Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Hoje em dia não é realístico limitar qualquer análise aos planteis base das equipas, nomeadamente ao da equipa principal e ao da equipa B, porque a primeira acabará por depender do sustento da segunda ao longo dos muitos meses da época oficial. Por muito que se diga que a equipa principal do Sporting vai contar com 20 elementos, sabe-se antecipadamente que não conseguirá fazer a época só com esses e recorrerá a atletas da equipa B. Esta, por consequência das acções da principal, terá de recorrer à equipa de juniores. Foi este o caso na época passada e é um cenário que se repetirá durante a época 2013/14.

 

No primeiro post sobre esta temática, acabámos com 64 jogadores, a maioria definidos e uns quantos com o futuro por esclarecer. Entretanto, com a ajuda dos nossos leitores e mais alguma pesquisa, revisámos este número:

 

- Nada se altera relativamente à equipa principal. Mantêm-se os 19 jogadores apresentados e os dois casos por esclarecer, Ilori e Bruma.

 

- Na equipa B, eliminámos Farley Rosa, Luis Cortez e Júlio Alves porque já não se encontram com o Sporting, mas adicionámos William Owuso e Mickael Meira, este, pelos vistos, o terceiro guarda-redes. Foi ele que defendeu as grande-penalidades na final da Taça de Honra e já vai a caminho dos 20 anos. Claro, se Rui Patrício sair, um dos da B será promovido à equipa principal e o Mickael terá uma papel mais activo na equipa B.

 

Ainda com a equipa B, Wilson Manafá, Francisco Geraldes, Yan Zhiao, Cristian Ponde e Daniel Podence podem ainda jogar nos juniores, muito embora eu duvide que especialmente Manafá e Ponde não joguem na B. Riquicho também tem idade para os juniores, mas pela inexistência de laterais direitos, deverá alinhar na segunda equipa. Os casos por esclarecer relativamente à B são os mesmos: Valentin Viola, André Santos, Diogo Salomão, Evaldo, Pranjic e mesmo adicionando Jeffrén, como um leitor surgeriu, a verdade é que ele está vinculado até 2016 e o seu empresário afirmou esta semana que não há ofertas pelo jogador e que este pretende cumprir o seu contrato com o Sporting.

 

No resumo indicado no primeiro post, tínhamos 35 jogadores mais os 6 supostos excedentários que ainda lá se encontram. Retirámos os 3 que já não são do Sporting e colocámos os 5 que ainda são juniores nesse escalão, e ainda ficamos com 27 jogadores, mais Owuso e Meira, total de 29.

 

Conta final: 19 + 2 na principal= potencialmente 21  /  29 na equipa B mais os 6 excedentários = 35 / os 3 excedentários da equipa principal: Onyewu, Boulahrouz e Bojinov =  59 jogadores.

 

Escrevi em resposta a um dos leitores, que a única ideia que faz sentido que foi proferida pelo terceiro candidato no último acto eleitoral, foi pela sua sugestão da criação de uma equipa C na II Divisão. O problema com esta disposição, claro, é o encargo financeiro, mas desportivamente é lógico, a exemplo do que clubes com recursos mais alargados fazem.

 

Adenda: Um leitor alertou-me quanto a Atila Turan. O jovem fará parte do grupo de "casos por resolver" da equipa B, aumentado o lote de jogadores desta para 30 e o número total para 60. Mesmo que fiquem 45 jogadores entre as duas equipas, 15 casos terão de ser resolvidos durante o mês em que o mercado ainda está aberto.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:16

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


8 comentários

Sem imagem de perfil

De João a 28.07.2013 às 18:02

Volto a dizer que o Leonardo Jardim veio esclarecer em entrevista que a equipa A terá 20 jogadores + 2 guarda-redes e não 20 jogadores contando com 2 GR. Como ontem foram apresentados 19 mas dois deles eram GR, faltam 3 jogadores de campo à equipa A. Um deles poderá ser o Bruma (ou não). Duvido que seja o Ilori para mim vai sair. Ficam a faltar mais 2 ou 3 se o Bruma não ficar
Sem imagem de perfil

De João a 28.07.2013 às 18:09

E não esquecer que ainda faltam sair jogadores. Se houver saída no mercado eu punha a andar ao slide o Labyad e o Carrillo pela sua total ausência de comprometimento, empenhamento e postura profissional e no caso do Labyad pelo salário obsceno que ganha e ia buscar outros
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 20:14

Já tomámos nota do que afirmou Leonardo Jardim, mas não altera os números existentes.

Em que fundamenta a "total ausência de compretimento" que atribui a Labyad e Carrillo ?
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 28.07.2013 às 20:22

Todos aqueles que ainda podem dar uma perninha nos juniores, deverão fazê-lo na segunda fase do campeonato, tal como aconteceu com Tobias Figueiredo, pelo que poderá acontecer o mesmo que na temporada passada, mas com menor frequência e "abrangência" ou "amplitude", alguns dos juniores alinharem pelos B na ponta final do campeonato, mas desta vez espera-se menos que haja uma revolução na equipa principal como aconteceu na época anterior.

Quanto a Khalid Boulahrouz, Oguchi Onyewu, Evaldo Fabiano, Atila Turan, Danijel Pranjic, Valentin Viola, André Santos, Diogo Salomão, Jeffrén Suárez, Valeri Bozhinov e talvez mesmo, o Diego Rubio, parece que são todos para emprestar ou vender, se tal for possível.

Resta saber se vão haver mais empréstimos ao Cercle Brugge ou se vamos ter um plantel demasiado alargado para o que seria de esperar no que à equipa B diz respeito. Possivelmente, vários jogadores poderão acabar emprestados a emblemas quer da Segunda Liga, quer do CNS. Falta pouco mais de um mês, daqui a duas semanas a pressão vai intensificar-se em relação aos casos mais bicudos, refiro-me aos atletas mais "velhos" ou com salários mais elevados.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.07.2013 às 20:50

Mandar jogadores para os juniores poderá vir a ser uma necessidade, pelo excesso de jogadores, mas não é o ideal. Casa caso é individual e decisões têm de ser feitas de acordo com a evolução do jogador.

Quantos aos restantes, têm de ser colocados. Veremos como a SAD vai resolver isto nó último mês do mercado. O processo está muito atrasado. Mandar para o Cercle de Brugge é uma situação de desespero.

E, vou dizer agora o que ainda nunca disse mas que tenho a intenção de abordar em post mais lá para a frente: é o objectivo primordial de BdC, sobretudo por uma questão de ego, ver-se livre de tudo e todos que tenham a assinatura de Godinho Lopes. Para mim, isso é muito claro, mas devemos deixar passar mais algum tempo.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 28.07.2013 às 21:24

Os casos do Valentin Viola e do Diego Rubio são sintomáticos desse desejo, para não falar do Labyad (a história do elevado vencimento) ou mesmo de Carrillo ou Capel, se bem que nestes dois casos, um é muito apreciado pela torcida, o outro espera-se que expluda de vez.
Sem imagem de perfil

De João a 29.07.2013 às 16:11

Rui, baseio-me na forma displicente e até irresponsável como ambos jogam. Baseio-me nos relatos de várias fontes que o Carrillo passa a vida na noite
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 29.07.2013 às 16:29

Não refuto essas disposições porque não tenho conhecimento de causa, mas também não me parece prudente basear apreciações em fontes (anónimas ?) de ordem diversa.

Concordo que o rendimento dos dois não tem sido o desejado, mas considerando o que a equipa tem atravessado de há uns tempos a esta parte, o rendimento de todos tem sido uns furos abaixo do expectável. Esta época, com novo treinador, novos métodos de trabalho e novo sistema de jogo, é prematuro tirar ilações baseadas em praticamente um único jogo, já que os restantes dois no Canadá só foram vistos por quem esteve fisicamente presente.

Posso estar errado, claro, mas muito dá para levar uma pessoa a pensar que há uma tentativa de descredibilizar determinados jogadores em função dos objectivos da SAD de se ver livre deles a todo o custo. É mera opinião que será inevitavelmente contrariada pelas simpatias em voga.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo