Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O vício patente

Rui Gomes, em 23.07.13

Os diários desportivos estão tão viciados na publicação de "fabricações" noticiosas que, pela apresentação de Fredy Montero esta terça-feira em Alvalade, o jornal "Record" ainda insiste que o jogador assinou contrato por cinco anos, mesmo depois da confirmação oficial pelo Seattle Sounders que ele chega ao Sporting por empréstimo.

 

 

Já estou como o escritor Samuel Butler, que disse: "Não me importa a mentira, mas odeio a imprecisão."

 

Adenda: Uma das razões que Bruno de Carvalho me exaspera. Afirmou o presidente do Sporting pela apresentação do jogador: "Fredy Montero vai dar-nos muitas alegrias. Vai ficar cinco anos." Qual é o significado de "vai ficar cinco anos" ?... Limito-me a recorrer novamente à frase de Samuel Butler e retirar a acusação que dirigi ao Record, mas somente por esta notícia. Pelos vistos, é o Seattle Sounders e a MLS que estão a mentir, afirmando que o avançado colombiano vem por empréstimo, quando o presidente do Sporting diz "cinco anos".

 

Adenda 2: O site do Sporting anuncia que o jogador "chegou por empréstimo". Conclusão: o vício patente que eu atribuo à comunicação social é igualmente aplicável a Bruno de Carvalho. Deverá surgir um qualquer comunicado em breve explicando que as palavras do presidente foram mal interpretadas.

  

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:15

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


18 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 23.07.2013 às 22:13

Ele disse "vai ficar cinco anos, pelo menos". Não disse que assinou por 5 épocas.
Do meu ponto de vista, disse isto porque acredita na aquisição que acaba de fazer e que o jogador vai vingar, accionando a cláusula.
Concordo que houve uma falha na comunicação, mas parece-me que não passa disso mesmo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 22:18

Eu não tenho problemas com isso, mas detesto a imprecisão. Ele devia ser claro nas suas palavras, porque toda a comunicação social interpretou-as do mesmo modo.

Eu já tinha o post escrito a dar a "dentada" ao Record, quando vejo "cinco anos" em todos os sites noticiosos.
Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 23.07.2013 às 22:22

Eu estou totalmente de acordo com o que diz.
Assim que ouvi a declaração, tive logo a certeza que iria originar este falatório.
Chego a pensar que o fez propositadamente, exactamente por causa da noticia do Record. Infelizmente ele gosta deste tipo de confusão.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 22:37

Caro Pedro Ferreira, a notícia do Record foi publicada às 20:40.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 23.07.2013 às 22:23

-a confirmar-se que realmente o jogador vem por empréstimo com opcao de compra, coisa que só saberei com certeza com o comunicado à CMVM-

Aqui tenho que concordar com o Rui. A imprecisao era desnecessária. O Presidente esquivou-se muito bem a todas as outras perguntas e só respondeu às que entendia (às outras, disse sempre, e muito bem, "estamos muito contentes com a chegada do Fredy"). Portanto podia perfeitamente ter evitado responder dizendo "vai sair um comunicado para a CMVM com isso tudo explicado" ou entao dizia que é um empréstimo com opcao de compra. Daí a dizer que esta imprecisao me "exaspera" vai uma diferenca, mas sao coisas pessoais...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 22:33

Não são coisas pessoais, ela usa e abusa destas imprecisões frequentemente. Tem de aprender a estar e discursar de uma forma mais precisa e correcta. É o presidente do Sporting Clube de Portugal, não de um qualquer clube de bairro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 22:19

P.S. Precisamente por isso, a minha primeira pergunta foi: "Qual é o significado de vai ficar por cinco anos".
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 22:30

Petinga e Pedro Ferreira,

Eu fiquei pasmado pela afirmação, já depois de ter escrito o post original, até porque como divulguei ontem em um outro post , eu já sabia por fonte fidedigna que o jogador chegava por empréstimo por um ano ano com opção de compra.

Palavras mal pensadas e desnecessárias pelo presidente.
Sem imagem de perfil

De Marco Silva a 23.07.2013 às 23:35

Lá diz o velho ditado: "mais vale cair em graça do que ser engraçado"
Vamos ao factos
1º Nunca em momento algum se ouviu alguém do Sporting ou pelo clube mandatado, explicita, implicita ou veladamente, dizer que o Sporting estava interessado em Fredy Montero e muito menos que estivesse a negociar o seu empréstimo ou aquisição. Nunca!
2º A única vez que me comvenci que isso era verdade foi quando o Seatle publicou no seu site informação que tinha emprestado o jogador ao Sporting sem avançar com quaisquer pormenores.
3º Na apresentação do Fredy Moreno, BdC disse que o jogador ia ficar pelo menos 5 anos no Sporting e que os detalhes do negócio seriam evidenciados na nota a enviar à CMVM. Esperemos então pela nota para opinarmos sem "faca na mão".
4º Só para lembrar que Miguel Lopes foi "vendido" ao Lyon sob a forma de empréstimos sucessivos anuais até final do contrato que tinha com o Sporting mediante o pagamento duma determinada quantia anual. Não me lembro de alguém ter denvolvido tese se estávamos perante uma venda ou de um empréstimo
Sem imagem de perfil

De sergiom a 23.07.2013 às 23:44

Esse 4º ponto a ser verdade, não deixa de ser uma boa resposta ao negócio moutinho.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2013 às 00:03

Pura conjectura ! Seria justiça, de facto, mas até provas em contrário, não dispomos dessa informação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.07.2013 às 23:53

Meu caro,

Não sei bem qual o seu propósito, mas está a jogar com palavras, além de não andar muito atento. Vamos por partes:

1. Pelas divulgações do Sporting, ainda hoje não se saberia do empréstimo do Miguel Lopes, do Gael Etock , da dispensa do júnior Tavares, salvo erro é o seu nome, da rescisão do Jorge Chula, etc., etc..

2. O Sporting nunca se pronunciou sobre as negociações sobre Montero , mas o Seattle Sounders confirmou o caso, além de adicionais informações se terem apurado por outras fontes. Além do Seattle, a própria MLS também há longo que confirmou a existência de negociações.

3. Diga o que disser sobre o que foi dito, então todos perceberam mal e por isso a notícia, por todos, saiu errada. O presidente é que falou bem.

4. Ninguém colocou dúvidas sobre o mérito do jogador vir por empréstimo, mesmo sem se saber os detalhes do negócio. A questão foi agora levantada somente pelo leitor.

É uma questão tão simples: Bruno de Carvalho só tinha de dizer que o jogador veio por empréstimo mas sente muita confiança nele e espera que fique por muitos anos. Nada mais, nada menos.

Não compreendo uma defesa tão enorme do presidente, quando a acusação, se é que ela existe, não é da mesma dimensão. Isto denota um alarmante sentido de insegurança.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2013 às 00:01

Qual é a prova que pode apresentar sobre os empréstimos sucessivos anuais ?

Segundo ponto, pela estrutura da MLS, essa proposição será difícil se não impossível com Montero.

Terceiro, salvo a minha fonte em Nova Iorque estar equivocada, Montero veio por empréstimo por UM ANO com opção de compra.
Sem imagem de perfil

De Marco Silva a 24.07.2013 às 10:01

"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."
Carl Sagan

Não sou daqueles que admiram o estilo ou os métodos de BdC na condução dos desígnios do Sporting, bem antes pelo contrário, só que isso não me tolda o raciocínio e muito menos me impede de lhe reconhecer uma enorme vontade e esforço para retirar o Sporting do abismo em que os indivíduos (esses sim de modos finos e estilo aristocrático) que (des) governaram o Sporting perante a complacência de muitos dos que agora fazem dele um alvo a abater.

Repito, não aprecio o estilo de BdC nem aquele ar agressivo e mandão que parece caracteriza-lo, mas isso não significa que não concorde com muito do que está a fazer para atingir o desiderato a que se propôs e para o qual foi eleito por uma esmagadora maioria de sócios e isso dos meus sessenta e tal anos de vida e mais 40 como sócio aplaudo ruidosamente de pé.

Posto isto passemos ao post em apreço.
BdC disse para quem quis ouvi-lo que Montero ia ficar no Sporting pelo menos 5 anos e daí partir-se para o "que confusão, afinal não é empréstimo é aquisição" foi um fósforo dando motivo a quem se esconde atrás dos arbustos de agir com os fins a que já nos habituámos.
Também acho, no entanto, que BdC devia ter sido mais explícito ainda mais quando já havia a nota do Seatle e, sobretudo, quando se sabe haver gente pronta a "desembainhar a espada" à mínima oportunidade e tanto assim foi que nessa ânsia não se deram ao cuidado em esperar pelo comunicado a enviar à CMVM que, como bem disse BdC, reflitiria os termso do negócio.

Uma local do Record de hoje dá conta do que está subjacente ao acordo:
"Record sabe que os contornos do negócio são mais vastos: é que se o colombiano, de 25 anos, assinasse já a título definitivo, então a Major Soccer League teria de ressarcir o Deportivo Cali – equipa de El Avioncito antes de rumar aos Sounders – e pagar uma elevada verba relativa à enorme carga fiscal que envolve a liga norte-americana."

e assim talvez percebamos todos melhor o porquê das coisas e a razão porque nem tudo pode ser explicado ao pormenor sob pena de...

Por fim e a propósito dum comentário jocoso e vexatório do Presidente do Sporting Clube de Portugal que deveria merecer a repulsa de qualquer sportinguista mereceu do meu caro Rui Gomes uma surpreendente manifestação de apoio expressa num "Claro!" facto revelador e sintomático do seu sentimento relativamente a BdC.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2013 às 10:44

Em primeiro lugar, nunca escondi que não aprecio Bruno de Carvalho e perdi-lhe o respeito pelas suas acções ao longo de mais de dois anos, em detrimento do Sporting, para viabilizar o seu percurso até ao "trono". Agora, cada um é livre de pensar o que desejar e apoiar quem desejar. Para seu esclarecimento, essa do "claro" foi dito cinicamente, por já conhecer a opinião do outro leitor. Não se precipite a fazer juízo das pessoas.

Essa conversa do CMVM é muito bonita, mas a realidade é que, como sempre, o presidente perde-se na sua arrogância e pomposidade e complica o que era à partida uma questão muito simples. Deveria ter explicado a situação claramente, até porque essa do jogador ficar "cinco anos", mesmo com contrato, vale o que vale, por o futebol ser o que é.

Essa do Record e a compensação ao Deportivo Cali é tudo fabricação à conveniência e, mesmo sendo verdade, se alguém não deveria alinhar no esquema é o presidente de um clube formador com o Sporting. Por essa óptica, o Sporting está a ser cúmplice de um acto em que uma entidade pretende fugir ao pagamento de formação pelo acordo de solidariedade da FIFA. Acha bem ?... Eu não acho ! Mas, como já disse, não é verdade, como também não é outra referência que aparece no diário sobre a MLS e o fisco. A venda do jogador relaciona-se com um processo que eles denominam "Allocation Money " que tem uma série de implicações com a contratação de jogadores e o teto salarial da Liga. É muito complexo para ser explicado aqui.

Fundamentalmente, o Sporting não comprou já o jogador porque não tem meios para isso e teve a felicidade/habilidade de conseguir convencer o Seattle e a MLS - esta que também tem palavra no negócio - para o empréstimo com a opção de compra. Tão simples como isso.

Ainda sobre a CMVM, deve perguntar ao senhor presidente onde se encontram os comunicados sobre os outros negócios que o Sporting conduziu recentemente. Novamente discurso para inglês ver. Com as novas regras para os clubes de futebol, estes não são obrigados a divulgar muitos dos detalhes destes negócios, por conseguinte, os sócios e adeptos ficam dependentes dos esclarecimentos dados pelos clubes, que no caso do Sporting evidenciam-se pela escassez. Neste contexto, gostaria que o leitor me explicasse os detalhes do negócio do Miguel Lopes e a sua ida para o Lyon. Também deve estar explicado em um comunicado para a CMVM (?).

Isto são os factos, pela evidência à vista. Contudo, tem direito à sua opinião. Uma das coisas que eu não aprecio deste presidente e desta liderança é precisamente a demagogia e a imprecisão de informação divulgada. O que não pode ser divulgado não deve ser divulgado, mas o que pode ser, deve ser feito de modo claro e verdadeiro. Eu sinto-me ofendido quando não sou tratado assim. Aparentemente há muitos que gostam, porque nunca criticam as acções deste cariz.

Passe bem
Sem imagem de perfil

De sergiom a 23.07.2013 às 23:37

É que o presidente também andou a ler o record e abola antes da apresentação e foi induzido em erro. Ehehehehheh.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 24.07.2013 às 09:35

Elpídeo Freitas, rasurei o seu comentário inadvertidamente. Pode repetir se desejar. A próxima vez que eu estiver em Macau devíamos marcar encontro, desse modo já não seria tão anónimo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo