Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bruno de Carvalho em Loures

Rui Gomes, em 15.08.13

 

 

Pela sua presença nas celebrações do 26.º aniversário do Núcleo Sportinguista de Loures, o presidente do Sporting pronunciou-se sobre algumas das questões mais preeminentes do presente do Clube. O todo das suas declarações está disponível em diversos sites noticiosos, inclusive deste no jornal "O Jogo", que pode ser lido aqui. Visando o diálogo entre os nossos leitores, limito-me a sublinhar e a comentar algumas breves considerações:

 

- "Não há guerras dentro do Sporting."

 

Até é de admitir que não hajam, salvo o descontentamento de alguns jogadores pela incerteza do seu futuro, já o mesmo não poderá ser dito no todo do universo sportinguista, onde determinadas divisões ainda se acentuam, apesar do afecto em comum pelo Clube.

 

- "Tanto eu como os adeptos estamos fartos do assunto Bruma."

 

Até será verdade que os adeptos já atingiram um elevado nível de saturação, mas o presidente, por farto que esteja, terá de continuar a lidar com esta delicada situação. Sem querer colocar o jovem avançado no "alto dos Pirinéus", não deixa de ser um dossier importante para o Clube, desportiva e financeiramente, e que poderá ter um impacto significativo no seu futebol, especialmente considerando um hipotético cenário de o ver a curto prazo envergar a camisola encarnada ou azul e branca.

 

- "O que todos os sportinguistas devem saber em relação ao Labyad é que todas as decisões, em relação a esse ou qualquer outro jogador, são tomadas em consonância com a equipa técnica."

 

Aqui o presidente recorre a um jogo de palavras, já que não é acreditável que Leonardo Jardim lhe tenha transmitido a sua indiferença para com a relegação de Labyad à equipa B. O presidente emitiu ordens e o técnico limitou-se a obedecer, mesmo reconhecendo que o jogador poderia ser útil à equipa principal. Há uma distinta diferença entre "decisões tomadas em consonância" e o treinador acatar as ordens dos seus superiores da SAD. 

 

-"(...) mas já me chateia o termo populista. É agradável ter o reconhecimento das pessoas, mas não me considero populista, mas sim popular."

 

Uma temática que dá "pano para mangas", uma vez que é por de mais evidente que o presidente goza de um determinado nível de popularidade entre alguns sportinguistas, mas não todos, longe disso em facto.

 

Nota: Pela minha indisponibilidade nas próximas horas, publico este post sem a moderação activada, na esperança que os comentários sejam construtivos e sem linguagem ofensiva. Quero crer que este nosso desejo será respeitado por todos os leitores.

 

publicado às 20:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


7 comentários

Sem imagem de perfil

De AM a 16.08.2013 às 13:20

É de facto extraordinário que ainda não se tenham resolvido a questão dos ditos "excedentários".
A 3 de Junho "A Bola" dedicou a 1ª página a essa questão;"10 milhões de problemas" era o título e em letras garrafais publicava os "salários" de 5 jogadores:Bojinov,Boula,Prajnic,Onyewu,Jeffrén e...Labyad.
Espantoso que a 16 de Agosto nada está resolvido; louvar o acerto do jornal oficioso do clube de Carnide.

A questão não é se este ou aquele ficam,isso é uma decisão do clube que deve ter o parecer do treinador.
Mas se não conta então têm que se resolver os problemas.
Labyad ganha muito?Mas ganha menos na equipa B?
A situação de Labyad é inacreditável.Um jogador com mercado está numa situação em que só o querem livre ou com o Sporting a suportar uma parte do salário.É o mercado a funcionar.Pusemo-nos nesta situação.

Com os outros,o mesmo,embora com graus diferentes.
Questão que tem sido gerida com um amadorismo atroz e que ,agora,no início da época deveria estar resolvida.
Uma estratégia de demonização dos jogadores(dirigida aos adeptos) e uma tentativa de coação(nítida com Labyad)conduziram a uma situação difícil de resolver.
Amadorismo,não me ocorre outra palavra.
O dossier Bruma já foi aqui muito falada,mas as pessoas esquecem-se de Ilori,outra situação não resolvidas.
De facto...milhões de problemas e problemas de (muitos) milhões.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 16.08.2013 às 13:47

A solução fácil seria pagar-lhes para saírem como foi feito no passado!!!

Mas agora em que se tenta recuperar parte do investimento é se apelidado de amadorismo.

Cada cabeça sua sentença.

SL,
Sem imagem de perfil

De Rui Barros a 16.08.2013 às 14:22

Caro Sérgio,

É impedindo o jogador de jogar e de se valorizar que se recupera o investimento? Não teria sido melhor ter procurado criar condições na pré-época, já que se considerava o jogador dispensável devido ao ordenado supostamente elevado, para que este mostrasse valor e assim despertar a cobiça de outros clubes mais propensos a largar uns euros que tanta falta fazem aos nossos depauperados cofres? E se, por mera hipótese, até ao fim do mês nenhum clube lhe pegar ou mesmo este se recuse ir para outro clube? Vamos recuperar o investimento feito? Vamos deixar de lhe pagar? Ou será um caso para os tribunais resolverem?

Profissionalismo...

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 16.08.2013 às 14:31

Caro Rui,

Não poderemos ver o caso do Labyad de forma isolada, concordando em grande parte com o que é dito aqui por si não posso deixa de levar em consideração o representaria para os restantes companheiros de balneário o fato de ter um jogador que ganha 10,20 e 30 vezes mais na equipa principal sem o que o seu rendimento justificasse 1/10 do que ganha !? é uma situação muito complicada.

Para mim já chega de tratar os jogadores como deuses ... o Labyad quer jogar !? que faça por isso demonstre nos treinos e em campo o futebol que todos nós sabemos que tem.

SL,


Sem imagem de perfil

De Rui Barros a 16.08.2013 às 16:41

Sérgio,

Num comentário muito apressado, digo-lhe que concordo consigo na generalidade, mas há neste caso uns "pormenores" que a mim me escapam (admito que por ignorância minha):

Em relação ao salário de Labyad , e isto faz toda a diferença, ainda não consegui entender muito bem de quem era o passe quando o Sporting o contratou, sendo que sabemos que ela era livre para assinar pelo Sporting? De um fundo? De um empresário? Dele próprio? É que se no valor anual que ele recebe houver uma componente referente à compra do seu passe diluída pelos anos de contracto, então talvez não ganhe assim tanto como se diz por aí.

O segundo ponto passa pelo discussão pública (e a pressão que com ela se pretendia) dos tais 2 milhões que ele receberia, e a admissão pública e que o Sporting não lhe poderia pagar este valor.

Infelizmente não conheço detalhes sobre o negócio Labyad (alguém conhecerá?), pelo que, nas hipótese acima considerada, é perfeitamente compreensível o comportamento de Labyad . O Sporting neste caso estaria a ter um comportamento de "caloteiro". Inaceitável a meu ver.

P.S. - Se algum dos comentadores me quiser corrigir, caso esteja enganado nas assunções acima feitas, agradeço.

SL


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.08.2013 às 17:32

Se me permite caro Rui Barros,

Já escrevi sobre isto extensivamente mas parece que passa despercebido por alguns, e não me refiro a si.

O passe do Labyad era do próprio jogador. É estimado que terá custado cerca de 3 milhões - mas isto não posso confirmar 100% - e o Sporting ficou a totalidade dos seus direitos económicos e foi então acordado pagamento em tranches em paralelo com o seu salário. Há registo de um pagamento de 950 mil euros logo no início, que correesponde a uma percentagem que o Sporting alienou, mas não se sabe quanto mais da parte do passe foi liquidado até à data. Pela alteração das regras da CMVM para clubes de futebol, nem tudo é agora reportado. Entretanto, o Sporting alienou mais percentagens do seu passe . não se sabe os valores - porque o RC do 1.º trimeste 2012/13 indica que o Clube só detém 35%. Por isso, já citei em diversas ocasiões, que o Sporting comprou ao jogador a totalidade do passe, tem lhe estado a pagar em prestações e se decidir rescindir com ele, além de ter que negociar o balanço do seu salário, terá de o compensar pelo montante do passe ainda por liquidar e, ainda, compensar os fundos que detêm os 65%.

A informação foi propagada à conveniência de que Labyad ganha 2 milhões quando, na realidade, seja qual for o seu vencimento em 2013/14, parte é salário, parte é o pagamento da dívida pelo seu passe. Em facto, o Sporting já recebeu $$$ pela venda de percentagens a fundos quando ainda nem sequer pagou a totalidade do valor do passe ao seu proprietário: o jogador.

Isto, salvo apresentarem-me documentação em contrário, é a verdade.

Muito por isto, mas não só, eu tenho dito a outros leitores que à parte das considerações técnicas desportivas, cada caso é diferente. A exemplo, o Rojo antes de se transferir para o Sporting estava no mercado por 4 milhões. O Sporting comprou-o mas só investiu um milhão, já que um fundo de investimento comprou 75% à raiz. O caso do Elias também está mal contado, já que algo semelhante ocorreu e o Sporting investiu cerca de 5 milhões nele e não os tais muito sensacionalizados 8,6 milhões.
Outro caso diferente que, na minha opinião, não está a ser bem tratado. O Atila Turam veio a custo zero, sem qualquer investimento no seu passe. O Sporting emprestou-o ao Beira-Mar com o clube de Aveiro a pagar o seu salário. A época passada emprestou-o ao Orduspor da Turquia com este a pagar o seu salário por completo.O Sporting praticamente ainda não gastou nada com ele, no entanto, neste percurso, alienou 10% ao Sporting Portugal Fund e agora não o quer como jogador, mas não o dispensa porque, no mínimo, quer recuperar o dinheiro que terá que pagar ao fundo pelos 10%. Em tudo isto, o jogador não tem culpa dos negócios que o clube fez com os seus direitos económicos.

Há muitas histórias mal contadas com a maioria dos jogadores.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 16.08.2013 às 19:24

Caro Rui,

Apenas acrescentaria :

"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD, vem informar ter chegado a acordo com o Clube Atlético de Madrid, SAD, para a aquisição dos direitos desportivos e económicos do jogador Elias Trindade pelo montante de 8.850.000 euros", pode ler-se no comunicado.

O jogador brasileiro de 26 anos tem contrato assinado até Junho de 2016, com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros.

Posteriormente:

O Sporting informou, em comunicado dirigido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que vendeu 50% dos direitos económicos de Elias ao fundo Quality Football Ireland, a troco de 3,85 milhões de euros.

Tendo o SCP "perdido" à cabeça +0,6 M€

Relativamente ao Turan até agora só ouvimos a versão do empresário ... infelizmente no entanto não vejo o mal de o clube não querer perder dinheiro (pratica habitual) com um passe do jogador ... já é tempo, o que se pode criticar neste e noutros casos é a forma como eventualmente os jogadores estão a ser "empurrados" do clube, agora uma coisa é certa a reestruturação com os cortes de custos para o futebol levaria sempre a situações de injustiça e +extremas é inevitável no meu ponto de vista é claro.

SL,

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo


subscrever feeds