Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Domingos Paciência não esquece...

Rui Gomes, em 07.04.15

 

domingos-3501.jpg

Ainda hoje não é fácil falar da passagem de Domingos Paciência pelo Sporting. Uma estada de curta duração, muito contrário à expectativa inicial, pela promessa que ele representava. Em entrevista recente a «O Jogo», o treinador afirmou que o insucesso da sua experiência verde-e-branca não "beliscou" o trabalho que levou a cabo até chegar a Alvalade, nomeadamente ao serviço do SC Braga, mas é por de mais evidente que deixou marcas muito desagradáveis e de enorme impacte na sua carreira de técnico de futebol.

 

Domingos Paciência deixa indicações que se sente traído pela forma prematura como acabou por ser despedido do Sporting, alegando, com razão de ser, que o projecto era de dois anos, mas que "alguém" não quis a sua permanência:

 

Fiquei triste com a saída, porque era um projecto para dois anos e ao fim de algum tempo já se falava em sermos campeões. Não era possível e todos sabiam disso. Estávamos a fazer um bom trabalho, mas alguém não quis. Acredito no que faço e essa passagem pelo Sporting não me atirou ao chão, nem podia. Não beliscou em nada o trabalho de sucesso que tinha feito em Leiria, em Coimbra, em Braga...

 

A melhor recompensa que tenho é ouvir jogadores que estavam lá nesse ano dizerem que aprenderam imenso comigo, que gostaram de trabalhar comigo e que não percebem o que aconteceu. Mas o Sporting é um clube extraordinário e onde gostei muito de estar. Foi um orgulho e uma satisfação, mas, como disse, alguém não quis que continuasse o trabalho. Recordo: era um projecto para dois anos.

 

Não posso ter uma leitura porque o que sei é o que os próprios transmitem. Com certeza que os dois (Bruno de Carvalho e Marco Silva) querem o melhor para o clube. Se formos analisar o trabalho dos treinadores que por lá passaram recentemente, talvez só mesmo Paulo Bento é que conseguiu ter verdadeiro sucesso, ganhou a Taça de Portugal, promoveu uma série de jogadores dos juniores. Todos os outros, Carvalhal, Paulo Sérgio, Jesualdo e até Leonardo Jardim não conseguiram tudo o que pretendiam. Não me compete a mim encontrar as razões. Sei que saí valorizado com a minha passagem pelo Sporting, volto a dizer que foi um orgulho enorme e considero que não falhei com o meu trabalho. 

 

Domingos Paciência chegou ao Sporting no Verão de 2011 e foi despedido a 13 de Fevereiro de 2012.

 

_____________________________________

 

*** Curiosamente... "Domingos Paciência é um belíssimo treinador. É um dos treinadores à imagem do Sporting."

 

Bruno de Carvalho, em declarações à TSF, 10 de Março de 2011

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:28

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De PSousa a 07.04.2015 às 12:53

Infelizmente no nosso futebol e em especial no nosso clube, os projectos a dois, três anos...podem acabar porque não aparece um resultado ou outro.
Eu espero sinceramente que haja mais cuidado nestes projectos e que sejam bem definidas as metas do primeiro, segundo ou terceiro ano....
Além de se dar as mesmas condições... pois no exemplo de Paulo Bento... diziam que não havia dinheiro e depois foi contratar...contratar...contratar!
Não tenho saudades de Domingos Paciência... e desejo-lhe a maior sorte na vida!

Só deixo aqui duas questões, porquê agora esta entrevista/noticia? Estará ele na calha?
Sem imagem de perfil

De Eulevezinho a 07.04.2015 às 13:36

Parece-me que isto é a preparação para o despedimento do Marco, caso amanhã as coisas corram mal.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2015 às 14:48

Não vejo a ligação entre uma coisa e a outra e até não acredito que o Domingos jamais regresse ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Luis Franco a 07.04.2015 às 13:54

O problema com o domingos foi quando chegou ao aeroporto apos derrota no maritimo tinha la uns 100 adeptos a dizerem para o "filho da puta voltar para o porto". A pressao foi muita e os responsaveis usaram a pressao dos adeptos como momento certo para por ele na rua.

Se o marco silva nao ganhar a taca de portugal....aposto que o marco silva vai sair. Nao tenho duvidas. Os adeptos vao cair em cima e a direccao vai reagir.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2015 às 14:55

A "Direcção", nomeadamente o presidente, está há muito à espera da primeira oportunidade. A Taça poderá vir a ser a desculpa conveniente.
Sem imagem de perfil

De m1950 a 07.04.2015 às 13:55

"Temos de fazer com que o clube volte a ser grande".

Depois as suas caras no banco como se estivesse no inferno , e tivesse muito azar por ser treinador do SCP desrespeitando a instituição e os seus adeptos.

Em vez de mudar para Lisboa , vinha Porto Lisboa todos os dias.

As descrições dos treinos por parte do Wolfswinkel também foram reveladoras.

O trabalho que fez no Braga foi o mesmo que o Vilas Boas também técnico fraquissimo aproveitou do professor Jesualdo no Porto , e este aproveitou o trabalho de JJ e deu o perfume , nada mais. Como técnicos são ambos incompetentes, a carreira do outro só não foi por aí abaixo porque ganhou a LE e disfarçou muito bem as coisas , tinha como adjunto o Vitor Pereira técnico muito mais competente que ele e que era já o verdadeiro treinador do Porto, Vilas Boas é um impostor apenas que roubou o destino a outro , e este Domingos teve muito azar.
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 07.04.2015 às 15:08

De acordo, sem tirar nem pôr.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 07.04.2015 às 14:15

Não sendo um treinador fora de serie, parece-me que Domingos foi mais vitima das cirscunstancias do que propriamente culpado pelo que aconteceu

Devia ter ficado 2 anos - até porque todos os treinadores que se seguiram, pelo menos até Jesualdo, eram claramente inferiores

Não teve o minimo de apoio do presidente e acredito perfeitamente que a decisão de o despedir tenha surgido de outras pessoas que não GL

Não faz muito sentido, no entanto falar do seu regresso, mesmo que MS saia, mas ás vezes a vida dá muitas voltas - nunca se sabe
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2015 às 14:53

Eu cheguei a escrever na altura que ele sucumbiu às circunstâncias controversas e à enorme pressão e acabou por, na minha opinião, perder o balneário.

Não acredito no seu regresso ao Sporting.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 07.04.2015 às 14:24

Eu bem me lembro que o Domingos se recusou a fazer um acordo de rescisão com o Sporting, e isso fez com que ficasse quase 2 anos sem treinar... e a seguir a isso foi o que se viu... sempre a cair:

-Corunha
-Kayserispor
-V. Setúbal
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2015 às 14:50

Sim, mas isso nada tem a ver com o que se passou no Sporting.
Sem imagem de perfil

De Renman a 07.04.2015 às 14:58

A única coisa que fez com que o projecto não tivesse sucesso foi o próprio Domingos!

Treinador demasiado fraco e que colocou a equipa a ganhar com futebol previsivel, e cuja forma de jogar facilmente podia ser anulada Assim que o jogo dos adversários passou por deixar que fossem os centrais a sair com bola, foi o que se viu....

Domingos, homem de tanta qualidade técnica e táctica, ainda hoje não sabe porque saiu do SCP, do Corunha, do clube turco e, porque foi posto a andar no Setubal que mais jogadores de qualidade apresenta nos ultimos anos.

Provavelmente na sua cabeça: "Estávamos a fazer um bom trabalho, mas alguém não quis." No fundo é um bode "respiratório" em todo o lado.

O senhor que tenha juízo e aproveite este periodo sabático para perceber se realmente tem qualidade para se treinador
Sem imagem de perfil

De Mike Portugal a 07.04.2015 às 15:09

Mais um comentário que concordo a 100%.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 07.04.2015 às 15:21

Não refuto totalmente os argumentos que apresentam, até porque na altura até concordei com a saída do Domingos, mas, por vezes, muito pelos adeptos, fico a pensar se há algum treinador no Mundo que sirva para o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Fight for your Right a 07.04.2015 às 15:19

daquilo que me lembro o domingos foi apresentado como um grande argumento nas eleições do godinho e tenho de confessar que não desgostei, vinha de uma grande época no braga.
nas primeiras jornadas o sporting foi roubado de uma forma escandalosa, depois o domingos teve uma serie ( penso 11 jogos seguidos ) com vitorias a seguir foi a desgraça.
a direção tinha comprado varios craques ( resultado da vassourada e cheque ) e até teve um ilumindao na direção que afirmou que os rivais seriam o real e barcelona etc.
a pressão que se criou foi muita e a esperança enorme e a realidade foi outra.
domingos foi mais vitima do que culpado.

Sem imagem de perfil

De Mosquito Zarolho a 07.04.2015 às 15:24

Treinador fraquito que não me deixa saudades algumas.
Imagem de perfil

De Leão Zargo a 07.04.2015 às 17:03

Domingos é um bom treinador que necessita de ter uma boa estrutura que o proteja. O Sporting naquele tempo não possuía uma estrutura que protegesse o treinador em circunstâncias adversas. O aspecto emocional é um ponto frágil em Domingos, daí precisar desse suporte.

Por outro lado, sempre considerei que lhe falta um certo carisma e espírito de liderança que lhe permita ser mais do que o treinador da equipa.
Não entendo que seja um treinador fraco, é experiente no mundo do futebol, mas precisa de estrutura que garanta estabilidade no dia a dia.

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2014
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2013
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2012
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D




Cristiano Ronaldo