Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Debate livre (54)

Rui Gomes, em 30.04.15

 

media_p18nb6eri38jcf7ifqb1mb814bd3.jpg

 

O espaço onde o leitor pode abordar qualquer temática do seu maior interesse. Eis algumas sugestões para esta quinta-feira:

 

- Pelkas, o médio grego do Vitória de Setúbal que está emprestado pelo PAOK, diz que não sabe nada sobre o noticiado interesse do Sporting.

 

- Slimani continua com problemas musculares e não está em condições para jogar neste momento.

 

- Diego Rubio mantém-se a treinar com a equipa principal.

 

record.jpgojogo.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:36

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


13 comentários

Sem imagem de perfil

De nico a 30.04.2015 às 12:57

{as minhas desculpas pela repetição do comentário, mas volto a coloca-lo aqui, dada a pouc visibilidade no tópico "emprestado" onde inicialmente comentei}

provavelmente surgiu-me pelo recordar de algumas equipas de juniores nestes últimos tempos, aqui no blog...

pois bem: dei-me conta que não me conseguia recordar de quem era o guarda-redes da equipa de juniores que venceu o campeonato em 2009/10 (cedric... william... renato santos... amido baldé...). lá fui investigar e, que parece, foi o ruben luís. em seguida, fui espreitar o seu percurso senior: marinhense... montijo... fabril... sernache... loures... fabril (novamente)

fica-me a questão: um jogador que saiu dos juniores do scp como titular de uma equipa campeão nessa época, não tem valor para uma carreira melhor que isto?? (com o devido respeito pelos clubes referidos acima)

isto é uma questão que sempre me intrigou: a forma como muitos jogadores se "eclipsam" na passagem da formação para senior.
Sem imagem de perfil

De J. a 30.04.2015 às 13:14

Acho que o passo entre júnior e sénior é extremamente complicado.
Algo que as equipas B vieram ajudar, mas ainda assim continua a ser quase sempre um passo para o abismo, principalmente em certas posições como é de guarda redes.
Duas perguntas interessantes acerca disto também:
1) Quantos gr portugueses são titulares em equipas da primeira divisã0?
Sporting, Belenenses, talvez o Paços, Moreirense, Boavista e Académica.
6 de 18! apenas um terço.
2) Que futuro terá por exemplo Luis Ribeiro, actual titular indiscutivel da equipa B do SPorting?
Sem imagem de perfil

De nico a 30.04.2015 às 15:12

o luis ribeiro que, curiosamente, tb estava nessa equipa de juniores, de 2009/10, mas o suplente ainda era outro: joão figueiredo (com o seguinte percurso, depois de ter saído do scp: académica; tourizense; alba; Águeda)
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 30.04.2015 às 16:47

nico

Colocas uma questão muito pertinente, ainda mais num clube como o nosso onde a Formação há muito tempo contribui significativamente para fornecer a equipa profissional. Por exemplo, no post com a fotografia da equipa junior de 1964-65 pelo menos quatro jogadores chegaram à equipa principal, um excepcional, o Damas, e outros dois que podem ser considerados bons, o Caló e o Barão. O Barnabé acabaria por sair na 3ª época com fraco índice de aproveitamento. Recorda a equipa nacional de juniores que foi campeã mundial em Riade e os que fizeram carreira profissional de alto nível.

O J em parte explica e tem razão no que afirma. Concordo com ele. Mas, sublinho essencialmente o facto desses jovens, como o Rúben, serem muito talentosos como futebolistas, mas faltar-lhes algo que, quando colocados em patamares exigentes de competição não conseguem responder.

Frequentemente decorre de aspectos emocionais e da chamada inteligência emocional, pode ser a cultura táctica que nunca se adquiriu, a intensidade de jogo que não se consegue aplicar, em suma, os chamados “skills” indispensáveis a outro grau de exigência competitiva.
Nestes casos não é uma questão de sorte ou de falta de uma equipa B: nunca chegarão a determinado nível competitivo.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 30.04.2015 às 14:51

A propósito da convocatória do Alexandre Gallo para o Mundial de Sub-20, gostaria de sugerir ao SCP dois jogadores: Caju, do Santos, caso o Jefferson saia, e Matheus Biteco, do Grémio, caso William saia. O primeiro é um lateral-esquerdo possante, de 1.85, daqueles que devidamente entrosados passam a ser donos e senhores do seu flanco; o segundo é uma perdição minha, um médio-defensivo que me enche as medidas, um portento físico (embora tenha só 1,73 m), técnico e táctico, um jogador completo como não haverá muitos por aí e, sobretudo, aos 19 anos, uma promessa imensa. Não sei a quanto montaria o investimento em ambos, mas que era dinheiro bem aplicado, lá isso era.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 30.04.2015 às 15:41

Mas olhe que esse Matheus Biteco, com 19 anos, nao serviria aqui no CL. Com apenas 19 anos nao pode ser "contratacao cirúrgica" :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 30.04.2015 às 16:02

É nada menos do que espectacular que o Petinga recusa compreender o que está à vista, pelo menos dos que analisam o contexto futebolista de forma objectiva.

Este ou qualquer outro jovem poderão ser, eventualmente, mais-valias, mas o que o Sporting necessita para trepar mais um degrau (ou dois) competitivo é o tipo de jogador com a capacidade para integrar a equipa de imediato, de preferência o onze, e fazer a diferença. Isto, em termos puramente técnicos, questões financeiras são uma consideração lateral, ou seja, se este tipo de jogador não está ao nosso alcance, teremos de competir com o que temos, mas não venham falar em ser campeão, etc..

Se não compreende isto, não vale a pena perder tempo com explicações.
Sem imagem de perfil

De Marcos Cruz a 30.04.2015 às 16:28

Eu gostava muito de ter connosco o André André, que considero já hoje à altura do João Moutinho. Se esquecermos os estatutos e o virmos a jogar, mesmo sabendo que o Vitória não é o Mónaco, facilmente concordaremos que se trata de um jogador omnipresente pelo qual passa todo o jogo da equipa e que além de ser um tampão irrepreensível às jogadas do adversário, fruto de uma notável maturidade táctica que alia a um imenso espírito de sacrifício e a um pulmão desmesurado a fazer lembrar o do seu pai, é um pensador e construtor de jogo que executa rápido e bem, rarissimamente falhando um passe e dando uma fluidez à circulação de bola que só não tem efeitos devastadores porque não há no seu entorno quem o acompanhe a preceito. Para mim é a revelação deste campeonato e tenho mesmo muita pena de que, a confirmarem-se os nada surpreendentes indícios, esteja destinado ao FC Porto. Da Liga portuguesa, ele e o Danilo, do Marítimo, eram os meus principais desejos para este ano. Entretanto, também do Marítimo, há um central que quero seguir com atenção, porque me caiu no goto: é o Raul Silva. Chegou em Janeiro mas já deu para ver que é forte, ganha tudo no corpo-a-corpo e no jogo aéreo e manda na sua zona. Um patrão para analisar melhor.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.05.2015 às 08:28

Caro Rui

Um bocadinho de sentido de humor às vezes nao lhe ficaria nada mal :)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.05.2015 às 09:07

Consigo, aqui no Camarote, é missão caricata !
Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.05.2015 às 09:24

Nao precisa de ser complicado. Basta atentar à colocacao de smileys :)

Para lhe dar uma resposta mais ponderada: apesar de compreender (e em grande medida concordar) com a sua apreciacao, nao deixa de ser interessante que o Sporting 2014-15, mesmo sem ter um número considerável de "reforcos cirúrgicos", se bateu muito bem de igual para igual com os seus rivais melhor apetrechados. Só nao venceu o provável campeao nacional em Alvalade por causa da falta de atitude competitiva que nos tem assombrado durante toda a época e caiu no Dragao em grande parte pelo desgaste físico e emocional da partida anterior com o Wolfsburgo.

Um outro reparo prende-se com o seguinte: os adeptos que pedem contratacoes cirúrgicas sao por vezes depois os mesmos que se queixam quando sao contratados jogadores que "tapam" a possível entrada de jovens da formacao (nao digo que seja o seu caso, mas o de outros por essa blogosfera)...

Cumprimentos
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.05.2015 às 09:43

Não obstante o 3.º lugar e alguns bons jogos, bastar ver os golos marcados, e especialmente os sofridos, para compreender que esta equipa necessita de mais talento comprovado.

O ponta de lança sueco de 23 anos que surge hoje na capa do A Bola é um jogador interessante, embora com um historial algo complexo.
Imagem de perfil

De juliuscoelho a 30.04.2015 às 19:47

Boa tarde a todos,
sendo um debate libre, salta-me um tema sendo na minha opinião o mais importante de tudo o que podemos comentar internamente do nosso clube. Incomoda-me mesmo mais ninguem vir contraatacar o principal virus que flagela todo o nosso futebol.
Que importa tanta preocupação com quem devemos ou não comprar para a equipa para torná-la mais forte porque até podem comprar o Messi e tudo seguirá igual.
Quizá o problema seja mesmo eu , do meu espírito rebelde mas nao vou tragar (engolir) nunca o asco que o futebol português viveu durante 4 decadas e pelos vistos continua a viver. A base mudou de norte para o sul.
Joao Capelacho foi nomeado para o Gil Vicente Benfica , é isto o nosso futebol, com que critério vem uma amostra de árbitro dirigir um jogo fulclar para os lampiôes e para a definiçao do proximo campeão nacional? O histórico deste árbitro com esse clube é demasiado assustador juntando ás deficientes arbitragens que tem feito ultimamente por onde tem pastado e vem a atacar de novo e agora COM QUE FIM? Quem o nomeou? Quem pediu para que seja nomeado? Sentem-se orgulhosos desta nomeação? Os benfiquistas que tanto atacaram o laboratório do norte de onde era fabricado o vírus do asco que enojou o futebol construiram agora o seu próprio laboratório para o fabrico do meu vírus.
É aqui e sempre neste ponto que a Direçao do nosso clube nao pode dar treguas e vir á luta , é a ver o que fazem nas costas dos outros o que farão nas nossas quando fôr necessário.
Todos aqui do camarote deveriam tambem juntar a sua indignação , porque só assim se formos muitos se conseguirá a força necessária para acabar com toda essa mer......!
Só depois podemos então preocupar-nos com quem devemos contratar para a nossa equipa poder competir.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo