Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A arbitragem e o Sporting

City Lion, em 22.02.16

 

19289105_bkVip.jpg

 

O Sporting é, há muitos anos, dos três grandes, o clube que mais tem sofrido com arbitragens desfavoráveis e beneficiado menos de ajudas dos árbitros. Julgo que é um facto inquestionável. Sempre fomos o clube ideal para os árbitros mostrarem  a sua "personalidade" e, na dúvida, temos sido muitas vezes penalizados, ao contrário do que tem acontecido com Benfica e Porto.

 

O ano passado, por exemplo, o Benfica foi levado ao "colinho" perante a conivência do nossa actual treinador, que antes até tinha tido o desplante de literalmente gozar connosco num dos derbys mais vergonhosos de sempre a nível de arbitragem, com a conivência duma Direcção que tinha acabado de "aterrar" e estava ainda a tentar fomentar um bom relacionamento com o Benfica.

 

Este ano o "colinho" até tem estado relativamente mais sossegado mas parece que voltou este fim de semana com um penálti tão inacreditável como importante para o Benfica numa fase decisiva do campeonato.

 

7IW7GJO4.jpg

O Bruno Carvalho (qual comentador de arbitragem) ainda referiu no seu Facebook que aquele penálti foi "muito forçado", quando na realidade foi mesmo um erro grosseiro e ainda tivemos depois o Jorge Jesus (outro reputado comentador em arbitragem) a subscrever aquelas declarações equivocadas.

 

Esta nossa reacção a quente e espontânea (um bocado como a que sucedeu ao jogo com o Tondela) é ilustrativa que, mais do que nunca, se exige que o Sporting actue nesta matéria de uma forma bem mais inteligente. Sugiro aqui só a título de exemplo o seguinte:

 

  • A contratação para a estrutura do Sporting de alguém que perceba mesmo de arbitragem (ex-árbitro?) e, que de uma forma justa e pedagógica, possa fazer uma análise lúcida das nossas arbitragens e das dos nossos rivais (eventualmente a ser partilhada com a comunicação social) e, por outro lado, prepare a nossa equipa para o árbitro que irá encontrar. Deve até chamar a atenção para erros cometidos a nosso favor (não sei porquê mas dá-me ideia que hoje teremos uma ou outra ajuda grosseira que não precisaremos mas só para dar a ideia que nesta jornada todos os grandes foram beneficiados), o que lhe dará ainda maior credibilidade.

 

  • Fomento a nível nacional de jovens sportinguistas para se lançarem na carreira de árbitros (por exemplo jogadores das camadas jovens que não mostrem qualidade suficiente para singrar como jogador ou pessoas ligadas aos núcleos que deverão ser formadas inicialmente pelo tal novo elemento da estrutura) e, acompanhamento da carreira dos mesmos.

 

  • Maior envolvimento no Conselho de Arbitragem da FPF com a indicação de pessoas reconhecidas pelo seu prestigio e forma de estar, que acompanham nomeadamente os critérios de nomeação dos observadores e das classificações dos árbitros.

 

  • Atribuição de prémios aos melhores árbitros do ano com base na informação do tal novo elemento da estrutura.

 

  • Envio regular de informação aos associados sobre as regras de arbitragem (é assustador a ignorância que ainda se vê hoje em dia em Alvalade e nem quero imaginar o que se passará nos outros campos).

 

Hoje em dia tanto berramos num dia com ou sem razão e chamamos todos os árbitros de corruptos, como no outro convidamos árbitros pouco recomendáveis para acções "pedagógicas" nas nossas instalações e não se vê aqui qualquer estratégia mas apenas um enorme "desespero" em tentar ganhar este campeonato seja de que forma for.

 

É óbvio que Benfica e Porto recorrem a "jogadas de bastidores" mais sujas e que temos hoje na nossa "estrutura" pessoas como o Jesus e o Octávio que sabem bem como as fazer e que já beneficiaram das mesmas no passado, mas acredito que podemos lutar aqui com os outros sem termos que entrar nesse registo que só ajuda a afastar as pessoas do futebol.

 

Eu acredito que ainda é possível outro caminho e podemos continuar a marcar a diferença e, ao mesmo tempo, deixarmos de ser "comidos de cebolada".

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:39

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


28 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 22.02.2016 às 13:18

Quando um clube começar a fazer uma Liga da Verdade apontando todos os erros e benefícios, mesmo quando é mais beneficiado que prejudicado, em meu entender, abrir-se-á um precedente importante.

Porque quem demonstra total isenção, honestidade, etc, terá que convidar os outros a fazer o mesmo. E se os outros não o fizerem, então só temos que apertar com eles no jogo de palavras.

Ainda o ontem o Rodolfo Reis vira-se para o Inácio e diz-lhe: "o teu presidente é como os outros, quer é mama". As atitudes do BdC assim o demonstram, e perante a opinião pública, ele nunca será levado a sério. Logo, quem tem o poder da arbitragem (que não é o BdC que a tem) joga com isso.
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 14:37

Profeta, acho isso da Liga da Verdade uma treta porque muitas vezes o que mais interessa são as pequenas faltas / foras de jogo / amarelos e não tanto os penaltis por ex. Uma arbitragem inteligente pode tramar-nos sem dar muito nas vistas. Eu percebo o que diz o Rodolfo (que não gosto nada) que hoje em dia são todos iguais nos comportamentos e formas de pensar.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.02.2016 às 14:02

Escreve-se muito sobre este tema, mas a solução já existe e chama-se... tecnologia!!!

Em qualquer desporto com visibilidade mundial já existe tecnologia a ajudar às decisões dos árbitros... um desporto de Milhões e para Milhões, continua a ser decidido como era antes da Tv e da internet... é uma vergonha!!

Os interessados pela manutenção do sistema actual são os normais beneficiários desse mesmo sistema... por essa razão o Sporting defende a tecnologia e o benfica não...
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 14:44

Schemeichel, a tecnologia não resolve muito - só aqueles lances como foras de jogo claros e penaltis evidentes e se a bola entra ou não. Um jogo de futebol tem muito mais do que isso e os bons "ladrões" nem precisam de chegar a essas situações limite para condicionar um jogo. Se exagerarmos nas tecnologias o jogo arrisca-se a ficar ainda mais pastoso e não deixarão de existir duvidas (vamos muitas vezes queixar-nos depois de quem analisa a jogada no video). Mas aceito que possa ser introduzida embora veja que possamos estar a abrir a caixa de Pandora e o jogo perder parte do encanto.
Sem imagem de perfil

De galhofas a 22.02.2016 às 14:53


Onde foste buscar essa do Benfica não defender o uso da tecnologia?

O problema é que a tecnologia não vai trazer unanimidade em alguns lances. E aí quem vão culpar?

A tecnologia servirá sobretudo para foras de jogo e bolas nas linhas (que já tivemos várias duvidosas este ano - nesta jornada por exemplo)

O Benfica perdeu com o Porto em basket a semana passada com o último lance a ser visto pelo árbitro em imagens da TV... decidiu bem, o jogador do Benfica pisou a linha!

Só o Bruno de Carvalho pensa que descobriu a pólvora ao falar do video-árbitro?


Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 22.02.2016 às 16:00

Isto hoje é só rir...., é que a vermelhagem já nem sabe como defender o indefensável... já falam do basket...

Respondam a uma única questão, era ou não era penalty? vê-se ou não se vê claramente que o Jonas salta? se houvesse video arbitro ao intervalo estava 2-1... mas para o Paços!!
Sem imagem de perfil

De Filipe a 22.02.2016 às 16:17

Não era penalty. Sim sou Benfiquista, e ja aqui afirmei por duas vezes, se nao fosse assinalado nao me escandalizava.

Agora peço-lhe a mesma coerencia, e nao seja Inacio..

Penalty do Naldo sobre o jogador do arouca? Minutos finais..
Cotovelada do Slimani no jogador do arouca - penalty para o Sporting.
Penalty do tonel.. ainda vamos pensar que foi "sem querer"?
Golo em fora de jogo do Estoril?
Lançamento mal feito pelo JPereira que dá origem ao golo da vitoria do SCP.
Penalti FORA DA AREA contra o braga que da inicio à remontada do SCP
Penalti fora da area frente ao nacional sem influencia no resultado!

Eu nao sou lampiao, sou Benfiquista, mas para termos moral para falar temos que saber admitir quando somos "beneficiados". Nao seja inacio, nao diga que o Benfica foi escandalosamente ajudado e depois diz que o porto fez uma grande remontada e em voz baixinha "pena o penalti mal assinalado".

Curiosamente, ainda nao vi nenhum topico sobre o penalti do Maxi.

Mais uma vez, deveria-se falar mais de futebol e menos destes casos.

Saudaçoes.
Sem imagem de perfil

De Jorge Miguel a 22.02.2016 às 17:11

Penalty do Naldo com Arouca- Na minha opinião, existiu penalty.
Cotovelada do Slimani no jogador do arouca- Não seja Pedro Guerra, esse frame é bem enganador. Em vídeo é um lance banal, onde nem qualquer jogador do Arouca protesta.
Penalty do Tonel- Na jornada seguinte, no Benfica-Académica, o GR faz um penalty (do 1-0) ridiculo sem bola, uma placagem digna de um jogo de rugby. Foi de propósito?
Penalty precedido de fora de jogo com Estoril - Check, mas 5 min fica outro penalty claro por assinalar.
Lançamento irregular do João Pereira - Check, mas o golo do Tondela que dá o empate é triplamente irregular: falta ao contrário, fora de jogo e mão do jogador.
Penalty fora da área contra Braga - Se pede honestidade aos outros, aqui também o devia ser. Na pior das hipóteses, é um lance duvidoso, nunca se pode dizer claramente que é fora da área, mas para mim ficou claro (após repetições) que a bola bate no braço já dentro. Lembro que mesmo sendo sobre a linha da área, é considerado dentro.

Balanço com a maior honestidade que consigo ter: houve sim, lances em que o Sporting teve benefício, mas a maior parte deles em jogos onde foi igualmente prejudicado em lances de pelo menos igual gravidade. Excepção feita em Arouca, onde de facto podíamos ter saído de lá com menos 2 pontos.

Por outro lado, já tivemos lances duvidosos em jogos onde perdemos pontos e cujas decisões foram sempre contra o SCP (não digo peremptoriamente que fomos prejudicados): Paços de Ferreira em Alvalade (penalty e expulsão directa de João Pereira), Boavista no Bessa - golo anulado ao Slimani que em Inglaterra nunca o seria, e mão (com intenção?) de um jogador na área do Boavista.


Sem imagem de perfil

De Filipe a 22.02.2016 às 18:24

Certo, tem o direito à sua opiniao, que eu respeito.

Contudo convem também falar que no lance do golo do Paços, anteriormente existiu uma falta sobre o AAlmeida. O golo nao existiria.

O lance do Jonas é mal assinalado, na segunda parte nao foi assinalado um penalty sobre o mesmo.

Lá está, no final das contas o Benfica ganharia se nao houvesse QUALQUER erro para QUALQUER DAS PARTES.

Mais uma vez, e gostava que todos os blogs o fizessem, tanto do Benfica como do Sporting ou porto... vamos falar mais de futebol e menos destes lances!

O Benfica perdeu um campeonato com um duplo fora de jogo na luz (o golo do maicon), também já vi nao ser assinalado um penalty do polga sobre o gaitan aos 30s de jogo.. acontece e é algo que nao podemos controlar,

Vamos falar de futebol, a verdade é que um Benfica coxo, e sinceramente nao acreditava de TODO que pudessemos sequer lutar pelo titulo, está na luta, sem Salvio, com gaitan a 40% (sempre lesionado e nao percebo porque), luisao, fejsa, sem o puto semedo que estava a jogar bastante bem, E PIOR, com ELISEU :). Entristece-me no entanto a nossa incapacidade em ganhar aos rivais directos, mesmo este jogo com o Zenit foi muito sofrivel e so o ganhamos porque eles ainda estavam em férias.

Por outro lado nao percebo como é que alguns sportinguistas sao coniventes com esta desistencia de grande parte das competiçoes por parte do JJ.. se é para so lutar pelo campeonato porque nao se manteve o LJ? Ou o MS? Que mais valia trouxe o JJ ao SCP? É que eu nao conseguia ver nenhuma mais valia no RV.. ao menos agora vejo alguns miudos da formaçao.. e a unica coisa (sinceramente) que eu vejo que o JJ mudou no SCP, foi tornar o melhor MD portugues num jogador banal (William). De resto, o LJ tinh 4 derrotas por esta altura e o MS 7 com CL e ganhou a TP.

Do porto nao falo, porque so se mantiveram vivos porque um dos melhores GR do mundo decidiu aparecer na luz e agora este "penalti" num jogo q o moreirense tinha ganho e entregou de bandeja.

Saudaçoes
Sem imagem de perfil

De Alexandre F a 22.02.2016 às 16:14

A tecnologia nunca servirá para lances como o do penalty (ou dos penalty's já que serviria também para avaliar o possivel penalty contra o Benfica e o da segunda parte). Servirá sim para a linha de golo, foras de jogo.
Sem imagem de perfil

De L. Sepúlveda a 22.02.2016 às 14:36


Ao contrário do que seria expectável, o 'penalty' mal assinalado a favor do Benfica na Mata Real, transporta consigo uma excelente notícia...
foi preciso esperar pela 23ª jornada da temporada 2015/16, para ver um erro de arbitragem em Portugal, nos últimos, sei lá...vamos apontar para os 30 anos ou querem 40!?

O SLB ganhou com alguma dificuldade a um combativo Paços de Ferreira com muitas baixas e dois juniores nos convocados...
já os pacenses perderam contra o bicampeão nacional na máxima força, sem Luisão, Lisandro, Fejsa e Gaitan e com uns tipos que ainda têm de nascer mais umas quantas vezes, Sanches, Guedes e Jovic, nos convocados.

É compreensível todo o escarcéu lagarto pelo 'penalty' mal assinalado a Jonas dentro da área do Paços... eles estão mais habituados a que os 'penaltys' fantasma sejam fora da área adversária.

E AINDA A PROPÓSITO DE 'PENALTYS'

penáltis assinalados (a favor/contra) aos 3 grandes na 1ª divisão na era do BdC, desde Março 2013

SCP - 31/12

FCP - 24/7

SLB - 23/5

31 bem assinalados e 12 inventados.

confere, não é assim ...!?
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 14:49

L. Sepulveda, eu não sou daqueles fanáticos que só vê tudo para um lado. Aliás vou ao ponto de não gostar nada de ver a minha equipa beneficiada como num penalti ridiculo que tivemos há uns tempos contra o Belenenses numa jogada acho que com o Cedric. Posto isso, o árbitro do jogo do Benfica ajudou a sua equipa este Sabado nesse penalti (nao vi o jogo so as imagens) o que até um amigo meu benfiquista me confessou e todos os especialistas / comentadores concordaram. Há penaltis e penaltis mas este foi bem importante pois acredito ajudou a desbloquear um jogo que prometia gds dificuldades com essas ausências que refere e o cansaço do jogo da Liga dos Campeões.
Sem imagem de perfil

De L. Sepúlveda a 22.02.2016 às 17:38

caro City Lion

já há muito me apercebi que a 'cegueira' facciosa não colhe em si. lembro-me bem desse penálti sobre o Cédric, pra lá da linha final. contra o Belém, no tempo do Leonardo Jardim.

em relação ao penálti, mal assinalado na Mata Real, quando da jogada corrida afirmei com convicção...isto é penálti. esteve bem o árbitro que estava bem colocado.
depois vi a imagem ao longe e do ângulo mais desfavorável, como é norma da 'sportotv', se houver algo a apontar contra o Benfica, que dava destaque ao 'salto' de Jonas e comentei...a malandrice do Jonas 'sacou' o penálti.

no início da 2ª parte um derrube (!?!?) a Jonas, deixou-me algumas dúvidas, mas como era a favor do Benfica, nada de escalpelizar 'ad nauseum' mesmo durante os jogos, como é também hábito naquela casa.

como deixei de assistir aos espectáculos circenses em que meia-dúzia de pseudo entendidos e alguns tudólogos falam de tudo menos de Futebol, não voltei a ver tais imagens.

hoje mesmo um seu prezado consócio, meu compadre (neste particular de padrinho completo, é que ele não me perdoa...!) e amigo, me enviou a ligação seguinte:

http://makeagif.com/gGo9xW#q3qt3frtkstve26z.03

e perante isto, como diria o Guterrez...basta fazer contas.

saudações desportivas
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.02.2016 às 16:02

Gostei bastante das sugestões, especialmente da 1ª.
Acho que se deveria ter alguém entendido em arbitragem nos nossos quadros que pudesse fazer um trabalho de análise sobre os lances, regras, tipos de árbitro, comportamento, etc...
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 17:11

Mike Portugal, isso mesmo e não deve custar uma fortuna.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 22.02.2016 às 16:06

Esqueci-me de dizer que acho o jogo de Guimarães muito mais escandaloso do que este, em que me pareceu um lance duvidoso. No jogo contra o Guimarães é que o benfas foi escandalosamente levado ao colo.
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 17:13

Mike Portugal, não consigo ver os jogos do Benfica só os resumos e lembro-me que também nesse jogo fundamental houve ajudas. Em contrapartida lembro-me dum jogo deles em casa com o Rio Ave em que o arbitro falhou contra eles. O ano passado foi bem mais escandaloso.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 22.02.2016 às 16:42

Muito bom este ponto:

Fomento a nível nacional de jovens sportinguistas para se lançarem na carreira de árbitros (por exemplo jogadores das camadas jovens que não mostrem qualidade suficiente para singrar como jogador ou pessoas ligadas aos núcleos que deverão ser formadas inicialmente pelo tal novo elemento da estrutura) e, acompanhamento da carreira dos mesmos.

Se calhar o melhor mesmo é acabar com o futebol...
Imagem de perfil

De City Lion a 22.02.2016 às 17:15

João Gonçalves, é que os sportinguistas por natureza não são batoteiros e são sérios e quantos mais sportinguistas / formados no Sporting apitarem mais probabilidade termos de haver bons arbitros. Nunca quisemos beneficios apenas isenção.
Sem imagem de perfil

De João Gonçalves a 22.02.2016 às 17:46

Não tome a parte pelo todo.
Nem todos os Sportinguistas são sérios, tal como os Benfiquistas ou os Portistas.
O que escreveu nesse ponto parece querer dizer que o próprio Sporting deveria encaminhar para árbitros jogadores seus das camadas jovens com pouco futuro, para mais tarde apitarem os jogos do seu clube com óculos verdes. Até pode nem ter pretendido dizer isto mas que parece, parece.
Olhe todos os clubes apostarem nisso. Havia de ser bonito. Se os programas de "comentadores da treta" hoje em dia já são o que são, imagine o que seria se se soubesse que o árbitro X tinha sido "criado" pelo clube Y para haver verdade desportiva...
Sem imagem de perfil

De HY a 22.02.2016 às 22:35

Bem, para o orelhas é mais importante ter pessoas na. Liga é na federação do que comprar jogadores...acabamos outra vez com o futebol?
Sem imagem de perfil

De PSousa a 22.02.2016 às 19:08

City,
Gostei e estou de acordo com muitos dos seus pontos. No entanto ter um árbitro na equipa de gestão pode ser bom por um lado, mas a análise é sempre numa visão de árbitro e nunca será pelo SCP - digo eu!
Eu só espero que mesmo com as jogadas de bastidores dos outros o SCP seja mais forte! Seja campeão contra tudo e contra todos.
SL

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo