Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ponte de ligação aos leitores

Rui Gomes, em 19.07.13
 

 

 

 «A ideia de que Montero não acrescenta nada ao Sporting é pregrina, a menos que se entenda que o Sporting está vocacionado para lutar pelo 5.º ou 6.º lugar. Pelo que se pode ver, apesar das questões do contexto competitivo, é um excelente jogador, com boa mobilidade, capacidade de remate e tecnicamente evoluído. Uma bênção a sua contratação.

Bom, tenho as maiores dúvidas que seja contratado porque esta gestão apenas conseguiu contratar Jefferson e o Maurício, um craque da segunda divisão brasileira. O jogo contra os amadores do Canadá foi confrangedor. Bruno de Carvalho está no banco, presta declarações depois do jogo, é um "one man show", apenas não consegue duas coisas fundamentais: resolver o "affaire" Bruma e Ilori, dispensar os excedentários - bizarra a ideia de exigir contrapartidas financeiras pela nulidade de Pranjic que ganha mais de um milhão - e contratar um ou dois jogadores que equilibrem e completem o plantel, nomeadamente o Montero ou um outro ponta de lança como o perdido Ghilas. Aliás, a pergunta que importa fazer é a seguinte: no actual contexto o que foi o Presidente do Sporting fazer ao Canadá ?.»

 

* Leitor: José Guinote

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 03:48

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Joao a 19.07.2013 às 05:15

Sobre o Montero, parece-me a mim que esta boa vontade e' mais fruto de wishful thinking e algum desespero, que algo verdadeiramente fundamentado, pois que para la de uns videos do youtube, nao ha muito mais.

Eu nao sei nada dele, mas estatisticas dele nao sao nada por ai alem. Na MLS ha tanto espaco e tanto tempo para pensar e executar, que tem de se dar um desconto quando ele for jogar em Portugal, pois esse espaco e tempo nao existira. Aqui um grande ponto de interrogacao.

Para alem disso, nao me parece que o Sporting va desenvolver um volume de jogo ofensivo tal, que crie um grande numero de oportunidades (tal como no ano que findou).

Espero o melhor, mas nao conto com isso. Alias, primeiro e' preciso que ele venha.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.07.2013 às 08:40

Basta ver os items utilizados para definição de bom jogador, para se perceber, quem percebe, que esses itens não definem um bom jogador, e o ultimo está incorrectamente analisado
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.07.2013 às 09:17

Rui esta é para si

\" Parece-me que as pessoas no Sporting se aperceberam que o plantel actual nao tem condicoes para oferecer um embate minimanente competitivo ao Benfica e por isso arranjaram uma forma de se escapar ao jogo. Sendo assim, e estou convicto que sim, faltou frontalidade e coragem a quem de direito(tao propaladas pela actual direccao). Nao era preciso grandes justificacoes.\"

Não foi por ingenuidade ou falta de informação que a equipa principal não vai estar no torneio.
É que estava sujeito a nem começar a época
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.07.2013 às 10:41

E isto é a opinião de quem Haja Luz ?
Sem imagem de perfil

De josé guinote a 19.07.2013 às 11:24

Em primeiro lugar agradeço ao Rui Gomes o destaque dado ao meu comentário. Quanto ao comentário do “haja Luz” acrescento o seguinte: os parâmetros que referi na análise das capacidades do Montero são relevantes do meu ponto de vista. É um jogador com boa técnica – boa capacidade de recepção da bola, capacidade de drible em espaços curtos, boa capacidade de remate mesmo em distâncias maiores, capacidade nas marcação de lances de bola parada e embora baixo, com bom jogo aéreo – o que o torna um avançado mais móvel como a sua dimensão física exige. Adequado a uma equipa com as características do Sporting nesta fase de menor fulgor. Capaz de se entender bem com um meio-campo criativo e estou a lembrar-me especificamente de André Martins. Junto a estas qualidades o preço adequado, na ordem dos três milhões de euros. Bem sabemos que o discurso está orientado no sentido de realçar as poupanças que esta gestão introduz no clube – objectivo meritório – mas se as disponibilidades para investir no plantel se limitam aos 400 mil euros pagos ao Estoril, porque razão se terão candidato? Se não conseguem mobilizar recursos ainda que mínimos para começar a recuperar o clube – impossível sem recuperar desportivamente o clube para os lugares cimeiros – porque razão se candidataram?
Ainda voltando ao Montero a questão pode colocar-se de outra maneira: se não vem o Montero quem vem afinal? O Wolfswinkel saiu e não seria difícil imaginar o que teria sido a última, trágica, temporada e a anterior, em que apesar de tudo os resultados desportivos forma razoáveis, sem a sua participação.
O Gilás não vem. O Pizzi não vem e ter o Pizzi não me parece ser a mesma coisa que ter o Diogo Salomão. O Bruma deve ter a camisola já reservada noutro lugar mais a norte.
Há muitas indefinições e não é pelo facto de o Presidente falar a toda a hora, antes dos jogos, depois dos jogos, que as indefinições se esbatem . Sobretudo se o discurso primar pela eloquência que o tem caracterizado, passe a ironia. Hoje surge a primeira declaração de Leonardo Jardim a exigir mais “recursos” para suprir as carências que ele já terá detectado. Não me parece que nesta altura os sportinguistas tenham razões mínimas para estarem confiantes relativamente ao futuro. Faltam os sinais da parte de quem dirige o clube. Sinais concretos, sinais objectivos. Menos conversa e mais actos.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.07.2013 às 16:35

Eu é que agradeço a contribuição, por sinal, construtiva e bem fundamentada pela evidência à vista.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Fadinho a 19.07.2013 às 11:44

O BdC tal como os concorrentes dos "reality shows" está a viver o estado de graça. Quando se começar a perceber a realidade vai ser expulso.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 19.07.2013 às 11:59

"O jogo contra os amadores no Canadá foi confrangedor"

Who cares about jogos de pré-temporada? Quando a época comecar podemos fazer todo o tipo de juízos de valor. Deixem as pessoas trabalhar, por amor da Santa...

"bizarra a ideia de exigir contrapartidas financeiras pela nulidade de Pranjic que ganha mais de um milhão"

O tempo em que se deixava os jogadores sair a custo zero e ainda lhes pagávamos 6 ou 7 meses de salários acabou... se há mercado e tempo até ao fecho, é para negociar.

"contratar um ou dois jogadores que equilibrem e completem o plantel, nomeadamente o Montero ou um outro ponta de lança como o perdido Ghilas"

Pessoalmente nao me interessa minimamente quem foi "perdido" ou deixou de ser "perdido". Nas condicoes actuais e com uma gestao que se pretende financeiramente rigorosa, o Sporting vai "perder" muitos jogadores porque os rivais simplesmente teem mais argumentos financeiros.
O Sporting contratará quem puder contratar... o tempo em que se arrebanhavam jogadores facilmente porque se ofereciam levianamente salários como o que aufere a "nulidade do Pranjic" acabou.
Nao se pode é querer caviar e ao mesmo tempo fazer uma gestao rigorosa...

"a menos que se entenda que o Sporting está vocacionado para lutar pelo 5.º ou 6.º lugar"

Entendamos uma coisa. Nas últimas 4 temporadas o Sporting ficou 2 vezes em 4o e uma vez em 7o lugar. No processo gastou o dinheiro que tinha e o que nao tinha ao ponto de nao ser capaz de fazer face às despesas de tesouraria corrente e de alienar activos ou percentagens de activos quase mensalmente (!) para pagar salários.

Como adepto responsável, nao me interessa se estamos "vocacionados" para lutar pela manutencao ou pelo título: a verdade é que, em média, no passado recente parecemos muito mais próximo do 4o/5o lugar e de ser uma equipa que luta pela Europa do que qualquer outra coisa. Corrigir gestao desportiva e gestao financeira ao mesmo tempo é tudo menos fácil. Se for possível desportivamente posicionar o Sporting entre o 3o e o 4o lugar em 2013/14 com a SAD a ter lucro de exploracao já ficaria muito contente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.07.2013 às 12:07

Deixo a resposta parao leitor José Quinogue, se ele desejar, mas não deixo de lhe fazer uma pergunta que ja lhe fiz e que nunca tem resposta.

Será que o Peting está vocacionado a alguma coisa que não passe da defesa cega deste presidente, indiferente dos factos à vista ?

Será que é injusto sportinguistas mostrar interesse no que se passa no seu clube e questionar determinadas situações e decisões ?

O Petinga devia tentar raciocinar por si próprio e não se limiar a ajoelhar-se perante tudo que o presidente diz e faz. Não é fazer oposição, somente usar bom senso.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 19.07.2013 às 12:17

Caríssimo Rui

Ao contrário de si, eu reconheco virtudes e defeitos na actual lideranca. Mais virtudes do que defeitos. Infelizmente, por aqui vejo muitos defeitos serem apontados mas nenhuma das virtudes serem reconhecidas. Quando concordo com os defeitos manifesto-me ou pelo meu silencio ou por escrito - ou nao se recorda de momentos em que estivemos de acordo?

Parece-me é que o Rui continua a ter dificuldade em argumentar com quem tenha opinioes diferentes da sua... e por isso parte para o insulto e escreve que eu nao raciocino por mim próprio e me ajoelho perante tudo. Ter bom-senso é ser capaz de fazer a parte das coisas - e uma pessoa da sua inteligencia já deveria ter percebido isso há muito, muito tempo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.07.2013 às 12:24

Pois... o Petinga não tem opinião diferente da minha, não tem opinião, ponto final. Limita-se a apoiar tudo e questionar nada.

Essa é que a nossa diferença fundamental e depois vem com acusações de insultos (que não existiram) e clamar bom senso... seu, de mais ninguém.

Voltamos à outra em que devo acreditar mais no Record do que em um amigo de confiança. Claro !!!
Sem imagem de perfil

De jose guinote a 19.07.2013 às 12:27

No negócio específico do futebol é consensual que a recuperação financeira é indissociável da recuperação desportiva. Tanto mais quando estamos a falar de um grande clube com uma massa adepta enorme e uma implantação global. Quero eu dizer que é compaginável reduzir custos, muito significativamente, e melhorar o desempenho desportivo. Terá sido por isso que os sócios elegeram este Presidente e não o seu concorrente. Não estou a falar de lutar pelo título, estou apenas a falar de devolver o clube aos lugares europeus e de assegurar qualidade exibicional aos seus adeptos. Claro que para os adeptos interessam muito as boas notícias e as não notícias ou as más notícias são penalizadoras. Poderia ser de outra maneira? Por isso ficamos tristes e preocupados quando sabemos que os Monteros, os Pizzis e outros não virão e percebemos que os Pranjic´s por cá continuarão. Quanto ao caso do Pranjic o que eu disse é que face ao interesse do Panatinhaikos no jogador e ao seu elevado salário e nulidade desportiva me parecia uma boa ideia dá-lo(!!!). Tratava-se de um bom acto de gestão. Pior - se considerarmos a perfomamce desportiva, a idade e o salário, inferior nalgumas centenas de milhares de euros/ano - foi a cedência de Schars por 625 mil euros.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.07.2013 às 12:17

É uma parte de um comentário que apanhei no blog autêntico
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.07.2013 às 12:23

José, não demonstra boa técnica, não demonstra boa recepção, e pelo contrário, denota dificuldade de driblar. Demonstra ALGUMA capacidade de remate
Sem imagem de perfil

De AM a 19.07.2013 às 13:12

Concordo totalmente com o comentário.De facto já não me lembrava de uma incapacidade desta dimensão desde JEB.
Não é possível competirmos-e devemos ser os favoritos- ao nível do 3º lugar, sem investimento.Não há rigor nenhum no Sporting,o que não há é dinheiro.

Pelo andar da carruagem,este presidente-como já disse repetidamente-não tem apoios financeiros(além de ser completamente inexperiente no meio futebol,assim como a equipa que o acompanha)para a tarefa a que se propôs.Se não houver uma evolução nesta situação iremos lutar pelo 5º lugar.Isso será inaceitável para os Sportinguistas,sobretudo em face do que foi prometido.Mesmo muitos dos que o apoiam se afastarão.

Também não resolverá nenhum problema financeiro,porque conduzirá à queda acentuada das receitas e à apatia geral.Lamento dizê-lo,mas a ser assim, auguro uma presidência muito curta a BdC.
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 19.07.2013 às 13:21

O que é que o BdC foi fazer ao Canadá? Passear e matar saudades das Cataratas do Niagara! Há mt, mt tempo que não visitava essa maravilha na Natureza...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo