Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Contratações (pouco) cirúrgicas

Leão Zargo, em 04.08.17

 

 Bruno de Carvalho e Jorge Jesus.jpg

 

No início e no final de cada época desportiva, Bruno de Carvalho prometeu sempre aos sportinguistas que apenas efectuaria “contratações cirúrgicas”. Com poucas alterações, trata-se de um tipo de discurso que ele utiliza desde 2013 e que, no essencial, corresponde ao que garantiu numa entrevista à TSF, em Abril de 2016: “Vamos manter aquela que é a equipa e os seus valores e faremos unicamente contratações cirúrgicas. Apenas duas ou três e absolutamente cirúrgicas”. Esta época, o presidente do Sporting sublinhou que os futebolistas a contratar terão de possuir talento, combatividade, capacidade de trabalho, capacidade de superação e compromisso com o Clube e os seus objetivos.

  

O que se passou nas últimas semanas corresponde em absoluto a um padrão antigo e bem conhecido. Para já, em 2017-18, foram contratados André Pinto, Cristiano Piccini, Bruno Fernandes, Mattheus Oliveira, Rodrigo Battaglia, Fábio Coentrão, Marcos Acuña, Jérémy Mathieu e Romain Salin. Na linha dos “empréstimos”, este ano temos Seydou Doumbia. Ao que consta Stefan Ristovski está quase a chegar. No entanto, continua-se a falar de necessidades para posições específicas e ainda de outros nomes.

 

A conversa sobre as contratações cirúrgicas visa iludir a incapacidade da construção de um plantel coerente, equilibrado e vencedor. Na mesma entrevista à TSF Bruno de Carvalho garantiu que “o Jorge (Jesus) é o cimento que veio agarrar toda esta infraestrutura que está a ser criada, todo este projeto”. Na verdade, não se percebe qual é o projecto e parece que há areia a mais e cimento a menos.

  

Desde que Bruno de Carvalho foi eleito, para além dos jogadores que contratou esta época, vieram os seguintes futebolistas para a equipa principal do Sporting:

 

- Época de 2013-14 (dez jogadores): Jefferson, Montero, Welder, Gerson Magrão, Slimani, Vítor Silva, Maurício, Iván Piris, Shikabala e Heldon.

  

- Época de 2014-15 (dez jogadores): Tanaka, Ryan Gauld, Jonathan Silva, Slavchev, Paulo Oliveira, Oriol Rossel, Nabi Sarr, Ramy Rabia, André Geraldes e Ewerton.

 

- Época de 2015-16 (Treze jogadores): Zeegelaar, Schelotto, Bruno César, Teo Gutierrez, Paulista, Aquilani, Brian Ruiz, João Pereira, Naldo, Azbe Jug, Barcos, Coates e Ciani.

 

- Época de 2016-17 (dez jogadores): Spalvis, Bas Dost, André, Elias, Castaignos, Beto, Meli, Alan Ruiz, Petrovic e Douglas.

 

A realidade é que o plantel não estabilizou. Por exemplo, da equipa que conquistou a Taça de Portugal em 2014-15 restam quatro atletas (Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva e Gelson Martins). Trata-se de uma estratégia que apenas aumenta “gorduras”, em que as mais-valias são as excepções e que resolve poucos problemas, mas que acrescenta muitos. É uma estratégia que fez subir excessivamente a massa salarial do futebol e que dificulta a aposta em jogadores da formação. Afinal, o contrário do que foi prometido uma e outra vez e ainda outra vez. Há exibicionismo a mais e rigor a menos. Assim, é difícil construir um projecto vencedor e com futuro. Assim, é difícil que se renove a esperança, a confiança.

 

Nota: Para além dos jogadores que são referidos no texto há mais algumas dezenas que não são citados por, em teoria, se destinarem à equipa B: Hugo Sousa, Salim Cissé, Dramé, Lewis Enouh, Everton Gonçalves, Hadi Sacko, Seejou King, Federico Ruiz, Eduardo Pinheiro, Diogo Nunes, Ricardo Guimarães, David Sualehe, Boubakar Kouyaté, Leonardo Ruiz, Budag Nasyrov, Fidel Escobar, Liam Jordan, Ricardo Almeida, Pedro Delgado, Bilel Aouacheria, Gelson Dala, Ary Papel e Merih Demiral, entre muitos. Por outro lado, Nani, Campbell e Markovic eram jogadores “emprestados” e, por isso, não constam da lista.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


57 comentários

Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.08.2017 às 12:51

Sporting = o el dorado dos empresários "pobres"!!.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 13:07

Carlos,
é só fazer as contas...
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 13:19

Bom, dentro do óbvio onde qualquer clube de futebol é o el dorado de qualquer empresário....e quanto mais dinheiro houver, maior é o interesse por parte destes senhores.
Não me parece que o Sporting possa ser a excepção a esta regra de mercado, que afecta todos os clubes de futebol.
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 04.08.2017 às 14:19

A excepção é o Slimani.. Em 70 ou mais contratações!!
A outra excepção foi desprezada..

Estes bons rapazes garimpeiros, andam todos à procura da pepita d`ouro..
E o Sporting é cobaia

J.,
(resposta ao seu outro comentário)
O que outros fazem pouco nos importa.. Ou devia importar!!
Parece já o Bruno Saraiva de Jesus.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:29

Carlos,
... !
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 12:52

Concordo com a critica.... apesar de eu considerar que nas 2 primeiras épocas era inevitável ter de comprar vários jogadores, já que tivemos a necessidade de vendar muitos jogadores.
Eu acho que houve boas contratações nesse período, tendo também em conta o valor investido... Jefferson, Montero, Slimani, Maurício, Jonathan Silva, Paulo Oliveira, são exemplos disso mesmo.

O problema foi a partir da entrada do JJ, na 3ª época de BdC, deveríamos ter estabilizado mais o plantel, contratado menos mas melhores jogadores e talvez mais caros, e fazer os acertos no plantel com jogadores da formação.... não foi isso que aconteceu!
Ninguém exigiu o titulo imediato, nós (sócios) exigimos é um projecto sustentável de crescimento.
O lema deveria ser contratações cirúrgicas, aposta na formação, redução da divida, e se conseguirmos ser campeões porreiro.... mas o caminho estava traçado, e é pena BdC ter-se desviado desse rumo!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 13:13

Tem razão, Schmeichel. Houve um momento em que já existiria uma “base” virada para a construção de um bom plantel. No final da época de 2014-15. Depois, foi o que se sabe: uma corrida em frente sem olhar para os lados!

Estou convicto de que foi o grande erro de Bruno de Carvalho: o conflito com Marco Silva e a contratação de Jorge Jesus!
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 13:27

Não acho um número anormal de contratações comparado com o que era o Sporting antes de BdC, nem com o que é normal na Liga Portuguesa.
Este ano temos a excepção do Porto, mas pelas razões que todos conhecemos.

Mais que o número de contratações, há uma clara mudança de estratégia por parte do Sporting e que correspondeu á segunda época de JJ no clube com as vendas de Slimani e João Mário.
O Sporting deixou de ser o parente pobre dos 3 grandes. A nivel de orçamento foi a primeiro vez que a diferença entre Sporting, Benfica e Porto era quase residual.
Este ano atrevo-me a dizer que o Sporting será talvez o clube que mais vai gastar no futebol. Este "all in" é em certa parte sustentado pelas receitas que o clube consegue alcançar, mas gera também um aumentar de exigências por parte dos adeptos que pedem titutos para já.
O ano passado correu muito mal, algo que não se vai tolerar com certeza este ano...

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:31

J.,
percebo as suas contas. Se fossem 25 contratações por época talvez fosse um bocadinho exagerado!
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 15:44

Pode utilizar a ironia como quiser, mas em Portugal não é um numero anormal face ao que normalmente Benfica, Porto (com a excepção deste ano), Braga ou Guimarães ou qualquer outra equipa contratam cada ano.

Separar o que acontece com o Sporting isoladamente aquilo que é o fenómero futebol em Portugal, dá origem a análises pouco conclusivas como esta que fez.

Não é por se mainstream agora malhar em JJ&BdC que vou estar de acordo com todo o tipo de criticas que se fazem por aqui.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:49

J.,
não se trata de ironia. É a realidade!
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 04.08.2017 às 16:43

J., ao contrário do que afirma, "Este "all in" é em certa parte sustentado pelas receitas que o clube consegue alcançar", não é verdade. Não houve um grande aumento das receitas operacionais do SCP de 2016/17 para 2015/16. O aumento até 31 de Março foi de apenas 8,5M e é referente aos proveitos da entrada na Champions, 7M.

Mas atenção, que no 3º trimestre de 2016/17 os proveitos operacionais de 14,2M foram inferiores aos proveitos operacionais do 3º trimestre de 2015/16, 17,2M.

Já no 2º trimestre tínhamos visto o mesmo fenómeno, os proveitos em 2016/17 no 2º trimestre foram de 16,8M quando no 2º trimestre do ano anterior tinham sido de 17,3M.
Resumindo, os proveitos à medida que o ano avança são inferiores ao do ano anterior. Na minha máquina de calcular isso é mau sinal e não justifica o "all-in".
E ainda não se sabe se irão entrar na Champions, embora esteja bem encaminhado.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 16:51

João Carvalho,
breve e esclarecedor. Obrigado!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2017 às 13:43

Excelente trabalho caro Leão Zargo. Um registo muito pertinente para rever e analisar no futuro.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:33

Na realidade, é surpreendente, caro Rui Gomes. Foram contratados muito mais de 100 jogadores desde 2013. É obra!
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 04.08.2017 às 21:55

É uma "obra" muito discutível, mas fica na história. Salvo pela evidência de registo, nunca acreditaríamos que fosse possível.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 22:17

Sem dúvida. O Sporting chega a parecer que se transformou numa zona de passagem para jogadores de "segunda linha"!
Sem imagem de perfil

De Carlinha MR a 04.08.2017 às 13:53

👏👏👏👏👏👏👏

100% de acordo caro amigo LZ! 👌

Beijinhos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:34

Viva, Carlinha!

Beijinhos...
Sem imagem de perfil

De MaTic a 04.08.2017 às 14:46

"Este ano atrevo-me a dizer que o Sporting será talvez o clube que mais vai gastar no futebol. Este "all in" é em certa parte sustentado pelas receitas que o clube consegue alcançar"

Como é que será o clube que mais vai gastar, sustentado pelas receitas, quando não é, DE LONGE, o clube que mais receitas tem????

Isto so quer dizer que vai gastar muito mais do que o que produz...
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 14:50

É só matemática, rapaz!!!
Aliás já na época passada, apesar de ser dos orçamentos mais altos do Sporting dos ultimos anos, acabaremos com numeros liquidos bastante positivos.

Este ano, pois será a mesma fórmula, basta para isso o Sporting garantir a Champions ou vender Adrien por 25 milhões por exemplo para a época ser financeiramente positiva
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 04.08.2017 às 16:53

J, o que diz não é verdade, já o provei acima. O que afirma não passa de desejos e os números desmentem-no.
Em vez de olhar para os resultados líquidos depois da venda de jogadores, deite uma olhada aos resultados operacionais antes das vendas de jogadores e irá ter uma surpresa desagradável.

Depois temos outra problemática que muita gente não pensa. De acordo com o Acordo Quadro com os bancos, não só uma parte substancial das vendas vai para os bancos (50%) como % elevada dos prémios europeus levam o mesmo caminho.


"c) No caso de participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, e:
...
ii) após o termo da época desportiva 2016/17 e com início na época desportiva 2017/18 e por cada época desportiva pelo montante de Eur. 7.000.000, sendo Eur. 3.500.000 a atribuir ao Millenium bcp e de Eur. 3.500.000 a atribuir ao Novo Banco; caso o montante total dos reembolsos antecipados obrigatórios efectuados ao abrigo desta alínea C)

Participação na fase de grupos da Liga dos Campeões – incluindo o montante a reembolsar no período em causa, for superior a Eur. 14.000.000, os montantes aqui referidos são reduzidos para Eur. 5.000.000, sendo Eur. 2.500.000 a atribuir ao Millenium bcp e Eur. 2500.000 a atribuir ao Novo Banco; os pagamentos aqui estabelecidos serão repartidos en duas prestações anuais, sendo a primeira prestação de 70% e a segunda prestação de 30% daqueles montantes pagas, respectivamente, até ao dia 31 de Outubro e 31 de Janeiro da época deportiva a que respeitam;"

Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 19:17

1º a amortização da divida nunca foi negativo e deixa uma herança menos onerosa para futuras direcções ao contrário do que aconteceu com a atual.

2º O equilíbrio entre receitas e despesas ao nivel das receitas operacionais é e será sempre desejável mas eu pergunto quantas direções de clubes grandes já o conseguiram num final do exercicio !??? que me lembre assim de cabeça julgo que BdC o conseguiu no 2º ano e muito provavelmente o SLB conseguirá este ano.
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 04.08.2017 às 21:53

A amortização da divida nunca é mau, de acordo, mas no caso do Sporting cria um problema de liquidez.
Além disso, no caso do Sporting, o problema de liquidez não é compensado pelo que é normal nestas condições. Sabe porquê? Porque não pagam juros!
Isto é, amortizam a dívida mas não poupam ao mesmo tempo nos juros porque estes não existem!
Dinheiro que o Benfica poupa quando começar a amortizar a sério o passivo este ano, porque paga juros.

O Benfica é o único dos 3 grandes com resultados operacionais positivos nos últimos anos. Enquanto o SCP tem um resultado operacional de -10M em março de 2016, o Benfica tem 18M positivos em 31/12/2016.
Uma diferença esmagadora.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 22:02

Pois mas nas contas do SLB falta ainda a subscrição de mais 50 M € de obrigacoes intercalado com as restantes veremos como ficara no final do exercicio estes resultados dos grandes.

Veremos no final a diminuição do passivo dos grandes relativos a epoca 16/17
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 04.08.2017 às 22:42

Não sei onde leu a informação, mas quando fala em 50M das obrigações, devia saber se leu a notícia toda, que o empréstimo foi feito para amortizar passivo bancário no mesmo montante. Que por acaso até era mais caro 1,5M/ano em juros.
Isto é, o passivo fica igual, mas diminui os juros.
Já no caso do Sporting isso não acontece, porque o Sporting não paga juros.

A previsão que eu tenho é que o Benfica amortizará em 2016/17, 40-50M de passivo oneroso. Já tinha amortizado 20M nos primeiros 6 meses.
O Sporting aumentou o seu o passivo até 31 de março em quase 30M.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 05.08.2017 às 00:21

Veremos se os 50M€ foram para amortizar passivo "oneroso", acho tb alguma piada a essa sua diferenciação da divida k paga juros (SLB) com a divida k nao paga juros (SCP) sendo k a k não paga juros presumo k se refira as VMOCs ...se estivesse efectivamente informado saberia que as VMOCs pagam "dividendos" caso os RL sejam positivos no SCP não existe divida k nao pague juros quanto muito o SCP na sua reestruturação negociou juros inferiores tb devido à realidade da altura k ainda é atual no k se refere a taxas de juro do BCE próximas de 0.

Curiosamente é conhecedor que em virtude dessa mesma reestruturação foi condição que receitas extraordinárias como vendas e presenças na CL seriam alvo de "cativação" para amortização de passivo bancário embora não precisamente nos moldes que falou mais acima (o valor a reter não é de 50% sendo inferior).



Outra
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:36

MaTic,
a consequência será uma das heranças que Bruno de Carvalho vai deixar à próxima direcção leonina!
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 16:31

Matic,

Questão pertinente.... pergunte ao Jorge Mendes.... talvez ele lhe explique o que são Mendilhões!!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 15:10

Resultado das vendas dos jogadores adquiridos:

André Sousa (Compra) 1,21 (Venda - Comissão) 1,08 Resultado -0,13
Aquilani (Compra) 1 (Venda - Comissão) 0 Resultado -1
Beto Pimpanel (Compra) 0 (Venda - Comissão) 0 Resultado 0
Elias Trindade (Compra) 2,625 (Venda - Comissão) 2,25 Resultado -0,375
Herman Barcos (Compra) 0,08 (Venda - Comissão) 0 Resultado -0,08
João Pereira (Compra) 0,045 (Venda - Comissão) 0,3 Resultado 0,255
Magrão (Compra) 0 (Venda - Comissão) 0 Resultado 0
Mauricio (Compra) 0,45 (Venda - Comissão) 2,65 Resultado 2,2
Montero (Compra) 2,308 (Venda - Comissão) 4,65 Resultado 2,342
Naby Sarr (Compra) 1 (Venda - Comissão) 1,865 Resultado 0,865
Naldo (Compra) 3,01 (Venda - Comissão) 4,14 Resultado 1,13
Ramy Rabia (Compra) 0,75 (Venda - Comissão) 0,75 Resultado 0
Paulo Oliveira (Compra) 1,8 (Venda - Comissão) 4 Resultado 2,2
Sacko (Compra) 1 (Venda - Comissão) 2,16 Resultado 1,16
Salim Cisse (Compra) 0,75 (Venda - Comissão) 0 Resultado -0,75
Shikabala (Compra) 0,19 (Venda - Comissão) 0,6 Resultado 0,41
Slimani (Compra) 0,3 (Venda - Comissão) 30 Resultado 29,7
Tanaka (Compra) 0,75 (Venda - Comissão) 0,768 Resultado 0,018
Teo Gutiérrez (Compra) 3,938 (Venda - Comissão) 2,325 Resultado -1,613
Vitor (Compra) 0 (Venda - Comissão) 0 Resultado 0
Welder (Compra) 0 (Venda - Comissão) 0 Resultado 0

O final dá um resultado liquido de 36,33M€.

Ficamos com 26 jogadores com contrato até ao momento que custaram (já com comissões) - ~60M€, destes 11 fazem parte do plantel principal.

Neste momento "desperdiçamos" 14 jogadores cujo custo foi de 21M€
André Geraldes
Bruno Paulista
Bryan Ruiz
Douglas
Ewerthon
Gauld
Heldon
Luc Castagnos
Lucas Spalvis
Oriel Rosell
Radosav Petrovic
Schelotto
Slavchev
Zeeglawer

Veremos até 31 de Agosto quanto mais faremos em vendas com estes jogadores e veremos qual o resultado (+) ou (-) desses negócios.

SL,
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 15:17

*1 o Paulo Oliveira foi vendido por 3,5M€ e não por 4M€;
*2 o Ewerthon já foi vendido fala-se em 0,8M€ o que dá uma perda de 0,5M€ (o seu empréstimo a época passada rendeu 0,2M€)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:38

Sérgio Palhas,
o Sporting não é uma pequena mercearia de bairro. Deixe-se dessas contas!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 15:39

Pois LZ as mercearias não realizam 36M€!
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:47

Sérgio Palhas,
valeu o Slimani. Mas, as contas importantes e decisivas são outras!
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 15:52

As contas são bem mais fácil de fazer, e não percebo como o Leão Zargo ignora certos números e diz coisas como esta "a consequência será uma das heranças que Bruno de Carvalho vai deixar à próxima direcção leonina!"

Basta somar os resultados liquidos de exercicio dos anos de mandato de BdC e comparar com qualquer presidência anterior e chegar a uma conclusão óbvia.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 15:58

J.
No que refere às contas depende da perspectiva de cada um. Pode-se fazer na perspectiva do merceeiro (sem ofensa!) ou visando um plantel forte, seguro e ganhador. Cada um faz as suas opções!

Na realidade, a próxima direcção do Sporting vai-se confrontar com um plantel de demasiados jogadores que serão excedentes com elevados salários e com fraca cotação no mercado.
Sem imagem de perfil

De Titto a 04.08.2017 às 16:20

Sergio Palhas,

E esses jogadores todos (comprados por x e vendidos por y) estiveram no SCP de borla?
Sem imagem de perfil

De Thor a 04.08.2017 às 17:12

Titto,

Mas se não estivessem esses, quaisquer outros estariam de borla?

Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 17:02

Acho que há coisas que se podem analisar de forma mais simplista evitando confusões e conclusões erradas.
Para analisar a performance financeira do mandato BdC com tudo o que teve de bom e de mau, poderia-se comecar por exemplo com o simples exercicio desoma todos os RLE do seu mandato. É positivo? É negativo? Se é negativo, em quantos milhões?

Dizer que vai deixar "um plantel de demasiados jogadores que serão excedentes com elevados salários e com fraca cotação no mercado" ignorando os que estão no plantel e o seu actual valor de mercado, será sempre uma analise simplista
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 17:14

J.
Não se trata de uma análise simplista, mas de constatar que muitos dos jogadores que foram contratados já entraram no ocaso das suas carreiras desportivas. E todos eles com contratos relativamente prolongados com o Sporting.
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 17:32

Não é verdade o que diz. Nova incorrecção no seu discurso.

O Sporting praticamente gasta 25 milhões de euros em 4 jogadores: Acuña, B.Fernandes, Piccini e Battaglia.
Nenhum destes jogadores entrou no ocaso das suas carreiras desportivas e é prematuro dizer que sao flops ou que não justificam esse valor.

Os salários pesados são os de Matthieu por 2 anos, Coentãro empréstimo por 1 ano e Doumbia por 1 ano com possibilidade de opção por mais 2 anos, logo nenhum deles com "contratos relativamente prolongados com o Sporting. "
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 17:16

Sérgio Palhas,

Concordo com o facto que o balanço entre compras/vendas é bastante positivo no mandato BdC... é um facto!

Outro aspecto é o que BdC disse nas eleições... contratações cirúrgicas e aposta na formação!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 17:34

Ai falha redundamente!
Sem imagem de perfil

De MaTic a 04.08.2017 às 16:56

Desconheço o que são mendilhões, caro colega.
Como também desconheço a necessidade de comprar um jogador, por números superiores à sua cláusula de rescisão...

O futebol tem muito disto... mitos urbanos e situações inexplicáveis!

Enquanto isso, opinião sobre o tema... bola!
Contratações cirúrgicas,todos os anos, que se transformam em revoluções e aquisições por atacado... todos os anos!

Mas se o Benfica faz o mesmo, está bom assim...
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 17:10

É fácil saber o que são os Mendilhões.
São vendas sucessivas por muitos milhões de euros, que não se traduzem numa redução de Passivo ou de divida bancária.
Basicamente são milhões que ninguém sabe muito bem para onde vão.....mas talvez a vossa rubrica de Comissões e Intermediação vos dê uma pista. Problema vosso!

De resto, isto de ter jogadores a sair por valores acima da claúsula de rescisão é tambem bastante fácil. Basta ver o exemplo de Neymar agora. Quanto é que era a sua clausula de rescisão e quanto é que vai custar realmente ao PSG...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 17:35

Matic,

Eu sei que não sabes o que são Mendilhões.... são os teóricos 40M do Ederson.... são os 15M teóricos dos Helderes Costa da vida.....

Como se explica várias épocas a facturar mais de 100M€, a divida não baixa, e não terem dinheiro para contratar?! resposta óbvia.... Mendilhões!!
Sem imagem de perfil

De MaTic a 04.08.2017 às 17:31

?
Mas estamos a falar da CLÁUSULA DE RESCISÃO, (o PSG pagou-a, nem mais um cêntimo), ou estamos a falar da cláusula de rescisão + comissões + salários + o boda????

Entretanto número 2 - a sua definição para o tema do post: "Contratações cirúrgicas? O que são?"

Incrível como se consegue deturpar, confundir e ou aldrabar uma questão!!!!

Neymar - cláusula de 222 milhões - PAGA- 222 MILHÕES
O OUTRO - CLÁUSULA DE 8 MILHÕES - PAGA - quase 10 MILHÕES!!!!!!

Duvidas, receios ou mais confusões? Há?

Ps: caro colega Schmeichel, o Artista do Dia, já voltou... lá tem todos os alicerces que necessita!
Aceitação total e pouco ou nenhum contraditório!
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 17:40

Acho bem esse seu direito ao escrutinio e á pergunta que decerto terá no seu clube de preferência com certeza.

No Sporting como pode ver neste espaço, ainda que em tons exagerados e por vezes incorretos, ou em outros espacos habituamo-nos a ter este ambiente de discussão permanente.

No que diz é so ler.Podemos estar mais ou menos de acordo, mas o comunicado do clube (mais em baixo) já adianta muita coisa. As restantes dúvidas poderão ser esclarecidas brevemente no Jornal Sporting ou na publicação dos resultados 1ºtrimeste.

"A Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD informa que estabeleceu um protocolo de cooperação estratégica com o Racing Club de Avellaneda que envolve a transferência definitiva do jogador Marcos Acuña, o direito de preferência sobre três jogadores e a realização de um jogo particular em data a definir, num montante global de 9,6 milhões de euros mais mecanismo de solidariedade"
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 17:59

J.
Registo com muito agrado a sua referência à qualidade e possibilidade de diálogo aqui no Camarote Leonino. Muito bem!

Encaro com expectativa positiva o Marcos Acuña. Penso que quase todos os sportinguistas o observam com optimismo. Mas, isso não faz esquecer que ele veio porque não foi possível contratar Gonzalo Martínez e Pavón. E por 9,6M€ foi um jogador muito caro, não se sabendo o que é isso do “direito de preferência sobre três jogadores”.
Sem imagem de perfil

De J. a 04.08.2017 às 18:12

LZ, vai-me desculpar hoje, mas vamos mesmo discordar outra vez.
Nunca há total garantia em relação a um jogador que vá dá certo num determinado clube, é certo. E os numeros valem o que valem, mas não podemos ignorar o que foi Acuña na Argentina e chamar o jogador apenas de "operário".

Acuña não jogando num dos "grandes" da Argentina teve apenas 13 assistências para golos e 9 golos marcados em 25 jogos levando-o a ser convocado para a seleção argentina, algo que nem Pavon ou Martinez conseguiram.
Pavon teve "apenas" 9 golos 9 assistências em 30 jogos com o Boca e Martinez com o River 7 golos e 6 assistências em 28 jogos.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 19:07

J.
Não me parece que o valor de Acuña seja motivo de discussão. Sabe-se que há muitos jogadores argentinos de valor que demoram a adaptar-se ao futebol europeu. E outros não se chegam a adaptar. Yazalde e Acosta, por exemplo, demoraram.

O que questiono é que o negócio por 9,6M€ mais umas cláusulas vagas sobre direito de preferência seja assim tão vantajoso. Há um ano atrás o valor do Acuña era de 7M€. Mas, sabe-se como tudo isto é muito relativo.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 04.08.2017 às 17:44

Obrigado, não sabia.... os benfiquistas gostam mesmo de seguir os blogues leoninos.... é sempre bom ler coisas interessantes.... e isso só em blogues leoninos!

Agora ver uma critica de benfiquistas ao benfica.... isso é impossível..... eu já demonstrei várias vezes capacidade para criticar a minha direcção... aliás nest post faço-o, claramente!

Existem muitas situações em que se pode pagar acima da clausula.... vários interessados, comissões agentes, valor e vontade do próprio atleta, etc.

Não lhe choca mais as contratações de Agra, Patrick ou Arango?!?! compras da treta.... isto sim são esquemas claros e inequívocos!
Sem imagem de perfil

De Transmontano a 04.08.2017 às 20:08

O Sporting com JJ vai ser sempre um carrossel de jogadores , embora já antes o fosse com Bruno.

Nos com tantos anos de Formação de jogadores , não deveríamos ter de contratar tanto jogador que de mais valias nada tem.
Fala -se em Mendilhoes, mas no Sporting temos também o nosso Mendes, não há virgens no futebol Português.

O Kadafi dos Pneus ja viu que hoje em dia os Clubes pagam muito pelos miudos , veja-se as vendas feitas de jovens por essa Europa fora e os valores envolvidos.

O Sporting com tantos anos de experiência na formação podia ganhar muito dinheiro que seria usado na compra de jogadores que seriam mais valia para o clube..

Mas que se lixe a Formação, Viva as Comissões..
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 21:32

É verdade, Transmontano, também temos o nosso "Jorge Mendes". Chama-se Costa Aguiar!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 04.08.2017 às 22:05

K comparação LZ por acaso tem noção do k escreveu .... sabe aquela conversa da mercearia... pois parece k esta a confundir uma com um hipermercado (mendes)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 04.08.2017 às 22:20

Nesse aspecto da mercearia e do hipermercado concordo consigo, Sérgio Palhas. Mas, referia-me apenas ao facto de Aguiar ser benquisto em Alvalade. Só isso. O resto...

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo