Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

11146312_10152704618356555_8023283784767502761_n.p

 

A convocatória "oficial" de Marco Silva consta de 19 jogadores, com o nome mais em destaque a ser precisamente o que não está na lista: Cédric Soares.

 

Será por opção técnica do treinador ?... É possível, claro, mas sinto muito dificuldade em acreditar que seja. Até provas em contrário, nada nem ninguém me moverá da suspeita de que é mais um tomada de decisão do presidente, com chicote na mão, face à ainda não renovação do jogador. De titular indiscutível (28 jogos), passa para o banco, depois de cumprir um jogo de suspensão, e daí para a bancada. Só pode ser um modelo brilhante da nova gestão desportiva do Sporting, a exemplo do que foi feito com Jefferson, por outras razões, numa fase crucial da época. Neste contexto, surpreende que não faça o mesmo com Marcelo Boeck, Carrillo e André Martins, dado que também eles ainda não aderiram a uma prorrogação dos seus actuais vínculos contratuais que terminam em 2016.

 

Será, decerto, mais importante valorizar Miguel Lopes e o seu salário de um milhão de euros/ano !!!

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:27

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


37 comentários

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.04.2015 às 15:37

Não se pode dizer que constitua uma surpresa a ausência de Cédric. Há um modus operandi que já vem de trás… e é mau sinal quando se verifica!
Cédric não é um jogador excepcional. Mas, na verdade, o Sporting não tem capacidade financeira para contratar um defesa direito excepcional. Cedric tem um vínculo com o Sporting há muitos anos e, até prova em contrário, pretende permanecer no clube do seu coração, embora com valores adequados ao que considera ser o seu valor.

Quando se contrata um jogador tem de se ter em consideração uma multiplicidade de aspectos: a inteligência emocional, o carácter humano e desportivo, a capacidade de adaptação a uma nova realidade social e cultural, a integração num grupo de trabalho, a cultura táctica, as lesões ao longo da carreira, o valor do passe…

Valerá a pena correr riscos e substituir um atleta sobejamente conhecido por alguém que terá de se integrar? Ou, haverá a necessidade premente de fazer dinheiro de qualquer maneira sem olhar a outras prevalências?

(por lapso coloquei este comentário num post anterior)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 15:49

Caro Leão Zargo,

Em referência ao seu último parágrafo, foi precisamente uma das primeiras ideias que me surgiu, embora não a tenha referida no post.

Muito a exemplo do que aconteceu com Eric Dier, pese as circunstâncias, admito mesmo que a prioridade seja de fazer algum encaixe, uma vez que têm conhecimento do interesse do exterior.

Esta medida e a forma como as negociações têm vindo a ser conduzidas, visam esse fim.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.04.2015 às 15:54

Sim, Rui Gomes, o "caso" Dier acaba por constituir um paradigma do actual funcionamento: suspende-se a negociação com o atleta no sentido da renovação para se privilegiar o encaixe financeiro.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 16:21

Tenho uma vasta colecção de filmes e ainda ontem à noite revi, pela vigésima vez, o primeiro filme da série "O Padrinho". Isto, a propósito, de que ao inverso do que acontece no filme, aqui a estratégia é "vou-te fazer uma oferta para recusares" :)
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 16:19

Não tinha lido o que escreveu quando comentei , mas fico desiludido com esse seu raciocínio, que na minha opinião não faz sentido nenhum.

Imagem de perfil

De Leão Zargo a 11.04.2015 às 18:58

m1950
E porque razão é que "não faz sentido nenhum"? Eventualmente para o m1950 não fará sentido, mas eu considero-o coerente e com lógica. A não ser que o m1950 me demonstre a sua incoerência e nulidade.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 19:10

É simples, Miguel Lopes fecha melhor que Cédric , Miguel lopes em forma dá melhor consistencia defensiva que Cédric apesar das suas maiores limitações tecnicas nos processos ofensivos.
É uma clara opção do treinador pelos motivo que descrevi.
Não á que complicar ou imaginar cenários de manobras de bastidores.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 19:17

"È simples";

Até admitirei essa condição de Miguel Lopes, especialmente pela sua maior experiência, mas considerando o papel moderno dos laterais no futebol, especialmente com equipas que jogam sistematicamente em 4x3x3, como é o caso do Sporting, o Cédric dá uma outra dimensão ofensiva. Terá de melhorar a qualidade dos seus cruzamentos, é verdade, mas oferece outros benefícios claros, na minha opinião.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 19:57

É verdade, a maior mobilidade que Cédric empresta ao jogo ofensivo da equipa, mas falta-lhe melhor consistencia na hora da recuperação defensiva e posicionar-se melhor quando lhe aparecem pela frente.
Quanto aos cruzamentos Miguel Lopes não faz melhor que Cédric.
Na ideia do treinador pretende previligiar o bloco defensivo sabendo que tem varios artistas la na frente.
Sente-se mais seguro dessa forma.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 19:34

P.S. Julius , permita-me ainda que lhe esclareça o seguinte:

Quero acreditar que BdC não diz directamente ao treinador quem é que ele deve ou não jogar, e se o fizer, faz mal, e se Marco Silva aceitar calado, não é digno de ser treinador do Sporting.

Agora, com isto dito, e creio que o Julius o reconhece, há decisões laterais tomadas por dirigentes que condicionam o leque de opções de um treinador, e se pensar bem já surgiram diversas, tanto esta época como na época passada, com esse eventual efeito.

Dou apenas o caso do Jefferson como exemplo, apenas porque já o citei, porque poderia dar outros. Havendo justa causa para punir o jogador na altura, nunca devia ter sido punido em detrimento do colectivo, reconhecendo os jogos importantes que tínhamos então pela frente. Salvo casos excepcionais, é assim que bons dirigentes agem e foi o que eu aprendi ao longo do anos e fiz, quando a responsabilidade era minha. Era dar-lhe uma severa reprimenda e multa pesada.

Mas este é apenas um caso com circunstâncias específicas. Há mais, de outra ordem.

Foi um velho amigo meu e antigo jogador e treinador que me ensinou que nunca se castiga um jogador de forma que esse castigo venha também castigar a equipa, porque quem acaba por ser prejudicado somos nós. Sempre acreditei nisto, em situações vulgares do futebol.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 20:09

Rui é um tema que dá panos para mangas e que merece "algum tempo" para responder e comentar.
Mas nao tenho duvidas que "este presidente" nao dialoga esse tipo de coisas com "este treinador" e quando quer retirar algum elemento da equipa fá-lo directamente com castigo interno e no momento colocando-o a treinar á parte ou na B impedindo-o de entrar no balneário, isso é claro.
Leva-me de novo a perguntar afinal o que é que o Inacio faz ali, quando se passam esse tipo de coisas.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 20:57

O Inácio não passa de um mero lacaio, sem autoridade alguma.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 23:20

O que pode ganhar um mero lacaio? Que ganha ele com isso?
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 21:27

Caro Zargo , o Julius disse o que eu não queria dizer.

Eu ainda estou a avaliar o Miguel Lopes , porque de facto no Sporting o jogador mostrou pouco , e não sei se é da minha falta de atenção tenho em conta como um jogador sobrevalorizado. Mostrou qualidade acima da média num jogo, e fiquei atento.

MS justificou a questão dizendo que era um lateral que precisava de estar fisicamente no topo para poder emprestar a sua qualidade à equipa , nesse jogo decidiu invulgarmente bem , defendeu bastante bem e como disse o Julius fecha muito bem. Mesmo neste jogo onde se nota alguma falta de ritmo visto parecer estar sempre quase inextremis para os cortes quando não está bem posicionado.

Alguém num outro tópico acerca de Cédric disse que o jogador era raçudo e veloz. A questão nos laterais não é propriamente a velocidade , é o arranque. E isso Cédric foi perdendo e está a perder de ano para ano , penso que tem muito haver com o ganho de massa muscular. Depois veja como Cédric aborda o 1x1 e entende que ele ficar a dever bastante em termos defensivos.

Uma coisa eu sei , Cédric não pode ser titular numa equipa que almeje o título , quero ver se Miguel Lopes é capaz disso , de qualquer forma , no mercado existem sempre opções. E o que Cédric está a pedir é o ordenado de um "lateral direito de uma de equipa de campeões". A renovar com o Sporting , eu teria de considerar também como sócio do Sporting que era um péssimo ato de gestão.

Eu dei a minha opinião , mas não tenho dúvida que a opção é meramente técnica , é porque na ótica da direção Cédric é ativo e Miguel Lopes passivo.

Não se sinta ofendido por eu dizer que não faz sentido nenhum , mas fiquei de facto estupefacto com que foi construído e depois corroborado por si.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 15:57

Marco Silva sempre preferiu Miguel Lopes a Cédric ao contrário da direção que deve pensar exatamente como o Rui ("valorizar aquele gajo que ganha 1M e nem o podemos vender"). Marco Silva é ex-lateral direito , basta ver a sua conferência de imprensa logo a seguir ao jogo com o Guimarães onde se desdobrou em elogios com a exibição de Miguel Lopes , logo ele que não gosta de individualizar.

Deixo aqui a sua conferência de imprensa de antevisão para a Taça de Portugal no Dragão:

«Miguel Lopes tem trabalhado bem, vem de paragem grande devido a uma lesão grave e os índices físicos melhoraram consideravelmente. Precisa de maior ritmo mas está a caminho para ser a opção que pretendemos e não tenho dúvida que vai ser importante no futuro. Reconheço o excelente campeonato que o Cédric tem feito, fez estreia de grande nível na Seleção A, o Esgaio deu boa resposta e também temos o Geraldes. É uma posição em que temos bastante concorrência e o Miguel, pela experiência que tem, vai ser elemento importante», disse em conferência de imprensa.

Daqui retiro: "mas está a caminho de ser a opção que pretendemos"

Para bom entendedor meia palavra basta.

Não se compreendo como todos os males do Sporting são imputados ao Bruno de Carvalho , inclusive uma opção técnica de um treinador que só pode levar a jogo 18 jogadores , e opta por levar 5 elementos para a defesa , sendo que Tobias pode fazer a lateral direita e o eixo central , não entendo onde está a confusão nisto.

Há vários jogadores a acabar contrato em 2016 que vão a jogo como está até citado no texto, mas este em especial estaria metido em problemas porque ? Agora o Presidente Marco Silva está a ser obrigado a dar a titularidade ao Miguel Lopes ??

Em boa hora veio a aquisição do Zargo.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 16:17

Você insiste sempre na mesma tecla. Não consegue comentar sem me mandar uma qualquer farpa disparatada.

Mas quem é que pensa que é, ao fim e ao cabo ?... Uma preeminente autoridade em tudo e mais alguma coisa neste nosso universo.

Nenhum de nós pode ter sempre razão, mas você usa e abusa do absolutismo, além do resto. Tenho evitado comentar, mas cada vez mais ultrapassa os limites, e escusa de vir com o velho disco que não aceito a contraditória ou que perco na oratória.

Se tem um qualquer complexo, ainda vai a tempo de o tratar devidamente, e deixe-se de farpas disparatadas !!!
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 17:30

Farpas disparatadas ??

Apenas transcrevi um texto do Marco Silva que "prova em contrário". E podia ir buscar como indiquei a conferência de imprensa onde invulgarmente se desdobrou em elogios ao Miguel Lopes. Dou apenas a minha opinião sem intenção de atingir ou denegrir quaisquer ,e é debaixo de um sportinguismo puro sem quaisquer interesses.

A razão pela qual sente esse melindre só o próprio poderá justificar , visto que não insulto ninguém , procuro escrever e argumentar de forma estruturada , embora nem sempre perto da suposta razão alheia visto que meto o clube acima de todos. Sou apenas mais um qualquer doente por este clube.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 17:51

Esta é a última vez que me dirijo a si neste contexto !

Concordar ou discordar com as opiniões expressas faz parte do quotidiano de um blogue, caso contrário até seria um espaço muito monótono. Por vezes, escreve-se precisamente nesse sentido.

Não me vou dar ao trabalho de citar as diversas farpas desrespeitosas que me dirijiu em tempos recentes, muitas semelhantes a esta "em boa hora veio a aquisição do Zargo".

Não sou inculto nem uma criança para não compreender a sua intenção e não perca tempo a atirar areia para os olhos.

Respeite se desejar ser respeitado, quer concorde ou não com os artigos publicados.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 21:37

Eu tal como MS apenas estou a elogiar um novo elemento deste plantel , o MS elogiou a reintegração e eu apoio a integração. Certamente o MS quando estava a fazer estes elogios a MS , ele que não gosta de individualizar , não estava a mandar farpas para o titular Cédric...digo eu.

Acredito que não estaria pois são todos trabalhadores das mesmas "cores" e tem de haver respeito , mas acredito que a conferência não é "coincidência" e que Marco queria mesmo valorizar o Miguel Lopes.

Se não é inculto , então certamente perceberá que não me agradou as suas insinuações de que eu estaria em serviço para uma cor para tentar despedir o treinador. Foi avisado com respeito sempre com metáforas para maiores de 60 mas ignorava afirmando que dispensava conselhos paternalistas, e quis entrar num jogo de insinuações que pelos vistos não está pronto para jogar.

Retire o que disse , que eu farei o mesmo , somos homens.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 11.04.2015 às 16:19

Não comentem ou melhor não critiquem sem saber o que se passou

Sabem perfeitamente que depois do regresso de Slimani, MS ainda não se decidiu a mandar outro avançado para a bancada, e convoca sempre Montero e Tanaka e isso faz com que haja poucas vagas no banco para defesas - muitas vezes só há um lugar e é perfeitamente normal um lateral ser ou titular ou estar na bancada.

Depois como sabem, infelizmente tudo o que se passa no Sporting, sabe-se logo na CS e acredito que Cedric estivesse castigado -isso já viesse em destaque em tudo o que era capa de jornal

Outra possibilidade era Cedric não estar oficialmente castigado, mas que houvesse um entendimento entre MS e BC para o deixar de fora e isso ainda mais dificil me parece.

Vamos esperar calmamente até porque hoje se fala numa maior probabilidade de Cedric renovar

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 16:29

É evidente que não temos conhecimento de causa e limitamo-nos a comentar à distância, com a informação disponível. Admito no post que é possível que tenha sido opção técnica de Marco Silva, simplesmente sinto muita difuculdade em acreditar nesta versão das coisas, por muito do que tem acontecido.

Se Miguel Lopes é mesmo a preferência técnica do treinador, levou-lhe os 28 jogos de Cédric para a manifestar ?

Nunca me passou pela ideia que Cédric esteja castigado.

Sem imagem de perfil

De iorda9 a 11.04.2015 às 16:57

Mas se Cedric não está castigado, nada impedia MS de o convocar, não acha ?

Eu ainda não percebi o que o Rui acha que aconteceu, porque é certo que já aconteceu no passado jogadores serem afastados para renovar, mas eram mesmo afastados - até dos treinos e tudo

Não há historico de nenhum jogador que treine normalmente com a equipa mas que estivesse apenas impedido de jogar
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 17:27

Por outras palavras, tudo perfeitamente normal !??
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 11.04.2015 às 17:39

Até provas em contrario, parece-me apenas uma opção tecnica de MS, até porque ML tem sido titular já há alguns jogos

Mas se estiver errrado, cá estarei para lhe dar razão

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 17:55

Miguel Lopes foi titular a partir do jogo de castigo de Cédric.

Acho tudo uma grande coincidência mas, além do mais, e isto é uma discussão à parte, não sou fã de Miguel Lopes e não vejo uma vantagem clara para lhe ser dada a preferência sobre Cédric.

Se esta é de facto a opinião, e subsequente decisão técnica de Marco Silva, e sublinho "meramente técnica", não concordo. Vale o que vale, é a minha opinião.
Sem imagem de perfil

De Sportinguista a 11.04.2015 às 18:09

Hó homem deixe-se lá de telenovelas, então se não é opção técnica é o que? Demorou 28 jogos? Quantos fez o Nabi Sarr até aparecer o Paulo e depois com a saida do Mauricio o Tobias? O treinador é que escolhe quem joga e quando joga.
Para quem tanto defende o MS ( apenas e só com o objectivo de atacar o presidente, claro está ) voçe acabou de lhe passar um enorme atestado de menoridade.
Mas prontes, é a cartilha dos maldizentes, não há nada a fazer...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 18:32

Na generalidade, deve mudar de disco que esse já está gasto.

Cada caso é um caso, e se Marco Silva merece ser criticado - como aliás já foi diversas vezes neste espaço - assim será.

Agora, é verdade que eu não acredito, por muito do que se tem observado, que BdC não intervenha em áreas em que não devia intervir e que, por vezes, age em defesa da sua imagem e em detrimento da equipa. Neste contexto, o caso do Jefferson é um exemplo perfeito.

Quanto ao seu outro comentário - que editei - é um absurdo autêntico. O que é que não nos dá "jeito", quando publicamos quase diariamente as realizações das diversas modalidades, porventura, como poucos outros blogues o fazem ?
Sem imagem de perfil

De m1950 a 11.04.2015 às 16:42

Não tinha sequer dado conta tendo em conta o destaque do texto , mas parabéns ao MS por ter convocado Ryan Gauld , acho que estes jogos finais podem servir para dar hipótese a alguns elementos , sendo que o objetivo do SCP são os 70 pontos existe margem para isso.

Não gosto de ver Capel , jogador que ganha perto de 1M de euros , e não compreendo como ainda tem hipóteses visto que há muito se desleixou para o futebol , acaba contrato em 2016 mas não acredito que seja o Presidente(Bruno de Carvalho) a convoca-lo. Preferia que fosse dada chance a um dos miúdos da B mas percebo que o SCP terá apenas 3 extremos , sendo que o titular principal não joga , e isso aumentaria a responsabilidade a esse mesmo jovem se tivesse de entrar.

De qualquer forma aplaudo a convocatória de Gauld.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.04.2015 às 17:43

Entre Cédric e Miguel Lopes não há muita diferença. Ambos muito fracos para o Sporting. Esgaio, não sendo ainda um grande jogador, é melhor que os dois, na minha opinião.

Preocupa-me mais a renovação do Carrillo. Esse é que tem de renovar. Perder Nani e Carrillo seria um golpe duro.

Cumps
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 21:01

Esgaio melhor que os dois? Esgaio ainda tem que comer muita farinha para saber defender como Miguel Lopes ou Cédric mesmo nao sendo estes jogadores de top .
A Esgaio falta-lhe....e muito.
Manobra-se melhor que os 2 nas açôes de ataque mas na defesa é banal, são erros atras de erros com muitas limitações, pode ser que agora possa evoluir na Académica mas tem muito que penar.
Então a contra equipas de alto nivel passa a vida atrás deles e levar banhadas recorrendo ás faltas.
Sem imagem de perfil

De Sportinguista a 11.04.2015 às 17:52

E mais uma final four para o Sporting!
– Taça de Portugal em hóquei
– Taça CERS em hóquei,
– Taça de Portugal em andebol,
– UEFA Futsal Cup
– Taça de Portugal em futsal
Lutamos ainda pelo título em andebol.
Lutamos também pelo título em futsal.
Estamos na luta pelo acesso à Liga Europeia (igual a Liga dos campeões) no hóquei e já garantimos pelo menos nova presença na Taça CERS.
Que bem se trabalha nas modalidades.
Que bem trabalha esta Direcção.
E que bem está o nosso presidente a marcar presença e a vibrar com os jogadores.
A transmissão de orgulho e confiança aos nossos jogadores é essencial para que se consigam exceder e vencer títulos como desejamos todos.
SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 18:01

Excelente, mas a próxima vez que comentar "off-topic" será editado.

Todos os dias - hoje foi uma excepção - publicamos o post "debate livre" que permite aos leitores abordar as temáticas do seu desejo. Não tenho memória de ter visto um único comentário seu !
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 11.04.2015 às 23:28

Nao se entusiasme tanto assim, ainda nao á motivos para tanto entusiasmo.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdão a 11.04.2015 às 19:38

La esta o Zargo com teoria de conspiracão!!!
Não pode aceitar que MS neste momento prefere o ML?Eu não sou de todo fã do ML mas nestes ultimos jogos tem jogado bem .
Zargo acha mesmo que o a direccão deu ordens a MS para não o convocar? Sinceramente não se cansa de insistir sempre no mesmo?

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 11.04.2015 às 19:45

O post é meu Nuno !

Como resposta à proposição que apresentou, peço-lhe para ler a resposta que eu escrevi a um comentário do leitor Julius.
Sem imagem de perfil

De NunoAmsterdão a 11.04.2015 às 19:43

Essa tambem é para o Rui . :)
Sem imagem de perfil

De HY a 11.04.2015 às 22:45

Não consigo acreditar que o MS, tal como não acreditei em relação ao LJ, faça fretes à direcção no que respeita a escolhas técnicas. Não acredito que se o Cedric tivesse sido afastado por qualquer motivo do plantel não se soubesse já. Não me parece que se a ideia é de qualquer modo vendê-lo a melhor opção seja impedi-lo de jogar,pois desvaloriza-se o jogador. Posso admitir que o melhor modo de castigar um jogador que se porta mal não seja afastá-lo da equipa, pois prejudica esta. Contudo, porque será que quase todos os dirigentes o fazem? Ainda assim, mesmo concordando com essa premissa, parece-me óbvio que o caso Cedric nada tem a ver com o caso Jefferson,... ou Slimani, Rojo, etc.

Dito isto, gostaria que o Cedric ficasse, reconheço que o ML se estiver bem pode dar mais garantias defensivas, mas quando não está bem é muito pior do que o Cedric. No entanto, o Cedric é um profissional, tem que olhar pelos seus interesses e se não for possível compatibilizá-los com o do clube...compreendo que se vá embora. No entanto, pelo que li hoje, creio que ainda é possível esperar por um bom desfecho da negociação.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo