Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Boa vitória do Sporting !

Rui Gomes, em 27.07.13

 

  

Uma boa vitória do Sporting no jogo de apresentação da equipa em Alvalade, perante cerca de 29 mil espectadores, segundo o que foi anunciado. Apesar do resultado favorável, torna-se evidente que ainda é um trabalho em progresso, embora os mecanismos da equipa tenham melhorado significativamente em relação ao encontro com o Peñarol.

 

A defesa esteve mais serena e bem posicionada, com o único lapso de relevo a surgir num lance na primeira parte em que um avançado espanhol apareceu livre no espaço entre Eric Dier e Cédric Soares, ambos, de resto, a fazerem uma bela partida. Maurício e Jefferson também se apresentaram melhor com o central a marcar um bom golo de cabeça na sequência de um excelente centro de André Martins.

 

No meio campo, destaque adicional para o jovem William Carvalho que dá todas as indicações de querer reservar lugar no onze e Adrien Silva sempre muito combativo e a marcar um soberbo golo de remate fora da área.

 

O Sporting continua a evidenciar o que já se lhe conhece: dificuldade em penetrar e assumir posição no último terço do relvado, com poucos remates. Wilson Eduardo movimentou-lhe melhor do que Salim Cissé, mas também é verdade que a Real Sociedade fez um jogo muito mais fechado na primeira parte.

 

A entrada de Carrillo e Fredy Montero aos 75 minutos pouco de novo trouxa à equipa, que já não estava  tão vocacionada para as manobras ofensivas. Continuo a manter a opinião que este Sporting não tem jogadores para alinhar num 4x3x3 clássico, ou seja o 4x2x3x1 que Leonardo Jardim aparenta preferir. Os pontas de lança muito desapoiados e com muito terreno para cobrir. Colocar Fredy Montero sozinho na ponta do ataque é, na minha opinião, desperdiçar o seu talento. Certo ou errado, o tempo dirá, entendo que esta equipa apresentar-se-ia melhor no 4x4x2, ou seja, 4x1x3x2, com dois pontas de lança na frente do ataque ou um ponta de lança e outro avançado em directo apoio.

 

Em última análise, um jogo e resultado moralizadores tanto para a equipa como para os adeptos e esperamos que o progresso se evidencie novamente na próxima quinta-feira frente ao Nice.

 

Nota:  Já fui alertado por leitores que o centro para o golo de Maurício foi executado por Adrien Silva e não por André Martins, como indiquei. Distracção minha que levou ao equívoco.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:50

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


26 comentários

Sem imagem de perfil

De haja luz a 27.07.2013 às 23:18

Rui

O jogo foi mais equilibrado na primeira parte.
Na segunda eles dominaram o jogo, e o resultado poderia ter sido pesado.
Até na assistência tentam enganar as pessoas.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2013 às 23:24

Caro Haja Luz,

Na primeira parte eles tiveram uma única oportunidade de golo e, na segunda, apesar de terem feito mais remates, também só houve uma ou duas jogadas de maior perigo para Marcelo.

Quanto à assistência concordo. Curiosamente, até um amigo meu me telefonou sobre isso, porque também ficou a com a sensação de que não estavam lá nem perto de 29 mil espectadores.
Sem imagem de perfil

De sloct a 28.07.2013 às 08:09

Também não me pareceram estar 29 mil pessoas, nem de perto nem de longe.
Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 27.07.2013 às 23:26

Atendendo à fase da pré-época, penso que foi um bom jogo da parte do Sporting.
Montero tem mesmo de ser bom jogador. Caso contrário vamos passar muitas dificuldades.
Rinaudo não vai entrar muitas vezes na equipa, a jogar desta maneira. Decidiu sempre mal.

Apenas um reparo ao post. O centro foi do Adrien. :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2013 às 23:40

Agradeço a correcção. Estava distraído e fiquei com a impressão que tinha sido o André Martins.

O Rinaudo é um jogador muito experiente e acredito que a sua condição irá melhorar.

Concordo com o seu outro ponto, embora não me canse de repetir que este sistema de 4x2x3x1 não resulta com os jogadores que o Sporting tem. O Labyad é um bom rematador mas ainda à procura do seu espaço neste sistema, o Adrien lá apareceu com o seu excelente remate e golo mas mais ninguém aparece no miolo a rematar. O Montero , muito como o Ricky antes dele, vai andar a jogar numa ilha. Ou muda de sistema ou aparece alguém no meio campo com outra dinâmica ofensiva no centro do terreno.

O Pedro está em Lisboa. Foi ver o jogo ? Acha que estavam lá 29 mil espectadores ?
Sem imagem de perfil

De Pedro Ferreira a 27.07.2013 às 23:47

Tenho gamebox e fui hoje ver o jogo. Penso que a reacção foi a mesma em todo o estádio quando divulgaram o número. A minha ideia seria sempre entre os 15 e 20 mil.
Apesar disso, temos de ter em conta uma questão importante. O facto de estarem todas as claques na superior sul, fez com que esta estivesse quase cheia, podendo dar ideia, olhando para o resto do estádio, que estava menos gente.

Em relação ao Labyad, penso que nem ele percebeu bem a função dele. Achei a primeira parte muito confusa e com a equipa totalmente coxa do lado direito. O Cedric via-se sempre sozinho, sem qualquer apoio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2013 às 23:56

Obrigado pela informação Pedro. A minha opinião, em conversa com amigos que também viram o jogo, é cerca de 15 mil.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Obrigado pela informação Pedro. A minha opinião, em conversa com amigos que também viram o jogo, é cerca de 15 mil. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>LJ</A> começou com Labyad na ala e depois puxou-o mais para o meio, caindo André Martins na direita. Penso que ainda há ali experiências do treinador porque evidencia-se alguma confusão. Para mim, Labyad é o jogador ideal para jogar nas costas de um ponta de lança. <BR><BR>Uma coisa que aprendi nos meus anos no futebol é que não há ninguém mais teimoso que os treinadores. Quando eles assentam ideias com um plano, é difícil mudar. Mas assim vamos ter muitas dificuldades com outras equipas e quando for a sério.
Sem imagem de perfil

De MM a 27.07.2013 às 23:33

Caro Rui, só uma pequena nota sem importância: foi Adrien quem bateu no golo de Maurício.

Um abraço.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 27.07.2013 às 23:41

Obrigado MM, já um outro leitor me avisou do meu erro.

Abraço.
Sem imagem de perfil

De Mauro Maia a 28.07.2013 às 00:09

Eu Gostei do que vi na primeira parte apesar de achar que o Labyad tem que se esforçar mais , único jogador que não se denotou em campo . Quanto aos outros 10 jogadores foram um espetáculo. Na segunda parte o Sporting manteve-se em bom plano mas depois aos 63 e 64 minutos entrou : o Rinaudo e voltamos a ter problemas desnecessários cada vez que o Fito tentou fazer um passe?!? fez-me lembrar a época que passou , não sei como não o ensinam a passar para terrenos avançados seja nos extremos ou no ponta de lança ; mas por amor de Deus não para a defesa ou para onde está virado...até mete medo. E o Carrillo é outro que precisa de acordar e jogar para a equipa , tem tudo o que é preciso a nível físico e técnico só precisa procurar os colegas de equipa . Acho que os melhores em campo foram os jogadores da equipa inicial apenas fazia a troca do Labyad pelo Esgaio (espero que este não se tenha lesionado). Viva o Sporting ... golaço do Adrien... ;)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 00:15

Na minha opinião, Labyad é um grande talento e dá indicações de não se enquadrar bem neste sistema. A falar da primeira parte, o Cissé quase não se viu. Correu muito mas sem efeitos concretos.

O Rinaudo é um grande defensor e lutador, não obstante a sua ocasional dificuldade na execução de passes. O problema do Carrillo, penso eu, é motivação.

Foi um soberbo remate de Adrien. Esperamos que faça muitos mais destes, que nós bem precisamos.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 28.07.2013 às 00:19

À semelhança do que escreveu no terceiro parágrafo, também achei que William Carvalho e o Adrien estiveram em destaque.

Espero que esta exibição do Adrien serviam para afastar, um falado, empréstimo deste jogador. Esteve menos bem na última época, mas não foi o único e certamente não foi por vontade sua, porque potencial ele tem.

De todos os jogadores em falta na apresentação a ausência que mais me preocupou foi a de Illori.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 00:29

Temos o "fantasma" dos salários elevados e Adrien será um deles. Veremos o que acontecerá até ao dia 31 de Agosto.

A não apresentação de Ilori é preocupante e não sei bem o que significa salvo maior afastamento entre as partes.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 28.07.2013 às 00:53

Uma coisa BdC e os seus elementos não podem esquecer, os bons jogadores ganham bem e os melhores ganharão ainda mais. E para mim a história do teto salarial é uma "treta".

Eu sou da opinião que os tetos salariais devem ser criados no grosso e não individualmente, ou seja para um plantel de 20 jogadores gastamos X em ordenados. Podemos ter um ou outro jogador que faça a diferença a ganhar mais de 50, para isso terá de existir um ou outro que equilibre esta diferença e tenha de ganhar menos. Obviamente que se deve ter o cuidado do equilíbrio na qualidade. Mas esta questão de se querer criar um teto rígido deve ser mais cuidada e analisada caso a caso e tendo em conta a oportunidade de negócio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 01:55

Por outras palavras, cada caso deve ser tratado de acordo com o seu mérito individual. Isto é a "bíblia" da boa gestão, em qualquer indústria e não apenas no futebol.

Não me surpreenderá saber que é mais uma posição de força e que o pior ainda está para vir.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 28.07.2013 às 00:20

Rui

Tiveram mais posse de bola e mais remates.
Poderiam ter marcado vários golos.
Na segunda parte a equipa esteve completamente aos papéis.
Em relação a alguns jogadores que eu disse há uns tempos que não tinham qualidade para fazer parte do plantel, eles não foram apresentados.
Sem imagem de perfil

De Alvaro a 28.07.2013 às 03:06

Sim, estivemos aos papéis... por pouco os nossos jogadores não cometeram suicídio colectivo em campo, por causa da nossa falta de qualidade, e da tamanha superioridade da equipa contrária.

Tenho para mim que o resultado foi injusto... O justo seria um 0-10 para a equipa adversária.
E isso dava cá um "jeitaço"...

... Agora falando a sério:

Homem anime-se! O Sporting ganhou. Cometemos erros, mas isso é o normal quando ainda só temos 1 mês de trabalho. No entanto já foi possível de ver muitas coisas positivas. Ou isso não lhe dá animo ?
Será que você é apenas capaz de dizer mal da equipa do Sporting e de ver o lado negativo ?
A embirração com o presidente tirou-lhe a felicidade de ser do Sporting ?
Não seja assim...

Haja luz irmão!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 03:12

Caro Alvaro, assunto à parte, a título de curiosidade. Conhece Paulo Futre e a família dele ?
Sem imagem de perfil

De haja luz a 28.07.2013 às 00:23

Rui

\" . O problema do Carrillo, penso eu, é motivação.\"

Pareceu-me haver pouca motivação alegria de alguns jogadores
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 00:26

Ao certo não sei Haja Luz, mas como Carrillo é muito emocional, penso que a sua reacção se deve ao facto de não ter sido titular. Mas tem de mudar de atitude.
Sem imagem de perfil

De AM a 28.07.2013 às 01:06

Jogo sólido do Sporting.Os processos defensivos parecem relativamente consolidados mas a 2ª parte foi pior.Em termos ofensivos parece que há mais trabalho a fazer.Parece-me que o modelo de jogo da equipa mudou.O objectivo é jogar mais verticalmente e ser mais eficaz na finalização e não tanto ter muito tempo de posse de bola.O jogo torna-se menos bonito mas isso é típico das equipas de LJ(hoje parece-me que o o adversário até teve mais posse de bola).

Maurício esteve bem,vamos a ver se mantém.Eric Dier ,a jogar assim tem que ser um dos centrais e William Carvalho ,a manter este nível, deve ser titular.Acho que precisamos de um 2º PL e idealmente de outro central(TI não foi apresentado e provavelmente não jogará na equipa principal até renovar,o que pode não suceder). A questão do 10 já foi muito discutida:Labyad, AM e Gerson são os candidatos e aqui acho que o plantel está fechado.

Quer Maurício confirme as boas indicações ou não, e se Ilori ficar,a DC está fechada.Se não e dadas as opções até agora,Fokobo ou Nuno Reis serão o 4º central.Há mais risco...mas não há dinheiro.Neste plantel a questão mais complicada parece-me o PL.Quanto ao sistema táctico,tendo a concordar com o Rui mas LJ não vai abdicar do que tem vindo a treinar.Daí também a necessidade de outro PL com características diferentes.

Em resumo,posições mais débeis:DD(incógnita Welder),DC(1ªs opções fortes mas as 2ªs opções estarão à altura?) e a pior o PL:só Montero que tem determinadas características.Cissé ainda tem muito que evoluir.

PS-A questão da assistência.Também me pareceu o mesmo,mas será possível?E como é que fazem?
Sem imagem de perfil

De AM a 28.07.2013 às 02:00

Só acrescentar que também não percebi a questão de Ilori.
Tem contrato até2015.Há algo mais?Seria necessário dar um esclarecimento.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 02:14

Não faz sentido a sua não apresentação mesmo com a lesão. Seria perfeitamento normal a sua presença mesmo sem se equipar. Rojo também está lesionado.

Não se sabe ao certo, mas dá para pensar que é mais uma situação de força pelas negociações de renovação, caso Bruma, etc..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 02:10

Caro AM,

Mesmo sem o Maurício não estava muito preocupado com a defesa, no contexto de talentos, mais ao que concerne o sistema de jogo. O que muita vez se atribui a aparentes erros individuais, têm mais a ver com o sistema de marcação e não limitado aos defesas. Dito isto, não estava a contar com uma confrontação com Ilori tão cedo.

As movimentações e mecanismos da equipa, embora sejam ainda um trabalho em progresso, agradam, já o mesmo não posso dizer do sistema de jogo. Já fiz esta pergunta e reitero: como acomodar um PL de área e Montero no mesmo onze ?

LJ devia aprender com José Mourinho, que usa frequentemente um variável do 4x4x2 que parece um 4x3x3, mas não é. Para isso resultar teremos de ter um dos extremos a entrar no miolo em diagonal no último terço do terreno, que é isso que faz muita falta ao Sporting. Não há remates porque além de não termos grandes rematadores, ninguém aparece livre no miolo. Com as equipas que jogam em linha baixa, esta condição agrava-se.

Neste jogo, tanto o Cissé, de algum modo o W. Eduardo e depois o Montero jogaram numa ilha. O WE disfarça um pouco devido à sua movimentação mas Montero não é esse género de jogador.

A assistência, como muito do que têm vindo a fazer em algumas circunstâncias, é uma estratégia de teatro para cultivar uma determinada imagem perante a generalidade da sociedade desportiva. Em jogos oficiais não é possível devido ao controlo, mas em jogos particulares basta avisar o anunciante e calar quem lida com as bilheteiras.

O Labyad, para mim, anda perdido fora de posição. Não sei se este Magrão é 10, mas penso que não. Muito ainda a trabalhar até ao dia 19 de Agosto.

Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 28.07.2013 às 22:19

Pizzi seria esse extremo a fazer diagonais, mas como não houve acordo com o Atletico de Madrid, parece que vai fazer de Isaías na equipa do nosso rival, caso JJ esteja pelos ajustes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 22:39

O Benfica foi buscá-lo para ele não ir para o Sporting e foi prontamente emprestado ao Espanhol. O Sporting foi lá fazer compras com um saco de rebuçados e não foi difícil superar a cedência por empréstimo que o Sporting pretendia.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo