Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

image.jpg

 

Através do Twitter, o Conselho de Arbitragem veio explicar como se desenrolou o processo de decisão, destacando que João Capela (videoárbitro) e Bruno Esteves (assistente videoárbitro) indicaram ao árbitro da partida, João Pinheiro, que não recomeçasse o jogo, pois havia a hipótese de um jogador da Fiorentina colocar o avançado holandês em jogo:

 

"Protocolo do IFAB indica que todos os lances de golo são revistos (ver a jogada, de diferentes ângulos) pelo vídeo-árbitro."

 

"Partilhamos o processo de decisão sobre o golo de Bas Dost no Sporting-Fiorentina deste sábado, em Alvalade."

 

"Repetições indicavam que um jogador da Fiorentina colocava o avançado do Sporting em posição legal, pelo que o golo devia ser atribuído."

 

"João Capela (vídeo-árbitro) e Bruno Esteves (assistente vídeo-árbitro) indicaram a João Pinheiro (árbitro) que não recomeçasse o jogo."

 

"Foi sugerido a João Pinheiro que confirmasse junto do ecrã no relvado as indicações do vídeo-árbitro e o golo foi validado pelo árbitro."

 

"Bola entrou na baliza aos 27:39. Golo foi atribuído aos 28:57. Processo de revisão demorou 1 minuto e 18 segundos."

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:07

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


36 comentários

Imagem de perfil

De PSousa a 30.07.2017 às 12:40

Nem que fossem 5 minutos, ficou a verdade desportiva!
Em campo ficou-me logo a ideia de que o golo era legal, continuo a achar que os árbitros auxiliares têm molas nos braços. O de ontem, mais do que eu, deveria ter bem a noção de que B Dost estava em posição legal....
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.07.2017 às 13:27

Paulo é o habito.

De todas as formas na duvida defendem-se no anular é mais facil.
A critica de um golo mal validado é mais feroz do que um golo mal invalidado. E nos no Sporting conhecemos bem essa missa.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 13:52

Julius,

O PSousa não é Paulo.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.07.2017 às 14:09

Pois nao..... é Pedro !!
Obrigado Rui e peço desculpa ao Pedro Sousa por lhe chamar de nomes lol.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 14:14

Eu também não disse que é Pedro !
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.07.2017 às 14:23

Opssssss!!
Imagem de perfil

De PSousa a 30.07.2017 às 14:25

Sem stress Juliuscoelho, depois paga o baptizado como muitos já o fizeram! LOL
Abraço Leonino!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 13:52

Caro PSousa,

Não diga isso dos "5 minutos". Essa é precisamente uma das maiores preocupações com o VAR, a interrupção da fluidez do jogo.

Outro aspecto menos agradável, é que os jogadores vão começar a não celebrar os golos até ver se há ou não intervenção do VAR. Notou-se ontem com o Bas Dost.

Mas este aspecto de validar ou não golos ainda é o simples de todos. Os problemas surgirão com outros lances, em que nem sempre haverá intervenção, mas que merecida.
Imagem de perfil

De PSousa a 30.07.2017 às 13:59

Rui, não tenho qualquer problema com a fluidez do jogo com intervenções do VAR, sabe porquê? Porque temos sempre as paragens de "fiteiros" que quebram ainda mais essa fluidez.
O golo começou a ser celebrado por Bas Dost, só interrompido pela bandeira mal levantada por um auxiliar que mais uma vez acho que necessitam de ter mais "aulas"!
Reconheço que o VAR ainda está verdinho e que precisa de ajustes, mas volto a afirmar o que eu acho importante no VAR - Ver se os golos são ou não feitos de forma irregular ou regular, ver se as faltas foram dentro ou fora da área, ver agressões! De resto e analisando até um caso que já se passou, não é voltar a jogada toda atrás a ver se no meio dela existiu ou não irregularidade que tenha passado despercebida aos árbitros de campo - isso eu acho errado!
Só o tempo dirá se é benéfico ou não para o futebol!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 14:17

O facto de já existirem alguns contratempos relativamente à fluidez do jogo; simulações de lesão e outros, não invalida a sua importância. Aliás, talvez seja a característica do futebol mais excepcional, especialmente quando comparada com outras modalidades.
Sem imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.07.2017 às 14:19

Pedro 5 mt??
Vejamos....... um golo pode valer tudo, a fama de um jogador a vitoria de uma liga , o ganhar milhoes, um golo pode mudar a
historia de tudo pode mudar as vidas de muita gente.

Merece por tudo isso que se faça tudo o que estiver ao alcance para que se prove que foi golo demore o tempo que demorar.
Imagem de perfil

De PSousa a 30.07.2017 às 14:24

Como é óbvio os 5 minutos são exagerados para analisar os lances, mas a verdade desportiva tem de vir ao de cima de qualquer maneira. Já chega de "mãos de Ronny", golos mal invalidados a lances como ontem o de Bas Dost (por ex: no Marítimo).

E quando for a doer... estes lances podem valer muitos pontos que somados podiam dar títulos, ou entradas directas em Liga dos Campeões etc... Mas doa a quem doer, seja a nós ou aos outros. Gosto de desporto pelo desporto e onde existe o ganhar, o empatar e o perder, pelo menos é o que eu ensino ao meu filho!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 15:25

Julius,

"Demore o tempo que demorar" ?!?... Quer dizer, se o jogo estiver parado 5/10/15 minutos (sei que é exagerado) não tem impacte muito negativo ?

Vamos dar tempo, porque os incidentes polémicos surgirão.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 30.07.2017 às 15:38

Obviamente que mesmo 5 minutos mataria o "expectáculo"
-quis deixar tambem e ao mesmo tempo a importância que pode ter a verdade desportiva e tudo o que pode envolver um golo mal invalidado .

Para se chegar ao equilibrio entre o manter a expectacularidade do jogo com as paragens é o desafio seguinte a fazer e as boas ideias serão bem vindas..
A "espera" de uma decisão definitiva tem que ser futuramente explorada , o publico presente no estádio e via TV irão ter novas experiências de sensações emocionais .

Não pode é nunca uma decisão do video arbitro sair errada á verdade dos factos.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.07.2017 às 14:05

Acho que é inequívoco o beneficio do VAR.... em dois jogos em Alvalade duas decisões do VAR que alteraram decisões de campo (que para não variar prejudicavam o Sporting)....

O único aspecto que pode ser visto com desconfiança é o facto de quando é golo, termos de esperar pela validação do VAR.... mas é um preço que se paga facilmente para termos verdade desportiva.... com o passar do tempo vai ser uma coisa normal, os árbitros também decidirão mais rápido, e não haverá tantos protestos, já que a alteração das decisões de campo pelo VAR é apenas em casos inequívocos!
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 30.07.2017 às 15:51

Boa tarde a todos
Tenho lido e ouvido abundantemente o que se discute sobre o VAR, desde por exemplo os idiotas dos Jorge Baptista, Ribeiro Cristóvão e Fernando Guerra no comentário á intervenção do VAR na invalidação do golo do Mónaco até á defesa que o Rui Santos faz, a par do Presidente do SCP, e não consigo que ninguém demonstre, sem margens para dúvidas, que o VAR não deve ser introduzido no futebol. O tempo colocado em comparação com a verdade não tem valor!!
Se ainda existirem dúvidas basta olhar se o Rugby, o Ténis, o Voleibol, o Football USA, etc, etc perderam emoção e espectadores depois do VAR. Como também diz o "mão de Deus" há que dar protecção a quem ataca (ele sabe do que fala porque foi jogador) e não ser cúmplice de sistemas que mantêm pseudocraneos futebolisticos a comentar na cadeirinha a pedinchar um avençazita.....

Sporting sempre!
Sem imagem de perfil

De sincero a 30.07.2017 às 17:39

Ouviu-se e leu-se a mesma lengalenga quando foi introduzida a substituição dos 3 jogadores durante o jogo, por parte de treinadores, jornalistas e adeptos. Passado tempo tempo, quem é que hoje contesta a decisão? NINGUÉM! E portanto, durante um jogo podem ser substituídos 6 jogadores (3 de cada equipa), num tempo mínimo de 6 minutos.

Irá acontecer o mesmo com o VAR daqui mais algum tempo. Gente que sempre contestou a inovação, sempre houve e haverá no futebol.Neste caso, o que interessa e que está acima de qualquer dúvida, é o interesse para o próprio jogo, a sua verdade desportiva. Esta tem de estar sempre acima de quaisquer outros argumentos que possam apresentar os conservadores ou alérgicos. Espera-se, que brevemente se acabe também com o lançamento lateral da bola com as mãos e se remeta a bola em jogo com um pontapé, com se tratasse dum livre.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 17:47

Mentalidade típica da sociedade actual. Por vontade de alguns, até a bola passava a ser quadrada.

Deve reconhecer que há muitos adeptos, como é o meu caso, que não favorecem o VAR mas que não são contra a evolução da modalidade. Acontece que identificamos eventuais problemas com o sistema e tememos os excessos com potencial para adulterar o jogo, como nós o conhecemos há mais de um século.

Todos temos direito a opinião, sem críticas gratuitas.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 30.07.2017 às 18:35

Meu caro, isso de no meu tempo é que era bom também o disse o meu pai, em determinadas circunstâncias, certamente o seu também disse/dirá (a minha colheita é de 1957) e eu também direi e o meu filho também dirá. Há coisas que as gerações repetem, repetem, repetem e repetirão. Mas a vida é evolução hoje já não se usa a ardósia, usa-se um tablet onde se escreve com o dedo, amanhã escreveremos falando... sem dedilhar...
Vejo mais méritos na VAP do que quaisquer eventuais constrangimentos ao fabulástico jogo da bola!!

Sporting sempre!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 18:56

Meu caro,

As minhas observações nada têm a ver com isso. A minha reflexão não se relaciona com sentimentos nostálgicos, minimamente. Andei muitos anos no futebol e faço uma análise assente nos meus conhecimentos do jogo, e há muito que reconheço que nem todas as alterações são positivas apenas porque se adequam ao enquadramento tecnológico da actualidade.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 30.07.2017 às 20:48

Ok.
É uma ferramenta nova. Vamos dar tempo ao tempo "open mind". É minha convicção que vamos assistir a menos mentira desportiva, já que a Verdade é inatingível!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 18:36

O VAR, ou não.... Eis a questão!!.

O problema não é a introdução de tecnologia no jogo.. O problema é ; ajudará a verdade desportiva??. Eu digo, não.
Parcialmente, sim!
O exemplo foi a Taça das Confederacões. Mais erros que acertos..
Claro, muitos acho que sim. Simplesmente porque o Sporting beneficiou de decisões que até contribuiram para a vitória final.
Pois!!.. Mas o VAR não acaba aí!

Vamos a um exemplo concreto: à entrada da área o jogador X atira-se para o chão(mergulho). O árbitro apita falta, o jogador Y cobra o livre direto e golo..
É golo!... Injusto mas, é golo.

Outro exemplo : o mesmo que aconteceu na Taça das Confederacões.. Penalty não assinalado, o jogo continua e mais uma injustiça..

Viva o VAR, viva o spray, viva a obrigatoriedade de utilizar o equipamento alternativo, seja necessário ou não, viva o quarto árbitro, etc, etc...
€€€
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 30.07.2017 às 18:47

LOOOL, estás muito confuso:

(CASO 1) Vamos a um exemplo concreto: à entrada da área o jogador X atira-se para o chão(mergulho). (CASO 2) O árbitro apita falta, o jogador Y cobra o livre direto e golo.. (CASO 3) É golo!... Injusto mas, é golo.

Reclamas qual caso ? LOOOL

Outro exemplo : o mesmo que aconteceu na Taça das Confederacões.. Penalty não assinalado, o jogo continua e mais uma injustiça.

E a responsabilidade é do VAR ? LOOOOOL

Sporting sempre!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 19:03

Inocente!!
Tu é que sabes disto.
Reclamas
LOOOOOOOOOOOOLL!!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 19:08

Ufff!!..
No primeiro exemplo mandas reclamar.
No segundo, já não serve o tal reclamar :)))

Uffff!!.. Que coisa.
Sem imagem de perfil

De Inocencio a 30.07.2017 às 20:38

daaaaahh..!

reclamar, evidenciar, destacar, chamar a atenção, sublinhar....

daaahh..!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 21:12

Que aconteceu Inocente??!!
Perdeste alguma coisa?..

Lê outra vez!!..o que escrevesteve analisa.. Não é coerente.
Ou sevreclama nos dois casos ou melhor não dizer nada..
Além do mais.. Informa-te como funciona o "amigo" VAR..
Depois escreve.. E opina!!

P. SDeixa os palavrinhas bonitas para os teus....
Brinca mas, não abuses..

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.07.2017 às 20:46

Carlos,

Estás a fazer uma grande confusão.... o VAR é uma arma que os árbitros poderão utilizar para cometer menos erros, em especial nos lances capitais do futebol.
Ainda não vi nenhum erro do VAR... vi sim ainda alguma falta de habituação ao VAR, o que é normal!
As injustiças e erros continuarão a existir... o objectivo do VAR é diminui-las... tu não podes dizer que diminuir o erro é mau!
O VAR como tudo na vida terá de ser melhorado e adaptado... agora as vantagens estão à vista de todos!
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 21:01

Schmeichel,

Lê o que eu realmente escrevi.
Não estou ou sou contra!!.. Não vejo é a melhoria que vocês querem ver..

Não viste de certeza a Taça das Confederacões.. Houve mais erros que acertos. Essa foi a realidade!!

Dei dois exemplos concretos de possível injustiça.
Reclamando, barafustando não vai revogar a decisão já tomada por o árbitro.. Não há VAR que vallha nesses dois exemplos.

Diminuir!!.. Totalmente de acordo mas, espera observa e já estaremos dentro em breve a discutir os erros, as injustiças..
Vai uma apostinha!!..
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 21:34

-"... em especial nos lances capitais do futebol." -
Tens a certeza que os dois exemplos que dei, não são lances capitais??..
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 30.07.2017 às 22:06

Nos 2 casos que disseste existe uma clarificação a fazer até quuanto tempo o VAR pode ser aplicado... na minha opinião o VAR não deverá ir mais do que analisar a própria jogada do golo.

Quanto aos penaltys por marcar... é tudo uma questão de o VAR só intervir em lances inequívocos... e haver uma boa articulação entre o VAR e o árbitro de campo... p.ex na Taça Confederações os árbitros nem eram do mesmo pais... no caso português o VAR parece-me que está a ser bem aplicado.

As polémicas irão sempre existir... agora não existe a desculpa que não viram... fica mais dificil para a corrupçao, mas não significa que acabará!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 22:38

É precisamente naqueles lances que ficam ao critério dos intervenientes, que há enorme potencial para polémica. Ou seja, quando intervir e até que ponto.

Uma das situações que se começou a verificar na Taça das Confederações e eu acredito que se vai ver muito em Portugal, é os próprios jogadores a pedir a intervenção do VAR por tudo e por nada.
Sem imagem de perfil

De Puro a 30.07.2017 às 21:11

Apoio o VAR a 100 por cento. Eu adoro futebol limpo. O VAR não resolve todos os problemas, mas é uma ajuda para a verdade desportiva. A infeliz relação do SCP com os senhores do apito, deveria levar todos os sportinguistas a defender o VAR.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 30.07.2017 às 21:19

Ninguém está contra o VAR..
Notamos falhas.. As quais vão dar que falar..
Esperem!!
Não o vai demorar muito, os casos para aqui mais logo discutirmos..


Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.07.2017 às 21:35

Caro Puro,

O VAR não vai erradicar a corrupção nem as manobras obscuras dos corredores do poder. Quanto muito, poderá reduzir os erros dentro das quatro linhas mas não é esse o real problema do futebol, nomeadamente em Portugal.

Se fosse só o erro humano que estivesse em questão, não haveriam "apitos" e afins.
Sem imagem de perfil

De JPT a 31.07.2017 às 10:16

Um boa maneira de dar a volta ao VAR vimos nós no jogo de anteontem: é interromper o jogo antes de ser golo, como sucedeu perto dos 50' quando o Bas Dost seguia isolado para a baliza, e o bandeirinha assinalou um fora-de-jogo inexistente. Palpita-me que vamos começar a ver bandeirinhas extremamente rápidos.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo