegar aos números que BdC ontem referiu.

O próprio presidente se prontificou para explicar mas o assunto não voltou a ser referido. Se alguém conhece um texto mais completo que os conhecidos gostava de saber.
Mesmo um especialista,com a informação disponível, duvido que pudesse verificar as conclusões.
Um resumo(entre aspas o valor da dívida antes da reestruturação):

Grupo Sporting:

206 ME(354), dos quais dívida bancária são158ME(268)
e a Fundos ,Fornecedores e Outros credores são 48 ME(86)

SCP(pormenor do anterior,como é óbvio):

70ME(170)
Nota: aqui os 170 M
referem-se à dívida total do SCP mas os 70M apenas à dívida bancária. Foi assim que foi dito.

Parece-me que só se percebem como se alcançaram estes valores com acesso a documentação mais completa que a que é pública.
Parece que fica tudo para AG.Gostava de ter mais pormenores sobre as penhoras dado que nada foi falado.
Resumo: os números não parecem maus ,há uma redução substancial da dívida mas temos de saber melhor os detalhes e em particular as contrapartidas(além das hipotecas).

PS-Revi as declarações de BdC sobre o passe de RP.
Não se refere especificamente ao valor mas subentende que a nossa percentagem é pequena.Daí que dê a sensação que não se está referir a 65%.
E como diz que recuperámos 20%,quer dizer que temos agora 85%?
É um pouco confuso.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 25.06.2013 às 21:04

Tenho vindo a evitar comentar os números, mas já referi que nem todos os dados estão disponíveis neste momento.

Aqui, uma pergunta distanciada de qualquer emoção ou simpatias. Se há agora esta tão "milagrosa" solução, é porque sempre houve. Decerto que não foi o próprio BdC que a elaborou, por falta de conhecimentos. Alguém conhecedor da matéria encarregou-se disso. Por conseguinte, porque é que só agora aparece ?

A minha referência a profissionais implica estarem em poder do todo do plano, não apenas o que é divulgado para "inglês ver".
Sem imagem de perfil

De AM a 26.06.2013 às 00:18

Também concordo que precisamos de mais pormenores.
E saber os condicionamentos que vamos ter.
Não acho que BdC tenha descoberto a pólvora mas apesar de gostar de falar muita na 1ªa pessoa, "eu,eu...eu", ter um bom director financeiro-como me parece pelo seu currículo,Carlos Vieira- também deve dar jeito.
No futebol é que não vamos muito bem com estas notícias do Rafa,Maurício e outros que tais.
Não sei se sabe mas,na entrevista, BdC disse que os jogadores que nos interessavam já estavam contratados e ele divulgava-o quando lhe apetecesse.Entretanto divertia-se com as especulações.
Como,pelo que se sabe estes ainda estão a ser negociados,estamos safos,estes não são(Cissé podia ser interessante,mas não para 1ª opção).
Vamos lá a ver o que vem aí.Tem-se falado pouco no Ghilas.Será que....?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 26.06.2013 às 00:31

Caro AM,

Estou convencidíssimo que o Ghilas está contratado. Estarão à espera da aprovação do plano ou qualquer outro factor desconhecido. Já a saída dos considerados transferíveis ele não pode ocultar, por conseguinte, ainda não há nada de concreto.

Tanto o caso do Rafa e do Maurício há confirmação de propostas, mas não finalização. Em princípio, salvo surpresa, não oferecem entusiasmo, mas logo veremos.

Estes trabalham em alto estado de segredo, ao extremo. Nem confirmam o que os outros clubes já confirmaram, a exemplo dos 3 ou 4 que já saíram. Nem sequer o abandono do futebol de João Gonçalves e a sua inclusão a treinar a formação.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 25.06.2013 às 21:19

Mais uma mentira que é desmascarada.
a seita andou durante muito tempo, a dizer que a dívida era de 500 milhões, e ai de quem se opusesse a esta mentira.
Ontem soube-se que era de 350 milhões.
De falsidade em falsidade, chegaram onde estão.
Um nojo!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo