Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As missas negras de Adão Mendes

Rui Gomes, em 08.06.17

 

O apuramento da raça e a confiança ilimitada do Benfica na arbitragem

 

19668301_GZJst.jpg

O FC Porto divulgou, ontem, um pingue-pongue de e-mails entre o ex-árbitro Adão Mendes e o diretor da Benfica TV, e comentador, Pedro Guerra. Esses e-mails falam, sobretudo, de uma confiança sem limites na arbitragem, especialmente bem traduzida por uma frase que vem ao encontro de um diagnóstico feito, desde há alguns anos, por muita gente ligada aos apitos e que (não duvido) esteve na origem do afastamento do anterior presidente do Conselho de Arbitragem da FPF: "Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos nas missas que celebramos." (Aqui devemos marcar um limite: nas conversas reveladas pelo FC Porto, são mencionados oito árbitros, mas isso não faz deles culpados.)

 

A tese de que houve uma espécie de apuramento cuidadoso da raça nos últimos anos, levando à constituição de um lote de árbitros de acordo com gostos muito específicos, não é estranha a ninguém, nem à FPF, nem ao actual Conselho de Arbitragem, que enfrenta esse problema a cada nomeação. Eu próprio escrevi sobre o tema várias vezes, até para explicar a prisão de movimentos do CA de Fontelas Gomes, e nunca recebi reclamações.

 

O diálogo de Adão Mendes com Pedro Guerra, datado de 2013/14, vem apenas tornar mais desconfortável a posição de quem não quer explicar como acabou o futebol profissional nesta camisa de forças, manietado ao ponto de ser irrelevante quem preside ao CA. A conversa está ali, existe (como existem as escutas do Apito Dourado, sim, e essas foram julgadas), provavelmente passará em claro na Imprensa de Lisboa, porque é assim a vida, mas era bom, num mundo perfeito, que esclarecêssemos bem esclarecida essa confiança tão grande de Adão Mendes na arbitragem e também, se não for já muito incómodo, quem castiga, afinal, os incautos que ainda se atrevem a prejudicar o Benfica.

 

José Manuel Ribeiro , jornal O Jogo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


40 comentários

Sem imagem de perfil

De João Silva a 08.06.2017 às 14:02

Foram julgadas?! Que me lembre foram dadas como nulas pelo juiz...o mesmo juiz que mandou avisar o PC para fugir que tinham mandato de captura para o prender.
Anda o SCP a fazer alianças com geste desta?!
Sem imagem de perfil

De DaniG a 08.06.2017 às 15:09

O Sporting Clube de Portugal não fez alianças com ninguém! Quem o fez foi o nosso presidente-adepto-ditador-lunático (o tal que dizia que não fazia alianças com ninguém), e a constatar pelas opiniões da grande maioria dos Sportinguistas, são poucos os que se revêem nesta aliança.

E a julgar pelo que já veio a público sobre o que uns acham dos outros, é por mais evidente que esta aliança começou coxa e que vai acabar por caír mais cedo do que tade. E ainda bem, não quero alianças e muito menos com corruptos.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 08.06.2017 às 15:55

O que tu queres sei eu!!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2017 às 18:38

Seja construtivo e não agressivo. Não é para isso que estamos aqui.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.06.2017 às 14:45

O mesmo "jornalista" que se insurge contra a divulgação da gravação da conversa privada do presidente do Sporting com jornalistas, aplaude, elogia, divulga correspondência privada obtida de forma ilegal, desde que isso sirva aos interesses do seu clube.
Vale tudo para este "jornalista" servir o seu dono.
Sem imagem de perfil

De Lion73 a 08.06.2017 às 14:49

Epa, eu nem gosto nem um pouco do jornalista em causa, mas comparar a divulgação de uma conversa privada sem qualquer interesse publico a não ser o de voyeurismo com mails que podem indiciar a presença de corrupção, é brilhante. Muito bom.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 15:06

Não seja injusto com o Francisco .. ele escreve sempre de forma lúcida e otimista :)

Deve ser o tema da nova cartilha!

Entretanto já temos o batismo feito da criança ... "Apito abençoado" k tal !???

P.S: O nome não é da minha autoria mas confesso k gostei
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.06.2017 às 15:30

Lá vem ele atirar palha para quem quiser comer... bom apetite.
Sem imagem de perfil

De Leo_Nardo a 08.06.2017 às 15:30

O ar de Valadares é inspirador para a criatividade amorfa. Não sendo da sua autoria o orgulho na criança é tão exarcebado que parece ter sido o principal dador da semente.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 15:34

Meu caro isso é algum tipo de ameaça k está a deixar implícito no seu comentário !???

Rui pode sff me fornecer os dados do IP deste senhor? É para um amigo!
Sem imagem de perfil

De Leo_Nardo a 08.06.2017 às 15:43

Deixe de ser falso ingenuo, daqui a pouco está como aquele personagem que quando lhe falaram de caracol desconfiou que estavam a insinuar que lhe chamavam corno.
Não quero saber do seu IP para nada nem quem é na realidade mas apenas confrontá-lo com as suas fantasiadas afirmações.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 15:45

Não se preocupe que terá oportunidade de se fazer esclarecer de forma a não ser alvo de interpretações "ingenuas" como as minhas.
Sem imagem de perfil

De Leo_Nardo a 08.06.2017 às 16:00

Parece que da sua parte é que surgem sinais de ameaça? Vou guardar todos os dados dos seus comentários que me seja possivel apresentar onde for necessário, devia pensar melhor no que está a insinuar envolvendo irresponsávemente o administrador do blogue para que lhe forneça IP`s tentando embrulha-lo nesse acto de pouca lucidez.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 16:04

Está apertadinho !? para a próxima não se arme em esperto nem insinue ou envolva os filhos de terceiros nas suas dissertações.

E já agora só o Rui tem acesso aos IPs de quem aqui comenta o caro pode guardar o que quiser.
Sem imagem de perfil

De Leo_Nardo a 08.06.2017 às 16:29

Apertadinho porquê? Pelas ameaças veladas que me fez? Era o que faltava...

Leia com atenção e relacione os sentidos das frases para não se precipitar em disparates inuteis.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2017 às 16:12

Nardo,

Insista nesse tipo de argumento absurdo e verá o seu espaço neste blogue reduzido a zero. Não julgue os outros por si próprio !
Sem imagem de perfil

De Leo_Nardo a 08.06.2017 às 16:21

O que referi não o envolve a si de forma direta, nem o julgo em prol ninguem.
Apenas me referi a este pedido expresso e dirigido, este sim a acontecer o envolve directamente, ou acha que não?
"Rui pode sff me fornecer os dados do IP deste senhor? É para um amigo!"

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2017 às 16:29

Não faça juízo de outros se sequer os conhecer. Para já, não tenho comunicações privadas com nenhum leitor e, mesmo que tivesse, nunca divulgaria os IPs. Aliás, nem os meus colegas redactores me pedem essa informação.

A gravação de IPs visa proteger o blogue de algum modo e até os próprios leitores que participam com regularidade de forma muito construtiva.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.06.2017 às 15:29

Se soubesse o mínimo de direito penal saberia que a divulgação de correspondência privada é CRIME, seja qual for o seu conteúdo.
Se o dono da comunicação do FCP estivesse tão certo daqui que insinua tinha pegado nas "provas" e levava-as às autoridades competentes para investigar. Ao contrário, montou uma campanha pública e alguém... imagine-se quem.. fez uma queixa "anónima" para não ter que responder por difamação.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 15:31

Meu caro a mim não mé dá lições:

Escrevi isto ontem aki no 1º post relativo ao "Apito Abençoado":

"Nuns casos temos "denuncia" do vernaculo do presidente do SCP, noutros denuncia-se (a ser verdade) a manipulação e a subversão dos árbitros em prol do SLB!

Agora assistir de poltrona e vê-los para aqui a espernear a escrever de forma lúcida e otimista :).

P.S: AMBOS são CRIME!"
Sem imagem de perfil

De antonio a 08.06.2017 às 16:06

Sergio, penso que está equivocado. A divulgacao da conversa privada de BdC nao é ilegal e é até discutível se será ética ou nao.

Legalidade: alguém assinou um acordo antes da reuniao? Nao sei, nao estou informado mas parece que nao. Entao é legal.

Ética: o trabalho de um jornalista independente é ou nao o de investigar e divulgar situacoes relevantes que lhe cheguem, sem tomar posicoes?

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 16:09

Reconheço que não domino a lei mas tenho a ideia que a revelação publica de conversas privadas sem consentimento após indicação que as mesmas são para manter sob sigilo terão alguma repercussão legal pode eventualmente não ser crime mas dar origem a um processo civil.
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 08.06.2017 às 16:33

A partir do momento que que são convocados como "jornalistas" ninguém pode invocar que tal reunião é privada, em lei nenhuma, em pais nenhum. Isto para acusação de violação de privacidade.

Quanto aos emails... o Porto está tão apertado que tem de inventar alguma. Eu também tenho mensagens de facebook em que digo os árbitros que são bons ( = não prejudicam o SLB= não beneficiam escandalosamente o porto). Quem cresceu durante o apito dourado liga a estes pormenores.

Quem é do Sporting, pelos vistos, só liga a dizer mal do Benfica. Haja paciência
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 16:45

Marcol está enganado, visto que os jornalistas apesar de convocados foi-lhe dito que seria em "off" e não estariam autorizados a gravar a conversa SEM CONSENTIMENTO.

"Gravações e fotografias ilícitas é o crime praticado por quem:
sem consentimento, gravar, utilizar ou permitir que se utilizem palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público; ou, contra vontade, fotografar ou filmar outra pessoa ou utilizar ou permitir que se utilizem fotografias ou filmes, mesmo que licitamente obtidos.

Enquanto no crime de devassa da vida privada se pretende proteger o direito à reserva da vida privada, no crime de gravações e fotografias ilícitas salvaguarda-se o direito à imagem. Trata-se de crimes cujo início do procedimento criminal depende da apresentação de queixa por parte da vítima."
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2017 às 18:40

Sérgio,

Por uma questão de ética jornalística, não devia ter sido divulgada, mas não pode ser considerada uma conversa privada, no real e legal sentido do termo.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 18:46

Rui desculpe a insistência mas eu pensei que era uma conversa privada com os intervenientes sido convidados e para qual não tiveram consentimento para gravarem a mesma, do ponto de vista legal o que a torna publica e não privada!?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.06.2017 às 21:21

Sérgio,

Este tema, em qualquer do Mundo, é muito complexo e ambíguo. Fundamentalmente, conversas em "off", ou seja "off the record" com jornalistas não oferecem garantias algumas ao abrigo das leis de privacidade.

Uma coisa importante a lembrar é que o sucesso de falar em “off” depende inteiramente da confiança. Apesar de os jornalistas serem guiados pelo código de ética, isto não é cobrado legalmente, nem sequer policiado. E há um outro facto importante: O interesse do público é considerado mais importante que o requisito de proteger o anonimato de uma fonte. Isso significa que uma publicação poderá abrir o “off” sempre que julgar a necessidade de publicar a declaração em “on”, principalmente sobre temas polémicos. Claro, aquilo que é do interesse público para um pode não ser para outro. Nova ambiguidade.

Por outras palavras, não se pode confiar em conversas "off" e se o jornalista não respeitar a premissa da conversa, nenhuma lei está a ser infringida.
Sem imagem de perfil

De Augusto Matos a 08.06.2017 às 15:34

Se fosse um jornalista independente ainda se poderia ter em conta alguma frase sem objectar, mas é do jornal o Jogo que não é mais que uma correia de transmissão do J. Marques.
Aponta tambem para que tirem conclusões como eles querem que concluam.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.06.2017 às 15:47

CÓDIGO PENAL
LIVRO II - Parte especial
TÍTULO I - Dos crimes contra as pessoas
CAPÍTULO VII - Dos crimes contra a reserva da vida privada
----------
Artigo 194.º - Violação de correspondência ou de telecomunicações

1 - Quem, sem consentimento, abrir encomenda, carta ou qualquer outro escrito que se encontre fechado e lhe não seja dirigido, ou tomar conhecimento, por processos técnicos, do seu conteúdo, ou impedir, por qualquer modo, que seja recebido pelo destinatário, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.
2 - Na mesma pena incorre quem, sem consentimento, se intrometer no conteúdo de telecomunicação ou dele tomar conhecimento.
3 - Quem, sem consentimento, divulgar o conteúdo de cartas, encomendas, escritos fechados, ou telecomunicações a que se referem os números anteriores, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.
Sem imagem de perfil

De antonio a 08.06.2017 às 15:59

JMR está cada vez pior. Os artigos desta personagem vem num jornal que se diz independente e rigoroso. Nao é nem uma coisa nem outra.

O real objetivo do Porto é renovar o plantel de árbitros e nada mais. O Porto sabe que nao lhe convém que o Benfica desca de divisao.







Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 08.06.2017 às 16:08

- A confiança é tanta nos e-mails e na possibilidade de comprometer o Benfica que a denúncia que chegou ao Ministério Público era...anónima.
- Em relação a este Apito Atabalhoado apenas uma dúvida. O que terá Jesus, actual treinador do Sporting, a comentar sobre isto...?
- O Apito Atabalhoado esqueceu-se de um nome. Tiago Antunes....lembram-se, aquele árbitro que foi ameaçado por Luís Gonçalves que veria a sua carreira andar para trás? Nem de propósito...foi despromovido.
- O Ministério Público abriu um inquérito ao material denunciado no Apito Atabalhoado. Isso é bom. Provavelmente o Benfica mais rapidamente verá o seu nome limpo do que os adeptos do Porto verão o seu novo treinador apresentado.
Resta acrescentar que o árbitro J.Ferreira(sim o tal que foi ameaçado pelos SD)Também foi despromovido,e o brilhante árbitro que apitou o Benfica/Bovista,que conseguiu ver 3 golos "legais"contra o Benfica,ficou em 9º.lugar.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.06.2017 às 16:20

Ora bem, esses é que são os dados factuais, públicos e conhecidos!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.06.2017 às 17:02

Só vou comentar estar parte:

"Em relação a este Apito Atabalhoado apenas uma dúvida. O que terá Jesus, actual treinador do Sporting, a comentar sobre isto...?"

Quem não se lembra do video do JJ a época passada virar-se para o 4ª arbitro e dizer "Atenção, sei muita coisa do passado" num jogo arbitrado salvo erro pelo Jorge Ferreira.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.06.2017 às 20:04

Meu caro anónima logicamente anonima a unica forma de salvaguardar qualquer possiblidade de indminizações caso nao se consiga provas.... todos seguem esse tipo de estratégia.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.06.2017 às 20:02

O assunto em questão é extremamente serio e nao tem espaço para qualquer tipo de diversão.

Curioso é que com os arbitros em questão o Benfica tem 2 empates e 1 só derrota durante as ultimas 3 epocas .
Com os restantes arbitros as derrotas são 7 e 4 empates.Ilucidativo porque eu nao acredito em coincidencias.
Continuando ...estes são por curiusidade os arbitros que protoganizaram os maiores escandalos de decisões em jogos do Benfica em benefício deste clube.
São os mesmos arbitros em que temos aqui por muitas vezes comentado a sua evidencia de conotação ao Benfica. Tanto se escreveu sobre isso por isso nao pode surpreender , faltavam as provas.

Nao é dificil a um presidente garantir no minimo 3 titulos em 4 anos de mandato com este tipo de esquemas mafiosos , creio que até poderia garantir os 4.
Assim qualquer clube é campeão, como sempre escrevi um titulo do Sporting valia 5 do Benfica e ai está a prova.

Curioso tambem que ontem assisti a um programa desportivo de 1h30 em que 20 minutos comentaram este assunto de corrupção e o restante tempo 1h10 a sobre o que disse o presidente do Sporting em off na tal reunião com os jornalistas , elucidativo do pais actual em que a corrupção é menor tema que uma conversa em off. e o sistema de tentáculos do Benfica a funcionar.

Espero , esperamos todos que este assunto seja levado até ao final e que se apure se existiu de facto esquemas mafiosos corruptos para garantir vitorias ao Benfica e se assim fôr que sejam devidamente castigados e o clube seja devidamente sancionado , corre o risco de nao lhe serem reconhecidos os ultimos titulos.

Mas uma coisa ja nao se livram, ja nada será como antes apartir de agora , ficarão sempre conectados a esquemas corruptos e pode ser que aquela figura "imaculada" agora de nome de primeiro ministro abaixe as orelhas.
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 08.06.2017 às 21:25

Não costumo utilizar este termos mas : que estupidez de comentário.

Nem me vou referir aos "dados estatisticos", à criança de 5 aninhos.

Ou aos "beneficios escandalosos ao Benfica" que ninguém viu.

Passo logo para o objectivo do Marques, o "não nos livrar-mos de ligaçoes a esquemas corruptos" e etc. Friso: OBJECTIVO DO MARQUES (primeira vez em centenas de comentários que uso letras maiusculas 😁).

Mas não nos livramos aonde? Somos todos Julius? Ninguém tem cérebro? Era o que faltava andar tudo a pensar movido a palha e lixo dos saraivas e marques que por ai andam.

O Marques quer é isto : Os Julius portistas ficam a achar que perdem porque o Benfica é mauzao ( enquanto os administradores do fcp enchen a pança). Os Julius sportinguistas acham que perdem porque o Benfica é mauzao ( enquanto o Bdc e mais uns putos incapazes enchem a pança). E entretanto o Benfica vai ganhando porque é mauzao, não porque tem uma equipa que chega para os dois juntos.

Haja paciência para estes "adeptos".

Eu que sou um fanático contra Liga Europeia, quase que estou para escrever à UEFA a dizer para criarem logo essa porcaria, que ficam aqui a jogar sozinhos e a alvitrar saloíces uns aos outros.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.06.2017 às 21:47

Meu caro ainda vamos na ponta do iceberg ,á mais para sair e sairá em breve , nao é por acaso o timing escolhido para sair a bronca precisamente quando a maioria está de ferias , cada um em seu lado por esse mundo fora , e deve ser desesperante estar tão longe e nao poder usar os telefones para saber afinal o que se passa. e organizar outro esquema mafioso de defesa.
Esse assunto ja sabia algum tempo , foi pensado o timing de avançar.

Vão começar a estrebuchar , pouco a pouco , ja começam a anular entrevistas marcadas nos canais televisivos em hora nobre.

Pois...o esquema deixa sempre rabos de fora , nao pagaram devidamente a "alguem" e esse alguem atirou o entalanço.

Fui sempre um eterno combatente aos actos corruptos no futebol porque assisti a muitas coisas , andei la por dentro , sei como tanta coisa se faz , é frustrante sentirmo-nos impotentes em nao podermos fazer nada , sem podermos provar o que sabemos e assistimos.

O apito dourado esteve quase , veio tarde , mas esteve quase , mas em epoca em que ja estavam fartos das pendilhadas de tal forma que já se movimentavam ás descaradas , porque se trata de um Pais em que nada acontece e nada se faz porque os politicos assobiam para o lado , estão mais concentrados nos seus proprios esquemas.

Em anos anteriores existiram coisas muito mais graves do que tudo aquilo que ouvimos nas gravações douradas. O Benfica nao descansou e muito bem em fazer a revolução e acabar com aquele mal cheiroso poder do norte e para quê??

Para precisamente fazer o mesmo , de forma mais sofisticada , mais modernizada , sem frutas mas com o mesmo cheiro a esgoto da corrupção ,

Em Italia existiu o exemplo do que acontece ás equipas que escolhem esse caminho , espero que em Portugal haja coragem e seriedade de aplicar esse mesmo exemplo.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 08.06.2017 às 22:18

Depois de ler todos os comentários, não posso deixar de reparar que os mesmos que, no caso do Apito Dourado, passam por cima da (i)legalidade das escutas, focando—se no conteúdo das conversas, são os que agora discutem a legalidade e consequências da divulgação de emails, evitando a todo o custo discutir o conteúdo.
Pela minha parte...passem as pipocas,pf...😁
Sem imagem de perfil

De DSC a 09.06.2017 às 09:23

Ver um tipo do FCP a falar de arbitragens é fofinho e queriducho, tendo em conta o presidente que continuam a votar, tendo em conta as actividades ilegais da claque oficial do FCP, tendo em conta que o 'apito' alastra-se a divisões inferiores com resultados combinados e.... Tcharan!!! Pessoal afecto ao FCP suspeito dessa mesma viciação (os campeões da medalhoca e balde de lama à 40 anos). Que belos amigos vcs têm. Diz-me com quem andas...

Ver o JMR a pretender ser sério é apenas comédia. Todos sabemos que passa a maior parte do tempo de joelhos. Sit, Bubu, sit! Gooood boyy.

Ou já nos esquecemos do Bóbbi e do Tareco?

SD

SD
Sem imagem de perfil

De Queres é tacho a 09.06.2017 às 15:40

Segundo o CM

O alerta público da PGR no anúncio ao inquérito de corrupção de árbitros efectuada pelo Benfica, "travou" uma operação surpresa, nomeadamente em buscas ao Estádio da Luz (mais uma lol), para apreender os computadores utilizados para a troca de emails.

Segundo fontes judiciais de investigação, só com esta prova de mail pode não ter valor probatório para uma acusação formal, pois os visados podem sempre negar os factos que lhe forem eventualmente imputados.

A ser verdade não entendo

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo