Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Esperar por melhor...

Rui Gomes, em 01.06.14
 

 

O encontro particular entre Portugal e a Grécia terá servido para Paulo Bento fazer algumas experiências, inclusive do sistema de jogo 4x4x2, que é muito raro na Selecção Nacional, mas, sobretudo, serviu para acentuar aquilo que todos nós já sabíamos: não temos ponta de lança, rematadores e goleadores. Por conseguinte, o seleccionador nacional pode elaborar qualquer plano B que lhe venha à imaginação, mas sem Cristiano Ronaldo estamos condenados ao insucesso. Esperamos, então, pela sua total recuperação, a tempo e a horas, e que tenha ritmo de jogo suficiente para fazer a diferença.

 

Na minha opinião, o melhor jogador em campo foi o incontornável João Pereira, seguido por Bruno Alves. William Carvalho, embora algo tímido, também esteve bem, mas decerto que terão reparado que ele e Miguel Veloso juntos no meio campo, anulam-se um ao outro, pelas suas características. Para ser justo, também não era de esperar que houvesse uma nítida compreensão de movimentos entre os dois tão cedo. O meio campo, quando a "brincadeira" começar a sério, será composto por João Moutinho, Raul Meireles e muito provavelmente Miguel Veloso. Paulo Bento é muito leal com quem tem andado com ele e, muito por isso, não o vejo dar a titularidade ao William logo no início, muito embora possa vir a acontecer eventualmente.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:53

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


27 comentários

Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.06.2014 às 07:46

Estou dividido. Esta Seleccao tem tantos jogadores medianos, convocados sabe-se lá porque razao peregrina, que quase preferiria que Ronaldo nao recuperasse e fossemos logo à vida na fase de grupos para o Patrício e o William voltarem rapidamente para Lisboa. Paulo Bento parece estar a atingir um ponto semelhante ao da sua fase final no Sporting: continua a ver aspectos positivos e encorajadores mesmo após exibicoes confrangedoras e os adeptos comecam a perder a paciencia para o seu futebol (sobretudo quando nao tem o abono de família).

Off-topic: nem um post pequenino sobre o Relatório e Contas?...
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 09:43

Estava à espera da pergunta à aparente conveniência do momento: a resposta é que da minha parte não, hoje e sempre. Poderá surgir por um dos meus colegas.
Sem imagem de perfil

De L a 01.06.2014 às 10:48


Espero ao menos que tenha noção que os adeptos que diz que começam a perder a paciência para o seu(?) futebol devem ser todos da família da sardinha.

Quanto às contas o que é que têm assim de tão extraordinário, se são sempre servidas com o relatório de que fala, que justifique tanta ansiedade? Não acha o relatório suficientemente à conveniência ou ainda acha que ninguém deu pela vendas ou pela gestão desportiva por atacado?

Insustentável é andarmos a abrir noticiários económicos desde sexta-feira e nada:

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=741618&tm=27&layout=122&visual=61
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 01.06.2014 às 14:19

Bruno de Carvalho, esse aldrabão, bandido e criminoso, que não reconhece 300 milhões de euros em dívida do universo Sporting...

Olha que engraçado, quando os outros lá estiveram, não se falava em nada disto...

E muito menos os auditores alguma vez falavam/falaram disto...

Mas com os outros é que estávamos bem, só na SAD era aos mais de 40 milhões de prejuízo ao ano, só nas duas últimas temporadas!
Sem imagem de perfil

De L a 01.06.2014 às 15:49


Calma meu caro, essa mania da perseguição não é nada saudável, nem tanta sensibilidade tem só 3 ou 4 dias. Como o caro diz o Sporting mudou de auditores, acha que o Bruno mandou-se para cima da coisa e agora nem pode abrir a boca?

Não se deixa uma coisa com esta dimensão a circular por aí, nem nenhum clube português resistia a mais tanta pasta de um dia para o outro. Já imaginou as dificuldades para o Inácio e para o Virgílio no meio de tanta tralha, depois de venderem os últimos que valem mesmo a pena? O caro nunca se esqueça que ficou tudo resolvido quando todos perceberam que quem manda é o Bruno, que logo a seguir veio dizer que o Sporting já estava a atingir níveis de equilíbrio interessantes.
Sem imagem de perfil

De Tywin Lannister a 01.06.2014 às 17:25

Sim, sim, a imprensa tem de falar do que mal vai no Sporting, porque aquilo que se passa com os directos rivais, isso não interessa nem ao Menino Jesus!

O Expresso, e a RTP (numa peça de 30 segundos), falam de algo que já se conhece desde Setembro de 2013... aliás, os próprios sócios sabem da situação desde essa altura... mas engraçado, em 17 ou 18 anos passados, nunca ninguém falou disto antes... mas bem haja caro L, por trazer à baila este assunto, porque o Sporting com esta direcção, ou está muito enganado, ou só pode ir desta para pior!

Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.06.2014 às 15:29

Gosto da indignacao que uma simples pergunta inocente provoca...

O amigo "L" continua a acreditar em tudo o que se escreve, desde que diga mal do Sporting.

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 18:30

Caro Petinga,

A sua pergunta foi tudo menos inocente, pretendendo tirar proveito da ocasião com o conveniente "off-topic".

Contrário a aparências, este blogue não é uma função profissional 24/7. Eu não opino Relatórios e Contas, por norma, e o meu colega Desert Lion está atento ao assunto desde o primeiro minuto, mas os seus afazeres profissionais não lhe permitem muita disponibilidade. Dito isto, alertou-me ontem que estava a preparar algo para publicar no Camarote Leonino.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.06.2014 às 18:47

Caro Rui,

"Tirar proveito da ocasiao"?

E se fizer um novo "off-topic", informando que o nosso hóquei em patins, que ganhando ao Turquel por 5-6 (com o golo da vitória a ser marcado a 21 segundos do fim) termina o campeonato em nono lugar, regressando às competições europeias na próxima época, na Taça CERS, como última das equipas portuguesas apuradas para a competição (quatro primeiros vão à Liga Europeia e as cinco seguintes à Taça CERS)? A seccao de hóquei em patins do Sporting vai lentamente trilhando o seu caminho, no meio de bastantes dificuldades orcamentais. Estarei também a "tirar proveito da ocasiao"?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 19:00

Please... !!!
Sem imagem de perfil

De Joao a 02.06.2014 às 05:35

Petinga, voce nao passa de um sonso. Tenha ao menos coragem e admita que foi como provocacao... (ve que tambem consigo por reticencias no fim de uma frase?...)
Sem imagem de perfil

De Petinga a 02.06.2014 às 06:31

Provocacao? Sonso??
Nao tenho por hábito passar tempo na Net a chamar nomes às pessoas ou a provocar quem quer que seja.
De qualquer modo, folgo em ver que já há post sobre o R&C.
Sem imagem de perfil

De L a 02.06.2014 às 10:55


Enquanto ainda não se sabia que afinal o R&C era só para o caro Petinga confessar-se o maior fã do part-time presidencial, deixe-me dizer-lhe em que é que eu acredito: - com mais ou menos dinheiro o que vai contar sempre para a maioria é se a bola entra ou não.

Os adeptos estão fartos do futebol do Paulo Bento que logo na sua estreia na I Liga multiplicou por 4 tudo o que o caro Petinga ainda não parou de festejar? E com muito mas mesmo muito de circunstancial. Só no que ao Sporting diz respeito basta ver como acabamos a época, a jogar uma vez por semana, sem lesões. E é a própria super estrutura que diz com zero consolidado. Já sem o maior responsável e mais uma vez atrás de uma equipa toda nova.

Os portugueses estão fartos do futebol de um seleccionador que entrou a meio do último apuramento, já dado como perdido pela maioria e depois um Europeu fantástico? Mais uma vez para a maioria, a única selecção capaz de bater os campeões europeus e mundiais. Isto tudo por causa de um jogo particular, ainda com metade dos titulares indisponíveis? Ou porque o treinador também é seleccionador? Era bom ler tudo o que também se escreveu antes da partida para o último Europeu.

O Mundial é a maior festa do futebol, com todas as consequências para todas as nações que participam, inclusive o seu futebol e os seus clubes! E bom era se voltássemos depressa? Em vez de 2 jogadores que na melhor das hipóteses nunca sairiam do banco, a coluna vertebral desta selecção é toda made in Alcochete: Rui, Miguel/ William, João, Ronaldo e Nani. Faltam os centrais, que esta direcção também, está a resolver.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 02.06.2014 às 12:01

Caro L

Torna-se difícil dialogar com quem mais nao faz do que disparar em todas as direccoes. Voce às vezes faz-me lembrar o Octávio Machado.

"Os adeptos estão fartos do futebol do Paulo Bento que logo na sua estreia na I Liga multiplicou por 4 tudo o que o caro Petinga ainda não parou de festejar? E com muito mas mesmo muito de circunstancial. Só no que ao Sporting diz respeito basta ver como acabamos a época, a jogar uma vez por semana, sem lesões. E é a própria super estrutura que diz com zero consolidado. Já sem o maior responsável e mais uma vez atrás de uma equipa toda nova. "

Qual a relacao entre o que Paulo Bento fez no Sporting e a sua prestacao na Seleccao Nacional??
Repito: se acha que a Seleccao Nacional, à partida para o Mundial, leva os melhores jogadores portugueses e joga futebol que deixe antever grandes resultados, está no seu direito. Mas nao é a minha opiniao. Espero que haja ainda tempo para melhorar.
Sem imagem de perfil

De L a 02.06.2014 às 12:13


O caro depois muito provavelmente ainda se admira que o acusem de dissimulado.

A relação ficou bem expressa em dois trabalhos fantásticos que só não viu quem não quis. No Sporting, por exemplo e passado este tempo todo ainda ninguém se aproximou sequer e com muitos mais recursos. E na selecção que eu saiba ainda só teve a possibilidade de cumprir com dois apuramentos e de estar presente numa fase final. E vou repetir a adjectivação: um Europeu fantástico.

Claro que o caro tem todo o direito às suas opiniões, por isso mesmo é que devia conseguir respeitar mais as dos outros, sobretudo quando são eles os verdadeiros responsáveis e com provas dadas para além de conversa.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 02.06.2014 às 12:29

"A relação ficou bem expressa em dois trabalhos fantásticos que só não viu quem não quis. No Sporting, por exemplo e passado este tempo todo ainda ninguém se aproximou sequer e com muitos mais recursos."

Paulo Bento fez um excelente trabalho no Sporting. Mas a sua recta final foi caracterizada por mais e mais querelas com jogadores (Martins e Varela sao os casos mais gritantes) e um decréscimo claro na qualidade de jogo. Bastou o Benfica contratar um treinador com capacidade e foi a gota de água. Quanto à história dos recursos, no tempo de Paulo Bento gastou-se bom dinheiro em contratacoes. Infelizmente, na sua maioria foram falhadas. Duvido que Jardim tenha tido, para 2013-14, mais recursos que Bento teve. Nem um nem outro foram campeoes nacionais.

"Claro que o caro tem todo o direito às suas opiniões, por isso mesmo é que devia conseguir respeitar mais as dos outros, sobretudo quando são eles os verdadeiros responsáveis e com provas dadas para além de conversa. "

Mais um argumento "à L". Quem é "responsável e com provas dadas"? O L?

"E vou repetir a adjectivação: um Europeu fantástico."

A prestacao portuguesa no Europeu 2012 foi excelente. Infelizmente, isso nao é por si só garante que o Mundial 2014 vá correr bem. As pessoas com olhos na cara percebem que a Seleccao está composta de vários jogadores que nao deviam lá estar (por falta gritante de qualidade) e prima por ausencias (que toda a comunicacao social e opiniao pública reconheceram, incluindo pessoas que "sao responsáveis e teem provas dadas"). Para além disso, nao há que esconder que a equipa precisa de melhorar e muito para estar à altura do desafio que se lhe coloca. E se Ronaldo nao recuperar até uns 70% da sua condicao, tenho dúvidas que o Mundial 2014 seja tao risonho como o Europeu 2012.
Sem imagem de perfil

De L a 02.06.2014 às 12:40


Desculpe que lhe diga mas não há outra forma de o dizer, chega a ser irracional estar contra a selecção nacional.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 02.06.2014 às 12:52

Nao é apenas irracional, mas simplesmente IMPOSSIVEL. Ainda mais para quem, como eu, vive há mais de uma década fora de Portugal e sabe o que é representar Portugal ao mais alto nível em provas desportivas de alta competicao.

Com Paulo Bento ou sem ele, com André Almeida, Ruben Amorim e tantos outros equívocos daquele plantel, com ou sem Ronaldo, quando a equipa nacional entrar em campo... vou apoiar e berrar com todas as forcas.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De L a 02.06.2014 às 13:04


Ainda bem!

Um abraço também.
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 01.06.2014 às 11:10

Em relação à selecção - fiquei (mais uma vez) agradavelemente surpreendido com o que vi

Não foi um grande jogo, não fizemos uma exibição de encher o olho, mas o que é certo é que PB ou os jogadores conseguem ser extremamente competitivos quando se aproximam os jogos a sério - uma equipa, com um andré a DE, (ainda não me dei ao trabalho de saber distingui-los) Eder e Nani que estariam aparentemente sem qq ritmo, uma dupla William e Veloso, que como disse se anulavam, varias ausencias incluindo a de CR7 mesmo assim fomos claramente superiores à grécia

Acho que Portugal tem até pelo sorteio, fortes possibilidades de chegar aos quartos de final, como ou sem Ronaldo
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 13:11

À parte do que a Grécia fez, devo ter visto um outro jogo. "Com ou sem Ronaldo" ?

É bom sonhar, meu caro !
Sem imagem de perfil

De iorda9 a 01.06.2014 às 14:06

Não percebi

Optimista por chegarmos aos Quartos, ou por contarmos com Ronaldo ?

Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 14:18

Pelo optimismo de chegarmos aos quartos sem Ronaldo, quando mesmo com ele não vai ser nada fácil.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 14:31

Devo andar distraído, mas este post é sobre a Selecção Nacional ou sobre as contas do Sporting ???
Sem imagem de perfil

De RRAleixo a 01.06.2014 às 15:31

Tenho de me retratar em relação a pbento... Realmente só ontem percebi o pq de andré almeida estar ali... Voçês viram aquela fera no lado esquerdo da defesa hã?!? Viram a versatilidade do jogador que cada vez que tinha que fazer qualquer no ataque tinha que perder tempo a trocar a bola de pé para o fazer? Realmente só um parvo como eu é que pensaria que alguma o Cedric poderia fazer aquilo....

E aquela fifia aos 90 minutos perto da bandeirola de canto? Fantástico é de craque, Coentrão no banco já! Cedric nem serve para apertar os cordões das chuteiras de um colosso daqueles.

Fantástico jogo de Portugal, espero que Ronaldo não recupere para não se perder esta dinâmica de jogo brilhante no mundial.

SL
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.06.2014 às 18:36

Meu caro,

Tomei nota do que cita, especialmente do tal "túnel" junto à bandeirola.

Reconheço que é somente um amistoso, mas há razões para preocupação. Desconhecia que o Raul Meireles também está lesionado. Só podemos esperar e desejar que todos recuperem a tempo e a horas.

Salvo os primeiros 20/25 minutos, Portugal não mostrou grande fluidez de jogo, mas não deixa de ser significante que Fernando Santos, mesmo num encontro deste carácter, joga à defesa com as linhas baixas.

Quanto ao André Almeida, vou deixar o comentário para o fim da prova.
Sem imagem de perfil

De L a 02.06.2014 às 11:43


A responsabilidade porque passam hoje muitas selecções europeias e que atenta claramente contra o maior evento do futebol do mundo, não é dos jogadores, muito menos dos seleccionadores mas de quem calendariza épocas cada vez mais desgastantes, onde cada vez é mais difícil aos jogadores mais influentes recuperarem.

Nunca pode ser só o dinheiro a mandar e a ganância dos patrocínios que transformou, por exemplo, uma prova como a Taça com os verdadeiros campeões europeus dos vários campeonatos e a eliminar num 2º campeonato como a Champions. É inevitável que a cada Mundial faltem cada vez mais jogadores ou na melhor das hipóteses muitos dos melhores condicionados.

A fazer lembrar e de que maneira as grandes responsabilidades da UCI no uso e abuso do doping que quase matou o ciclismo. Na forma como há mais de 1 séc se discute que é impossível aos atletas também fazerem a devida recuperação depois das etapas mais complicadas nas grandes voltas.

Os primeiros a protestar deviam ser claramente os atletas mas também os adeptos porque perdemos todos muito. Também ainda para voltar ao tema Ronaldo e como considero muito complicado qualquer selecção europeia sagrar-se campeã no Brasil, vai ser o único titulo a impedi-lo de igualar os dois maiores monstros do futebol Mundial.

Titulo que convenhamos nunca depende só de um jogador, excepção feita talvez a Maradona no México. Mais uma vez e se a nível de clubes a Ronaldo basta jogar no Real para ser maior que Portugal, ao nível de selecções é completamente diferente ter países da dimensão do Brasil – nas 3 copas de Pélé que nem nunca jogou na Europa – ou da Argentina por trás. Da mesma forma que ingressou no Real, bastava-lhe também a nacionalidade espanhola para este ser mais um tema ganhador na carreira do actual melhor do mundo.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo