Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

20150909_foottt.jpg

 

Análise detalhada às contas e comparação entre os três grandes: gastos com pessoal, pagamentos a empresários, receitas, com vendas, patrocínios, direitos televisivos, activo e passivo.

 

O desinvestimento do Benfica no plantel principal e a aposta do Sporting decorrente da contratação de Jorge Jesus aproximou os dois grandes de Lisboa na rubrica gastos com o pessoal, mas a verdade é que a SAD encarnada continua a pagar mais do que o Sporting. Paga mais no geral e paga mais aos administradores da SAD (mais do dobro, aliás), apesar de o Benfica ter apenas dois administradores remunerados e de o Sporting ter três.

 

O FC Porto, neste aspecto, continua a viver muito acima dos rivais: enquanto o Sporting pagou 11 milhões e o Benfica 12 milhões em salários, o FC Porto pagou 17 milhões nos primeiros três meses da época. Já em relação à remuneração dos administradores, a SAD portista não revela de quanto se tratou neste trimestre. Portanto, e em resposta à pergunta que faz título deste artigo, o FC Porto é o que paga mais em salários, seguido do Benfica. O Sporting é ainda o que paga menos.

 

GASTOS COM O PESSOAL

Sporting: 11.676 milhões de euros

FC Porto: 17.219 milhões de euros

Benfica: 12.398 milhões de euros

 

REMUNERAÇÕES ÓRGÃOS PESSOAIS

Sporting: 45 mil de euros

FC Porto: não revela

Benfica: 107 mil euros

 

Para além de ser o grande que paga mais em salários, o FC Porto também foi nos primeiros três meses da temporada o clube que lucrou mais com transacções de jogadores: a SAD azul e branca declarou mais de 35 milhões de euros de ganhos com transferências. Muito por causa da venda de Alex Sandro para a Juventus por 26 milhões de euros, o FC Porto conseguiu entre 1 Julho e 30 de Setembro atingir os 35 milhões em transacções.

 

O Benfica ficou a meio do caminho com 21 milhões de euros, garantidos pelas vendas de Ivan Cavaleiro ao Mónaco e de Lima ao Al Ahli, enquanto o Sporting teve um lucro residual, pouco superior a um milhão de euros (vendeu Shikabala, Rabia, Rubio e Naby Sarr).

 

Ora também por isso, porque teve receitas baixas, os pagamentos do Sporting a empresários foram residuais, muito inferiores ao que fizeram os rivais: os leões pagaram 500 mil euros, contra 4,6 milhões do Benfica e 7,8 milhões do FC Porto.

 

No entanto, e quando se fala das dívidas que ainda há por pagar a empresários, o Sporting chega aos 11 milhões, sendo que boa parte deste valor já foi herdado das administrações anteriores à chegada da actual Direcção. O Benfica deve 23 milhões e o FC Porto não diz.

 

GANHOS COM TRANSACÇÕES

Sporting: 1,473 milhões de euros

FC Porto: 35,171 milhões de euros

Benfica: 21,908 milhões de euros

 

PAGAMENTOS A EMPRESÁRIOS

Sporting: 537 mil euros

FC Porto: 7,825 milhões de euros

Benfica: 4,612 milhões de euros

 

DÍVIDAS A EMPRESÁRIOS

Sporting: 11,538 milhões de euros

FC Porto: não revela

Benfica: 23,757 milhões de euros

 

O Benfica vence, de resto, em patrocínios e goleia em direitos de transmissão televisiva. A SAD encarnada, recorde-se, é pioneira num modelo televisivo único, comercializando as transmissões dos jogos caseiros através de um canal próprio, sendo que declarou ter ganhado com este modelo mais de sete milhões de euros no primeiro trimestre da época: um valor, aliás, em linha com o que tinha declarado ganhar na época passada. FC Porto e Sporting estão neste aspecto longe do Benfica, com cerca de quatro milhões de receita. As SAD portista e sportinguista estão também atrás do Benfica em patrocínios e publicidade, sendo que o Sporting, por exemplo, declarou metade da SAD encarnada.

 

No entanto, neste aspecto, vale a pena lembrar que o Benfica é o único que conseguiu um patrocinador para a camisola: na circunstância a Fly Emirates. Mesmo assim, declarou 4,5 milhões, contra três milhões do FC Porto e dois milhões do Sporting, que sem patrocinador principal têm apenas a marca dos equipamentos, os patrocinadores do estádio e acordos mais pequenos de publicidade.

 

DIREITOS TELEVISIVOS

Sporting: 4,356 milhões de euros

FC Porto: 4,718 milhões de euros

Benfica: 7,138 milhões de euros

 

BILHETEIRA

Sporting: 3,470 milhões de euros

FC Porto: 4,830 milhões de euros

Benfica: 3,415 milhões de euros

 

PATROCÍNIOS E PUBLICIDADE

Sporting: 2,187 milhões de euros

FC Porto: 3,072 milhões de euros

Benfica: 4,532 milhões de euros

 

Dentro de campo também ninguém ganhou tanto dinheiro quanto o Benfica. Antes de mais porque só a digressão da pré-época rendeu quase três milhões de euros: valores que não têm comparação com o que fizeram os rivais. Depois porque o Benfica foi também o clube que fez mais receitas com os prémios da UEFA: oito milhões, contra 6,5 de FC Porto e Sporting.

 

No entanto, é preciso referi-lo, Benfica e FC Porto receberam bem mais do que isso: receberam mais 12 milhões pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, só que ambos incluíram esse dinheiro no relatório do último trimestre da época anterior.

 

COMPETIÇÕES EUROPEIAS

Sporting: 6,427 milhões de euros

FC Porto: 6,544 milhões de euros

Benfica: 8,352 milhões de euros

 

JOGOS PARTICULARES

Sporting: 750 mil de euros

FC Porto: 435 mil euros

Benfica: 2,951 milhões de euros

 

Na consolidação das contas da SAD, o Sporting é o que apresenta números mais sólidos. A SAD leonina é o que tem a dívida mais pequena aos bancos e é também a que tem o passivo mais pequeno, embora seja o que também tem o activo mais baixo. Vale a pena referir, já agora, que de acordo com o que foi comunicado à CMVM a SAD do Benfica reduziu no espaço de menos de um ano a dívida aos bancos em mais de 100 milhões de euros: em Dezembro de 2014 devia de 317 milhões.

 

EMPRÉSTIMOS BANCÁRIOS

Sporting: 127,410 milhões de euros

FC Porto: 135,338 milhões de euros

Benfica: 200,480 milhões de euros

 

ACTIVO

Sporting: 239,425 milhões de euros

FC Porto: 411,723 milhões de euros

Benfica: 445,560 milhões de euros

 

PASSIVO

Sporting: 232,309 milhões de euros

FC Porto: 318,286 milhões de euros

Benfica: 432,200 milhões de euros

 

 

Nota: O novo contrato do Benfica relativamente à transmissão de jogos, não é tomado em conta nas considerações deste artigo.

 

publicado às 04:44

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Marco Morais a 08.12.2015 às 05:39

"No entanto, é preciso referi-lo, Benfica e FC Porto receberam bem mais do que isso: receberam mais 12 milhões pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, só que ambos incluíram esse dinheiro no relatório do último trimestre da época anterior."
Isso é verdade no caso do FCP mas não é verdade no caso do Benfica.
O Benfica tem um método diferente na contabilização do prémio de acesso à Champions e só o faz durante a época em que participa.
Dividem o prémio em 6 parcelas e cada parcela só é contabilizada quando cada um dos jogos se realiza. Por isso a 30 de setembro tinham 7 milhões da Champions, 3 por 2 vitórias e 4 (2 parcelas de 2 milhões) relacionadas com o premio de participação.
E a questão é que 4 dos jogos serão realizados no 2º trimestre, logo terão a receber os restantes 8 milhões além dos prémios e o acesso aos oitavos. Num total de 16,5 milhões.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.12.2015 às 07:47

Penso ter lido este artigo algures... nao se esqueca de incluir a fonte, Rui!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 11:59

Se não fosse bem educado, dava-lhe a resposta que merece Petinga !
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.12.2015 às 14:09

Mas qual é afinal o seu problema, homem? Este post é copy-paste do Maisfutebol onde foi publicado há 5 dias.

http://www.maisfutebol.iol.pt/analise/relatorio-e-contas/sporting-benfica-ou-fc-porto-quem-paga-afinal-mais-em-salarios

A menos que se chame Sergio Pereira (o autor do supracitado post) acho que nao era má ideia citar a fonte.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 14:57

O meu "problema" é a sua insinuação de má fé. Eu nunca publico, em meu nome, seja o que for, e neste caso concreto, não consultei o "Maisfutebol" para o efeito.

Um artigo do género foi publicado num jornal de menos dimensão e foi daí que eu aproveitei a ideia. Como o autor não estava identificado, também eu não o identifiquei.

Muita da informação que é publicada pelos diários tem como origem a Agência Lusa, a que ei tenho acesso e é essa a fonte de muita informação que eu publico.

Todos os diários recorrem à Lusa para o mesmo efeito, e muito embora não tenha feito pesquisa nesse sentido, não me surpreenderia verificar que os dados que sustentam esse artigo do "MaisFutebol" têm a Lusa como fonte.

De qualquer modo, é deveras fascinante a sua preocupação. Não faz um único comentário sobre a informação . O foco da sua atenção, em linha com a sua já muito bem conhecida mentalidade, é por em questão a matéria a que eu recorri para a publicação do post.

Mais do mesmo Petinga, ao fim e ao cabo.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 08.12.2015 às 16:54

Sobre a informacao em causa, já comentei (e muito...), com o Sérgio Palhas, num outro post que escreveu logo após a publicacao do R&C... nao há aqui muito de novo.

Limitei-me a recordar-lhe (caso estivesse esquecido) que mesmo na Internet plágio é coisa reprovável. Foi a sua reaccao intempestiva (como de costume) que levou a esta troca de comentários. Se nao tomasse de ponta tudo o que escrevo se calhar tinha o colesterol mais baixo e as coisas resolviam-se mais rapidamente.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 15:07

Perdão...queria eu dizer que nunca publico, em meu nome, trabalhos de terceiros.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 08.12.2015 às 10:24

Caro Rui
É muito interessante e útil este painel comparativo entre os três grandes. Sobre o Sporting registo quatro aspectos que chamaram a minha atenção.

Muito bom: bilheteira
Os valores de bilheteira comprovam a extraordinária capacidade do Sporting para atrair os seus adeptos e espectadores em geral aos seus jogos e são reveladores da influência do Clube no tecido social português.

Bom: competições europeias
Ao conseguir quase uma receita idêntica ao FC Porto (embora muito atrás do Benfica) mostra o interesse financeiro das participações europeias e torna surpreendente o silêncio da SAD perante a sistemática desvalorização dessas competições que é feita pelo actual treinador.

Bom: passivo
A progressiva consolidação do passivo comprova a boa evolução da reestruturação financeira. O Sporting estava, como ainda está em situação de falência técnica, mas possui agora maior capacidade de negociação junto dos bancos.

Mau: patrocínios e publicidade
A Direcção do Sporting tem revelado invulgar incapacidade de mobilizar patrocínios para o Clube. A camisola do futebol e o naming da Academia atestam essa incapacidade de negociação.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 15:03

Caro Leão Zargo,

Confesso que apesar de achar os dados que foram disponibilizados interessantes, sou e sempre fui muito cínico no que diz respeito aos Relatórios e Contas dos clubes, muito porque não acredito na veracidade TOTAL da informação.

Lamento que o nosso colega Desert Lion não tenha participado em tempos recentes para os explicar, em detalhe, muito do que é publicado nestes Relatórios.

Na minha mente, quando me disponibilizo para estudar esta matéria, nunca está longe a suspeita da conhecida "engenharia" que é utilizada para o efeito.

Dito isto, acho a comparação interessante.
Imagem de perfil

De Profeta a 08.12.2015 às 10:47

Uma pergunta: se o Sporting estava para acabar em 2012-2013 se não surgisse o "Salvador", como é que em 2 anos e meio de suposta poupança nos gastos, já dá para nos aproximarmos do Benfica ao nível das despesas???

É que na última Assembleia-Geral vi o presidente afirmar, que se não fosse a sua direcção, já não existia Sporting!

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.12.2015 às 12:26

Bom apanhado Rui eu sei bem o trabalho que dá juntar todas esses dados :).

Os R&C trimestrais são mais fáceis de comparar e analisar.

Aproximação feita ao nivel dos CCP entre o SLB e o SCP advém de um grande acréscimo + 4,5M€ nesta rubrica por parte do SCP neste trimestre e de uma travagem aproximadamente de 5M€ por parte do SLB (respondendo ao Profeta o SLB baixou dos 17M€ para 12M€).

O que para mim é assinalável é que mesmo num cenário de forte "investimento" (para a nossa realidade) conseguimos manter ao nossas contas equilibradas sem recorrer à venda descontrolada dos nossos activos (jogadores).

Outro aspecto menos positivo continua a ser a nossa dificuldade em promover a marca SCP e com isso aumentar os nossos proveitos relativos a patrocínios.

Estamos melhores é certo mas podemos ainda melhorar muito mais.

SL,

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 12:33

Sérgio,

É por de mais óbvio que a contabilidade não é minha, apenas a composição do post.

Não concordo, no entanto, que seja "mais fácil" pegar nos ReC de cada clube e fazer a comparação, quando até qualquer um, só por si, é de difícil compreensão, muito pela "engenharia" envolvida.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.12.2015 às 13:40

Rui estou a falar dos relatórios trimestrais o período temporal é menor face aos anuais e a sua complexidade é menor (isto é se nos focarmos nas demonstrações de resultados).

SL,




Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.12.2015 às 15:04

Reconheço esse factor Sérgio, mas a "engenharia" é sempre a mesma que nos leva a conclusões que não reflectem a realidade total, em contexto, claro.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 08.12.2015 às 15:28

Para mim a luta contra o passivo e as fracas receitas fixas não podem parar.

Temos de estar sempre na Liga dos campeões , o clube tem de ser estruturado para isso , só assim receberemos mais do direitos televisivos , valorizamos os jogadores e a nossa marca de modo a poder receber mais receitas de patrocínios.

E convém sermos campeões para dar maior dimensão à massa crítica que pese embora esta já esteja ao nível dos rivais - merchandising , bilhetes de época , associativismo , consumo do naming - é possível ainda ter maior exploração desta rubrica.

Sendo que a que tem maior potencial de exploração é a rubrica dos camarotes e business seats que fica muito aquém da dos nossos rivais , aqui sim temos de atrair o mundo empresarial para Alvalade , o novo site tem um página dedicada às empresas , algumas teem vindo a patrocinar os jogos e penso que o caminho é este , e aqui os prestígio dentro de portas conta bastante , temos de ser vencedores.

A nível de comunicação onde éramos zero , melhorámos bastante na comunicação externa do clube , nota-se que os comentadores do Sporting na TV entendem que o clima é de estratégia total e deixaram de ser passarinhos , tenho gostado de ver todos na TV a defender o clube e com argumentos muito bem preparados. A comunicação interna essa é que me parece que ainda tem um longo caminho a percorrer , e aqui a responsabilidade é também muito do Presidente que responde a questões menores , sócios perfeitamente desconhecidos a quem ele dá uma importância que ninguém entende , mais uma obcessão pelo que se escreve nas redes sociais e etc , para mim o Presidente do Sporting está acima do primeiro ministro , faz-me confusão ver o Presidente responder taco a taco como se fosse iguais a muitos zé-ninguéns.

A nível de comunicação externa é possível dar ainda mais um passo , começar a institucionalizar os comentadores que se pretende colocar nas TVs , dando cargos fictícios estilo Inácio , "diretor x" , "diretor y" , mas que não ganhem dinheiro e vão para a TV defender o clube. Fazer deles ponte de comunicação entre o clube e a CS cedendo-lhes o papel de "fonte oficial" para eles poderem ganhar assentos na TV e na imprensa escrita , e assim pode-se finalmente criar uma hierarquia de comunicação e que evite desgastar a palavra do Presidente que deve ser pontual. Aqui já há um bom trabalho , mas pode-se fazer mais.

O novo site do Sporting e a Sporting TV são coisas que temos de parabenizar a este nível.

É preciso também ter uma estratégia vincada de coordenação com os núcleos , dou um exemplo as casa do Benfica garantem sempre excelentes assistências aos nossos adversários , chegam sempre dezenas de autocarros ao colégio militar nos jogos deles , porque só com os adeptos de Lisboa nem o estádio de Alvalade nem o da Luz enche ( não estou a dizer que não teem adeptos ) normalmente. Gostei desta ideia do comboio verde , que diga-se é uma ideia do Benfica , mas eles também imitaram o sócio num minuto.Sei que o Presidente esteve reunido com eles há pouco tempo , mas era bom haver reflexo nas assistências e pese embora a liga europa empurre os nossos jogos para domingo e segunda em horários pouco agradáveis , as assistências do SCP estão muito aquém do esperado. É preciso dar ainda mais importância aos núcleos do clube para quiçá até poderem comercializar merchandising do SCP , se for possível contratualmente , não é preciso termos apenas 2 lojas verdes , Lisboa e Leiria , também podemos fazer mais a este nível.

Por último sugiro que o Sporting com o contrato que fez na China , utilize parte para obras na Academia que bem precisa, pois foi graças a esta que este negócio se fez.
Sem imagem de perfil

De Benfiquista a 08.12.2015 às 18:07

Pelo artigo apresentado, muito fica por dizer. Aconselhava os users a visitarem os blogs Benfiquistas Benfica GB ou o Guachos Vermelhos onde a analise é feita com muito mais detalhe.

Os interesses sem controlo do Porto e as Vmocs do Sporting são a unica coisa que fazem com que os numeros nao sejam piores e estejam no "verde".
E essas situação terão de ser resolvidas e nao podem continuar a ser atiradas com a barriga para a frente.
Ao nivel do passivo, vejamos se nao existe passivo oculto,

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo