Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Caro Nuno Saraiva,

nicolau-santos-opiniao-73be.jpg

Depois da nossa recente troca de pontos de vista, escrevo-te para reconhecer que tens toda a razão. Ainda agora começou o campeonato mas já se vê que temos equipa para sermos campeões. Melhor, vamos ser campeões, ponto final. Todos juntos conseguiremos esse objectivo.

 

E o fundamental para alcançar o troféu é termos um treinador como Jorge Jesus, com provas dadas há muitos e muitos anos, sobretudo em matéria de invenções. Ricardo Soares, treinador do Aves, que na época passada enquanto treinador do Chaves nos eliminou para a Taça de Portugal e nos voltou a roubar pontos no último suspiro do jogo em casa deles para o campeonato, pensava que eram favas contadas e que nos ia depenar de novo. Deve ter visto todos os jogos da pré-época do Sporting e idealizou a táctica com base nessas observações.

 

Mas Jorge Jesus, escaldado como estava da época passada, disse para os seus botões: “Espera aí que já te tramo”. E zás, colocou a jogar uma equipa que nunca tinha jogado na pré-época. Ou melhor, parte da equipa. Podence, que era dado como titularíssimo, para jogar nas costas de Bas Dost, ficou no banco. Bruno Fernandes, que era dado como titularíssimo mas com Adrien no banco, jogou com Adrien, mas numa posição que nunca Jesus tinha testado na pré-época. E assim foi como se o Sporting desta vez não começasse só com dez: desta vez foi mesmo com nove, porque Bas Dost e Bruno Fernandes pareciam peixes fora de água.

 

Mas tudo isto foi mais uma jogada genial de Jesus: ai pensam que é o Bas Dost que marca? Pois então tomem lá o Gelson. E para provar que esta táctica foi genial, tomem lá o Gelson em dose dupla: não um, mas dois golos. Pelo meio, fizemos aquele jogo assim para o entediante para ver se os rapazes do Aves se distraíam. E não é que se distraíram mesmo? Duas vezes. Foi o que bastou.

 

Portanto, temos que o nosso Houdini das tácticas deu um banho ao Ricardo Soares. E o certo, certo é que já vamos na frente do campeonato, depois de termos passado esta perigosíssima deslocação contra o poderoso Desportivo das Aves. Agora estou muito expectante para o próximo jogo que penso que é contra o Setúbal. Suspeito que vai jogar o Bruno César a defesa direito (ele é sempre muito feliz com o Setúbal), o Doumbia ao meio e o Iuri Medeiros, se ainda não foi despachado, à esquerda. O José Couceiro que se cuide. Quando der por ela já está a perder por dois.

 

Finalmente, um grande bem haja para a nossa defesa que não sofreu golos. O Piccini é um portento de segurança na direita. E que belas jogadas de ataque que fez! Vai lá, o homem, vai lá! No meio, a coisa estava tão sensaborona, que o Coates deixou fugir um jogador do Aves, que felizmente rematou contra o Patrício. Mas foi só para o animar. O Coates quando quer mete o turbo e parece o Usain Bolt. E o Mathieu, senhores, o Mathieu? Aquilo é que é técnica, velocidade, rapidez de raciocínio, rins flexíveis! Vai dar-nos muitas alegrias! E até marca livres! Que bem que os marca!

 

É verdade que o Jesus só o deixou marcar um, mas é para surpreender os adversários, de certeza. Quando quis marcar outro, Jesus disse que era o Adrien e quase dava golo. O Coentrão é que me tem calado. A sério. Está de regresso o velho Coentrão e já fez coisas bem interessantes.

 

Ah, desta vez não foi preciso vídeo-árbitro. Ganhámos mesmo sem o VAR. Foi só preciso inventar uma táctica nova. Ou uma equipa que nunca tinha jogado assim. Ou colocar o Bas Dost e o Bruno Fernandes sem bola que é para eles saberem que a vida não é fácil. Grande Jesus!

 

Está feito, grande Nuno! Manda reservar o Marquês! Estamos a caminho!

 

Nicolau Santos, jornal Expresso

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:30

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


20 comentários

Sem imagem de perfil

De J. a 08.08.2017 às 07:31

Que comentário mais infeliz! Parece quase ressabiado, como se estivesse á espera que o SPorting empatasse ou perdesse para lançar todo este discurso.
Ainda assim, nem quando ganhamos de forma convicente, podemos ter um pouco de paz, realmente há coisas...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 08.08.2017 às 08:25

os Egos falam mais alto que o amor ao clube!
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 08.08.2017 às 08:47

Eu levei esta crónica mais para o lado do humor e até lhe achei piada.
Sem imagem de perfil

De antonio a 08.08.2017 às 11:55

De acordo... usar espaco de jornal para largar umas postas de idiotice... mais valia nao ter escrito nada.

A equipa ganha limpo 2-0 e ainda vem criticar, só porque queria que o Aves fosse sufocado 90 minutos a alta intensidade. Com um treinador de bancada destes, a equipa chegava de rastos ao Natal.
Sem imagem de perfil

De Alcibíades a 08.08.2017 às 09:25

Este texto parece ser meio a gozar, não sei é com quem...
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.08.2017 às 10:33

Tambem levei para o lado do humor , tem de facto alguma piada algumas das tiradas escritas.

Mas no sério foi muito infeliz e despropositado .
O Sporting nao deslumbrou é um facto ,chegou mesmo a preocupar em alguns momentos do jogo mas no geral acabou por ser competente .
Não é ainda o momento para entrar a matar na critica , um primeiro jogo do campeonato e a jogar fora e ainda com uma equipa quase nova admite-se algum crédito na equipa , veremos como ela evolui nos proximos jogos , eu acredito que irá evoluir mas estamos cá todos para ver.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2017 às 15:07

Meu caro Julius,

No "sério", ele acertou cem por cento nas críticas a Jorge Jesus. Ponto !!!

Não só no que diz respeito a Bruno Fernandes e Bas Dost, como também a Adrien. Como já referi no post do jogo, Adrien e Bruno Fernandes não podem jogar no mesmo meio campo e a avançar o Bruno para zonas mais próximas do ponta de lança está a condicionar a sua criatividade, a sua característica mais forte.

Além do mais, sentou Podence, que tinha vindo a render onde jogou Bruno Fernandes e era considerado como uma garantia para essa posição.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.08.2017 às 18:19

Reentero que é todavia prematuro as criticas numa primeira jornada em que ganhamos sem contestação.

É correcto que a equipa fica mais forte com Podence atras do Bas Dost mas volto á mesma questão e é aí que começam os ainda problemas no plantel que áparte desse 11 com Podence ficamos algo descalços no banco de nao ter-mos depois ninguem que mexa com o jogo caso as coisas corram mal . Esse 11 nao vai ter pernas para tudo e ja conhecemos os resultados.

Por isso a minha ideia de necessidade da entrada de um outro jogador forte no 1para 1 , criativo que nos dê outras soluções tanto para um banco mais forte e maior respeito aos adversários como para ter substituto á altura de Gelson e Acuna.

Depois tambem a questão que Fernandes está num processo de aprendizagem na equipa e necessita de jogar porque será um dos duros da equipa e pior se Adrian acabar por sair, será ele a manter a qualidade no meio campo.

Nao é tão facil Rui meter o Podence mesmo que seja solução melhor , tem outras consequencias que têm que ser analisadas. Depois por ultimo ainda uma outra questão tambem importante Fernandes pode trazer-nos a meia distancia que mais ninguem da equipa tráz , Acuna tambem tem boa patada mas andará quase sempre mais perto das alas.

Para ser mais cruel mas justo diria que neste momento é Adrian que está menos bem e que deveria ir ele para o banco mas a importancia dele no relvado tambem faz a diferença.
JJ optou pelo mal menor prevendo todas as consequencias agora veremos se funciona .
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.08.2017 às 11:13

Muita razão tem o jornalista. Tudo certinho..
Contudo, dou razão ao Julius Coelho.. Como é o clube do nosso amor, vamos dar um tempinho à equipa, apesar de todos nós já sabermos como funciona o JJ.
Tal e qual o descrito por o jornalista!

Mas esta foi bem rematada
-".... a coisa estava tão sensaborona, que o Coates deixou fugir um jogador do Aves, que felizmente rematou contra o Patrício."-
Viva o Coates!!.. Não, queria dizer o Dom Patrício :)))
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 08.08.2017 às 16:29

É realmente interessante, como os meus "familia sportinguista" tenta tapar o sol com uma peneira..

A fome por um campeonatozinho é tão grande que estão ainda na disposição de aceitar tudo!
E "acarditam" sim que é desta...

Desejo também mas, não "acardito", nem esperança tenho que é bem pior.
Eu sou normalmente uma pessoa bem positiva, por isso e contudo, continuo desejando que venha lá, esse campeonatozinho!!

P. S. Reinventa-te JJ, pelo menos enquanto sejas treinador do Sporting Clube de Portugal
Sem imagem de perfil

De Pedro51 a 08.08.2017 às 11:21

É óbvio que a crónica é dirigida ao Saraiva. E não só, também atinge aqueles comentadores da TV Sporting, que são pagos para dizerem só coisas boas. Para eles, está tudo a funcionar na perfeição!
Como curiosidade, esta equipa do Aves fez 24 aquisições! Parece que só 2 é que ficaram da época passada...
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 08.08.2017 às 11:32

O Nicolau Santos com esta crónica está a gozar com o Nuno Saraiva.... mas aqui o problema é o Sporting andar a responder a todos os que criticam e depois cria-se um caso, só porque gostam de andar a mandar bocas pela internet.
Sem imagem de perfil

De julius coelho a 08.08.2017 às 12:58

Mas aproveitando esta crónica queria enviar um recado por algo que nao me pareceu bem e é para o presidente Bruno de Carvalho.
Mais uma vez a sua entrevista de ontem aborda exigências que nao podem ser ditas publicamente .
Nao pode dizer que deu tudo o que o treinador pediu e que é por isso exigível o título isso deve ser uma conversa entre eles no gabinte nao perante o publico.

Porque está já apontar toda a responsabilidade para a equipa tecnica e depois porque ele próprio começa a meter pressão com tal exigencia.
Lutar pelo titulo é uma coisa exigir-se é outra, isso nao existe , nao ouvi qualquer outro presidente por esse mundo fora a fazer tais declarações e exigencias e espero que pelo facto de se ter afastado mais do balneário nao seja esta a atitude e de forma permanente a enviar este tipo de recados/exigencias publicamente porque será um tiro no pé (mais um) .

Com pressão acrescida vinda de dentro nunca trará bons resultados disso tenho a certeza.

Á coisas que nem precisam de ser ditas e pisadas , ja todos sabemos , vemos e analisamos que o Sporting tem melhores condições de lutar pelo título , o presidente tem que manter pressão internamente chamando á responsabilidade e ao compromisso mas nao fazê-lo publicamente.
Sem imagem de perfil

De mike1906 a 08.08.2017 às 13:08

Que tristeza de cronica. Ridicularizar os jogadores do Sporting apenas com o intuito de atingir o Nuno Saraiva revela bem o caracter do Nicolau Santos. É mesmo não olhar a meios para atingir os fins. Por estas e por outras é que depois nos admiramos porque estamos tanto tempo sem ganhar. Se somos os primeiros a dizer mal de nós, porque não farão os outros igual ou pior ?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 08.08.2017 às 15:03

Acho que o artigo, em geral, é uma tentativa a humor, mas se há um alvo fulcral é Jorge Jesus.

Entre considerações porventura menos certeiras, não errou ao afirmar que Jorge Jesus decidiu inventar neste primeiro jogo da época no que diz respeito a Bruno Fernandes e Bas Dost.

Tudo acabou bem pelo surgimento de Gelson Martins a marcar os dois golos, caso contrário o foco da crítica teria sido precisamente a "invenção" de Jorge Jesus.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 08.08.2017 às 18:55

É bastante obvio que o alvo é o JJ. Mas ha formas e formas de gozar com ele. Não acho correcto utilizar os jogadores do SCP para esse fim. Ou qualquer outra pessoa para se atingir terceiros.

"O Piccini é um portento de segurança na direita. E que belas jogadas de ataque que fez! Vai lá, o homem, vai lá!"
Isto é estar a enxovalhar o jogador mesmo que seja intenção gozar com a politica de contratações do JJ.

"No meio, a coisa estava tão sensaborona, que o Coates deixou fugir um jogador do Aves, que felizmente rematou contra o Patrício."
Esta é só puro enxovalho ao Coates. O que é que o JJ tem de responsabilidade disto?

Que se goze com o JJ é uma coisa. Outra é utilizar o plantel para isso.

Não que algumas coisas nao sejam verdade. Mas não sao para ser ditas desta forma mas sim como criticas construtivas. Para além de que ainda não sei porque carga de agua é que ele ainda está a falar. Cheira-me a ressabianço.
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 08.08.2017 às 14:09

Longe de mim estar a defender o Sporting, mas uma coisa eu sei: este "jornalista" é dos maiores ressabiados da imprensa portuguesa em tudo o que escreve ou comenta, seja no desporto, na política, na economia...
Sem imagem de perfil

De Cris Dileo a 08.08.2017 às 15:39

É impressão minha ou o jogo não lhe correu como queria ?

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo