Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um bom começo...

Rui Gomes, em 18.08.13

Uma boa vitória para abrir a Liga 2013/14 com um resultado dilatado que acaba por reflectir a abismal diferença entre os dois planteis. O recém-promovido Arouca ainda disputou o jogo na primeira parte, até inaugurando o marcador, perante um Sporting a jogar em um 4x3x3 e com um meio campo que não estava a funcionar e que melhorou com a entrada de André Martins no lugar de Magrão. Rui Patrício, como sempre, teve algumas intervenções cruciais, especialmente a excelente defesa aos 52 minutos, que poderia ter igualado o marcador.

 

O homem do jogo foi sem dúvida alguma Fredy Montero pelo registo de um "hat-trick" no seu primeiro desafio oficial em Alvalade, deixando claras indicações que vamos ter marcador de serviço esta época, especialmente quando for complementado por Slimani, como se espera. Tanto Wilson Eduardo como Carrillo estiveram bem, depois de começar a haver mais espaço nas alas, mas também é de salientar a entrada de Diego Capel, sempre um jogador de referência, com dois centros que deram dois golos e um terceiro que também poderia ter dado, se Wilson Eduardo tivesse sido mais certeiro. Aparentemente, o tempo de jogo do extremo espanhol está a ser reduzido deliberadamente para minimizar as hipóteses de lesão, face ao interesse da SAD de ainda realizar algum encaixe financeiro pela sua transferência. Lamenta-se esta disposição porque Capel é um jogador que tem justificado o investimento feito nele e é um dos poucos que tem a capacidade para levantar a equipa em momentos mais difíceis.

 

Não posso terminar sem ter uma palavra para com Leonardo Jardim que, apesar do bom trabalho que tem vindo a fazer, continua a insistir no sistema de jogo assente no 4x3x3 - na realidade 4x1x2x3 - que não resulta perante adversários que jogam em linha baixa e limitam o espaço nas alas e pela ausência de criatividade no miolo. O Arouca não é o exemplo ideal porque começaram a faltar as pernas bem cedo na segunda parte, condição que abriu espaços e facilitou os movimentos ao Sporting.

 

Em resumo, uma boa vitória e um bom começo de campeonato.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:41

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


38 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 18.08.2013 às 18:29

1. A vitória é excelente, nao é boa. Nao me recordo da última vez que o Sporting venceu por 5-1 num jogo inaugural de Liga. Pode ajudar?

2. Maurício também merece destaque - defesas centrais que marcam golos sao sempre de louvar.

3. "Aparentemente, o tempo de jogo do extremo espanhol está a ser reduzido deliberadamente para minimizar as hipóteses de lesão, face ao interesse da SAD de ainda realizar algum encaixe financeiro pela sua transferência"
Aparte a "notícia" de A Bola, esta afirmacao nao tem grande sustentabilidade. O que salta à vista é que Capel nao é titular porque nao oferece as mesmas solucoes que os seus companheiros de equipa. Já falámos disso aqui....
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 19:12

Esse seu tom é cansativo. Não será possível debater questões sem defender causas ?

Tenho que escolhar as minhas palavras a pente fino pelas sensibilidades correntes. Santa paciência.

Nem li essa reportagem do A Bola. A disposição sobre Capel já é evidente há muito.

Sem imagem de perfil

De jose guinote a 18.08.2013 às 18:53

Bom jogo sobretudo pela fantástica exibição de Montero. Excelente a jogar de costas para a baliza. Excelente a jogar entre linhas com capacidade para servir os alas e os seus colegas de meio-campo. Excelente a jogar na área em espaços curtos sempre com a baliza nos olhos. Golos de um elevado recorte técnico. A melhor contratação do Sporting desde há muitos anos, como já aqui defendi. A mostrar como a sua estatura não é um handicap porque a sua elevada capacidade técnica trasnforma essa fragilidade numa vantagem. O terceiro golo que marco dá disso testemunho.
O pior do Sporting foi a dupla de centrais. Maurício - que fez um golo e isso merece aplauso - fez vários cortes para a entrada da área a servir os adversários. Rojo não transmite confiança e no conjunto julgo que são uma dupla sofrível.
Sou um adepto de Capel e por mim, como já aqui defendi, não o vendia por menos de 15 milhões. Não me recordo de um jogador tão criticado com uma total ausência de fundamento. Menos de cinco minutos depois de entrar em campo um cruzamento que foi meio golo. Montero respondeu com um remate - mais um amortir - colocado e fatal. Depois outro cruzamento de letra com olhinhos e a bola no peito de Montero que assinalou o melhor momento do jogo. Para quem acusa o espanhol de falta de aproveitamento ...
Jardim vai fazendo o seu trabalho e a equipa mostra capacidade. Boas perspectivas mas não vale a pena embandeirar em arco.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 20:12

Acredito caro José, como já disse, que Montero ainda renderá mais a jogar nos espaços que um ponta de lança mais fixo criará.

Diego Capel é um jogador de referência e esta equipa precisa dele. Veremos o que acontecerá até Setembro 2.

Não gostei dos espaços entre o meio campo e a defesa. Apesar do golo, Maurício não me deslumbra, mas a situação também poderá ser pelo sistema de jogo.

Jardim está a fazer um bom trabalho mas, como a maioria de treinadores, é teimoso. Espero que tenha ocasião de reflectir, porque nem todos os adversários vão ser o Arouca.
Sem imagem de perfil

De AM a 18.08.2013 às 20:03

Bom jogo do Sporting.Essencialmente a ideia que fica deste jogo é que temos equipa.Ter um treinador de qualidade faz toda a diferença.Há alguns aspectos individuais a discutir

-Maurício ou Dier:ED tem muito mais qualidade mas Maurício(sem a mesma qualidade) tem cumprido...e marcado.A aposta devia ser em Dier(idade ,qualidade,...) mas sempre uma decisão difícil para um treinador.

-Montero é um grande jogador,nada que me surpreenda mas surpreende muitos dos nossos comentadores o que diz bem da qualidade do comentário em Portugal.A dúvida:sozinho ou com Slimani?
Como 2º avançado andará mais longe da baliza,o que parece um "crime" para o jogador que vimos hoje.Wilson Eduardo jogou muito bem no seu papel de "falso extremo" aparecendo muito bem em zonas interiores,apoiando FM.Uma solução para
o futuro?

-Capel:excelente exibição a ameaçar constituir uma dupla tremenda com Montero...se tiver tempo.Se jogar Capel,não jogará Carrillo;esta equipa só deverá ter um extremo "puro",sob pena de perder agressividade.

-AM ou Magrão(GM):parece-me óbvia a resposta.Aliá,GM parece-me a aquisição mais incompreensível de todas.
Como 10 só temos AM.Como Labyad parece não contar...

O sistema táctico:hoje o 4-3-3 funcionou bem porque WE jogou muito bem.Com Slimani será mais um 4-4-2 em que um dos 4 do meio campo será um extremo,portanto a dinâmica não será muito diferente de um 4-3-3.
Carrillo,Capel ou Wilson fornecerão soluções diferentes.

Conclusão:equipa forte colectivamente,havendo algumas questões em aberto.Mas convém não começar a pensar que somos o principal candidato ao título.
Há várias "dores de cabeça",o que é bom.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 20:24

Caro AM , só uma ou duas observações: para mim o 4x3x3 não funcionou bem - especialmente tendo em conta a qualidade do adversário - principalmente porque torna o meio muito vulnerável e, com este, a defesa. Já afirmei que surgiu muito espaço entre os dois sectores que, aliás , podia ter dado em golos. O Wilson Eduardo compensou bem em diagonal e terá sempre essa missão, mesmo num 4x1x3x2 .

Se reparou bem , o Montero foi atrás diversas vezes e às linhas laterais e mesmo assim apareceu na área. Acredito que a jogar nas costas de Slimani terá mais espaço e menos marcação para demonstrar a sua criatividade. Além disso temos o jogo aéreo que não é um ponto forte de Montero . Sobretudo, contra uma boa equipa com bons centrais, não podemos colocá-lo em luta directa com eles 90 minutos.

Para mim, apesar da sua juventude, não há comparação entre Dier e Maurício. Este é de grande empenho, muito lutador, também muito faltoso e não tem a técnica do Eric nem o seu poder de aceleração . De qualquer modo, é indispensável haver alternativas. A época é muito longa.
Sem imagem de perfil

De Rui Barros a 18.08.2013 às 22:28

Para mim é tão simples quanto isto: Quem acompanha Dier no centro da defesa?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 22:35

Concordo, caro Rui Barros.

P.S. Parece que continuamos a não ter alguém que saiba marcar livres na zona frontal.
Sem imagem de perfil

De Rui Barros a 18.08.2013 às 23:00

É um facto Rui Gomes..mas até para colmatar essa falha Dier poderia ser útil.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 23:02

Sim, já marcou alguns golos assim nos juniores e na equipa B.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 18.08.2013 às 21:54

http://www.youtube.com/watch?v=JglVvfGZH7Q


Rui Patrício igual a si próprio; Maurício marcou um golo; William Carvalho parece que continua a estar na frente de Fito Rinaudo; Gérson Magrão serviu de exemplo, quem não rende, sai; Adrien Silva acertou na trave; André Martins mexeu com a equipa; André Carrillo esteve consistente; Wilson Eduardo teve uma estreia de sonho, primeiro jogo oficial com a camisola do Sporting, golo e vitória por 5-1. Fredy Montero promete melhorar os seus números finais de temporada e Diego Capel entrou e fez dois cruzamentos soberbos, de olhos fechados. Quem reparar na forma como cruza, ele só olha depois de efectuado o cruzamento...


Sporting claramente candidato à vitória na Liga dos Campeões.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 23:05

Essa do Capel está a começar a ser como muita outra coisa: a palavra propaga-se e não se fala em outra coisa.

Além de ter um estilo muito próprio, acha que a exemplos de muitos outros jogadores, não recorrer aos seu instinto ou que não tem visão periférica ?
Sem imagem de perfil

De haja luz a 18.08.2013 às 22:12

Boa noite Rui

Bom começo.
Grande diferença entre as duas equipas, como o Rui referiu. Essa a principal nota.
Jogadores que mostraram qualidade, Carrilo, Capel e o nosso guardião. William meteu boas bolas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 22:23

Boa noite Haja Luz. Não se esqueceu do Montero ?
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 18.08.2013 às 22:33

Excelente jogo num domingo à tarde ... a repetir de preferência com o mesmo score :).

Gosto cada vez mais do LJ com ele não há teimosias (GM) quem não rende sai.

Gostei das dinâmicas da equipa durante 60 minutos, já não gostei mas compreendo aqueles minutos iniciais em que o Arouca entrou com tudo.

Chamada a terra para quem elogia e bem os centros de olhos fechados do Capel não se pode esquecer de um lance em que estamos a atacar 5 contra 3 defesas e ele segura a bola até a perder ... erro infelizmente habitual nele, mas com LJ acredito que ainda irá a tempo de corrigir.

Para terminar já tinha saudades de ver uma tabela classificativa com o SCP em 1ª :).

Força grande SCP !!!

SL,


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 22:42

Caro Sérgio,

Permita-me o papel de "advogado do diabo": foi um excelente resultado e muito embora se tenham feitos coisas muito boas não foi um jogo ao nível de "excelente".

A falar de Capel , há algum jogador que não se exceda, por vezes, ou que cometa algum erro ?

Não há treinador nenhum no mundo que não seja teimoso, uns adaptam-se e corrigem , outros não.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 18.08.2013 às 22:51

Caro Rui,

Qualquer vitória do nosso SCP é excelente :) ... nem que seja na sameirinha !!!

O problema do Capel é mesmo esse o dos excessos ... frequentes :).

O treinador 1º corrigiu o que estava mal e depois adaptou o jogo da equipa aos espaços concedidos pelo Arouca (entrada do capel).
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 23:00

Caro Sérgio,

Já vi que também é um dos que tem o Capel "marcado".

O treinador corrigiu o que não faz sentido algum fazer em primeiro lugar: se André Martins não tem lugar no onze a jogar em casa contra o Arouca, quando vai merecer essa consideração ?

Os "espaços" apareceram muito antes de Capel entrar, por diversas razões.

Até ele provar errado contra uma equipa tão ou mais forte do que o Sporting, continuarei a insistir que o Sporting não tem jogadores para jogar o 4x3x3 clássico.

Cuidado com o excesso de euforia. Foi só o primeiro jogo.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 18.08.2013 às 23:01

Penso que não.
Teve mérito em estar no sítio certo, mas falha um golo relativamente fácil.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 18.08.2013 às 23:07

Perante essa sua apreciação, nada mais posso acrescentar.
Sem imagem de perfil

De Virgílio a 19.08.2013 às 00:30

Porra! O terceiro golo do Montygol é de antologia caraças... Visto ao vivo então é de um gajo se espantar!!! :)

Ambiente fantástico em Alvalade. Qd não se mete a politica no meio e nos unimos em prol de um Amor comum, somos mesmo imbatíveis. Mais um cântico "Brutal" made in Alvalade. Foi bom, gostei muito, mas... Os primeiros 20 minutos o meio campo do SCP não funcionou: Wiliam mt recuado e Magrão escondido junto à linha deixava Adrien entregue à bicharada e mt sozinho para cobrir demasiado espaço, com a agravante de ter os seus elementos mt afastados entre si e sem conseguir ligar o jogo da equipa e /ou conter o jogo do adversário. A entrada de André Martins veio colmatar esse aspecto, com Adrien e Wiliam a ficarem tb mais próximos.

O Wilson Eduardo está um senhorjogador: duas assistências perfeitas, um golo bonito e um pontapé de primeira, já perto do final, que se dá golo... era hj que o Estádio vinha abaixo.

FORÇA SPORTING!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 01:52

O momento é bom e satisfaz verificar o progresso competitivo, mas ainda há muito pela frente. Para quem percebe um pouco de futebol, a separação entre o meio campo e a defesa é preocupante e foi daí que surgiram as oportunidades de golo do Arouca, duas delas travadas por excelentes defesas de Rui Patrício. Este aspecto do jogo do Sporting tem de ser corrigido rapidamente porque frente a uma equipa com argumentos superiores vai sair caro.

Quero acreditar que Leonardo Jardim, melhor que muitos, deve reconhecer isto mas se ele continuar a insistir com o 4x1x2x3, vamos continuar a ter este problema. Contra equipas em linha baixa e maior capacidade física, as alas vão estar tapadas e precisamos de criatividade no miolo. Montero nas costas de Slimani e André Martins nas costas de Montero deverá ajudar a resolver esta disposição, mas não neste sistema de jogo. Magrão não deslumbra mas ele é jogador para o interior, não encostado à linha. Estava lá porque o modelo de jogo exigia isso. O Wilson Eduardo tem estado muito bem no meio campo ofensivo, mas com o passar dos jogos e perante melhores adversários, terá que surgir mais em cobertura defensiva. Tudo isto é apenas lógico.

A técnica de Montero no terceiro golo foi excelente, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De Bruno Martins a 19.08.2013 às 10:13

Inacreditável.
É por estas que dou por perdido todo o tempo que uso em blogs.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 12:14

A disparidade de comentários que verifica em blogues são os mesmos que surgem da bancada, de qualquer mesa de café, etc.. Nem todos têm a mesma opinião.

Também não cocordo com este comentário, mas o leitor está no seu direito de o fazer.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.08.2013 às 06:52

\"A técnica de Montero no terceiro golo foi excelente, sem dúvida.\"

O remate, que era a parte mais difícil daquele movimento, saiu com pouca qualidade, meio enrolado, acabando o GR, por não ficar bem na fotografia.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 09:54

Bem, não sei se é a parte mais difícil daquele lance mas, de qualquer modo, não anula a excelente técnica de Montero, mesmo com o remate meio enrolado.
Sem imagem de perfil

De Bruno Giménez a 19.08.2013 às 17:29

É sempre difícil responder a pessoal de visão enviosada, Rui Gomes. Pergunta-lhe qual será a vendetta pessoal dele, que ele talvez te responda: Haja ou não luz...

À conta do Sr. haja luz, ficamos portanto com a distinta noção que 3 golos valem pouca coisa, se do outro lado da balança estiver uma perda de uma oportunidade de golo e um remate que, dando golo, saiu com pouca qualidade.

Sem desprimor, faz-me lembrar a conversa sobre o Wolfswinkel all over again...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 17:43

Só posso concordar, e também quanto ao Ricky. Ainda ontem li comparações oblíquas considerando um jogador que marca 45 golos em dois anos no pior Sporting de sempre, como "valer pouco".

Isto também ajudará a explicar por onde o Sporting tem andando e, quiçá, continuará a andar. Muito pouco nos satisfaz.

Sem imagem de perfil

De sloct a 19.08.2013 às 21:17

O remate era a parte mais difícl daquele movimento?!?!?!?
Mas será que estamos mesmo a falar do lance do 5º golo?!?!?
Pelo amor da santa, isto é surreal....
Sem imagem de perfil

De jose guinote a 19.08.2013 às 13:16

Foi um bom começo. Mas temos que contextualizar. O Arouca é um adversário com um potencial diferente e não corresponderá ao padrão das equipas com que nos iremos defrontar. Já referi noutro comentário o que mais me chamou a tenção em termos individuais. Quero acentuar do ponto de vista colectivo a capacidade de trasnformar lances defensivos em lances ofensivos com uma excelente circulação de bola com capacidade de utilizar os dois lados do campo, concluindo os lances ao primeiro ou ao segundo poste. Isto resulta de muito trabalho e é fruto da capacidade do treinador, das suas ideias e da forma como organiza os jogadores de que dispõe em benefício do colectivo.
Cappel é uma vitima maior da incompreensão de muitos comentadores -é indiscutivelmente um dos mais amados pelos adeptos - que mostram uma inexplicável sedução pelo lugar comum. Os comentadores são um bocado como aquele jornalista do Record que teima em atribuir a Jefferson o cruzamento de Cappel para o terceiro golo. Cappel cruza como cruza porque não levanta os olhos do chão? Será que é difiicl admitir que Cappel tem uma forma particular de antever a movimentação dos colegas e que quando cruzou para Montero sabia que Montero estava ali? Cappel falha um lance em que podia isolar um dos vários colegas disponíveis. Será dificil admitir que cappel nesse lance esteve à beira de concluir uma iniciativa soberba em que geriu a superioridade numérica e a movimentação dos colegas permitindo-lhe isolar-se e quase finalizar? Eu colocava a questão assim: O que achará Montero de ter um jogador como Cappel na equipa? O que achará Wolfswinkel da colaboração que Cappel lhe prestou nas duas época sem Alvalade? Não o vendia por nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 13:57

Caro José, vamos por os pontos nos "is": está muito em voga menosprezar Diego Capel apenas e tão só porque a usual falange tem consciência de que o "Bruno" o quer vender e, por conseguinte, há que deitar abaixo o jogador. Tão simples como isto.

Há uma outra realidade sobre Capel: é um bom jogador, para mim também, mas não é um craque, porque se fosse nunca tinha vindo para o Sporting ou, tendo vindo, já há longo que tinha saído. O Sporting da actualiade o máximo que pode aspirar a vir do exterior é um "bom" jogador", não um craque ou fora de série
Sem imagem de perfil

De HY a 19.08.2013 às 22:06

Verdade Rui, se fosse verdadeiro craque... Mas falta pouco. Fosse ele mais esclarecido no momento do passe decisivo e seria o novo Futre. Mas pode melhorar - cabe ao LJ. Eu defenderia a sua continuidade, sem entrar em questões financeiras, das quais pouco sei
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 22:18

É precisamente esse o meu pensamento mas penso que será vendido se for apresentada uma proposta minimamente aceitável.
Sem imagem de perfil

De haja luz a 19.08.2013 às 19:44

É normal este tipo de reacções, denota a cultura desportiva de certas pessoas, e o que entendem de futebol.
Só acho caricato, é o Rui, quando eu fiz um comentário, em opinião contrária a um comentador, disse que cada um tem direito a sua opinião, neste caso mais uma vez, parece que se esqueceu disso.


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 19.08.2013 às 20:15

Para uma pessoa com pareceres tão firmes, está-se a tornar excessivamente sensível.

Se verificar bem, o comentário era em resposta ao outro comentador em defesa do seu (Haja Luz) direito de ter opinião diferente.

Não vou passar a vida a justificar-me meu caro.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo