Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




"Comigo, o William vai jogar mais"

Rui Gomes, em 01.08.15

 

William700EN.jpgJJ.jpg

 

Creio que todos nós recordamos esta afirmação de Jorge Jesus do passado dia 5 de Julho. O técnico considera que o Sporting tem jovens que não são esperanças nem dúvidas, mas sim certezas. William Carvalho, no seu parecer, é uma certeza. Daí que tenha afirmado "Não tenho dúvidas de que comigo vai jogar mais".

 

Na realidade, não há razão alguma aparente para duvidar desta crença de Jorge Jesus. Aliás, diria até que todos nós desejamos que seja um prognóstico cem por cento certeiro.

 

Almocei ontem com um grande amigo de longa data, por sinal benfiquista, com quem, lamentavelmente, raramente me encontro hoje em dia, também ele treinador durante muitos anos, tanto das camadas jovens como de seniores. 

 

Era inevitável que a conversa eventualmente chegasse ao futebol; apreciações sobre os movimentos dos três "grandes" neste defeso, os seus respectivos activos e, como não podia deixar de ser, a saída de Jorge Jesus para o Sporting. Não me surpreendeu com a sua opinião sobre esta última questão, sabendo eu que ele nunca foi fã do técnico.

 

Dito isto, apanhou-me completamente de surpresa com uma outra consideração sua que, mesmo após as nossas despedidas, me deixou a pensar. Na sua opinião, "o pior que podia ter acontecido a William Carvalho é Jorge Jesus, porque vai querer fazer dele o tipo de trinco ("6") que ele não é". Mas também acredita, no entanto, que o impacte nunca será total, porque antecipa que o jogador venha a ser transferido num futuro não muito distante.

 

É evidente que o questionei sobre as razões para este seu parecer e ele explicou-me prontamente, e até de forma muito simples. Para o efeito deste post, não as vou explanar, preferindo deixar o debate com os leitores. Qual será o fundamento do foro técnico para esta análise e será ou não correcto ?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:02

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


24 comentários

Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 01.08.2015 às 08:27

Rui para mim a resposta é simples ,

as opiniões dos treinadores divergem por vezes até bastante e muitas vezes são até contrárias, é uma opinião apenas ,as convicções são legítimas para qualquer um, umas vezes acerta-se e outras não.
É quase como as apostas nos jogadores , chega um treinador novo e muda quase tudo.

Fernando Santos selecionador nacional pasme-se nos seus 3 melhores jogadores mundiais que elegeu não entra Messi.(espantoso)!!!

Actualmente fico de pé atrás ou na defensiva nas opiniões vindas de benfiquistas sobre Jorge Jesus a esmagadora maioria agora só lhe encontra defeitos e que os tem concerteza porque nao existem treinadores perfeitos. Mas é esforçada a tentativa de quererem demonstrar sinceridade cascando exaustivamente no seu ex treinador.

É já bem conhecido o processo de metarmofose instantânea que o actual treinador do Sporting sofreu de herói a vilão.
Quanto ás experiências ou tentativas de transformação do estilo e caractrísticas dos jogadores pelos seus treinadores sempre acontecem tudo depende depois do rendimento que esses jogadores tiverem no jogo, se o rendimento alterar para pior qualquer treinador inteligente volta rápidamente atrás, á primeira fórmula.

William tem um estilo bem vincado, próprio mas nunca perfeito , todavia tão pouco chegou á sua plenitude de perfomance, terá sempre coisas a melhorar como a recepção , passe e leitura dos timings do jogo (pensar o jogo), faz parte da vida de qualquer jogador ainda jovem.
Devo adiantar que não são assim tantas as diferenças de actuação de um jogador na sua posição , resume-se a terem uma mentalidade mais defensiva ou atacante,e que termina nas suas capacidades individuais como atleta.
Independente das principais caractristicas que cada jogador tem , independentemente da sua posição , na velocidade, potencia, pulmão, leitura de jogo, o que o define perante os outros será sempre na recepção e passe. A distância para o estrelato.
A area psicológica é e sempre foi (antigamente menos explorada) a peça principal que potencializa as capacidades de um jogador , ele pode ser tudo o que quiser se estiver preparado para o ser , tudo dependerá das capacidades do seu treinador nesta área.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 08:51

Tudo bem Julius, mas a premissa que levou o meu amigo a dizer o que disse é outra e até se descreve em breves palavras.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 01.08.2015 às 09:32

Todos tem direito de pensar e dar sua opinião mas Rui não me leve a mal mas seja qual for o Benfiquista que neste momento falar sobre JJ ...é sempre mal porque épocas anteriores era o maior agora que saiu já não presta .

Na minha opinião não tenho dúvida que seja qual for o jogador que com JJ vão jogar mais e com muito mais garra e obviamente o WC não vai fugir á regra pq senão se arrisca a ficar no banco .

Em relação a ser vendido acho normal seja qual mas só se for por números que se tem dito 40 mínimos .
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 12:58

Não tem absolutamente nada a ver com isso Nuno.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 01.08.2015 às 13:04

Nao estou a dizer que tem directamente a ver com este caso específico mas num modo geral ultimamente os benfiquistas vêm o trabalho mais negativo seja ele qual for .

O seu amigo lá terá suas razões para dizer o que disse mas sinceramente não concordo que seja mau para o William.

SL
Nuno

Sem imagem de perfil

De m1950 a 01.08.2015 às 10:45

Presumo que o seu amigo se esteja a referir ao facto de jogarmos agora com 2 médios e isso pedir que William seja mais que um 6 posicional , e seja um médio de todo o terreno e de alta rotação.

Partindo desta premissa para julgar a questão técnica , parece-me errada , pois William tem capacidade para se tornar nesse jogador , e creio que o seu amigo não acredita muito nisso pela morfologia preguiçosa do jogador que lhe faz pensar que não tem capacidade física para ser esse médio.

De facto , o jogo de William vai ser alterado , vai evoluir no jogo aéreo , vai evoluir na intensidade de jogo , e na reação à perda será inevitavelmente muito mais agressivo. Sinceramente eu espero o contrário desse seu amigo , William de Jesus será um verdadeiro monstro.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 01.08.2015 às 10:50

A afirmação do Jorge Jesus pode levar a várias interpretações , a minha penso que JJ pretende que o jogo passe mais vezes pelo William na construção e que este passe a ter mais iniciativa de remate porque aparece muitas vezes na zona das 2ªs bolas ou do rechaço do adversário.
Não pode (é minha opinião) é querer que William seja o elemento surpresa no desiquilibrio na defesa contrária porque entraria no risco perigoso, se William sobe "alguém" tem que proteger as suas costas. E o jogo por vezes não o permite e basta um deslize "desses" e se perde tudo.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.08.2015 às 11:01

Olá gente sportinguista... estou de volta!!!! Só para debates/ duelos com bola. :))

1- Julius.. """Fernando Santos selecionador nacional pasme-se nos seus 3 melhores jogadores mundiais que elegeu não entra Messi.(espantoso)!!!""
Normal.. Votou o argentino, os argentinos no portugues.. NAO !!! Money, money, money..
Se fosse eu a votar, depois de ver o Mundial e a Copa América..nem o quinto ou sexto seria :))
E se lhe tirar as hormonas de crescimento(doping) nem nos vinte primeiros LOL!!

2- Nuno A... """ Todos tem direito de pensar e dar sua opinião mas Rui não me leve a mal mas seja qual for o Benfiquista que neste momento falar sobre JJ ...é sempre mal porque épocas anteriores era o maior agora que saiu já não presta .""" LOOOLL !!
Rui, ter amigos benfiquistas mas nao discutir bola com eles, muito menos JJ LOOOLL!!

O William tem um probleminha... a defender. Será que é aqui que o JJ vai trabalhar, como fez com o Matic ?!?!?
O Julius disse tudo .. "" Devo adiantar que não são assim tantas as diferenças de actuação de um jogador na sua posição , resume-se a terem uma mentalidade mais defensiva ou atacante,e que termina nas suas capacidades individuais como atleta.""

3- Rui.."""É evidente que o questionei sobre as razões para este seu parecer e ele explicou-me prontamente, e até de forma muito simples. Para o efeito deste post, não as vou explanar, preferindo deixar o debate com os leitores. Qual será o fundamento do foro técnico para esta análise e será ou não correcto ? ""
Vá lá, diga, se calhar o benfiquista ainda é .....capaz (talvez/quem sabe) de ter razao
Vamos lá ajudar o JJ... :))))

Abrazzzo,
Sporrtiiiiiiinngggg !!!

P.S. Estou curioso para saber a opiniao do m1950 (pró JJ a 1000%)
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdam a 01.08.2015 às 12:37

Carlos ,

Por acaso é alguma mentira ?
Se for ver os comentários dos lampiões em relação a JJ de repente é só defeitos .

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.08.2015 às 16:34

Nuno, eu achei engracado, no contexto da conversa com o Rui...por isso me ri (LOOLL significa rir) Só isso, mais nada !! Sem maka, como se diz em Angola :))
Sem imagem de perfil

De m1950 a 01.08.2015 às 14:01

Ora meu caro Carlos N.T

Já dei a minha opinião , e pelos vistos acertei no pensamento do treinador amigo Rui Gomes.


Quanto ao Messi , eu compreendo que o Carlos N.T - penso que esteja fora do país - defenda mais o CR , mas acho que esta questão tendo em conta o futebol de Messi começa a tornar-se indiscutível , entendo o que Fernando Santos fez , protegeu o CR , mas tanto do lado dele como do Tata Martino teem de respeitar o futebol , e nem CR nem Messi devem ser excluídos da lista de votos.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.08.2015 às 16:07

Estar ou nao estar fora do País, pouco importa...Isso chamo-lhe discriminacao!!!
O unico País que eu leio sobre nacionalismo/orgulho bacoco, etc.. é em Portugal. Os outros nao falam disso.. teem-no no seu codex diário.
Eu vejo futebol com os meus olhos e nao com meu coracao..

Hormonas para o crescimento, é doping.....ponto!!
Ele só joga bem no Barcelona e super protegido por todos aqui na Europa..ponto!!
Se lhe fizerem uma marcacao cerrada...nem ver-lo.
Vejam as estadisticas(nao as dos jornais) do rapaz e depois digam..Vá lá que a dos golos ainda sao boas..no Barcelona!!! E com passadeiras vermelhas.
Na Europa o rapaz é tao protegido que nunca teve uma lesao séria. Ninguém lhe dá uma porrada.. como fez o Gentile/ Camacho ao Maradona, por exemplo.
Messi é mentalmente fraquinho..se o criticam, fica só Me.
Sem Doping, adeus velocidade..
Quem andou no futebol a sério.. sabe bem o que é isso.

Nao gosto do Messi, é verdade..nao gosto de ouvir que ele é uma super pessoa, quando isso é uma mentira enorme. Nao é para mim aceitável que a ele se lhe permita tomar as hormonas (vantagem)..Para cúmulo ouvir dizer: O Messi é natural e CR7 é trabalho...LOOOLL !! Mas alguém chega a algum lado sem trabalho?? Quantos craques já se perderam por trabalhar pouco?Muitos... Camaleao é o que ele é..
E para terminar.. ele só custa 250 milhoes.. pergunto: Para um magnata dos petrodolares, isso sao "pinners LOL". Ninguém avanca, Porque?? Humm!!!

Sorry.. ficamos por aqui. Nao podemos estragar o post sobre o craque William Carvalho..
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 02.08.2015 às 00:17

Concordo com essa das hormonas de crescimento, doping e afins. Acredito que há jogadores que têm "permissão" para jogar "vitaminados" e para quem controle anti-doping não existe. Se se mete o Messi neste contexto, por que não (também) Cristiano Ronaldo, só a título de exemplo? :-)
Quanto ao assunto em discussão, i.e. William Carvalho, talvez lhe falte a garantia de disponibilidade física e capacidade de sacrifício que o Jorge Jesus (para mim o melhor treinador português) exige de um jogador para a posição 6, com a mesma intensidade, durante os 90 e mais minutos de cada jogo. O William tem qualidade e poderá, com o tempo ir adquirindo os requisitos que JJ certamente exige. Tudo depende, obviamente, do próprio William: mais trabalho, um estilo de vida mais consentâneo com o que deve ser o de um profissional de um clube grande como o SCP e menos "naite" :-)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 13:17

Bem... vou dar termo a este post . Lamento que tenham vindo com essa conversa dos lampiões dizerem mal do JJ , quando eu deliberadamente indiquei que o meu amigo nunca gostou do técnico, não sendo portanto factor.

Certo ou errado, o raciocínio do meu amigo é muito simples, basta ver os trincos de JJ durante a sua estada na Luz. Todos eles - Javi Garcia, Matic , etc. - têm uma característica em comum que não integra a maneira de ser e de jogar de William Carvalho: são fisicamente muito agressivos.

Se ele ajusta ao não o seu modelo de jogo, o passar do tempo dirá, o meu amigo pensa que não, porque não é parte natural do seu "make-up " futebolista.

À parte disto, aproveito o ensejo para lhes dizer o seguinte: o futebol é um jogo muito simples que foi complicado ao longo dos anos pelos treinadores, com as suas teorias e tácticas. Em anos mais recentes, podemos adicionar a este grupo os comentadores, que no esplendor dos seus egos, também se esforçam para complicar aquilo que uma criança sabe interpretar de forma simples e clara.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 13:42

P.S. Deveria ter esclarecido que o rótulo que eu aplico a treinadores inclui também o meu amigo, e ele foi um muito bom treinador.

Fez parte da "equipa" que andava sempre comigo durante quatro anos, em três clubes diferentes. Nesse período, fomos campeões três vezes e um lamentável 2.º lugar, além de várias outras conquistas, inclusive uma histórica.

Num belo dia, perdemos um jogo muito importante desnecessariamente, tal o calibre da nossa equipa, precisamente porque ele decidiu complicar o que à partida era tão simples. Ainda hoje recordamos bem o episódio: estávamos à saída do estádio à espera do nosso autocarro e furioso que eu estava, dei-lhe uma autêntica descompostura à frente de todos. Devia ter tido mais calma, mas a minha fúria não o permitiu. Isto, a propósito dos treinadores complicarem o futebol.
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 01.08.2015 às 14:09

Caro Rui,

Num qq post neste blog, eu já tinha referido isso mesmo. A morfologia do 6 de JJ, altos, atleticos, agressivos, que foram ou podem jogar no eixo central da defesa. Gavilan do Belem, Vandinho no Braga, Javi, Matic, Fejsa e Samaris, foram os 6 de JJ nas ultimas 10 temporadas, e todos tem essas caracteriticas, atleticos, bom jogo de cabeça, e agressivos, e apenas Matic e Samaris nunca jogaram como centrais!


Dito isto, William, morfológicamente é o 6 de JJ, jogou tambem no seu processo de Formação como central, todavia, não faz uso do jogo fisico, não é agressivo, rouba e joga com "pezinhos de lâ" de forma subtil. Deixo um exemplo, em tempos não muito distantes, a dupla de centrais era constituida pelo central de marcação (viril, agressivo, mais atletico), e o outro central que era o "líbero", jogava atras da linha da defesa, era este que orientava a defesa, era normalmente o central de sair a jogar e mais dotado tecnicamente. JJ prefere para a posição 6, o central de marcação, e despreza a qualidade técnica do "líbero".

Matic, entre os trincos de JJ, é o 6 mais proximo de William, mas o Servio tem a agressividade que William nunca terá.

De igual forma, Adrien nunca será o 6 protótipo de JJ, se tem a agressividade fundamental para JJ, não tem arcaboiço fisico/atletico para fazer aquela posição, Adrien mede 1.75, e esse factor é fundamental. Adrien fará aquela posição de forma transitória, mas para o Algarve nunca se sabe se a surpresa será Semedo. Com Adrien como 6, perde-se um bom 8, e não se ganha um 6 extraordinário!

Acredito que William será vendido, justamente pelo encaixe gordo que irá gerar(sobretudo), mas também porque não encaixa na agressividade do 6 de JJ!
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 01.08.2015 às 14:19

Quando deixei o exemplo das dupla de centrais classica, pretendia deixar um exemplo no Sporting, e recordo-me de uma particularmente, aquela que empatou a zero no S Paolo com o Napoles de Maradona, Luisinho era o líbero, e Venancio o central de marcação. Se JJ tivesse de adaptar um daqueles centrais, para a posição 6, escolheria Venancio e nunca Luisinho!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 14:20

Caro Paulo Teixeira,

É essa a ideia fundamental do meu amigo, especialmente no que refere à preferência de JJ fazer do "6" o central de marcação. Também foram essas as suas palavras. Ele teria explicado melhor do que eu.

Para ser sincero, nunca tinha analisado a questão nesses termos, mas agora reconheço que será válida.

Com tudo isto, a minha inclinação vai para Ruben Semedo ser titular já hoje frente à Roma. Veremos...
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 01.08.2015 às 14:34

Caro Rui,

Hoje o Adrien poderá ser o 6, aliás, a Imprensa escrita/falada refere que JJ irá jogar a Supertaça com Adrien como 6, mas acredito sim que JJ está a fazer bluff (já o fazia tantas vezes no Benfica), e o Ruben Semedo será o 6 no Algarve!

Se Bryan Ruiz for titular no Algarve, o Sporting jogará em 4-3-3, com B Ruiz a sair da ala esquerda em apoio ao P Lança, e 3 médios : Semedo/Adrien e João Mário (com este a jogar mais adiantado no apoio a Slimani)

Rui, uma reprimenda pública ao seu Treinador (e amigo), isso nunca se faz, nem o BC o ousou. Estou a brincar, mas não só ...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 15:00

Claro que não, e não tenho memória de um outro episódio do género ao longo de quase duas décadas em que estive no futebol. Mas naquele dia reagi dessa forma, também pela pressão.

Creio que a maioria de adeptos não reconhece a pressão que está sobre os dirigentes. Eu fui quase sempre ganhador, mas houve ocasiões que senti muitas dificuldades em lidar com a pressão.

De tempos a tempos ainda sou desafiado para regressar e eu digo sempre que a minha saúde não o permite. E quando me refiro a saúde, a causa é precisamente a pressão. Se hoje o Sporting me desse a oportunidade que eu procurei na década de 90, não aceitaria, por esse motivo. Também tem a ver com a minha entrega total seja ao que for. Há quem consiga andar descontraído e despreocupado e deixar a "carroça" andar, eu não consigo. Ou faço o meu melhor, ou não participo.

Cumprimentos

P.S. Talvez tenha razão com o "bluff" de Jorge Jesus, assente no princípio que ele, mais do que tudo, neste momento, deseja conquistar a Supertaça .
Sem imagem de perfil

De Paulo Teixeira a 01.08.2015 às 15:20

Caro Rui,

Já entendi que teve fortes ligações à melhor e mais talentosa fabrica de talentos da Europa, e não apenas de hoje!

Já lhe confessei a minha simpatia clubistica sou do FC Porto, e com alguma magoa e tristeza, não vislumbro qq aproveitamento da Formação no meu Clube, aliás, questiono mesmo, o FC Porto tem Formação para quê? Nem a bela escola de centrais de qualidade (Couto, Ricardos, Bruno, Jorge Costa) hoje é aproveitada!

Rui, algures em 1983, esteve no Campo de treinos das Antas num FC Porto 0 Sporting 1 que decidiu o Campeonato Nacional de Juniores? Vou dar uma ajuda, Feliciano uma das "Torres de Belem" treinava o FC Porto (Semedo era a estrela dessa equipa do FC Pofto), e essa equipa junior do Sporting jogava com Futre a mais 10...

Essa fabrica de talentos, não terá muito "olho clínico" do Mestre Aurélio? Não será este o "Pai" dessa extraordinária Formação?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 18:47

Indubitavelmente caro Paulo Teixeira, indubitavelmente.

O "nosso" Amigo ocupará lugar muito especial nos anais históricos do Sporting, merecidamente.

P.S. Já o referi aqui no blogue, algures, mas houve um tempo, devido a determinadas ligações pessoais, que ainda admiti a hipótese de ingressar no FC Porto. Fui atendido por Jorge Nuno Pinto da Costa - muito amavelmente, diga-se, mas não houve oportunidade alguma de integrar aquela estrutura de então. Ainda hoje tenho, como recordação, uma carta do presidente a agradecer a minha disponibilidade. Pode ter sido apenas um gesto cordial mas eu apreciei e nunca me esqueci. Tive ocasião de privar com ele e outros dirigentes portistas, além de equipas, em 3/4 ocasiões ao longo dos anos. Foi sempre uma experiência agradável. Isto, à parte dos "futebóis"...
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 01.08.2015 às 16:37

"""......podemos adicionar a este grupo os comentadores, que no esplendor dos seus egos, também se esforçam para complicar aquilo que uma criança sabe interpretar de forma simples e clara."""
Essa eu gostei...LOOOLL !! Muito boa..
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.08.2015 às 18:39

Certeira Carlos !

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo