Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O som da bancada

Rui Gomes, em 21.08.13

 

 
«Percebo que queiramos apoiar tudo o que diz respeito ao nosso Clube, mas quando olhamos para o plantel é óbvio que sem um 10 criativo e um grande defesa central não podemos lutar contra o Porto e Benfica. O melhor que conseguiremos será lutarmos contra o Braga ou Paços ou Marítimo pelo 3.º lugar.»
 
Adepto: Bijas
 
«Slimani e Montero têm características diferentes, mas acredito que ambos têm qualidade para fazerem uma boa época e com isso tornar o Sporting mais forte num sector que temos tido bastantes dificuldades.»
 
Adepto: Mohringem
 
«Digo de novo que quanto mais cedo o SLB despachar o Bruma melhor será para o Sporting. Se o Bruma voltar ao Sporting só vejo problemas internos que serão para destabilizar o clube. O Bruma saia de vez, são os meus sinceros votos.»
 
Adepto: Ceaser
 
«Mas será que ainda ninguém reparou que este gajo (Slimani) é um poste que nem sabe driblar como deve ser ou dominar bem a bola e que vai ser um autêntico flop. Como sportinguista espero estar muito enganado. Nos 15 minutos que jogou teve uma oportunidade flagrante e desperdiçou. 60M vezes o Cissé. Espero enganar-me.»
 
Adepto: Tuga30
 
«Extremos que interiorizem não é preciso esse jogador (10), até porque o 4x3x3 não envolve 10, mas sim um trinco, um médio defensivo e um médio ofensivo, desdobra-se críticas a André Martins mas é o melhor que temos, se Bruma voltar seremos ainda mais fortes.»
 
Adepto: Mindwalk
 
«Este plantel serve para lutar e conquistar o 3.º lugar, mas agora não peçam mais do que isso, seria um erro elevar as expectativas. Para passar ao patamar seguinte faltam três coisas: uma defesa menos vulnerável, um 10 que apoie o ponta de lança (Magrão está lento e André Martins não resolve nada) e um bom ala.»
 
Adepto: Rui M. Pina
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 02:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Tiago a 21.08.2013 às 08:43

Adepto: Mindwalk

obviamente que o 4-3-3 envolve um 10. nunca tinha ouvido tamanho disparate.

o 4-3-3, é uma táctica de origem holandesa. os tais que nos deram a conhecer a numeração das posições. o 7 é o extremo, o 9 é o PL, o 6 é o trinco.

no 4-3-3, o meio campo a 3 é composto por:

6 - médio defensivo, vulgo trinco.

8 - médio de transição, box-to-box e muitas vezes o organizador de jogo

10 - médio criativo, que nuns casos pode ser o "maestro" da equipa, noutras será só o médio de último passe.

de qualquer maneira, o 4-3-3 tem sempre um 10!

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 08:53

Concordo, claro, não podia ser de outra maneira.

Este disparate é do mesmo género do outro que diz que quanto mais rápido o Bruma for para o SLB mais rápido o Sporting se vê livre dele.

P.S. No entanto concordo com os que dizem que o Sporting precisa de 10. Temos um médio criativo no André Martins, mas não é 10 e só ocasionalmente é o médio do último passe.
Sem imagem de perfil

De HY a 21.08.2013 às 09:29

Eu seria mais prudente nas certezas. Um exemplo: quem era o número 10 na equipa do Sporting campeã em 80 que jogava claramente em 433? Uma coisa é o modelo, outra a prática...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 09:39

Assim de repente, o único que vem à ideia é o Fraguito , mas não tenho a certeza.

De qualquer modo, qual é a parte que não concorda ? Que uma equipa tem um sistema de jogo mas que dentro deste há a movimentação dos jogadores ?... Isso é dado como natural.

Uma coisa é clara: o Sporting do momento não tem um 10. Temos o Adrien que parece querer ser o "patrão" do meio campo e o André Martins que é razoavelmente criativo mas, salvo uma súbita evolução, nunca dará um 10. Era bom que desse.
Sem imagem de perfil

De HY a 21.08.2013 às 17:14

Certo, não temos um dez, e é pena. O que queria dizer é que o 433 também pode funcionar sem 10, dependendo das qualidades dos outros médios.

O genial Fraguito, infelizmente, jogou muito poucas vezes naquele ano. A maior parte do tempo era Ademar, Eurico e Marinho, se bem me lembro. Não tínhamos um dez.

Isto só para dizer que, dependendo da dinâmica do sector e qualidade dos jogadores, é possível contornar, ou pelo menos minorar a falta de um dez
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 17:22

Pela minha experiência, um 10, hoje em dia, é quase imprescindível pelo número de equipas que jogam em linhas baixas, provocando a necessidade de jogo no miolo e jogadores com a capacidade para jogar no um a um, a chave perante formações defensivas, face às limitadas linhas de passe.

O Matias era excelente nisto, lamentavelmente só estava disponível para uns quantos jogos por época.
Sem imagem de perfil

De HY a 21.08.2013 às 22:24

Verdade o que diz sobre o Matias... E a coisa não melhorou na Fiorentina...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 22:30

Pelos vistos não, algo que eu lamento porque gostava muito dele. Por reconhecer essa sua disposição, concordei com a sua transferência, apesar de ser missão espinhosa encontrar um 10 que não exija salário milionário e que tenha nível um pouco acima da média.

Alimentei muita esperança no Labyad , não necessariamente como um 10 nato, mas em semelhante função mais adiantada a fazer dupla com o ponta de lança. Recordo bem as sua palavras e o seu optimismo que iria dar muitos golos a marcar ao Ricky . Agora nem um nem o outro.
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.08.2013 às 09:43

Prezado Amigo Rui Gomes

Depois de uma brilhante exibição perante uma equipa que não abdicou do autocarro, tenho lido muita coisa que me desgosta.
As pessoas esqueceram em poucos meses a desgraça que foi a equipa do SCP na última época.

Ninguém vai ler nos meus próximos comentários que somos candidatos ao título, pois só por facciosismo poderia afirmar isso.

Todavia, se o SCP ganhar em Coimbra e ganhar ao clube da Capela de forma inequívoca , aí Amigo Rui sou capaz de começar a sonhar.

Gostaria de lembrar aos SPORTINGUISTAS que o nosso clube tem um treinador que percebe mais de futebol que todos nós. Desde sempre me lembro que temos a mania de ser treinadores de bancada, pois gostamos de dar uns recados e alguns palpites e o pior é que a maioria das pessoas nunca deram um pontapé numa bola. Vamos ter calma, pois o SCP tem uma pessoa, que é um excelente treinador e para mim tem uma vantagem que é ser do meu clube.

Não gosto que digam mal dos nossos jogadores, quando todos verificamos que têm condições para jogar no nosso clube e foram formados no mesmo. Se calhar por causa destas bocas muitos hoje são vedetas em equipas nossas concorrentes.
Lembro só que o mais recente internacional do Paulo Bento, quando entrou em campo contra a Holanda, parecia que jogava há muito tempo naquela equipa e isso aconteceu pela qualidade que ele tem.

Um abraço Fernando Albuquerque



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 09:55

Caro Amigo,

Concordo no essencial, mas não devemos perder de vista que parte do fenómeno do futebol é a discussão que provoca, nenhum outro desporto provoca tanta. Claro, ouve-se coisas certeiras e também muitos disparates.

Já me leu, decerto, onde digo que tenho plena confiança em Leonardo Jardim, mas isso não me impede de ter uma opinião, nomeadamente que esta equipa funcionará melhor num variável do 4x4x2 que é, para mim, o 4x1x3x1x1 ou, se desejar, o 4x1x3x2.

Quanto ao campeonato, nem uma vitória em Coimbra e outra logo de seguida frente ao SLB me dará para sonhar com o título. Isto, porque o campeonato é muito longo e, entre outros factores, não podemos esquecer dois importantes factores: um, que se chama FC Porto e o outro, o "sistema", que mais cedo ou mais tarde se vai evidenciar.

Também não gosto criticar destrutivamente os nossos jogadores, mas apreciação crítica há sempre.

Espero que tudo esteja bem consigo.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 21.08.2013 às 22:05

Prezado Amigo Rui Gomes

Quando digo sonhar não estou a escrever que o SCP vai ser campeão, pois isso segundo se sabe só dois clubes neste País o podem ser. Mas, se o SCP ganhar 6 pontos nos próximos dois jogos, essa façanha, diz-me que temos equipa para para se bater pelos três primeiros lugares, o que já não acontece há vários anos, desde a era Paulo Bento. Aguardo pois com bastante ansiedade, os próximos jogos que vamos fazer.

Tem toda a razão quando fala no sistema, que as pessoas tentam disfarçar mas a verdade é que ele existe. Se rebobinarmos o filme do jogo de domingo passado, verificamos o critério que o apitador teve em relação ás faltas que os jogadores do SCP faziam junto á sua grande área, as quais eram todas assinaladas, sabendo-se da dificuldade que os nossos jogadores apresentam nas chamadas jogadas de bola parada. Os livres eram assinalados a favor do SCP a meio campo e os cartões amarelos pouco saíram do bolso do apitador e houveram algumas entradas que deixaram marcas, que me lembre , no Adrien e no Capel.
É mau sinal o JJ começar já a falar nos apitadores , quando nem sequer tinha razão de queixa, pois o lance do Lima é mais um salto para a piscina, como se pode ver na TV.

Vamos aguardar com calma, pois muita coisa vai mudar.

Um abraço do Fernando Albuquerque
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.08.2013 às 22:24

Caro Amigo,

Compreendi perfeitamente o seu estado de espírito. Eu, não sei se pela minha experiência se pelo historial do Sporting, estou a encarar a contenda de jogo a jogo, com a expectativa de mais lá à frente poder alimentar algum objectivo concreto.

Muitas vezes os treinadores e outros falam hoje para colher frutos amanhã, uma espécie de linha de crédito com a arbitragem.

Um abraço

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo