Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Não é claro neste momento se Bruno de Carvalho já foi notificado do novo processo que lhe foi instaurado pelo Conselho de Disciplina da FPF, no entanto, a sua mais recente missiva do seu escritório favorito do Facebook aponta todos os "canhões" directamente ao organismo federativo:

 

untitled.png

  

«O Conselho de Disciplina pode exercer o seu poder disciplinar no âmbito desportivo, mas não tem qualquer poder sobre mim como Presidente do Sporting CP nos planos societário ou associativo, e muito menos sobre mim enquanto cidadão.


O meu direito e dever de exprimir-me livremente, em defesa dos interesses do Sporting CP, não decorre dos regulamentos desportivos, decorre da Constituição.


Assim, o Conselho de Disciplina não tem poderes para limitar esse direito.


Podem proibir-me de entrar na zona técnica, de estar nas conferências de imprensa que a Liga organiza, etc, mas não me podem constranger fora do exercício das funções que decorrem dos regulamentos desportivos».


Se isto acontecer, irei até às últimas consequências em todas as instâncias, desde os tribunais civis, constitucional e, se for preciso, até ao Tribunal Europeu».

 

Entendo ser mais prudente nesta altura limitar comentários sobre as questões de Direito inerentes a este caso. Não só por serem bastante complexas, mas, também, porque não conhecemos as estipulações da decisão que levou à suspensão de Bruno de Carvalho por 113 dias.

 

Depreende-se, no entanto, que este novo processo disciplinar está exclusivamente ligado à entrevista de quarta-feira na TVI, em que Bruno de Carvalho participou não como cidadão, mas sim como presidente do Sporting Clube de Portugal e, em simultâneo, da Sporting SAD.

 

Não compreendo a referência aos planos "societário" e "associativo", quando uma grande parte da entrevista foi dedicada a questões do foro desportivo, nomeadamente do futebol.

 

Tudo isto não obstante, pelas ameaças de registo ficamos com a sensação que se está potencialmente perante um outro processo "Doyen" por outro nome, e atrevo-me a antever, com desfecho idêntico.

 

Reitero o que já afirmei num outro texto de ontem: gostava que me fosse explicado como é que os superiores interesses do Sporting são defendidos com estas acções do presidente. Além do mais, a acreditar na sua palavra, uma proposição sempre muito arriscada, caso a luta percorra todas as vias jurídicas ao alcance, quem vai assumir as despesas ?... Decerto, a exemplo do caso Doyen, que não será Bruno de Carvalho. Muito mais preocupante, quem vai sofrer as consequências e para que fim ?

 

Extraí a missiva directamente da página de Facebook e, pela primeira vez, a título de curiosidade, dei-me ao ingrato trabalho de ler meia dúzia de comentários da notória falange de devotos. Dizer que é incrível, é dizer pouco. Não ficam dúvidas algumas que estamos à porta da Terceira Grande Guerra, com o Bruno a liderar as "tropas".

 

Por fim, não posso deixar de reconhecer que se o todo desta "novela" obedece a uma deliberada estratégia, está a ter os efeitos desejados. Ninguém fala em futebol, o afastamento de todas as competições oficiais da época nem sequer é referido e o actual terceiro lugar na Liga torna-se questão menor. Mas, com quatro anos de mandato, não há causa alguma para desespero: temos pela frente muito mais do inglório mesmo !

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 04:20

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


23 comentários

Imagem de perfil

De PF a 31.03.2017 às 06:40

Estou de acordo com o comentário tirando a parte que fala em "entrevista", qual entrevista???!!!! aquilo foi um fórum de bajuladores do "presidente", aquela coisa começou com Dias Ferreira a auto flagelar-se por não ter desistido antecipadamente em prol de Bruno nas eleições em que se defrontaram. De facto estamos na presença de um homem cheio de convicções que começa uma interpelação pedindo desculpa ao "entrevistado" por o ter afrontado num acto eleitoral e com isso ter,nas palavras de Dias Ferreira, evitado a vitória do "grande líder". Para quem em quatro anos não ganhou nada e apenas sabe destilar um ódio de estimação pelo Benfica parece-me ridícula a adoração que alguns notáveis sportinguistas fazem a tal personagem, a não ser que a obsessão doentia pelo SLB, demonstrada por Bruno, seja em si mesmo suficiente para definir um grande líder.
Imagem de perfil

De Mike Portugal a 31.03.2017 às 09:32

Não sei. Mas está aqui um print do regulamento disciplonar no que diz respeito a dirigentes:

https://4.bp.blogspot.com/-9eZkAK2ale0/WNzGXJ7_bEI/AAAAAAAAjSE/Kj_Khhe3HlsIZ5yrL4YI4JyRDsNDAoqHACLcB/s1600/Captura%2Bde%2Becra%25CC%2583%2B2017-03-29%252C%2Ba%25CC%2580s%2B20.35.39.png

Não vejo aqui nada que proiba quem quer que seja de falar em público.
Sem imagem de perfil

De Rui Freitas a 31.03.2017 às 11:03

Então porque é que na anterior suspensão, ele se calou? Porque é que deixou de escrever na sua página de facebook e criou uma conta fantasma?
Sem imagem de perfil

De Bento a 31.03.2017 às 10:13

Ver o Helder Amaral a defender com unhas e dentes o indefensável, é anedótico.
Pois, tinha-me esquecido, é deputado, está tudo dito!
Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 31.03.2017 às 10:14

No essencial tenho de concordar com BdC: um órgão disciplinar desta natureza não pode cercear o direito de opinião do cidadão BdC em plataformas que estão além da sua jurisdição (neste caso uma estação televisiva privada). E para os adeptos do Sporting Clube de Carvalho isto chega.
Agora, se o caro BdC não se importar, será que os adeptos do Sporting Clube de Portugal podem ter também algumas linhas de atenção nas suas prosas facebookianas e serem esclarecidos em duas questões?
1 - Já que apregoa que tudo o que faz é pelo superior interesse do Sporting, qual o benefício para o clube/SAD da dita entrevista? Por outras palavras, porque foi considerada a entrevista imprescindível mesmo tendo em conta a conjuntura? (E, já agora, porquê uma entrevista em semana de benfica-porto?)
2- Quais os serviços jurídicos a ser envolvidos nesta "luta até às últimas consequências" do cidadão BdC? Pagos por quem? Se forem os do Sporting, pagos pelo Sporting, a pergunta que deixo é: com que benefício para o clube/SAD e, já agora, com que legitimidade o cidadão BdC utiliza ad-hoc os serviços jurídicos do clube a que preside (mas do qual não é dono)?
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 31.03.2017 às 11:22

Basta ver o bronze com que ele chegou da Costa Rica 😁 O homem e a namorada vivem à conta do Sporting agora

Se eu fosse capaz de dizer mal do Benfica ainda me candidatava ( e ganhava!)
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2017 às 11:29

O que é que isso tem a ver com a questão abordada no post ? Não comente "off-topic" !
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 31.03.2017 às 12:23

No sentido de complementar o "quem vai assumir as despesas juridicas?"

Serão apenas mais umas a acrescentar ao rol de quem vive à conta do dinheiro dos sportinguistas
Sem imagem de perfil

De Diogo a 31.03.2017 às 13:36

O Sporting tem serviços jurídicos internos que têm a obrigação de assumir a defesa desportiva do presidente, técnico, médico, jogadores, etc. etc. etc. Portanto as despesas jurídicas são os ordenados mensais que são pagos sempre aos advogados internos do Sporting.

E as custas de recurso, o Marco sabe quanto é?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 31.03.2017 às 15:50

A título de curiosidade, quem são esses "advogados internos" ???

Que eu saiba, há advogados designados/contratados para representar o sempre que necessário, mas não estão ao serviço do Clube a tempo inteiro.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.03.2017 às 14:07

Mas é você que paga !?

Olhe ficaria mais preocupado se o meu clube gasta-se 22M€ num jogador para jogar uns minutos no campeonato e olhe quem lhe paga não é o SCP.

Percebe o absurdo do seu comentário ou quer mais exemplos ?

Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 31.03.2017 às 14:23

Ora aí está, essa foi na mouche Palhas! É exactamente isso que o teu líder espiritual pensa sempre que se põe nestas disputas legais à la Doyen, até às últimas consequências: "não sou eu que pago!" Ah grande sportinguista que és: "se não me sai do bolso, quero lá saber!" Maravilha, pá!

Quanto à costumeira doentia referência ao benfica, não dou para esse peditório. O que tu queres sei eu, pena que alguns ainda caiam na esparrela. Não tens capacidade para debater um único assunto que seja, só vens para aqui alimentar o ódio irracional de alguns pelos rivais para assim evitares que se pense e debata Sporting. O teu medo que se discuta o "actual estado da nação" mostra bem a confiança que tens naquilo que por lá se passa. Espero sinceramente que sejas pago para andar a fazer estas figuras, porque se és realmente assim, meu Deus...
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.03.2017 às 15:07

Mas é o Gonçalo Sportinguista ou o Gonçalo Benfiquista !?? ou os 2 são a mesma pessoa!?

"Quanto à costumeira doentia referência ao benfica,"

Eu adepto da proporcionalidade retribuo todo o afeto que os lampiões diariamente vêm cá debitar a grande diferença é que não comento em blogs do SLB nem preciso eles preferem os do SCP mas atenção nós os Sportinguistas é que estamos obcecados não se deixe enganar!

Se fosse governante taxava a vossa hipocrisia era o suficiente para acabar com os deficits.

Sem imagem de perfil

De Gonçalo a 31.03.2017 às 15:23

Pronto, está debatida a questão. Chama-se lampião ao interlocutor, aproveita-se a boleia para mais uma vez demonstrar a doentia obsessão pelo benfica e daí não passa a conversa. Que miséria tão grande.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.03.2017 às 17:37

Gonçalo fiquei sem saber se é o Gonçalo:
1. Benfiquista
2. Sportinguista
3. Lampião

Fez bem em relembrar a 3ª opção.
Sem imagem de perfil

De Luis Vicente a 31.03.2017 às 15:23

"Eu adepto da proporcionalidade retribuo todo o afeto que os lampiões diariamente vêm cá debitar a grande diferença é que não comento em blogs do SLB nem preciso eles preferem os do SCP mas atenção nós os Sportinguistas é que estamos obcecados não se deixe enganar!"

MENTIROSOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.03.2017 às 16:38

Não tomaste a medicação é isso!
Sem imagem de perfil

De MarcoI a 31.03.2017 às 17:32

Um clube comprar jogadores... estranhissimo. E comparar isso com um desgraçado passar férias com a namorada à pala do SCP, usar e abusar de advogados enquanto grita para os carneiros ( perdendo os processos todos ), etc.

Mas a comparação é com um clube comprar jogadores...

... nem sei que diga :-)

Ou sei : sim Sérgio :-)
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 31.03.2017 às 17:35

Falando com tanta certeza obviamente que tem forma de comprovar o que diz presumo que não seja daquele tipo de pessoas que acusa sem qq tipo de prova.

Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 02.04.2017 às 01:30

Estava a ver que não falava dos jogadores do Benfica… mesmo quando o tema são os advogados do Sporting… tem tudo a ver.
Sem imagem de perfil

De Aracaçu a 31.03.2017 às 11:51

"Por fim, não posso deixar de reconhecer que se o todo desta "novela" obedece a uma deliberada estratégia, está a ter os efeitos desejados. Ninguém fala em futebol, o afastamento de todas as competições oficiais da época nem sequer é referido e o actual terceiro lugar na Liga torna-se questão menor. Mas, com quatro anos de mandato, não há causa alguma para desespero: temos pela frente muito mais do inglório mesmo !"

Caro Rui Gomes, tocou no cerne da questão!

Para os "devotos" de Bruno de Carvalho, neste momento a lamentável época que o Sporting está a fazer não tem grande importância, porque "para o ano é que é, para o ano não falha!".

O importante nesta altura é deixar o presidente sentar-se no banco dos suplentes, a "apoiar e confortar" a equipe; e deixá-lo escrever no seu Facebook para ir lá meter likes e dizer "muito bem Presidente! O Sporting é nosso outra vez"

Sem imagem de perfil

De Rui Freitas a 31.03.2017 às 13:12

Todos os anos é "Pro Ano é que é"... Bruno igual a todos os outros!
Sem imagem de perfil

De Marco a 31.03.2017 às 19:00

Mais uma vez o presidente do Sporting tem que ser diferente dos outros. Descobriu a fórmula da juventude. O vieira e o pinto da costa ja foram castigados e tiveream que cumprir com os regulamentos. Este reformulou, ou quer,o futebol. Haja paciência. Tenho pena dos meus amigos do Sporting

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo