Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Considerações de Leonardo Jardim

Rui Gomes, em 27.02.14
 

 

Leonardo Jardim participou na usual conferência de antevisão a um jogo da Liga, neste caso ao embate de sábado frente ao SC Braga. Adiantou algumas considerações sobre o estado da equipa, em geral, e sobre o adversário, em particular:

 

«Dentro da nossa estrutura temos um verdadeiro ponta de lança, que é Slimani, e dois jogadores que fazem essa posição, que são Wilson Eduardo e Carlos Mané. Os três jogadores têm características diferentes, mas neste jogo a minha aposta vai ser no Slimani, por aquilo que tem feito merece a oportunidade. Temos de fornecer um jogo mais aéreo, porque é essa a característica que o define e para mim essa é a sua maior qualidade.»

 

Compreende-se perfeitamente esta escolha do treinador, dado que Slimani merece mesmo a oportunidade. Dito isto, não creio que o avançado vá demonstrar o tipo de eficácia que a já nos habituou quando salta do banco, porque não lhe reconheço as características para jogar no clássico 4x3x3. Para contrariar esta tese, terão os extremos e também os laterais de executar cruzamentos de qualidade para a área e nesses termos Slimani poderá ser letal.

 

Também me agradou o facto de ele ter feito referência ao Wilson Eduardo como alternativa para o eixo do ataque, uma vez que há longo que insisto que ele não é extremo, mas sim um falso ponta de lança. O seu primeiro instinto é quase sempre rematar e só depois cruzar, e isto leva que frequentemente hesite mentalmente acabando por não fazer nem uma coisa nem a outra nas condições desejadas.

 

«O mercado fecha amanhã e até outro jogador do Sporting pode sair. Capel é um jogador importante na estrutura. Temos um grupo equilibrado e o facto de alguns jogadores jogarem mais ou menos não reflecte a importância deles na equipa. O Sporting precisa de todos e no momento certo vai precisar de empenho deles até ao fim da época.»

 

A referência ao mercado deve ser ao da Rússia, que eu até pensava que já tinha fechado no início da semana mas, segundo ele, só fecha amanhã. Aqui Leonardo Jardim falou um pouco para "inglês ver", já que não levo a sério que ele considere Diego Capel "um jogador importante". Se assim fosse, nos olhos do treinador, não teria apenas 855 minutos de jogo na I Liga - equivalente a 9,5 jogos, 9 como titular e 7 como suplente -, já não é titular desde o jogo com o Arouca da 16.ª jornada e nos últimos dois jogos nem do banco saiu. Há muito que é óbvio que a SAD prefere transferi-o e, pelas palavras do treinador, essa hipótese ainda está sobre a mesa. A referência a "outro" jogador também a poder sair, será, decerto, em relação a Welder ou Magrão, isto pura conjectura minha.

 

«Este tipo de notícias não são do carácter desportivo e o pai do Mané está fora do pais há dois anos. Não acredito que Mané fique afectado, porque ele vive na Academia, isto depois de ter ultrapassado muitos obstáculos durante o seu crescimento. Ele é um jovem sério, profissional e um exemplo para os restantes jogadores da Academia. Acho que uma notícia deste género não vai criar instabilidade junto dele.»

 

A notícia em questão é sobre a indecorosa manchete do pasquim dos Cofinas, o Correio da Manhã, que maliciosamente refere o jogador por o ausente pai ter problemas com a justiça. Não hajam dúvidas que isto foi feito deliberadamente para destabilizar o jogador e, por consequência, o Sporting. O treinador fez muitíssimo bem ao vir a sublinhar a conduta exemplar do jovem Mané e, de certo modo, dar-lhe apoio. Isto poderá não criar instabilidade, como diz Leonardo Jardim, mas o que "não mata dói". Em geral, o Sporting nunca pode contar com a simpatia de nenhum diário desportivo em Portugal, mas todos os sportinguistas deviam fazer boicote ao acima referido pasquim e ao seu "irmão", o Record, dirigido pelo manhoso Manha.

 

Pela vertente técnica, o treinador adiantou uma apreciação muito certeira sobre Carlos Mané, referindo que com ele a apoiar o avançado a  equipa fica mais ofensiva, mas em termos de pressão mais fragilizada. Com ele no corredor, como é habitual, temos mais pressão e equilíbrio. Talvez que esta última opção seja a mais equilibrada, ou até um mal menor, dado que o maior rendimento ofensivo do jovem é no interior e não no corredor, onde o espaço de manobra é reduzido. Acho que em determinados jogos perante determinados adversários, o técnico deveria dar mais ênfase à vertente ofensiva e maior liberdade aos criativos da equipa. Algo semelhante acontece com André Carrillo, embora este tenha mais características de extremo.

 

«Conheço Jorge Paixão há alguns anos, porque ele tem percorrido algumas das divisões baixas no futebol e já nos econtrámos no campeonato. É um treinador experiente, mas não acredito que vão existir muitas mudanças, porque ele chegou há três ou quatro dias. Agora, vamos encontrar um Braga extremamente motivado para tentar rectificar o que tem feito no campeonato.»

 

Como bem sabemos, estas "chicotadas" com treinadores é uma "faca de dois gumes", mas concordo com Leonardo Jardim quando diz que o SC Braga vai aparecer muito motivado, com os jogadores a quererem impressionar o novo treinador.

 

Por fim, o treinador revelou que a tão esperada estreia de Shikabala ainda não vai ser para agora, dado que o jogador egípcio anda a treinar condicionado fora do grupo e só para a semana é que deverá integrar os trabalhos do plantel.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:24

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 28.02.2014 às 12:39

Em relação ao CM e RECORD:
No dia seguinte ao CR7 ter ganho a bola de ouro, veja-se a primeira capa do Record e o destaque.
http://www.record.xl.pt/Jornal%20Record/interior.aspx?content_id=862792
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 28.02.2014 às 12:55

Outra coisa não era de esperar desse pasquim. Ainda me lembro, e já vão uns bons anos, de este ser o único jornal desportivo português que eu lia.
Sem imagem de perfil

De L a 28.02.2014 às 16:30


O Braga está mesmo de tanga, já nem há para o treinador.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo