Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Debate livre (196)

Rui Gomes, em 15.08.16

 

18552517_NAUjU.jpg

 

O espaço onde o leitor poderá abordar qualquer temática do seu maior interesse. Eis algumas sugestões para a esta segunda-feira:

 

- A acreditar nas notícias de hoje, Bruno de Carvalho - neste caso, o presidente vendedor - terá viajado ontem para Milão para selar a transferência de João Mário para o Inter.

 

- O Olympiacos, agora liderado por Paulo Bento, estará interessado em Carlos Mané.

 

- Depois de João Mário o foco sensacionalista vira-se para Adrien Silva, com o Tottenham supostamente interessado no capitão do Sporting.

 

- A exemplo do que ocorreu no clube da Luz onde teve inúmeros laterais esquerdos à sua disposição, Jorge Jesus estará à espera de Emmanuel Más para essa posição em Alvalade.

 

- Segundo a ESPN, o West Bromwich, depois de ter feito chegar a Alvalade uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros por Slimani - pagando €15 milhões à cabeça, mais cinco mediante objectivos -, prepara-se para subir a oferta e pode dentro em breve fazer chegar a Alvalade nova proposta, cifrada, agora, nos €25 milhões.

 

wdiag.jpgimg_467x599$2016_08_15_02_46_19_1144341.jpg

 

publicado às 12:03

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


19 comentários

Sem imagem de perfil

De J.Pinto a 15.08.2016 às 13:26

Mais um pouco engana-se e escreve o "presidente vencedor"

Cuidado que isso pode ser um desgosto fatal para alguns dos seguidores do blog

Entretanto o foco da CS mudou de extremamente preocupada por nao vendermos e ficarmos com jogadores contrariados para o drama que é perdermos um dos nossos titulares e como é que isso vai afectar a nossa candidatura ao titulo

nada de novo portanto
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.08.2016 às 13:34

Entre outras coisas, podia ter escrito o presidente "fala-barato".
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 15.08.2016 às 13:43

Federico Ruiz, irmão de Alan, segundo li, parece que faz parte da equipa B ! Com 27 anos !!! Será que é para tomar conta dos miúdos ...
Sem imagem de perfil

De m1950 a 15.08.2016 às 18:31

Ahahah
Sem imagem de perfil

De Implacável a 15.08.2016 às 20:50

Pois, isso da ignorância é um problema...
Frederico Ruiz foi uma imposição para a contratação do irmão.
Sim, é um encargo que faz parte do pacote negociado.
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 16.08.2016 às 09:02

Pena que a sua "inteligência" não dê para perceber a piada ! Portanto é uma "imposição para a contratação do irmão", facto normalíssimo! Qualquer dia impõe-se a família toda , a empregada etc.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.08.2016 às 15:22

Isso é que era de homem. O Olympiacos vir-nos comprar o Mané. Entrava mais algum dinheiro em caixa e ele iria jogar para um clube que será campeão da Grécia. Lá seria titular de caras.

E por falar em Olympiacos. O ex-treinador da equipa grega e que tantos por aqui dizem ser melhor que JJ, após a sua brilhante época na Grécia tem tanto mercado que....vai comentar os jogos da Liga dos campeões para a RTP. Estou cusioso para o ouvir comentar um jogo nosso. loool
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 15.08.2016 às 15:47

Comentário totalmente descabido Mike, nem merece resposta !

Exemplo da mentalidade que faz com que o Sporting nunca vá muito longe.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 15.08.2016 às 17:09

Era só para te picar um bocado Rui. lool
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.08.2016 às 15:41

Naturalmente somos diferentes:

"A iniciativa do Sporting CP de recolha de bens alimentares para ajudar os bombeiros portugueses reuniu 20 toneladas."


http://economico.sapo.pt/noticias/obrigado-bombeiros-de-portugal-do-sporting-cp-reuniu-20-toneladas-de-bens-alimentares_255870.html

SL
Sem imagem de perfil

De smoker a 15.08.2016 às 15:42

O comentário é meu.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 15.08.2016 às 18:34

Enormes meu caro.

Belíssimo gesto por parte do Sporting.
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 15.08.2016 às 21:29

Ha coisas que me poe doente: 1) que pessoas se tentem fazer passar por investigadores e 2) que desrespeitem a historia do Sporting Clube de Portugal. Deixo a atencao especialmente do caro Leao Zargo, os textos escritos no "Em defesa do Benfica". Eu respondi o seguinte:
As razoes pelas quais nao ha’ uma histo’ria escrita do Sporting Clube de Portugal que seja consensual podem ser de variadissma ordem. No entanto, o caro Alberto deixa a sua conclusao velada: alguem esta a tentar seconder alguma coisa.
Os clubes nos seus primordios eram amadores, tanto no amor pelo desporto como pela inexistencia do profissionalismo em clubes. O caro Alberto quer imputar um nivel de profissionalismo ‘a organizacao dos clubes que nao me parece correcta. Se consultar os primeiros estatutos do Sporting Clube de Portugal, datado de 26 de Agosto de 1907 (http://www.forumscp.com/wiki/images/1/17/Primeiros-Estatutos-do-Sporting.pdf), documento official, sublinho official, que com certeza por lapso se esqueceu de incluir, vera’ que nao ha qualquer mencao de como devera ocorrer a numeracao dos socios em casos de, por exemplo, entrada e saida de socios, suspensao temporaria da matricula de socio, etc.
Ainda, se tivesse lido os primeiros estatutos do Sporting Clube de Portugal poderia entender, por exemplo, porque e' que o o clube nao foi uma forca pujante no futebol durante o seu inicio. Passo a transcrever o artigo 2o da Natureza da Associação e seus intuitos: "Tem principalmente por fim a educação physica dos sócios e dos seus filhos e tutelados por meio de exercícios de gynastica hygienica ao ar livre e poderá igualmente dedicar-se à gymnastica applicada, à esgrima, à equitação, à natação, aos jogos athleticos, aos exercícios de remo e de tiro e a outros destinados ao desenvolvimento e conservação das forças musculares." Para bom entendedor... Esta e', de resto, a ge'nese da nossa matriz ecle'tica que ainda hoje faz parte da nossa identidade e da qual muito me orgulho. Obviamente que o “Foot-ball Association” estava a ficar cada vez mais popular e o clube aproveitou a falta de condicoes do Sport Lisboa para manter os seus jogadores (entretanto livres de procurarem outros clubes, Cosme Damiao dixit, e nao “desertores” como o Alberto lhes chama) o Sporting Clube de Portugal iniciou o seu caminho como um clube forte em futebol, tambem! Estou seguro que o Alberto sabe isto muito melhor do que eu, mas como nao ajudava ‘a narrativa, la’ ficou na gaveta.
Apoiando-nos nas historias que passam por tradicao oral, por falta de suporte fisico, um dos nomes provisorios antes da adopcao final de Sporting Clube de Portugal seria Campo Grande Sporting Clube, dai que nao me faz qualquer confusao que Jose de Alvalade tenha mencionado a palavra Sporting na tao famosa frase. Ate’ porque o nome Sporting referia-se ‘a tal ge’nese ecl’etica que referi anteriormente. Um “fazendo desporto” numa traducao macarronica.
Mais, o verde que se decidiu associar ao sporting e’, numa primeira instancia, o fundo do simbolo do clube, tal como se pode ver no primeiro simbolo official em 1907.
E' obvio que a historia dos factos nao esta' preto no branco. Ha, obviamente, pontos confusos como o da numeracao de socios e muitas outras coisas, mas no geral a historia do Sporting Clube de Portugal e’ bastante coerente, dadas todas as condicionantes. Julgo que a acta fundadora do Sporting nao resistiu ate aos dias de hoje, dai que teremos mesmo que nos basear nos relatos orais para alguns factos. Infelizmente nao tivemos a sorte de, por milagre, aparecer umas decadas depois um documento fundador tao elucidativo como o do Sport Lisboa. Curiosamente do Grupo Sport Benfica pouco se ouve falar. Foi fusao ou absorcao? Na verdade pouco me interessa, porque o que, de facto, me motivou a “perder” o meu tempo com a resposta aos seus escritos foi 1) a falta de honestidade intellectual ao fazer “cherry picking” de factos que batessem com o seu pressuposto e, sobretudo, 2) o desrespeito e o’dio inerentes na frase “O SCP é em relação ao SLB um equívoco! Nunca passaram de uma vírgula a seguir ao Benfica.”.
Sugeriria ao Leao Zargo que fizesse uma exposicao sobre a genese do Sporting aqui no blog. Julgo que seria muito melhor escrita e fundamentada que a minha e seria do interesse de todos.
Cumprimentos
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.08.2016 às 11:26


Caro Tiago Rodrigues

Apreciei bastante o seu debate com Alberto Miguéns. Muito bom. E olhe que o Miguéns é um osso duro de roer pois escreve de uma forma muito racional e cuidadosa.

Agradeço a sua sugestão para que eu escrevesse sobre a fase da génese do Sporting. Mas, olhe que o Tiago Rodrigues revela conhecimentos sobre esse período e está perfeitamente em condições para o fazer. E para além de conhecimentos possui capacidade argumentativa.
É um tempo difícil de investigar pela significativa falta de fontes primárias, sendo necessário recorrer a testemunhos ou registos posteriores, como muito bem refere numa resposta ao Miguéns.

Na realidade, no percurso histórico do Sporting há uma fase crucial que vai de 1906 a 1910. Refiro 1910 por ser um ano de grande agitação social e da implantação da República, o fim da Liga Portuguesa de Football e o Sporting já revelar uma boa organização interna e ter uma equipa de futebol com qualidade.
De certo modo, o período de 1906 a 1910 correspondeu à fase “infantil” do Sporting. Tendo sobrevivido, tornou-se progressivamente num grande Clube.

Faço-lhe um desafio: a partir dos seus comentários (li três comentários) no debate no blogue Em Defesa do Benfica, associando a outra informação relevante que possua, escreva um texto sobre essa época crucial da vida do Sporting.

Um abraço sportinguista
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 16.08.2016 às 15:33

Caro Leao Zargo,
Nada me daria mais prazer do que fazer esse texto. E' alias uma ideia que ja esta a borbulhar em mim ha algum tempo.
O meu unico problema e' que morando nos estados unidos, a unica fonte de informacao que tenho e' mesmo o que encontro na internet. Tudo o resto e' o meu pensamento dedutivo a funcionar. Precisaria de fazer uma pesquisa bem mais aprofundada para cumprir a minha ideia.
No entanto, julgo que posso tentar fazer uma breve exposicao sobre a genese do Sporting Clube de Portugal tentando ser o mais rigoroso possivel dado o meu acesso limitado a documentos importantes.
Como investigador (em biologia, nao historia) e apaixonado pelo Sporting Clube de Portugal, este tipo de tarefas sao sempre um prazer.
Cumprimentos,
Tiago Rodrigues
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 16.08.2016 às 16:07

Caro Tiago Rodrigues,

Acompanhei a sua troca de missivas com o meu colega Leão Zargo e preza-me participar-lhe que se desejar escrever esse texto, pode-o enviar para o endereço electrónico do blogue que eu assumirei a composição final do mesmo e a sua publicação. É evidente que terá de ser o mais factual possível.

Na eventualidade do texto ser muito extenso, poderá ser dividido em duas ou mais partes. Deixo isto ao seu critério.

O nosso endereço: camaroteleonino@outlook.com
Sem imagem de perfil

De Tiago Rodrigues a 16.08.2016 às 16:16

Agradeco o voto de confianca caro Rui.
Tentarei estar a altura dos pregaminhos do clube.
Cumprimentos.
Tiago Rodrigues
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 16.08.2016 às 17:17

Caro Tiago Rodrigues

Fiquei a saber que é investigador na área da Biologia. Excelente! É com o espírito e a convicção de um investigador que nos podemos lançar na árdua e apaixonante tarefa da pesquisa histórica!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo