Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A fanfarrice de Bruno

Rui Gomes, em 30.06.15

 

ARBITRAGEM1-611x285.jpg

 

A proposta para o sorteio dos árbitros apresentada pelo Sporting na Assembleia Geral da Liga de Clubes foi aprovada, esta segunda-feira, através de votação secreta, com 28 votos favoráveis e 16 contra. Compete agora à Federação Portuguesa de Futebol ratificar a medida passada pelos clubes. 

 

Bruno de Carvalho. com a sua já bem conhecida fanfarrice, congratula-se:

 

«Quando temos do nosso lado a força da razão, a persistência torna-se uma obrigação moral. Desta vez com o sabor especial de uma vitória que não pertence ao Sporting Clube de Portugal mas ao futebol português, que é o grande vencedor do dia.»

 

Se não fosse tão fanfarrão e até ingénuo, Bruno de Carvalho reflectiria sobre as razões que fazem com que nenhum outro campeonato de topo da Europa - creio que não estou equivocado - recorra ao sorteio dos árbitros.

 

Até admitirei que, neste momento, em Portugal, não há uma solução ideal devido ao clima que se vive no futebol português, mas o sorteio - condicionado que seja - não é mais do que colocar um penso rápido numa sutura muito profunda e com anos de vida. Caso hajam dúvidas, dupla razão para reflexão Pinto da Costa também ter votado a favor.

 

O problema à raiz exige uma abordagem muito mais profunda e abrangente, começando por rever as estruturas dos organismos e as pessoas que supervisionam o futebol português, em geral, e a arbitragem, em particular. Claro, para esse fim é necessário ter aliados entre os emblemas lusos, sempre em escassa dose no que ao Sporting concerne, e ainda muito mais acentuado com este presidente.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:58

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.06.2015 às 05:50

Só duas coisas.

1. Nao foi com sorteio dos arbitros que o Sporting venceu 2 campeonatos e o Boavista 1 no período entre 1999-2000 e 2001-2002? Corrija-me se estiver em erro.

2. Se a votacao era secreta e ouve 16 votos contra, como é que se sabe que Pinto da Costa votou a favor?

3. Dando de barato que o Bruno realmente é um fanfarrao de primeira, qual seria entao a melhor solucao para a arbitragem em Portgual?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 09:31

Não leu o post todo, ou espera que eu detalhe aqui o plano mestre para a arbitragem em Portugal ?

Não há aqui "vitória" alguma, é uma alternativa remendo que vai ter os seus próprios problemas.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.06.2015 às 11:05

Admiro bastante a sua relutancia em conceder nem que seja o benefício da dúvida ao Sporting por ter proposto uma medida que eventualmente foi aceite. Eu nao escrevi a palavra "vitória" em lado nenhum...

Já li uma notícia em que Pinto da Costa se regozija, será presumivelmente daí que se responde ao que pergunto no ponto 2.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 12:35

Não confunda, por difícil que seja para si, o Sporting e Bruno de Carvalho.

Apenas teria comentado a decisão, como aliás já fiz em um outro post que não mereceu a atenção do caro, salvo pela fanfarrice do presidente. Foi ele que referiu "vitória".
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 30.06.2015 às 07:25

Rui,
bom dia ,
nao acho que seja ma ideia e penso que a ultima vez que ganhamos o campeonato ainda era por sorteio? E desde ai se tem visto a pouca vergonha que existe no futebol portugues.
A verdade e'que arbirtragem nao tem sido nada famosa nos ultimos anos e e'raro o jogo em que nao exista casos ... e sempre a favor dos mesmos como nos sabemos.
Por detras disto tudo existe muitos interesses e claro o Benfica nao apoia pois tem sido bem beneficiado nos ultimos anos.
Temos um exemplo claro do arbitro que arbitrou o jogo da final da taca... quer dizer e'bom para arbitrar uma final mas para o campeonato nao presta e sendo assim vai.... descer (ja vi noutros comentarios que o Benfica esta por detras disto) seja qual for a razao nao existe como explicar esta situacao.... nao acredito seja qual for o pais que o arbitro que va descer e va arbitrar a final da taca.

Rui se o BDC perdesse esta votacao ... O Rui tambem o criticava mas como ganhou ja e' fanfarrice .... para que este constante ataque pessoal?

SL
Nuno
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 09:27

O Bruno de Carvalho é um fanfarrão, entre outras coisas, e não é necessário um post sobre a arbitragem para o atacar.

De resto, não fale do que pouco ou nada percebe, salvo vir defender o "Messias".
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 30.06.2015 às 09:32

Sim Rui ... ja sei que sabe tudo e outros nao sabem nada.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 09:49

Pelo contrário, mas sei que o Nuno só sabe recorrer ao disco do Bruno em qualquer debate, e é isso que irrita e me faz responder deste modo.

Ou será que pensa que o sorteio é uma inovação ?... O problema à raiz é outro muito maior e continua intacto. Os árbitros incompetentes e tendenciosos são uma consequência do problema e não a sua essência. Ou será que eles vão desaparecer ou melhorar apenas porque há um sorteio ?
Sem imagem de perfil

De OCR a 30.06.2015 às 08:18


Se calhar, "alheando-se" ao peideiro do norte, pensa também tirar proveito das bolinhas "quentes e frias", que certamente serão introduzidas para a tiragem dos árbitros, como fez o sistema noutros tempos!
Sem imagem de perfil

De L a 30.06.2015 às 08:20

Como o caro Rui Gomes diz e bem num cenário ideal as nomeações são sempre preferíveis porque à partida asseguram mais qualidade nos jogos mais importantes. Mas não foi nada disto que aconteceu na final da Taça do Jamor pois não? Com um árbitro premiado pela classificação da época anterior e que entretanto já tinha sido despromovido.

O mais importante agora era tirar o poder e o colinho das arbitragens ao Benfica do Vieira - o grande aliado do Bruno para chegar a presidente do Sporting. Vai daí desta vez aliou-se à outra "nádega" e são estes pormaiores que o tornam sempre ridículo e pior - ridicularizam sempre o Sporting, enfraquecendo o clube ainda mais! Porque a diplomacia de um clube grande e que pensa pela sua própria cabeça é isto mesmo: alianças pontuais para desviarmos a "água sempre para o nosso moinho" nos órgãos decisórios do futebol português.

Mas ainda no fim-de-semana Alcochete não passava de um poça de água muito isolada e com muitas melgas. E o que é que isto nos diz para além da ignorância demonstrada? Que está a aprender ou que ainda não aprendeu nada? Ou um verdadeiro maná para os adversários estes constantes sinais guerra para dentro e paz para fora. O verdadeiro handicap do Sporting é que andamos a formar presidentes há 30 anos!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 30.06.2015 às 08:32

Rui,

Apesar de perceber o que quer dizer com:

" O problema exige uma abordagem muito mais profunda e abrangente, começando por rever as estruturas dos organismos - e das pessoas - que supervisionam o futebol português, em geral, e a arbitragem, em particular."

No entanto o que é factual é que o atual conselho de arbitragem não merece a confiança de ninguém ... talvez do SLB não sei. Assim sendo esta medida que ainda tem de ser homologada pela FPF parece-me efetivamente correta.

O fato de BdC defender o sorteio desde que me lembre só demonstra por um lado ser realista no que toca à realidade do futebol portuguÊs.

O próprio Rui acabar por justificar a posição de BdC:

"Claro, para esse fim é necessário ter aliados entre os emblemas lusos, sempre em escassa dose no que ao Sporting concerne, e ainda muito mais acentuado com este presidente."

A realidade é que ainda não temos força suficiente para "limpar a trampa" que gere o nosso futebol.

Quanto à fanfarronice do Presidente o Rui certamente encontrará exemplos melhores ... este foi um pouco rebuscado :).

SL,



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 09:34

Sérgio,

Anda-se à volta da questão e volta-se ao mesmo. O sorteio não passa de um penso rápido que tem os seus próprios problemas.

O Bruno de Carvalho é um fanfarrão, entre outras coisas, sempre !
Sem imagem de perfil

De Smoker a 30.06.2015 às 11:27

Caro Rui

Com a persistencia que demonstra no tema, acho que faço minhas as palavra de Pablo Neruda:

"Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente, encontrar-te-ás a ti mesmo e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga das tuas horas".


SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 12:38

Fico bastante preocupado com essa eventualidade. Mas não hesite, eu não sou anónimo.

Há um ditado do povo que diz, palavras para o efeito, "tem cuidado com o que desejas",
Sem imagem de perfil

De Smoker a 30.06.2015 às 14:49

Pois.....

"Esta velha humanidade, tudo quanto seja acreditar que dois e dois são quatro, quatro e quatro, oito, e oito e oito, dezasseis, muito bem e sem nenhuma prova; agora quando lhe dizem que há gente que morre pela sua verdade, é preciso mostrar-lhe Sócrates a beber a cicuta, Catão com a espada enterrada no ventre, Cristo pregado na cruz, — e nem assim."

Miguel Torga
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.06.2015 às 11:23

Não compreendo bem este post , o Rui porventura tirou a leitura errada da situação.

O Sporting na semana passada em conselho de Presidentes já havia ganho para que esta proposta fosse votada com larga maioria , e FCP e SLB votaram contra. Uma semana depois com tempo para mover as influências a proposta passou com 28 vs 16 contra sendo que o FCP juntou-se.

O problema da arbitragem , está sim como diz e bem o Rui nas suas estruturas , as nomeações e as observação mais as avaliações que dão que condicionam as carreiras dos árbitros , são hoje a corrupção de outros anos , porque os árbitros são coagidos a beneficiar quem lidera hoje o sistema que é o Benfica , dai o FCP ter-se juntado. Basicamente o Benfica tem a liderar o conselho de arbitragem , o senhor Lucílio Baptista.

O Sporting deu o primeiro tiro no porta-aviões , e o Rui parece-me revoltado por uma vitória do Sporting ? O Capela apitou 4 jogos do Benfica este ano , o Benfica tem 32-0 em golos com o Capela , eu se for nomear este árbitro para um jogo , o que pretendo ?

Esta proposta tem 2 anos , e há 2 anos não teve apoio nenhum , portanto para passar , isso significa que ao contrário do que diz o Rui a influência do Sporting aumentou e chegou mesmo ao ponto de apanhar o Benfica desprevenido , sendo que o voto secreto ajudou.

O Benfica que já vai em 12 ou 3 jogadores , tem todos os anos um plantel de quase 60 jogadores , para controlar a liga com empréstimos , e tem mesmo orçamento para emprestar dinheiro às equipas e assim ser uma espécie de banco da liga , onde quase todas as equipas lhe devem dinheiro. A União de Madeira subiu , e o treinador será Norton de Matos , o Tondela subiu , e vão buscar um treinador de CNS com quem já falharam a subida , o Vítor Paneira , ou seja já meteu 2 treinadores e certamente vai meter jogadores nestas equipas , e ver se garante logo aqui 12 pontos e jogos muito difíceis para os adversários.

É assim que se faz alianças hoje , é preciso fazer os clubes vir comer à mão , o Sporting não tem esse dinheiro , mas fez agora uma demonstração de poder na minha opinião , vamos ver se a decisão é ratificada na FPF.

Já agora a solução passará pela maior transparência como os relatórios dos árbitros serem públicos e as avaliações feitas pelos observadores também , de modo a travar a coação aos árbitros. Marco Ferreira não se curvou ... pumba.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 12:45

Fala-se como se não tivesse já havido sorteio em Portugal. Isto não é inovação alguma e longe de ser a "vitória" clamada por Bruno de Carvalho.

O problema à raiz continua intacto e não é o sorteio que vai remediar seja o que for. Trará, porventura, algum alívio pontual mas nada mais do que isso.

Andei muitos anos no futebol e sei bem como funcionam os bastidores. Garanto-lhe que não é a fazer inimigos em todos os cantos da praça que se chega lá.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.06.2015 às 13:03

É vitória porque primeiro trava o colinho da forma que estamos a ver , e isto é sempre preciso começar por algum lado , o Sporting acredito que vá lutar pela transparência no relatório dos árbitros e avaliações feitas pelos observadores , este é o segundo ponto a atingir e a na minha opinião é o cerne do problema.

Vítor Pereira foi capado com este golpe , não tem qualquer poder a não ser sobre os observadores , que infelizmente os árbitros são sim coagidos por eles , este é o próximo passo.

Penso que este sorteio não entra esta época , logo nesta que vem , vamos ver as "famous last words" do sistema vermelho, que tudo fará para acabar em grande.
Sem imagem de perfil

De OCR a 30.06.2015 às 11:39


Eu já acompanho o futebol há algumas dezenas de anos e em tempos conheci alguém, que a certa altura da sua vida esteve por dentro da arbitragem (era lampião), que me explicou quais eram os principais problemas na arbitragem. Explicou-me, que um entre outros, passava-se logo no inicio da actividade dos árbitros, que começava na sua escolha nos CAs das Associações, que têm dado quase sempre preferência à sua cor clubista. Em certas associações do norte do País, a tendência é a "azul e branca" e nas restantes impera o vermelho.



Sem imagem de perfil

De m1950 a 30.06.2015 às 12:25

Sim , é o que acontece na AF Setúbal , e aqui em Lisboa temos o militar João Ferreira (o do golo do Rony) a dar formação aos árbitros.
Sem imagem de perfil

De Pedro Miguel a 30.06.2015 às 16:23

Bom dia

Fanfarronices à parte, convém dizer que a resposta de Bruno de Carvalho, é referente a esta pergunta por parte do jornalista: "...Foi uma vitória do Sporting?..."

O sorteio é um mal menor, mas concordo que o grande problema está nas pessoas que compõem as estruturas das nossas instâncias desportivas.

SL
Sem imagem de perfil

De HY a 30.06.2015 às 22:21

O Bruno é um fanfarrão! E prontos...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.06.2015 às 22:55

Por ser verdade e para ser simpático, disse apenas isso... por agora.
Sem imagem de perfil

De HY a 01.07.2015 às 07:39

Até os fanfarrões às vezes acertam, não é? Apesar de serem fanfarrões... não o reconhecer o que é?

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo