Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Com ou sem VAR, a discussão perdura

Rui Gomes, em 13.08.17

 

pJ1r0K8p.jpg

 

Nuno Saraiva, director de comunicação do Sporting, publicou este sábado um post na sua conta de Facebook onde responde com ironia a Francisco J. Marques, homólogo do FC Porto, que surgiu a criticar a grande penalidade assinalada por Bruno Paixão, no jogo entre o Sporting e o Vitória de Setúbal:

 

«Os insuspeitos Duarte Gomes e José Manuel Delgado devem andar a "brincar" com isto para afirmarem (como todas as pessoas que gostam de futebol e da verdade desportiva), com as letras todas, que o penálti do Nuno Pinto sobre o Bas Dost foi bem assinalado. E se lhes juntarmos a unanimidade do tribunal do Jogo - Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo - mais as opiniões do Jorge Faustino e do Marco Ferreira, então a galhofa ainda é maior.

 

Acho que ainda vamos assistir a um momento histórico e inédito: o Francisco J. Marques em sintonia com o António Rola!... Como diria o Scolari: "Humm, e o burro sou eu?!?"».

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 13.08.2017 às 10:46

Em relação ao penalty existem dois aspectos a ter em conta:
1-os critérios do árbitro durante o jogo das faltas dos empurrões na área... lembro-me de pelo menos 3/4 faltas ofensivas marcadas contra o Sporting.
2-estes lances têm de ser vistos em imagem corrida para vermos a intensidade do empurrão.

Para além deste penalty indiscutível, houve outro sobre o Coates na 1a parte.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 13.08.2017 às 11:41

Caros consócios,

Há muito que acompanho o vosso blogue embora discorde com a maioria das opiniões em relação ao passado, presente e futuro do clube.
Mas sempre mantive a leitura porque sou contra o pensamento único e gosto de saber que outros pontos de vista existem entre quem quer tão bem ao Sporting quanto eu.
Mas esta vossa animosidade com o VAR ultrapassa os meus limites. Para se fazer oposição a um presidente, mesmo que ele assuste com os seus traços ditatoriais, não se justifica combater uma medida que atinge o pior inimigo que o Sporting teve nos últimos 40 anos - a corrupção ao nível de arbitragem.
O VAR faz-nos perder tempo? Faz Sim, mas nada comparado com as sucessivas lesões inventadas numa qualquer equipa de um qualquer Couceiro.
O VAR vai resolver tudo? Claro que não, mas ajuda e muito. Viu-se na pré-época, curiosamente quando dois árbitros portugueses avaliaram erradamente duas jogadas em nosso prejuízo, como também acho que já se viu contra a equipa do homem que nunca joga para o 0-0. Porque o Bruno Paixão anda cá desde 1999 (!!!!) e nunca o vi dar-nos um penalti aos 85 minutos sem ter a ameaça do vídeo atrás dele.
Custa-me muito entender como se combate esta medida, principalmente quando já são muitos os desportos que aderiram ao vídeo com sucesso. Mas custa ainda mais vê-lo entre sportinguistas, que por não terem VAR viram o Luisão saltar impunemente para cima do Ricardo; perderam um campeonato devido a um golo com a mão do Paços de Ferreira; e ainda há menos de um ano viram um árbitro passar um derbi na luz de um 0-1 para 1-0 devido à cegueira crónica que as nossas camisolas provocam nesses seres.
Longe de vos pedir para apoiarem o presidente contra os que considero os verdadeiros inimigos do clube, será demais pedir-vos para repensarem esta rejeição à ideia da tecnologia poder reduzir os erros humanos numa indústria onde as pressões e a corrupção são cada vez maiores?
Acredito que com o tempo vão conseguir ver que os benefícios ultrapassam em muitos os prejuízos. E não, não se preocupem que esta medida é grande demais, acredito que ficará na história do jogo e ninguém a vai atribuir ao vosso maior inimigo.
Saudações leoninas,
Nuno Martins
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 13.08.2017 às 11:54

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 12:21

Caro Nuno Martins,

Mas que grande sermão !... Foi encomendado ou saiu-lhe muito naturalmente ?

Não concorda com a maioria de opiniões sobre o "passado, presente e futuro" do Clube !?!

Digo-lhe apenas isto, porque não quero estar a perder muito tempo. No que à minha pessoa diz respeito, qualquer crítica ao VAR nada tem a ver com o presidente (totalmente inconsequente neste enquadramento) e não envolve animosidade alguma. É apenas e tão só um ponto de vista.

E acho que não vale a pena dizer mais.
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 14:29

No momento em que diz que Luisao fez falta sobre Ricardo, mostra que sabe tanto de futebol como eu de física quântica. É só ler as regras, está tudo lá escrito.

Sempre o Benfica: o "inimigo" a abater. Já caiu na real e viu o ridículo a que se submete?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 16:14

É escusado vir com o seu ponto de vista "encarnado" sabendo antecipadamente que nunca houve e nunca haverá um parecer consensual sobre esse lance. Qualificar de forma avulsa a opinião de terceiros, apenas porque diferem da sua, apenas reflecte na sua pessoa.
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 16:51

Felizmente todos temos comentários menos acertados de vez em quando.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 13.08.2017 às 12:53

Caro Rui Gomes,

Para autor tão participativo de um blogue tão dedicado a sermões, estranho a sua queixa.
Também por falta de tempo não comentarei a parte da encomenda, mas gostava de perceber então esse ponto de vista, ao qual não dedica nem uma letra.
Crítica o VAR porque gostava de sair de Alvalade mais cedo, mesmo que com resultados falseados? Porque apesar de ajudar não resolve tudo? Porque o futebol é mais giro com erros dos árbitros também? Porque acredita que eles erram de igual forma para todos os lados?
Repare que não critiquei as vossas críticas à primeira nem à segunda... mas numa fase em que o VAR até agora não desvirtuou um único resultado, vocês conseguem deixar críticas diárias, seja por declarações de responsáveis internacionais ou pela troca de galhardetes de diretores de comunicação...
Perante isto é que surge a vontade de perguntar se alguém vos encomendou essa batalha... É que parece mesmo!
SL,
Nuno Martins
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 13:18

Meu caro Nuno Martins,

Não fiz queixa alguma, isso é apenas a sua interpretação, errada, diga-se.

Não vou aqui repetir o que já escrevi em inúmeros textos, neste espaço e em outros onde tenho tido ocasião de participar.

A implementação do VAR é obviamente uma novidade recente, mas a discussão já perdura há uns anos.

A minha oposição ao VAR, em princípio, nada tem a ver com o futebol português, especificamente, e muito menos ainda com o Sporting, uma vez que é de dimensão global.

Acho que o Nuno Martins tem preconceitos sobre a nossa posição, assentes na nossa crítica ao actual presidente do Sporting, mas pode crer que nunca comentei o VAR com essa pessoa em mente, simplesmente não entra na equação.

A referência a "encomenda" foi em género de piada pelo tom de sermão do seu primeiro comentário. Quanto a mim, não estou e nunca estive aqui ou em qualquer outro lugar por encomenda de seja quem for. Se me conhecesse, saberia isso.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 13.08.2017 às 14:18

Caro Rui Gomes,

Obrigado pelas respostas. De facto não o conheço, apenas pelo que fui lendo neste espaço nos últimos anos.
Referiu agora os vários anos de debate sobre o VAR, o que na verdade terá sido a principal motivação do meu apelidado "sermão".
Porque é um debate ainda longe de encerrar e porque todas as experiências que se fazem agora não passam disso mesmo, é que considero importante não desfazer o conceito só porque sim, como ontem o fizeram ao escrever que é "muito subjectivo" considerar o VAR um pequeno preço a pagar para tornar o futebol mais justo.
Eu penso que se há país no mundo que pode beneficiar com esta medida é o nosso - porque noutros países quando alguém é descoberto a manipular e falsificar resultados não se safa a fugir para a Galiza ou a contratar dezenas de escritórios de advogados.
E penso que como sportinguistas não devíamos alinhar com quem defende a manutenção do sistema atual.
Daí a minha intervenção neste caso apenas, apesar da minha discordância de opinião consigo e alguns dos seus colegas se alastrar a outros assuntos (e não, não creio que seja preconceito).
Mas, dito isto, não tenho qualquer intenção de manter esta ou outra 'discussão'. Agradeço de novo o feedback e despeço-me na esperança de que o próprio VAR mudará a vossa opinião.
SL,
Nuno Martins
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 16:12

Caro Nuno Martins,

Dou-lhe esta última explicação sobre a minha posição relativamente ao VAR, desde sempre. E devo acrescentar que esta é muito influenciada por quem conviveu muitos anos com o mesmo tipo de sistema em outras modalidades, nomeadamente na América do Norte, onde já existe há muito.

Em termos globais, temo que o VAR - e isto agora é só o princípio - venha a prejudicar a fluidez do jogo. O International Board da FIFA, apesar da sua implementação do sistema, partilha desse receio.

Segundo, não vai ser o VAR, especialmente em países como Portugal, que irá eliminar a corrupção e a influência obscura nos corredores do poder, o verdadeiro cancro do futebol. Quanto muito, irá condicionar determinados agentes em agir em determinadas circunstâncias com parcialidade de critérios, mas não mais do que isso.

Com isto, não estou a "alinhar" com ninguém, mas sim a expor o meu parecer pessoal. A minha existência no futebol, agora apenas como adepto, nunca esteve subjugada a paixões clubísticas.
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 13.08.2017 às 16:04

O VAR será benéfico se houver transparência , como o publico ter acesso as imagens.

No jogo do Braga com o fifika foi assinalado um fora de jogo com o VAR ,que tem gerado polémica..

Se mostrassem as imagens no estádio ou na CS o publico ia ficar esclarecido e as suspeitas acabavam-se de vez ..Assim como esta o VAR só vem trazer mais confusão e suspeitas sobre a Liga e Árbitros..

Veremos quando forem os 3 grandes , a perder pontos devido ao VAR , se o apoio as tecnologias se ira manter
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 16:54

Nunca haverá consenso, mesmo que o sistema seja completamente transparente. Faz parte da natureza do português.

Veja-se como há ainda pessoas que afirmam que o Luisão fez falta sobre Ricardo, ou pessoas que defendem que Nelson Semedo não cometeu penalti o ano passado na Luz.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 13.08.2017 às 17:15

António, António o que tu queres sei eu, e está bem de ver nos 2 ganda exemplos:

"...que o Luisão fez falta sobre Ricardo..." -obviamente que fez, salta para a frente para cima do guarda redes e na pequena área!!!!!

"...que defendem que Nelson Semedo não cometeu penalti o ano passado na Luz." -agora é facílimo dizer isto: foi concedido ao benfas ganhar o jogo e a liga!!!!!



Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 17:33

Obrigado pela explicação. Realmente esclarecedor. Era só isso?
Sem imagem de perfil

De TV a 14.08.2017 às 12:26

A fabulosa regra da pequena área.

A facilidade com que se inventam "regras de café" no futebol é impressionante. A pequena área não é nenhuma zona de protecção do guarda redes. É igual o GR estar dentro ou fora da pequena área... Ou é falta em qualquer sitio do campo, ou não o é só por estar nesse local.

Sugiro que, se gosta de futebol, procure informação sobre a função da pequena área para depois não dizer coisas erradas como esta.

O facto de os arbitros em Portugal serem historicamente "cobardes" leva a estes erros comuns. Comparem o futebol inglês com o nosso e as cargas que os GR levam lá.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 13.08.2017 às 17:09

Caro Rui Gomes,

Obrigado novamente. Percebo os seus argumentos e até partilho alguns. Mas na fluidez acredito que não venha a ter maior impacto que o antijogo que cresce de ano para ano e até é elogiado quando existe recompensa - veja-se o Inter campeão europeu de José Mourinho. E quanto à impossibilidade de acabar com a corrupção concordo em absoluto, até pela parte do condicionar, pois acredito que já condicionou o Paixão.
Quanto ao especialista de física quântica, enfim. Eu bem inclui a fuga para a Galiza para os evitar, mas a carapuça serve-lhes tão bem que eles não resistem...
SL,
Nuno Martins
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 17:46

O típico "nunca ganhei nada por causa dos corruptos do Porto e do Benfica" já está gasto. Regra geral, e mesmo nos anos do apito dourado, tem ganho quem foi melhor.

As desculpas que o caro procura servem para si e para os seus, mas não tiram o mérito dos outros.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 18:11

Continua a insistir nas suas teses, algumas delas totalmente descabidas. Essa sua afirmação sobre o período do Apito Dourado, e não só, é de bradar aos céus, tal a absurdidade.

Mas não vale a pena adiantar mais. Quem não quer ver e compreender, nada alterará a sua visão coisas.

Indiferente das paixões clubistas, todos nós sabemos que nem sempre venceu o melhor, e não por factores meramente circunstanciais mas, em vários casos, bem obscuros. Quem nega esta realidade não se deve apresentar na praça pública para debater futebol, nomeadamente o português.

Não voltarei a responder a qualquer comentário dentro deste enquadramento argumentativo.
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 18:30

Teses? Apenas estou a negar que o Sporting tem sido derrotado pela corrupção.
Seria bom falar explicitamente neses casos em que o Sporting não ganhou de forma obscura. Seria ótimo que essas verdades escondidas viessem cá para fora. Depois gostaria de ver quem é que afinal sustenta teses.

Só os posso negar quando falar objetivamente. Enquanto andarmos aqui às voltas com "estes encarnados são todos iguais e burros", é precisamente daqui que não saímos.

Falou, e bem, da cultura portuguesa.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 13.08.2017 às 17:56

Está a ver, Rui? Para quem acha que tem ganho o melhor, não é preciso mudar nada. Estes eu entendo porque têm tanta fome de criticar o VAR...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 13.08.2017 às 18:13

É muito mais complexo do que isso. Faz parte da cultura desportiva portuguesa em que um número de adeptos abraçam a filosofia que ganhar indiferente dos meios é válido. Com essas pessoas, nada há a fazer e nem merece a pena argumentar.
Sem imagem de perfil

De antonio a 13.08.2017 às 18:19

Nuno Martins,

equivocou-se novamente. Muito pelo contrário sou completamente a favor do VAR.

Obviamente não vou conseguir mudar a sua opinião acerca do Sporting ser o melhor dos últimos 10-30 anos e só não ter ganho por causa do Jorge Sousa e restantes corruptos.

O seu presidente no entanto já percebeu que as coisas não são bem assim.
Sem imagem de perfil

De Nuno Martins a 14.08.2017 às 22:37

Caro especialista em física quântica,

"O seu presidente já percebeu isso". Já entendi onde quer chegar. O Sporting não perde por corrupção, perde porque joga mal fora do relvado.
Infelizmente temo que tenha razão, mas mesmo já tendo votado nele duvido que consiga fazer em Alvalade a ditadura que se instalou noutros lados. Para isso são necessários muitos anos, como mostram as dinastias desses dois grandes senhores do futebol português.

Você chama-lhe jogo de bastidores ou coisa parecida. Cada um chama o que quiser. Eu sei bem onde esse tipo de grandes jogadores de bastidores deviam acabar...

Cumprimentos e até à próxima.
Nuno Martins

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo