Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




One man show

Rui Gomes, em 06.08.13

 

Não vou comentar o jogo do Sporting com o West Ham salvo dizer que foi uma muito fraca exibição em toda a linha. Não sei onde esta equipa vai chegar nas provas oficiais, mas é por de mais evidente que Leonardo Jardim ainda tem uma enormíssima tarefa na mãos. Ainda estamos na pré-época mas vai-se aproximando a hora de definir determinadas questões de jogo e jogadores, pela evidência à vista.

 

No que pretendo abordar, nem sei bem por onde começar. Isto é o Sporting Clube de Portugal ou é uma outra qualquer equipa da aldeia ?... Este aparato do presidente e do director-geral da SAD a flanquear o treinador no banco - que lamentavelmente o realizador da RTP não se cansou de focar repetidamente - tem de ser descontinuado imediatamente. Além da pobre imagem que projecta, duvido muito que permita a Leonardo Jardim o espaço e o à vontade para liderar a equipa das linhas laterais. Como se isto não fosse suficiente, no final da partida assistiu-se a um muito enervado Bruno de Carvalho a ralhar com o 4.º árbitro, a dirigir-se então ao centro do terreno para fazer o mesmo com o árbitro e seus auxiliares e no regresso ao banco a dar um raspanete a William Carvalho. Isto é de facto um "one man show" que não vejo como vai beneficiar o Sporting. Haja sensatez e dignidade e cada um que ocupe o seu lugar. Já é tempo do presidente se concentrar em ser presidente e deixar o adepto para outras ocasiões.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:06

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De robson92 a 06.08.2013 às 00:30

Boa noite,

Concordo. Atitude irracional.

Não é um drama nem caso grave, mas estas atitudes têm de ser controladas.

Cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 00:39

Boa noite,

Tem de se ir um pouco mais longe. Eu sei que a presença do presidente no banco agrada a alguns, mas no final das contas vai prejudicar mais do que ajudar e - e é um grande E - tem a sorte de ter um treinador que aceita a situação (já foi habituado no Nacional), porque poucos a aceitariam.

Muito breve: uma dos episódios que me marcou no meu percurso futebolístico, como dirigente, foi quando Johan Cruyff assumiu a liderança técnica do Barcelona, que lhes permitiu a recuperação e chegarem onde se encontram hoje. Há uma célebre frase dele nessa ocasião: "o senhor presidente não vai ao balneário sem a minha autorização".
Sem imagem de perfil

De HY a 06.08.2013 às 00:37

RG, disse isso mesmo para os consocios que assistiram comigo ao jogo pela tv. Se o presidente quer marcar presença no banco, deve ser discreto e nao criar desnecessaria pressao sobre o treinador.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 00:43

HY, isto ainda é o princípio. Dá para imaginar quando for a doer e surgirem aqueles momentos de jogos com polémica e outras considerações à mistura.

Ele até se pode dar por feliz por ter um treinador que aceita a situação, nem todos a aceitariam. O Leonardo Jardim foi habituado no Nacional.
Sem imagem de perfil

De AM a 06.08.2013 às 01:00

Do jogo de hoje gostei sobretudo da assistência.Excelente casa,a provar o grande clube que somos.Como é que um clube como o nosso não consegue ter sucesso desportivo?
Acerca do tema,não gostei,em particular de ver o presidente ao lado do treinador.Tem que corrigir urgentemente esse comportamento.O treinador é a referência dos jogadores,não o presidente.Quanto ao jogo,de facto muito trabalho ainda pela frente.Vamos ver os próximos jogos.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 01:08

Penso que Leonardo Jardim tem de começar a definir melhor a equipa e o jogo. A época oficial começa em 14 dias e ainda há muito trabalho pela frente.

Além das outras questões que se evidenciaram neste jogo, continuo a insistir que com o 4x3x3 ou o 4x2x3x1 vamos ter muitas dificuldades nos últimos 20/30 metros. Montero vai jogar muito pouco apoiado e isso retira-lhe tempo e espaço para exibir a sua técnica.

Um último reparo, gosto muito de André Martins mas preocupa-me, como sempre me preocupou, o seu físico. Temos um meio campo fisicamente muito débil
Sem imagem de perfil

De AM a 06.08.2013 às 01:51

Aqui,como sabe,concordo totalmente.AM é um jogador muito habilidoso,forte em posse e também no último passe,mas é pouco agressivo no ataque à baliza.Por isso acho que Labyad seria um jogador importante,porque tem essa característica.
Na sua última época no PSV,além de quase sempre titular,marcou 12 golos e fez 16 assistências.
Também temos o problema dos extremos.Bruma tem qualidades importantes e resolvia-nos vários problemas...mas não deve voltar.Dos que estão só Wilson Eduardo me parece um jogador com as características necessárias.Enfim ainda muitas dúvidas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 12:01

O CArrillo tem tudo para se tornar num excelente extremo. Necessita de ser trabalhado, além de ganhar maturidade.
Sem imagem de perfil

De Carlos Alves a 06.08.2013 às 02:14

Totalmente de acordo.
Os ingleses ainda esta hora devem estar na dúvida sobre quem era afinal o treinador do Sporting. Quem viu na TV viu pior: Bruno a dar o que pareceu ser um puxão de orelhas no William, sob o olhar desconfiado de Leonardo Jardim. Leonardo jardim tem duas características conhecidas publicamente: a primeira é ser bom treinador, a segunda é não papar grupos presidenciais/directivos. Se isto continua assim não vai correr bem e acreditando no Sportinguismo do nosso treinador suspeito que estivesse ele noutro clube e já tinha estalado chatice. O Bruno tem muita vontade, isso é indesmentível, mas tem de deixar de se armar em puto e ser apenas aquilo que os Sportinguistas querem que ele seja: presidente do nosso clube. O problema parece-me ser mais complexo pois suspeito que o Bruno crê que o Sporting (e quem o elegeu) se resume a 30 miúdos imberbes que se entusiasmam com voluntarismos irracionais e que fazem imenso barulho em facebooks, quando quem verdadeiramente o elegeu foram as pessoas que falam menos e pensam mais, como eu, que pagam quotas há muitos anos, nunca falham, e que estando cansadas do que foram os últimos anos não têm paciência para criancices sem sentido.

PS - tão ou mais grave que o aspecto treinador foi aquela reacção com os árbitros num jogo a feijões e ainda por cima sem razões de queixa (o nosso penalty foi um brinde). Oxalá não paguemos estas "peitaças" extemporâneas quando os jogos forem a doer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 02:29

Excelente análise sobre as circunstâncias e conduta do presidente. Concordo na íntegra.

Apenas um pequeno reparo: se a memória não me falha, Leonardo Jardim também tolerou muito o presidente do Nacional, a sua presença no banco e manifestações avulsas.

Dito isto, não o conheço o suficiente para apreciar a sua personalidade e postura nestas situações.
Sem imagem de perfil

De Fura a 06.08.2013 às 10:44

LJ nunca treinou o nacional...logo nao esta habituado a isto. O que vai ser um grande problema....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 11:46

Tem razão, eu estava a pensar no Camacha.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 12:03

P.S. "Nacional" é equívoco meu, na Madeira ele treinou o Camacho.
Sem imagem de perfil

De sergiom a 06.08.2013 às 02:51

"duvido muito que permita a Leonardo Jardim o espaço e o à vontade para liderar a equipa das linhas laterais."

Concordo consigo Rui, e eu que por vezes lhe vou pedindo menos implicância com o presidente, neste caso tenho de concordar, com o que escreveu. Nem vou muito pelo facto de BdC estar sentado no banco, mas aí que o faça de modo comedido, ocupe o seu lugar e pelo menos que passe uma imagem de tranquilidade e calma aos seus atletas.
Também me parece que possa retirar algum espaço, inclusive físico, e tranquilidade ao nosso treinador.

Com tanta gente no banco, temos de arranjar uns bancos de suplentes do tamanho de um autocarro para o nosso estádio.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 03:26

E ainda não começaram os jogos a doer.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 06.08.2013 às 06:45

Para que nao diga que sou acéfalo e só digo amen a tudo o que o Presidente faz: também eu tenho que concordar consigo neste ponto. Nao foi nada bonito de se ver. Nao tenho nada contra o Presidente e Inácio estarem no banco, mas devem estar sentados durante todo o jogo (festejos à parte) e sobretudo aquela cena no final é perfeitamente dispensável e nao deve repetir-se.
Sobretudo num jogo amigável!

PS: BdC foi queixar-se aos árbitros nao se sabe muito bem do que e desabafou junto de William Carvalho pelos mesmos motivos já que gesticulava da mesma forma que perto da equipa de arbitragem - duvido muito que aquilo fosse uma reprimenda.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 11:50

Não me faça favores Petinga. É a única pessoa até agora que não viu o respanete que ele deu ao William, bastou olhar para a cara do rapaz.

Aquilo de ele estar no banco não passa de uma criancice, mais a ver com o seu narcisismo do que qualquer benefício para o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2013 às 07:24

Na primeira parte alugou-se meio campo. Jogo dominado pelos ingleses.
Um penalti por assinalar a favor deles, entradas duras merecedoras de sansão disciplinar sobre alguns jogadores nossos, que o árbitro deixou passar.
O árbitro teve vários erros com influência no jogo, no lance do penalti, á falta clara sobre um jogador inglês, e no pretenso penalti, a bola não bate no braço. A falta do segundo golo, a haver falta é do jogador do sporting, na sequência do livre há um jogador nosso que empurra deliberadamente um jogador eles.
Se não fosse o árbitro o resultado poderia ser pesado.
O sporting tem tido a estrelinha, tem se apanhado a ganhar sem saber como.
Aliás foi essa a mudança para a segunda parte, assim como aconteceu nos outros jogos.
Dito de outra maneira se não nos apanhamos a ganhar, temos grandes dificuldades.
Só de salientar o Carrillo, único jogador que mostrou algumas jogadas de categoria.
Como é que se tem um jogador destes no banco? Opções incomprensiveis.
Discurso falacioso do treinador.



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 12:05

Haja Luz, tem de disfarçar mais a sua escrita. Não engana. Além da identificação, claro.
Sem imagem de perfil

De eu sou assim a 06.08.2013 às 08:10

Pode ser que eu me engane mas a minha aposta vai para que até ao mercado de inverno o Leonardo saia e o Inácio assuma o comando técnico da equipa.
Do jogo em si haveria muito a comentar; da prestação do BC há pouco: mau demais para ser verdade!
Sem imagem de perfil

De jose guinote a 06.08.2013 às 08:55

O resumo do jogo poderia ser muito simplesmente: Bruno Carvalho o pior em campo.Lamentáveis e ridículas as pressões sobre o quarto árbitro no final do jogo - uma atitude populista para as claques - e um aparente raspanete a William Carvalho, por ter falhado no lance do golo do West Ham (?). Se continuar assim candidata-se a super-prémio do rídiculo e um dia destes acorda e tem que ir mesmo para o banco com o Inácio, porque o Jardim irá à sua vida. A equipa foi muito fraca contra um adversário forte e agressivo, com um futebol directo que não soubemos contrariar.Fomos incapazes de circular a bola. Julgo que não jogou a melhor equipa disponível neste momento. Cédric é melhor que este brasileiro que me pareceu um jogador banal. Drier é muito melhor que Maurício, que é muito na base do físico e do chutão para a frente, sem grande descernimento e com lacunas no posicionamento.Drier tem que jogar a central porque aquela defesa sem Drier e sem Illori é um passador. Jeffren é melhor que Evaldo, um regresso que não compreendo. Está a jogar mais ou menos o mesmo que jogava e que como nos lembramos é muito pouco. Rinaldo na primeira parte perdeu dezenas de bolas.Está péssimo. Willian Carvalho está melhor mas esteve desconcentrado nalguns lances. Adrien foi o melhor. Cappel levou porrada de criar bicho com a complacência de um árbitro incompetente. Carrilo faz o oitenta e a maior parte das vezes o oito. Wilson Eduardo assegura o ocntrolo e a posse da bola, o que já não é mau. Jardim pode construir uma equipa melhor do que aquela que jogou hoje. Mas terá muitas dificuldades, muitos jogadores são claramente limitados e quando os adversários são deste nível competitivo as coisas tornam-se muito dificieis. Espero que não seja esta equipa base que ele tem na cabeça. Contra o Braga já iremos ver as coisas a uma escala mais próxima daquilo que nos espera na Liga.
Que falta faziam o Bruma e o Illori.Gostei do Montero mas foi quase sempre uma ilha no meio dos defesas concentrados e duros.
Ao Sporting faz falta um Presidente capaz de tomar todas as decisões importantes para o futuro do clube -algumas das quais este já tomou e aquelas que ele não parece ter capacidade para tomar - e ser um verdadeiro Presidente, discreto, deixando espaço aos seus colaboradores e equipa técnica - e aparecendo apenas quando a sua presença for útil e necessária. A treta do Presidente adepto é populismo puro ou então a concretrização de uma aspiração antiga: sertreinador do Sporting.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 06.08.2013 às 12:11

Penso que queria dizer que o Jefferson é melhor do que o Evaldo.

Leonardo Jardim ainda anda a fazer experiências, mas a hora aproxima-se para definir a equipa base.

Com este seu sistema de jogo, o Montero vai continuar a jogar numa ilha.

Quanto ao presidente, nada mais a acrescentar. Tudo é óbvio perante mentes sensatas.
Sem imagem de perfil

De Cantinho do Morais a 06.08.2013 às 09:32

Mas alguém ficou surpreendido com o comportamento do Bruno Carvalho?
O homem recebeu um pack da "Vida é Bela": Ser Presidente do Sporting por 10 dias.

É um espectáculo: jogos no banco, fotos com as claques, bocas para empresários, jogadores, árbitros e presidentes adversários; entrevistas e declarações à imprensa dia sim, dia sim; saltos com os jogadores e atletas dos diversos escalões; estabelecer preços a jogadores do plantel na TV;

Só falta jogar! Sim, porque treinar a equipa ele já treina. Deixa de fora o Labyad, dá reprimenda ao William, etc.

Enfim...

O Evaldo já renovou? E o Salomão? André Santos? É que isso dá jeito para a contabilidade final de renovações feitas.
Só não renova com Bruma, Ilori e Dier. Porque será?

Narcisista maior que este não há.

O Inácio agradece, pois está quase a tornar-se treinador do Sporting. Veremos se não será depois da 3ª jornada.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo