Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

mw-860.jpguefa_ueropa_league_logo_right_01_768 (2).jpg

 

O Sporting, com a derrota pela margem mínima em Alvalade, ficou obrigado a fazer o que nunca antes conseguiu conseguiu: vencer na Alemanha, onde, nos onze confrontos anteriores registou apenas um empate e dez derrotas.

 

A tarefa é duplamente inédita, aliás, visto que o Sporting também nunca venceu o Bayer Leverkusen. A derrota desta quinta-feira foi a quarta em cinco embates europeus, saldo atenuado apenas por um empate sem golos em 2000/01.

 

Em condições "normais", ainda seria de acreditar que o factor Jorge Jesus permitiria pelo menos admitir a hipótese de sucesso no jogo da segunda mão - ele já venceu por duas vezes na Alemanha e uma delas até foi em casa do Bayer Leverkusen, na Liga Europa 2012/13, ao serviço do Benfica - mas como o treinador já deu indicações que não quis verdadeiramente ganhar, ou pelo menos, não quis ganhar tanto quanto quer em outras ocasiões, esse factor acaba por ser inconsequente.

 

Historicamente, o Sporting só por uma vez no seu percurso europeu conseguiu anular uma derrota caseira na primeira mão: foi em 2010, quando garantiu o acesso à Liga Europa, rectificando na Dinamarca (3-0) uma derrota com o Brondby, por 0-2, em Alvalade. Nas outras oito ocasiões em que perdeu em casa na primeira mão, o Sporting acabou por ser afastado de prova.

 

É verdade que o historial estatístico não oferece razões para muito optimismo para o jogo da segunda mão, e se Jorge Jesus mantiver a mesma atitude - infelizmente, com a condescendência do presidente e da estrutura do futebol, os verdadeiros responsáveis - um cínico até diria que o Sporting vai à Alemanha apenas cumprir calendário. Esperamos, no entanto, que não venha de lá humilhado.

 

Por fim, creio que importa reiterar que o Sporting já foi afastado da Liga dos Campeões, da Taça de Portugal e da Taça da Liga e com esta ameaça de também cair fora da Liga Europa, dá para imaginar a pressão acrescida que recai sobre os jogadores, conscientes de que a cada jogo do campeonato disputam o tudo ou nada, e... ainda faltam 12 jogos.

 

 

Adenda: Uma semana após ter sido vítima de AVC esquémico cerebral, no Funchal, Octávio Machado voltou a Lisboa, garantindo que se apresentará de imediato ao trabalho. O diretor para o futebol do Sporting não deixou de falar sobre a a derrota diante do Bayer Leverkusen, para a Liga Europa.

«O Sporting não desvaloriza nada, ao contrário do que se tem dito. Luta até ao último minuto por todas as competições, mas fundamentalmente privilegia o Campeonato e a presença na Liga dos Campeões da próxima época. Na última jornada voltou a isolar-se na liderança do Campeonato e isso causa muitas preocupações. O importante é estarmos todos juntos e somar mais uma vitória perante um adversário muito difícil como é o Boavista.»

 

Também Octávio Machado a dar sinal que a estrutura do futebol do Sporting está agora empenhada em corrigir a má imagem que ficou entre os adeptos, pela imprópria abordagem ao jogo de quinta-feira. Veremos, no entanto, se Jorge Jesus se deixa impressionar com estas considerações.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:14

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Angelo Pereira a 21.02.2016 às 10:51

Depois deste jogo dos nossos rivais em Paços de Ferreira, em que eu e penso
que todos os sportinguistas viram o o beneficio que os vermelhos estão a ter,
pois quando é preciso a comissão de arbitragem nunca os deixa cair, têm que
ser campeões por decreto, não me apetece nada falar sobre este tema da Alemanha,
mas já que o Rui pediu vou dar a minha opinião // Temos que apostar tudo no
campeonato, não podemos perder mais que seis pontos na prova toda, porque tenho
a convicção que ganharemos ao Benfica, porque geralmente nesses jogos não há roubos, pois os senhores juízes não vão deixar eles perder pontos em lado nenhum//,
com isto quis dizer que temos de ganhar ao Boavista e em Guimarães, senão não
há título de certeza. O ano passado de pois de termos feito um grande jogo com o
Shalke levamos 3 a O em Guimarães sem apelo nem agravo. Como eu tenho dito para os meus amigos dos futebóis vale mais um Campeonato conquistado pelo
Sporting que 10 pelo Benfica e tenho muita pena que haja sportinguistas que vejam a árvore e não vejam a floresta. Qualquer dia morremos e não vemos o nosso grande amor Campeão, pois só os corruptos é que ganham.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 12:33

DEve ponderar bem que é que na realidade não vê a árvore pela floresta.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 13:06

Perdão... "quem é que"...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.02.2016 às 14:40

Jamais vou entender a mentalidade competitiva portuguesa !!!

Hoje(neste momento) jogam Levrrkusen vs. Dortmund. Não ouço falar de rotatividade, ou desculpas de mau pagador..os dois clubes estão totalmente embrenhados no campeonato.
Jogam, como jogara todos os seus titulares.
Jogam como vocês viram, a todo gás..

Afinal quem está errado??
Os alemães que vencem como uns leões ou os portugueses que andamos sempre a chorar ???

Os treinos, a mentalidade competitiva portuguesa, deve fazer uma análise profunda e consequente!!!!

Eles não são mais homems, nem melhores jogadores que os portugueses!!!

P.S. Devido à mentalidade competitiva portuguesa, eu já sei que vamos perder à Alemanha....mas, pelo menos que seja condignamente!!!
Por favor !!!
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.02.2016 às 19:09

Carlos N.T. ,

Primeiro que tudo as 2 equipas Alemãs têm um orçamento 3x superior ao nosso e melhores jogadores.
Segundo, houve rotatividade sim senhor. O Dortmund rodou uns quantos no campeonato porque está a apontar para ganhar a Liga Europa e sabe que já não chega ao 1º lugar no campeonato. O Leverkusen fez descansar 2 jogadores também.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 19:30

Mike,

Já sabemos que os alemães têm recursos superiores aos nossos mas, mesmo assim, o Bayer não provou ser "papão" algum.

O Borussia Dortmund pretender conquistar a Liga Europa, não é nada de espectacular dado que todas as equipas mais competitivas têm esse desejo ou objectivo.

Em princípio, com 8 pontos de atraso do Bayern Munique e com 12 jogos por jogar, não irá chegar ao título, mas já está garantido na Champions, uma vez que tem 15 pontos de vantagem sobre o 3.º classificado Hertha Berlin.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 21.02.2016 às 19:44

Aqui a questão a reter é o princípio usado para atacar JJ.
Os alemães que são tão elogiados por toda a gente, fazem o mesmo que o JJ está a fazer. E fazem-no porque já não têm hipótese no campeonato. Se tivessem a lutar com o Bayern taco a taco havias de ver qual era o 11 que metiam em campo na Liga Europa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 19:59

Mike,

Não compreendo essa de "um princípio para atacar JJ". Não é justo e muito menos correcto. Analisa-se caso a caso. Já o louvei e não hesito em o criticar em casos como este, não só pelo que fez com a equipa como por o que disse depois do jogo.

Não se lida aqui com situações hipotéticas como a que citas, mas sim factuais. E os factos estão à vista. A partir deste ponto, cada um tira as ilações que desejar.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.02.2016 às 21:13

Mike,
Eu nao gosto sinceramente como JJ fala para os adeptos. Nao é nada agradável como ele se comporta. Faz e desfaz.... Nao me parece que ele esta a beneficiar o Sporting ou mesmo a respeitar a história do Sporting.. Nao era ele que melhorava os jogadores que treinavam com ele ??? Até agora comprou mais do que melhorou..Neo o Teo ele melhorou LOOOOLL !!
Ahhh !! Sim o Adrien melhorou... Vá lá, um para amostra !!!
Isto só para lhe responder a sua frase....nada mais !!

Na realidade ou meu discursso sobre mentalidade competitividade... nao é de hoje e sempre foi e será essa a minha posicao.. Os homens(países/clubes) nao se medem aos palmos.... ainda que haja vantagem !!!
Detesto ... detesto ouvir dizer.. Portugal é pequenino !!! e por aí fora..

O Leverkusen tem que se qualificar obrigatóriamente para a Liga dos campeoes. Igualmente o Dortmund... O Campeonato há muito que perdeu o interesse para todos..... por isso o campo inclinado de hoje.
Eles nao querem o Bayern já, atencao já campaeao ... Marketing ;)

Só que na Alemnha sao 6 ou 7 para 2/3 lugares ... Ver classificacao !!!

Espero que tenha entendido as minhas sinceras palavras.. Nao foi para o JJ mas sim, para no geral do universo do futebol........

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.02.2016 às 20:47

Sinto muito em ter que contradizer-lo!!!

Todos os que nao jogaram, foi por lesao !! Foi um dos principais temas hoje dos comentadores..
Orcamento sao maiores mas, nao tem ver com qualidade...Sim com o poder económico que o próprio país tem...e do bom, excelente Marketing !!!!
EX: um treinador de terceira divisao ganha mais que muitos da primeira Liga portuguesa...um jogador ainda junior ganha entre 1.000 e 3.000 euros

Orcamento nao joga (ajuda)... e veja-se no caso portugues o SC Braga!!!!!!!
Quem é o Toprak ?? Wendell, Aranguiz, Kampl, Mehmedi, Jedvad, Ramalho, etc.. Conhece ??? Sao craques ???

Mas eles sabem quem sao J.Mário, William, Patricio, Slimani, até o Gutierrez eles conhecem LOOOOLL !!! etc...
Mentalidade competitiva... tipo de treino. Isto nao quer dizer aqui e acolá nao facam isso com um outro jogador.. Sim fazem !!!!
EX: Guardiola faz... quanta crítica ele leva e para mais que depois é eliminado na Europa..

Alemao (equipa alema) nunca, mas nunca dá um jogo por perdido... e se sabem que o adversário é superior...tentam nuetralizar essa superioridade com correria e luta por a posse da bola...
Melhor exemplo: sao todos Slimani !! :))))

Um orgulho incrível que eles tem e transmitem.,,,, 90 minutos inimigos de verdade. acaba o jogo e bebem uma cerveja com o ex-inimigo. Ganhem ou percam (mais vale partir que torcer)
Por ultimo... quando o Messi marcou 5 ao Leverkusen... despediram o treinador por o discursso que teve e os jogadores levaram uma incrível reprimenda pública. Essa é a diferenca !!! LOOOLL !!

Abrazzzo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 21:59

Carlos,

Permita-me clarificar apenas um aspecto desta equação:

- A Alemanha está em 2.º ou 3.º do ranking da UEFA (é a mesma coisa) e leva 4 equipas à Champions , 3 directamente.

- O Bayern está garantido assim como está o Dortmund , com 15 pontos sobre o 3.º no campeonato. A luta para o 3.º lugar é que está em disputa: Hertha Berlin 36 pontos, Bayer 35, Monchengladbach 35, Schalke 04 34 e Mainz 05 33. Faltam 12 jogos.

Pela mentalidade alemã, eles não fazem poupanças como nós; há objectivos e perseguem-nos. Claro, tudo obedece a uma determinada estratégia. Um destes, se não conseguir chegar pelo menos ao 4.º lugar, a única alternativa é conquistar a Liga Europa, porque perante as novas regras o vencedor apura-se directamente para a fase de grupos da Champions.

De qualquer modo, já todos sabem o meu pensamento quanto ao que se está a passar no Sporting: desvalorizar todas as competições com o único objectivo de ser campeão.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 21.02.2016 às 22:48

Ninguém pensa directamente ou primáriamente em vencer a Liga Europa. Nao é forma de chegar para eles...mas, nao descuram !!!
O unico que pensam e desejam em vencer na Europa, é o Bayern...
Eles sempre dizem que os favoritos sao os espanhóis especialmente e os ingleses !!

Os plantéis sao curtos, por isso na Bundesliga pode passar de tudo.. de repente cair ou subir ..
Sao 3 + 1 , por isso escevi 2/3 .. Pois 1 é o Bayern. Sim o Dortmund também já esta lá.. Sobra um lugar directamente..como voce explicou.. Só que de repente ... quém sabe .... :)))
A paticipacao nas competicoes europeias para eles sao importantíssimas... Marketing...
EX: especialmente por isto, se meteu Wofsburgo a correr atrás da Europa
A Wolkswagen(aqui a razao) está sediada nessa cidade, Wolfsburg !! Há uns anitos o clube andava por 2/ 3 divisao... nao lhe ligavam nenhuma..
O mesmo serve para o Leverkusen (Bayer) que na realidade é mais uma cidade satélite de Dortmund...

Os alemaes fariam este tipo de discursso.. rotativiade !! O orgulho alemao nao lhes permite essas veleidades.
Se o fizerem entre portas, acusam-nos de desvirtuar a competicao e a Liga manda loga avisinhos !

EX: O Guardiola fez isso, já depois de ter o campeonato ganho... foi uma bronca e discretamente acusaram -no de ..típico extranjeiro!!!
Voce nao vai acreditar no que eu vou escrever.... ACHO.. por experiencia/observacao que o Guardiola no City é obra do próprio Bayern..Nao era a primeira vez :))))



Imagem de perfil

De Rui Gomes a 21.02.2016 às 22:59

Agora a perspectiva relativamente à Liga Europa mudou e não só na Alemanha, por dar acesso directo à fase de grupos da Champions. Estamos a falar de 14/15 milhões de euros, além da montra e do prestígio.

Nós em Portugal, daqui a um ano ou dois, vamos começar a pagar a factura pela não produtividade na Europa. O coeficiente é contabilizado sobre os últimos 5 anos, e os nossos dois melhores anos, em pontos, vão deixar de contar em breve.

A partir desse ponto, já não teremos 3 equipas na Champions, apenas uma directa e outra a ter de fazer a pré-eliminatória, e lá se vão os milhões.

Vamos ver o que acontece esta época, porque ainda temos 4 equipas a jogar. Os jogos da segunda mão que se aproximam vão ser decisivos.


Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 21.02.2016 às 22:07

É tudo uma questão de estrutura ,
Uma estrutura que foi caindo ao ponto de nos fixarmos na luta pelos 3º/4º lugar do campeonato e depois já afastados do título a equipa dava o litro nos jogos europeus a ver o que dava!!

Hoje vive-se uma nova realidade no Sporting , á 3 anos consecutivos que lutamos por nos fixarmos num outro patamar , os 2 fregueses do costume deixaram de ter os 2 primeiros lugares garantidos , mas falta-nos titulos , a vitória na taça de Portugal nao passou de um docito que derreteu rápidamente , ficou só o bom sabor, falta o titulo de campeão para trazer essa consistencia á estrutura sportinguista, consistencia que trará outra mentalidade a todos os intervenientes do futebol do Sporting,

Como disse antes, uma coisa é estarmos em primeiro com 3 pontos de avanço outra sería estarmos praticamente afastados do título , ou termos sido campeões recentemente , mas infelismente ja passa da dezena de anos que o Sporting não é campeão.
Os recursos do futebol do Sporting melhoraram substancialmente mas continuam em défice na relação com os outros 2 fregueses, é bonito de facto lutarmos por todas as competições mas não sería muito positivo vê-las diluir até perdermos tudo .
Está ainda em causa a possibilidade do Sporting ser campeão nacional , afinal o objectivo maximo que se pode alcançar , a equipa já mostrou enormes potencialidades mas tambem muitas fragilidades , o calendário é-nos desfavorável neste momento quando perder qualquer ponto no campeonato antes do Sporting - Benfica pode causar um desastre com consequencias irrecuperáveis.
O Benfica antes de ir a alvalade tem um unico jogo contra o União na sua casa enquanto o Sporting tem 3 , amanha com o Boavista , quinta feira na Alemanha e dia 29 em Guimarens , lesões , cansaço , cartões tudo pode acontecer.
No meu entender creio que o Sporting só tem uma possibilidade de ser campeão , ganhar ao Benfica , será o jogo do ano e o Sporting terá que apostar tudo nesse jogo mas para isso terá que tentar ganhar amanhã e depois em Guimarens , tarefa árdua mas nao impossível.
A equipa se vai para dar tudo na Alemanha com o seu onze base sujeita-se com fortes probabilidades da derrotada total , irá chegar a Guimarens debilitada , veja-se o comportamento de Porto e Benfica esta semana contra adversários bem mais acessíveis após semana europeia.
Não será só JJ o unico responsável pelas prioridades , tenho a certeza que tudo isto estará em consonância com a Direção do clube.
Irá á Alemanha a equipa possível discutir o jogo mas estou convencido que com a maior parte dos jogadores que não irão jogar em Guimarens .
Compreende-se!!!!
Sem imagem de perfil

De HY a 21.02.2016 às 22:20

Pessoal, eu que nao gosto que se desista, embora ache mal meter a carne toda no assador, estou disposto a fazer 500km ida e volta para ver as segundas linhas do Sporting baterem o pé aos alemães e, quem sabe, voltarem para casa com a vitória.

Não da para criticarem sempre o homem por não meter o A, o B, o C, o D e depois quando mete alguns está a vender o jogo. É caricatura, mas é acertada.

Vamos mas é a apoiar a equipa, seja ela qual for, chega de auto-flagelação.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 22.02.2016 às 00:13

Exactamente , eu sou mais um obviamente.

O que importa é que a equipa que for escolhida para ir á Alemanha dê o litro e dignifique a nossa camisola , lute pelo melhor resultado possivel .

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo