Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 
Um "clássico" muito bem disputado em Alvalade, com o Sporting quase sempre superior ao longo dos 90+3 minutos da partida, faltando apenas maior eficácia de finalização, muito embora a figura do jogo tenha sido Fabiano, o guarda-redes brasileiro do FC Porto.
 
Leonardo Jardim tinha indicado que iria mexer um pouco no onze leonino, mas acabou por surpreender com Rui Patrício a dar lugar a Marcelo, Maurício a Eric Dier e Montero a Slimani. O FC Porto até entrou melhor no jogo, mas passados os minutos iniciais o Sporting "arrumou a casa" e começou a exercer o maior domínio das operações, não permitindo espaços nem linhas de passe ao adversário, que só criou verdadeiro perigo para a baliza de Marcelo Boeck uma única vez, aos 7 minutos, quando Ghilas teve uma boa oportunidade mas rematou por cima da trave.

Não obstante o empate caseiro, não posso apontar um único jogador do Sporting que não tivesse feito uma boa exibição. A defesa esteve nada menos do que impecável - salvo no acima referido lance de Ghilas -, Cédric e Jefferson foram absolutamente incansáveis tanto a defender como a complementar as manobras ofensivas; grande jogo do trio do meio campo - William, Adrien e André Martins - Wilson Eduardo também com uma excelente exibição, especialmente na primeira parte e, por fim, Islam Slimani, que não tendo os dotes técnicos de Fredy Montero, não destoou minimamente. Necessitava, como acontece com o seu colega colombiano, de ser melhor e mais frequentemente servido na área.
 
Três substituições muito bem pensadas por Leonardo Jardim: Montero por Slimani aos 63' - Carrillo por Capel aos 67' e, finalmente, Vítor no lugar de André Martins aos 77 minutos. Carrillo entrou muito bem e criou diversas oportunidades de grande perigo e, ironicamente, Vítor Silva, por duas vezes, teve o golo da vitória nos pés mas faltou pontaria mais certeira.
 
Uma palavra final para o jovem Eric Dier que mais uma vez demonstrou grande maturidade e serenidade e que tem lugar nesta equipa do Sporting. Ajudou o facto de Marcos Rojo estar a subir de nível com o passar de cada jogo. Muitas razões para optimismo com esta equipa leonina !

Nota: Devo acrescentar que na minha modesta opinião, pelo futebol jogado e perante um adversário da qualidade do FC Porto, esta foi a melhor exibição da época do Sporting.
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:54

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


35 comentários

Sem imagem de perfil

De Lionheart a 29.12.2013 às 23:53

A sua última frase resume tudo. Há muito tempo que não via o melhor jogador do Porto em Alvalade ser o guarda-redes. 18 remates do Sporting contra 6 do Porto. Em contrapartida, o Marcello fez UMA defesa. O Sporting está gradualmente a melhorar o seu desempenho contra os rivais e brevemente vai batê-los.

O nosso grupo na Taça da Liga está completamente em aberto, para todos. Se o Sporting e o Porto vencerem os seus jogos, quem marcar mais golos passa às meias-finais e joga em casa. Por isso, não basta vencer o Marítimo e o Penafiel, é preciso marcar o maior número de golos possível.

Mas antes disso vamos ter um jogo dificílimo na Amoreira e quanto ao Benfica-Porto, o Porto tem uma boa defesa, mas daí para a frente não chega para ganhar na Luz. O meu prognóstico é o 1 ou x, preferindo a segunda hipótese, claro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 00:06

Acabei de acrescentar ao texto que, para mim, esta foi a melhor exibição do Sporting esta época. Viu-se futebol !

E... ainda vou mais longe, sem qualquer sentido eufórico: com dois jogadores chave em Janeiro, poderíamos fazer uma surpresa.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 31.12.2013 às 00:24

Um deles, para o lugar do André Martins, pois nestes jogos, a sua utilidade é algo reduzida, várias vezes cometeu faltas nas disputas de bola, noutras não ganhou a bola. Curiosamente, o Slimani até teve bastante bola, mas deu para confirmar aquilo que tinha visto dele nos dois últimos jogos do campeonato: não lhe peçam para jogar com os pés ou fintar, que o homem coitado, simplesmente não sabe. Mas que ele tem algo que faz lembrar um tal de Mário Jardel, ai isso até tem...

Para o eixo da defesa, na prática, temos apenas 3 homens por enquanto, o mesmo para as laterais, já para o resto do campo, nas faixas, o Ricardo Esgaio na direita está pronto para ser utilizado, pelo que só mais um avançado ou um meio-campista para fazer o lugar do Adrien Silva (o Vítor parece-me que também pode fazer o lugar) é que parecem necessários, apesar de Gérson Magrão poder fazer parte dos planos até ao final da temporada de Leonardo Jardim.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.12.2013 às 00:42

Meu caro, salvo surgir alguma adversidade muito anormal, acho que passamos bem com três centrais e três laterais.

Compreende-se a questão física que limita André Martins, mas ele poderá ainda evoluir. Não temos grandes opções para o meio campo: Vítor, talvez, Magrão , para esquecer. Precisa-se, urgentemente, de um médio criativo/ofensivo para nos dar jogo pelo miolo, algo que não existe nesta equipa.

Slimani tem características de jogo específicas - diferentes das de Montero - e quando ele está em campo compete à equipa tirar proveito do que ele faz melhor.

Já referi em um outro comentário que Valentin Viola encaixava muito bem como extremo nesta equipa de Leonardo Jardim.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 29.12.2013 às 23:53

Muito boa exibição, mesmo com o terreno ligeiramente inclinado contra nós

A continuar assim - temos mais um jogador a merecer a selecção -Cedric fez talvez o melhor jogo pelo Sporting, mas a evolução tem sido continua

Adrien está um grande e Dier está perto daquilo que os Sportinguistas esperam dele.

Leonardo Jardim disse-o e com toda a razão - nenhuma equipa encostou tanto o porto ás cordas, como o Sporting o fez hoje.

Está de parabéns, assim como a direcção - ninguém imaginava que um misto de putos da academia, jogadores da 2º divisão brasileira e craques desconhecidos de campeonatos distantes, pudessem estar a fazer um figurão destes

Que continuem !


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 00:10

Todos estiveram muito bem hoje, sem excepção. Uma grande exibição, porventura a melhor da época, só faltou o golo da vitória.

Benquerença não influenciou o resultado com algumas decisões duvidosas. Aquele lance na primeira parte que poderia ter dado uma grande penalidade, o aparente erro foi do auxiliar em assinalar o fora de jogo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.12.2013 às 08:24

Nada acrescentar, subscrevo tudo o que escreveu.

Este SCP ao contrário do que muitos colegas e amigos meus portistas dizem (que está já no seu máximo), ainda tem muito para dar, crescer e quem sabe GANHAR !!!

SL,
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.12.2013 às 11:12

Concordo. Grande exibição. Mas, não chega. É preciso melhorar a finalização. É preciso servir melhor o ponta de lança. E dava jeito arranjar um médio tecnicista desequilibrador. Uma gazua, só que arranjar um custa muita massa. Talvez mandasse regressar o Viola, para as alas.
Sem imagem de perfil

De L a 30.12.2013 às 12:15


O Vitor chega com muito mais facilidade em zonas de finalização que, por exemplo, André Martins e apesar de depois ontem também ter falhado. Terá de certeza ainda menos rotina na equipa e talvez ainda não funcione tão bem na pressão. Julgo ser uma questão de tempo normalíssima. Mesmo como opção no banco já é muito viável.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 13:44

Caro Pedro51, como eu já escrevi inúmeras vezes, sem um médio criativo não vamos ter jogo no miolo e os pontas de lança nunca serão servidos como se exige.

Curiosamente, ainda ontem em conversa com amigos referi que o Viola seria o extremo ideal para este Sporting, ou então chegou a altura de Ricardo Esgaio ter oportunidade na equipa principal, embora seja um jogador diferente do Viola.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 30.12.2013 às 15:29

É outra hipótese sim. E, importante, económicas ...
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 31.12.2013 às 00:35

O Jesualdo Ferreira até queria usar o Titin como segundo avançado. Por enquanto, pelo que consegui apurar, fez 13 jogos esta temporada, com um golo marcado apenas, na Copa Sul-Americana, aliás, foi o único golo marcado pelo Racing na prova... :P
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.12.2013 às 00:45

Ele nunca devia ter regressado ao Racing. Necessitava de jogar mais na Europa. Ainda é muito jovem e tem talento.
Sem imagem de perfil

De José C. M. Velho a 30.12.2013 às 12:15

O Sporting só fez uma exibição melhor - e não excelente como se diz, excelente seria se tivesse marcado - porque jogou contra uma sombra do FCPorto. O Sporting deveria ter vencido e à vontade este Porto que não tem comparação possível com o Porto habitual, a única semelhança é no vestuário: nas cores e símbolo, tudo o mais é treta, pelo que, perante tão má equipa, não se venha dizer que o Sporting foi excelente, porque não foi, foi apenas melhor do que antes mas ainda com muito caminho a percorrer.
Sem imagem de perfil

De L a 30.12.2013 às 12:40


Já vários jornalistas tinham acusado o treinador do Porto do pior que pode acontecer a um treinador e eu que nunca tinha acreditado, sobretudo porque a acontecer no Porto foram eles que o analisaram antes da contratação, agora estou plenamente convencido do mesmo. Paulo Fonseca está completamente perdido e deixou inclusive de acreditar nele mesmo. Estão a entrar novos jogadores na equipa a pedido de vários "comentadeiros", que vão tanto aos treinos do Porto como eu. Parecia impossível de acontecer no Porto mas é mesmo verdade. Paulo Fonseca também é muito novo e está a sossobrar à pressão num grande e no melhor pano da gestão desportiva também cai a nódoa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 13:53

Caro L, também é verdade que os problemas do FC Porto são do FC Porto e que não tiram o brilho à exibição do Sporting que só não foi espectacular por falta de 2 ou 3 golos.

Os problemas que Paulo Fonseca está a ter já são nossos bem conhecidos. É tempo de eles sentirem a "pele a arder".
Sem imagem de perfil

De L a 30.12.2013 às 15:13

Caro Rui,

Concordo na íntegra, uma equipa só joga mesmo o que a outra também deixa jogar, independentemente do Porto cheio de problemas por resolver que veio a Alvalade. Expliquei no inicio que as minhas referências aos muitos problemas do Porto no miolo se ficavam a dever exclusivamente às declarações do Jardim no fim do jogo. Tinha muito que elogiar o jogo, a equipa e os jogadores do Sporting, sobretudo a forma como cresceram todos desde o jogo no Dragão e para isso até bastava referir a forma como entramos ontem e no Dragão. E deixar-se de dizer que ninguém faz o mesmo ao Porto e que respeitou muito o Sporting porque jogou com muitos titulares numa prova onde nem tem esse hábito? Eu também posso achar que até o mesmo Porto do Dragão voltava a ganhar a este Sporting ou não? Para além de empatar até ser o resultado mais normal do Sporting com o Porto nos últimos anos em Alvalade ainda há pouco tempo lhes demos 4 na Taça da Liga. Cada jogo é um jogo, ainda mais nos clássicos.

Lamento imenso caro Rui mas a parte que mais irrita neste Sporting é mesmo a forma como nos aproximamos perigosamente da forma de estar lampiã. Só de pensar que o Jardim também está a ficar contagiado como o Jesus arrepia. Não são só os problemas do Porto que são do Porto, os objetivos também são.
Sem imagem de perfil

De Lionheart a 30.12.2013 às 15:20

O Sporting de ontem não foi o Sporting do Dragão, ou foi? A mim pareceu-me que jogou bem melhor.
Sem imagem de perfil

De L a 30.12.2013 às 15:28

A mim também.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 23:16

Indiscutivelmente melhor, caro Lionheart !
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 16:19

Caro L,

Estes clássicos, tal como os derbies, são imprevisíveis, como bem sabemos. O Porto fez algumas opções, o Sporting de igual modo, e nenhuma das equipas queria perder, Taça da Liga, ou não. Curiosamente, o descanso de Helton terá facilitado o empate ao FC Porto, já que no seu lugar surgiu um Fabiano altamente inspirado e a querer demonstrar que é merecedor de consideração para o onze a curto prazo.

Acredito no Leonardo Jardim e não se lhe pode levar a mal uma ou outra expressão de satisfação pelo momento. Na realidade, e não obstante a ausência de golos, ninguém esperava ver o Sporting dominar o FC Porto como dominou e com uma exibição colectiva notável.

O técnico irá manter a serenidade, quero crer.
Sem imagem de perfil

De Lionhaert a 30.12.2013 às 13:16

O que é o Porto "habitual" e quem lhe disse que o Porto tem algum direito adquirido sobre as vitórias? Por essa lógica ganhavam sempre os mesmos. Que eles continuem a ser uma "sombra", porque é bom para o Sporting. Por mim o futuro deles ainda podia ser bem mais negro, e eu que veja!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 13:39

Caro José C. M. Velho, é uma questão de adjectivação. Se tivessem surgido dois ou três golos, eu teria escrito "soberba exibição" ou coisa do género. Ninguém evocou perfeição, simplesmente grande qualidade.

Entre tudo, há que não esquecer que uma equipa faz o que a outra lhe permite e o Sporting não permitiu muito ao FC Porto.
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 30.12.2013 às 13:26

Talvez o melhor jogo da época.Merecia mais gente.A tirar as necessárias ilações deste facto.

Os 4 defesas fizeram um grande jogo.Rojo e Cedric em particular fortíssimos-quem os viu e quem os vê.

Adrien encheu o campo.Mesmo naquilo que é talvez o seu ponto mais fraco-a velocidade-ontem parecia que ...voava.

William em evolução permanente.Cada vez melhor.Carrillo partiu a loiça toda quando entrou.Mas todos estiveram bem
A equipa parecia motorizada,ligada à corrente.Grande intensidade.

A jogar assim esta equipa faz-nos sonhar com coisas grandes.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 13:50

Só hoje vim a saber dos números que assistiram ao jogo. Sem dúvida que merecia mais gente e faz pensar nas razões para isto, especialmente depois do apelo do presidente.

Apesar de não terem surgido os golos merecidos, como amante do futebol, não hesito em afirmar que gostei imenso de ver o jogo do Sporting. Excelente dinâmica, pressão em todo o terreno, linhas de passe para o jogo de transacção do FC Porto quase sempre cortadas, uma defesa que esteve impecável com um Cédric a atacar como nunca. Gostei muito !
Sem imagem de perfil

De Pean a 30.12.2013 às 15:00

Já pouco ha a acrescentar ao que foi dito e que concordo.

Realço Cedric, Rojo, Adrien...
Wilson, Carrillo e Dier em bom plano também.
E atenção que Slimani parece que não mas é muito bom de pés. Temos 2 grandes avançados.
Sem imagem de perfil

De Fredy a 30.12.2013 às 15:13

Só tenho a dizer que ontem o Rojo me calou muito bem caladinho!
Foi soberbo.

Melhores em campo, Adrien e Cedric!

Há muito que não via um jogo contra o Porto com tanto dominio da nossa parte!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 16:22

Caro Fredy,

O Rojo não me surpreendeu, minimamente. Desde o primeiro dia que lhe reconheci qualidades que só um jogador de nível tem. É jovem, precisa de tempo e treinamento, que está a ter com Leonardo Jardim.

Na minha opinião, vai ser um interncional por muitos anos.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 30.12.2013 às 15:29

Concordo com tudo menos uma coisa. André Martins esteve claramente uns belos furos abaixo do resto da equipa. O Porto tem jogadores fisicamente muito fortes nos duelos individuais e o André Martins raramente conseguiu ter a bola em sua posse e fazer alguma coisa de jeito.

O Adrien foi um monstro no meio campo. Melhor exibição com a camisola verde e branca da sua carreira.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 16:26

Caro Nuno,

Também notei isso de André Martins e só não o mencionei no post porque não quis estar a individualizar, pelo negativo. Pelo meio campo de adversário - talvez o melhor em Portugal - o André teve uma grande luta nas mãos e, por isso, não esteve tão envolvido nos processos ofensivos. O componente físico será sempre um condicionante para este jovem.

O Adrien fez de facto um grande jogo, talvez o melhor de sempre, como indica. O William também esteve alto nível que nos habituou.
Sem imagem de perfil

De Nuno a 30.12.2013 às 17:06

Fernando é um trinco excepcional e o Porto ainda por cima jogou com dois numeros 6, já que Herrera pouco ou nada ataca. A tarefa dele ficou ainda pior.

O André Martins tem que saber desmarcar-se melhor para receber a bola. Tome-se como exemplo Xavi do Barcelona, um jogador pequeno, nada rápido, mas que parece ter sempre facilidade para aparecer entre as linhas do adversário para receber a bola. Jogadores pequenos têm de encontrar outras alternativas e evitar choques físicos onde vão ficar sempre a perder.

Vitor Silva podia claramente ter entrado logo ao intervalo, já que nesta altura se verificava claramente que o AM não estava a conseguir dar mais rendimento à equipa. Conseguiamos ainda asfixiar mais o meio campo do Porto.

Infelizmente a nivel de médios criativos não temos praticamente opções, já que o Gerson Magrão ainda não conseguiu provar ter qualidade para acrescentar alguma coisa à equipa.

Tirar AM para por Montero seria também precipitado, portanto o Leonardo Jardim até decidiu bem a meu ver, ainda que tardiamente nesta substituição.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.12.2013 às 18:03

Concordo genericamente caro Nuno. Claro, temos o Labyad mas por motivos que não vale a pena tornar a invocar não é opção. Penso eu que um médio criativo, no mínimo mais ofensivo, deve ser uma prioridade no mercado de Janeiro. Isto, se que queremos continuar a alimentar as hipóteses de chegar pelo menos ao 2.º lugar que dá acesso directo à Champions.

Temos o Iuri Medeiros na B, mas segundo as informações que me têm chegdado, ainda não tem a intensidade de jogo necessária.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 31.12.2013 às 00:39

E falta-lhe também pulmão, mas é claramente jogador para ir entrando para fazer minutos atrás do ponta-de-lança, caso Leonardo Jardim assim o entenda. ;)
Sem imagem de perfil

De Eugenio Manhique a 30.12.2013 às 19:26

O meu sporting tevi grande exzibição! O merecia ter ganhado ojogo!

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo