Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A expectativa em torno de Ryan Gauld

Rui Gomes, em 14.08.14
 

 

Jackie McNamara, treinador do Dundee United, reagiu esta quarta-feira às recém-declarações de Mark Wotte - presidente da Federação Escocesa de Futebol - em que este louvou a iniciativa do Sporting de colocar o jovem Ryan Gauld na equipa B, declarando, inclusive, que esta até seria superior ao Dundee United, da Primeira Divisão da Escócia:

 

«O Mark Wotte está em melhor posição do que eu para dizer se o Sporting B é melhor do que nós. Eu não os conheço bem, mas a primeira equipa nõ é má. São uma equipa da Liga dos Campeões. Há muita pressão em cima dele, sobretudo após a transferência, por isso o melhor é deixá-lo à vontade que ele irá trabalhar bem. O facto de tanto nós como o Mark Wotte estarmos a falar dele revela o quanto ele está na ribalta. No futuro será um grande jogador para o Sporting e para a selecção escocesa. O Sporting pagou bastante dinheiro e agora é com eles verem o que querem fazer com ele. Não há dúvida de que será um grande jogador.»

 

Quem também aproveitou o ensejo para comentar a muito falada transferência do médio escocês para o Sporting, foi Neil Lennon, técnico do Celtic:

 

«Andámos a vê-lo. Achámos que era cedo para ele se impor na nossa primeira equipa, mas não havia dúvidas quanto ao seu talento. Tem apenas 17 anos, mas é muito, muito bom. Acho que foi corajoso ao transferir-se, mas acho que escolheu bem.»

 

Fico com a sensação de que nós sportinguistas ainda não nos apercebemos bem do valor que este tão jovem jogador já tinha para o futebol escocês e o impacte da sua vinda para Alvalade. Ainda não é perfeitamente claro o que o Sporting tem em mente para a sua adaptação ao futebol português, mas muito indica que irá participar de "leão ao peito" na II Liga e, provavelmente, treinar assiduamente com a equipa principal.

 

É a minha opinião que não nos devemos deixar influenciar pela sua juventude. Lamento imenso - como já qui escrevi - não termos tido a oportunidade de o ver jogar durante a pré-época, integrado no núcleo forte da equipa principal, mas creio que se é talentoso como todos os que o conhecem afirmam, não será essa juventude que o impedirá de assegurar o seu espaço no nível superior.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 05:47

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


17 comentários

Sem imagem de perfil

De Tony a 14.08.2014 às 08:22

Fantástico. Aparentemente quem teve a oportunidade de o observar de perto na época passada dá indicações que o Sporting está mesmo a fazer a melhor gestão deste caso. Treinou com o nucleo duro da equipa, teve uns minutos como retribuição da participaçam no estágio e vai ter oportunidade de se adaptar com pressão reduzida.

O que eu acredito, é que se a sua maturidade como jogador for realmente superior á sua idade ainda vai jogar bastantes jogos (talvez como suplente utilizado) esta época pela equipa principal. Se realmente precisar de crescer um pouco mais, a equipa B parece ser a opção ideal para evoluir e para clube o acompanhar de perto.

Aos poucos os jogadores da B irão saltando para a A. Talvez o primeiro caso seja o Esgaio (João Mário também, mas esse teve a oportunidade de aquecer para a primeira liga meia época, e por essa ordem Adrien, Cedric, A. Martins, William embora para estes não houvesse a B para a incubação).

Esperemos que a adaptação/evolução seja positiva e rápida para termos mais uma opção para o meio campo (por muitos anos, ou será que o deveriam vender ao fim de uma época na A por uma mão cheia de Milhões?)

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 09:33

Sem dúvida, dar-lhe cerca de 20 minutos em dez jogos de pré-época foi um decisão deveras espectacular, nem Einstein teria uma ideia tão brilhante !??
Sem imagem de perfil

De Tony a 14.08.2014 às 20:13

Se a decisão de o adaptar através da participação nos treinos da equipa A e jogos da equipa B já estava mais ou menos delineada parece-me que foi adequado. Podia ter jogado 30 min ou 45... Parece-me mais como uma prova de que é aposta no futuro e não foi para o estágio para nem sequer jogar, portanto os minutos que jogou teram sido como um prémio pelo empenho no estágio.

Mais importante era dar entrosamento a Adrien, A. Martins, Slavchev, J. Mário, e Rosel (com William a chegar mais tarde mas obviamente a ser incluido no grupo de jogadores que provavelmente vão ser o nucleo do nosso meio campo). Se contar são 6 jogadores onde 3 são novos.

Enfim...

SL

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 21:15

Pelo jogo no Egipto, ficaram diversos jogadores em Lisboa. Se era esse o plano - eu até acredito que não havia plano algum na altura - o que é que Gauld foi fazer para lá ?... Entrou aos 85 minutos !!!

O ponto mais importante e pelos meus muitos anos no futebol o que eu não compreendo, é como um treinador faz a decisão de relegar para a equipa B um jogador - jovem não obstante - que vem de jogar como titular numa equipa de seniores, praticamente sem o ver jogar, apenas pelos treinos ??? Nunca tal vi !
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.08.2014 às 21:39

!!!!!!!!!!!! Nao o entendi, Rui.

Dei-lhe o exemplo do Yazalde e há mais... além disso, nao acho nada estranho em nenhum caso.. .. Sao coisas normais. Decisoes de treinador (quero querer)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 22:07

Não sei que mais posso explicar. Que são decisões do treinador, bem espero, agora que essas decisões sejam tomadas praticamente sem ver o jogador em campo (20 e poucos minutos) é que para mim é inaceitável. Para si, aparentemente, é "normal", tudo bem. Nada mais há para dizer.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 21:20

P.S. Mais um ponto:

No inverso da moeda, chega Sarr - 2 anos mais velho não obstante - fez uma única época na equipa B do Lyon, e passado dois ou três treinos é titular na equipa principal. Obviamente porque o treinador o que queria ver a jogar para fazer uma decisão sobre a sua qualidade.
Sem imagem de perfil

De Tony a 15.08.2014 às 01:08

Sarr é candidato direto para a posição, como titular ou como primeira opção...

No meio campo já lhe apontei seis que parece-me obvio partem á frente de Gauld, mas há ainda Shica e Mané...

Já disse antes que também tenho curiosidade de o ver jogar, mas que compreendo as opções tomadas por agora e há muitas razões possiveis e razoáveis para elas, como o que está trasncrito no post...

O caso do Shica é muito mais complicado. Se ainda não está integrado (ou em forma) é muito provável que nunca venha a estar. Como não vejo tantas razões para explicar a sua pouca utilização não comento as criticas aqui feitas na caça ás bruxas aqui do blog. Mas acho que é impossivel acertar em todas as aquisições, e a percentagem de tiros ao lado só aumenta ao baixar o valor investido...

SL

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.08.2014 às 01:59

Depois da referência de "caça às bruxas aqui do blog", não merece mais consideração de debate da minha parte, além de eu ter apenas questionado, em relação a Ryan Gauld, a sua quase nula utilização durante a pré-época, e não questões de titularidade e outras.

Passe bem.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 14.08.2014 às 10:17

A parte dele fazer jogos na B para se adaptar sem pressões é boa ideia (lembrem-se quando o Ronaldo foi para o Manchester ficou no banco no 1º ano e foi um valor bem maior).

O que é de criticar é a tão pouca utilização do jogador na pré-época.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 10:41

Mike, mesmo a ser integrado de forma gradual, o Cristiano Ronaldo no seu primeiro ano no Manchester United (2003/04) fez 24 jogos como titular, 16 como suplente utilizado, acumulando 2360 minutos de jogo (26,2 jogos) e marcou 6 golos.

Mas compreendo o teu ponto, até porque "Ronaldos" não aparecem todos os dias.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 14.08.2014 às 12:22

Tenham calma com Chico Bala, Ryan Gold ou outro qualquer, se eles forem bons de certeza que eles faram as nossas delícias

Ex: quem se lembra do Yazalde ?? Todos, claro.
Pois, esse craque sportinguista andou a penar um ano, todo um aninho nas reservas..... e se me lembro bem, até o quiseram devolver à procedendia (Independiente de Buenos Aires)

....e foi o que se viu :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 14.08.2014 às 13:52

Cada caso é individual e nem sequer se comenta a gestão de Ryan Gauld no primeiro ano, porque estamos apenas no primeiro mês. Em nada se relaciona com o que sucedeu durante a pré-época.

Shikabala é um caso à parte, que ainda não se compreende e veremos se alguma vez compreenderemos. Para já, está sob consideração da SAD para medidas disciplinares.
Sem imagem de perfil

De Balajic a 14.08.2014 às 23:36

Comparar Yazalde com Shikabala...por vezes penso que nem sempre é benéfica a liberdade de expressão.

Geralmente quando isso significa tamanho disparate.

O que um gajo lê hoje em dia para que alguns tentem justificar o injustificável.

Em muitos casos, roça o ridículo. Noutros casos, como neste, ultrapassa todos os limites do ridículo...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.08.2014 às 00:27

Bala.... nao sabes ler ???
Nimguém comparou jogadores !!!!!!!!!!! Comparar até agora, só as situacoes e nao só a do Shikabala...

Rídiculo ?? O que ??? O teu comentário........Aprende a ler, Baljic (entendo és extranjeiro)
Sem imagem de perfil

De Balajic a 15.08.2014 às 11:14

Mesmo que "nimguém" tenha comparado jogadores mas situações, ainda assim o seu comentário não deixa de transbordar de ridículo e de desconhecimento da História do Sporting, pois o caso do Yazalde em NADA tem a ver com o do Shikabala (que nem é jogador de futebol, mas "pontapeador da bola") e o do miúdo escocês.

Vá lá ler e informar-se quando é que o Yazalde chegou ao Sporting e porque não entrou logo na equipa e veja lá bem se passou um "ano inteirinho" nas reservas.

Além disso, o Independiente nem sequer é da cidade de Buenos Aires, mas sim da cidade de Avellaneda que faz parte da província de Buenos Aires, mas não é da cidade de Buenos Aires.

Mas eu isso até entendo...é um clube "extranjeiro"...

O Carlos sim, é que tem de aprender a ler.

Aprender a ler e a escrever também...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 15.08.2014 às 21:36

LOOOOOOOOOOOLL !!
Oh !! Balabjic

Sem palavras ........

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo