Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estrelinha de campeão

Rui Gomes, em 30.11.15

 

prog_scp_belem.jpg

 

Apenas assisti à parte final da partida em Alvalade, mas foi o suficiente para me aperceber que terá sido uma noite algo desinspirada do Sporting, apesar da sua superioridade sobre o Belenenses.

 

Também assisti ao lance da grande penalidade - indiscutível, na minha opinião - e lamento que o causador tenha sido Tonel, um jogador que eu sempre apreciei. Pela sua experiência, a abordagem ao lance surpreende.

 

4DR0EYSI.jpg

Aceito que me corrigem, mas fiquei com a ideia que Slimani ficou desgostoso por não lhe ter sido permitido a execução do castigo máximo. Confirmando-se, dou-lhe toda a razão, lembrando que o próprio Jorge Jesus revelou não há muito tempo a lista dos marcadores quando Adrien não está em campo.

 

Fiquei surpreendido por ver Tanaka no relvado. Ele ter equipado já é uma novidade e maior o meu lamento pela falta de disponibilidade para assistir ao jogo completo.

 

Não será exagero algum adiantar que a "prenda" de Tonel nos descontos, quando já se dava o empate como certo, é uma clara indicação da "estrelinha de campeão" que aparenta acompanhar Jorge Jesus e o Sporting esta época.

 

 

Nota: Esta bela jogada de Bryan Ruiz merece destaque.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:12

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


22 comentários

Imagem de perfil

De Profeta a 30.11.2015 às 22:08

E a estrelinha vai durar para sempre? Vejo muitos Sportinguistas felizes e confiantes por termos ganho 3 jogos ao Benfica e estarmos em 1º no campeonato, mas vejamos alguns dos jogos em que saímos vencedores:

1º Jornada: Tondela 1 Sporting 2 - Golo de penalti nos descontos
5º Jornada: Sporting 1 Nacional 0 - Golo nos últimos minutos
9º Jornada: Sporting 1 Estoril 0 - Golo de penalti
10º Jornada: Arouca 0 Sporting 1 - Golo no último minuto
11º Jornada: Sporting 1 Belenenses 0 - Golo de penalti nos descontos

Tudo exibições sofríveis.

Este é um 1º lugar que pode ficar brevemente em risco, se a equipa não começar a jogar mais futebol. Jogos ganhos à rasca nos últimos minutos não vão durar para sempre. Eu bem digo para não nos iludirmos muito, para não nos virmos a desiludir. A não ser que continuem as "lotopeguices"...

Neste momento, sem André Carrillo, o Sporting joga sem extremos. É só médios-interiores como Bryan Ruiz e João Mário a jogar como extremos. Falta ali um jogador que imprima velocidade e imprevisibilidade como Carrillo. Jorge Jesus na zona de entrevistas rápidas, referiu que lhe interessa saber o desfecho deste caso, e não foi por acaso.

Gelson e Matheus apesar de tudo, falta-lhes calo. Carrillo estava no ponto, e com Jorge Jesus iria explodir definitivamente. Mas aquilo que interessa, é não se dizer que o presidente o deixou escapar para Benfica ou Porto, quando o que deveria interessar, é o facto de que actualmente ele tem contrato, e recebe ordenado... supostamente, para jogar.

O lado positivo destas questões, é que ao menos a equipa tem ganho os 3 pontos de jornada a jornada, enquanto não atingem o seu pico de forma físico e de entrosamento como equipa. E esperemos que haja evolução. Porque se não houver evolução, escusam de estarem muito confiantes.
Como também é positivo termos um treinador que sabe muitas coisas do passado Pelo menos este ano marcam os penaltis que há para marcar...

Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 30.11.2015 às 23:54

Este comentário é um pouco desonesto, se me permitem a expressão.

Nos cinco jogos enunciados, é perfeitamente justo referir que (i) dominámos por completo qualquer um dos jogos; (ii) no caso do Estoril, marcámos bastante cedo; (iii) com Nacional e Tondela fomos francamente prejudicados pela arbitragem.

"Este é um 1º lugar que pode ficar brevemente em risco, se a equipa não começar a jogar mais futebol. Jogos ganhos à rasca nos últimos minutos não vão durar para sempre"

Este comentário vem no seguimento de inúmeras vitórias categóricas e indiscutíveis do Sporting, em especial agora contra Lokomotiv e Benfica. Parece-me estranho o Sporting dar banhos de bola dois jogos e ao terceiro, talvez acusando o desgaste, já virmos quais Profetas da desgraça, vir dizer que a equipa tem de jogar mais futebol...

Por outro lado, o JJ está lá há quatro meses. É muito pouco tempo e tem apresentado muitos resultados. Parece-me desinteressante vir profetizar igualmente que a equipa não vai melhorar, quando está num ascendente até surpreendentemente rápido (tendo em conta que a equipa de JJ é até inferior à de Marco Silva).

Importante é o Sporting ganhar estes jogos; como é evidente, é impossível ganhar 30 jogos seguidos de forma indiscutível e categórica, ainda para mais no nosso campeonato onde 80% das equipas jogam em autocarro. E ganhámos.

Quanto à beatificação do Carrillo, compreendo que a uns dê jeito lembrar a falta que faz o nosso menino; a outros falamos do Diabo em pessoa. Honestamente, temos ganho sem o Carrillo. É o que basta para mim. E se calhar é por causa disso que o Sporting tem ganho leverage negocial com o jogador.
Imagem de perfil

De Profeta a 01.12.2015 às 00:12

Parei de ler até à parte em que esta equipa é inferior à da época passada.

Sou de facto muito desonesto, por fazer uma observação pessoal sobre o momento do Sporting...

O tempo será o grande mestre. Que a bola vá entrando sempre...
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 01.12.2015 às 10:18

Porque acha que o plantel este ano é superior?

Digo isto porque, em relação ao elenco que fechou o ano passado, temos João Pereira em vez de Cédric (prefiro este último) e Ruiz em vez de Nani (prefiro este último). E não temos Carrillo...
Sem imagem de perfil

De jenifa72@yahoo.com a 01.12.2015 às 02:44

Sporting 2014/15:
Académica 1–1 Sporting CP
Sporting CP 1–0 Arouca
Sporting CP 1–1 Belenenses
Gil Vicente 0–4 Sporting CP
Sporting CP 1–1 Paços de Ferreira
Nacional 0–1 Sporting CP
Vitória de Guimarães 3–0 Sporting CP
Sporting CP 1–1 Moreirense

Palavras para que?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.12.2015 às 03:07

Isto a propósito de quê e qual o significado ?
Sem imagem de perfil

De Kutis a 01.12.2015 às 13:20

Em resposta ao profeta. Afinal o ano passado os resultados ate Dezembro eram piores e o futebol praticado tambem.
Sem imagem de perfil

De Aziadosaoataque a 30.11.2015 às 22:08

A minha dúvida é a seguinte: Que se diria amanhã, ou ainda hoje, se o Benfas ganha-se no último minuto, com um penalty que tem tanto de estúpido como desnecessário, cometido por um seu ex-jogador? Seria colinho? Seria corrupção? Que raio seria? Como diriam os espanhois, "No lo creo em bruxas, mas que las ai, ai!
Sem imagem de perfil

De LionClaw a 30.11.2015 às 23:57

Talvez se esteja a referir a um dos vários emprestados pelo SL Barracas nos últimos anos e que lhe permitiram essas e outras "sortes".

Convém dizer que Tonel há muito não é jogador do Sporting Clube de Portugal, que Ricardo Sá Pinto dificultou ao máximo o jogo ao Sporting Clube de Portugal (ao contrário do que fez com o SL Barracas: 6-0), e que o próprio CF "Os Belenenses", sobre a égide do infame Rui Pedro Soares, é um espécie de Benfica C.

Conspirações é mais a vossa doutrina, de facto.
Sem imagem de perfil

De Petinga a 01.12.2015 às 12:03

Ganhasse... pretérito imperfeito

Tonel jogou no Sporting até 2010. Depois esteve em Zagreb, no Farense, no Beira-Mar e agora no Belenenses. É um bocadito "far-fetched" ir buscar um jogador que saiu do clube há 5 anos e passou por outros 3 como "elo de uma teoria da conspiracao", nao acha?
Mas acredito que anime conversas de café.
E dá para umas boas gargalhadas - como a que me proporcionam os adeptos do carnide que subitamente reapareceram após ganharem em Braga com dois remates e dois golos. Long live Rui Vitória...
Sem imagem de perfil

De Leão 1906 a 01.12.2015 às 00:46

Tivemos um Belenenses muito defensivo e que veio muito bem preparado para nos parar.

Nitidamente temos um problema quando jogamos com estas equipas muito fechadas.Por vezes a maior velocidade de circulação de bola não é possível..porque não há espaço.A solução pode residir no desequilíbrio individual mas é complicado quando os 3 à frente de William são:Adrien, Ruiz e J Mário.
Falta quem acelere o jogo ,o que Gelson e Matheus fizeram na 2ª parte ,embora concorde que Gelson não foi tão desequilibrador como contra o Lokomotiv.

Vitória justa e feliz com um penalty muito infeliz de Tonel.
Mas o que é preciso é ganhar,

A propósito de lances como o de Tonel,eu já vi vários ,a nosso favor,mas não eram marcados.Com o CSKA o DC russo cortou para canto com a mão.Lembro-me há uns bons anos,creio que com o Gil Vicente ,um jogador adversário tirar a bola com a mão,nas alturas ,completamente visível e não foi marcado penalty.

O Tonel jogou muito nessa época e deve ter pensado que o árbitro não marcava.
Enganou-se.

Mas o que é preciso é ganhar.Claro que não quero falar sempre no mesmo mas é evidente que esta equipa estava formatada a jogar com Carrillo e naturalmente ressente-se por não ter um jogador com as suas características e o mesmo nível de experiência.

Provavelmente veremos mais jogos como este.
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 01.12.2015 às 00:53

Outro grande problema, na minha opinião, é a insistência de Jorge Jesus em colocar Bryan Ruiz na ala, posição que não lhe é natural e onde ele rende menos.

Reconheço que é pura teimosia, porque colocando Ruiz nas costas do ponta de lança terá de abdicar de um. Mas não é por mero acaso que Ruiz fez um grande jogo contra o Lokomotiv precisamente nessa posição e Montero, por consequência, rendeu o que ele normalmente não rende.

Gostaria de dizer que a ausência de Carrillo contribui para esta disposição, mas a realidade é que ele já o fazia com ele em campo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.12.2015 às 10:20

Concordo Rui. E alguns dos melhores jogos que vimos este ano do Sporting foi com Ruiz a 2.º avançado (desde logo, na Liga Europa, vs o Besiktas e Lokomotiv). E tem de ser a opção para o jogo nos Barreiros (Slimani está out e Teo talvez, não?)
Sem imagem de perfil

De Diogo Martins a 01.12.2015 às 10:20

Esqueci-me de assinar.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.12.2015 às 01:07

O Tonel mais não fez do que reavivar a memória do Manaca e do seu golo em Guimarães que valeu um campeonato aos leões.
Tonel é, por isso, o Manaca do século XXI. Espero é que paguem ao homem pontualmente como sempre fizeram ao Manaca.
Sem imagem de perfil

De LionClaw a 01.12.2015 às 01:14

Quer mesmo ir aos tempos do Manaca? Reconsidere lá isso...
Sem imagem de perfil

De Joe Parsons a 01.12.2015 às 09:03

E por que não? :-) Aconteceu! :-) Venha lá contrapor com outros "casos" envolvendo o Benfica. Pode inclusivè evocar o Calabote, que isso não limpa o facto de um golo na própria baliza marcado pelo Manaca valeu um campeonato para o Sporting. :-)
Ó homem, deixe-se de coisas, que o assunto aqui é "futebol português"! :-)
Sem imagem de perfil

De sloct a 01.12.2015 às 09:24

Eu estive presente nesse jogo em Guimarães.

É muito engraçado ver todos os INTELIGENTES e mais algum a dizerem que o golo do Manaca foi propositado.

É uma pena não haver imagens....

Sem imagem de perfil

De LionClaw a 01.12.2015 às 18:14

"o assunto aqui é "futebol português"

Qual futebol português? Aquele em que o Benfica não se queixa das arbitragens? Ou aquele em que se queixa? É que nos 15 anos de Orelhas, o "futebol português" nunca percebeu qual era a posição de princípio do SL Benfica.

Dos tempos do Manaca (e nesse mesmo campeonato a que se refere) teríamos pano para muitas mangas. Não se meta nissoq ue não vale a pena. Até porque as penas são muito inflamáveis :)

Bom Natal, "querido".
Sem imagem de perfil

De HY a 01.12.2015 às 22:04

Respondo-lhe eu, Joe Parsons.
Primeiro. Se já era nascido, deve lembrar-se como o tal golo do Manaca aconteceu. Em disputa de bola com o Jordão, quase na linha da grande área. Eu é todos os que estavam do meu lado ficaram convencidos que a bola tinha vindo da cabeça do Jordão. Grande gênio tinha de ser o Manaca para marcar propositadamente daquela posição.

Mas lembra-se do 1-1 nas Antas contra o Benfica que deu o primeiro campeonato ao FCP em 21 anos dois anos antes? O FCP necessitava de empatar para ser campeão e só o conseguiu a poucos minutos domingo com um golo de um brasileiro... E lembra-se porque estava a perder? Porque o seu central Simões fizera um extraordinário chapéu ao guardião Fonseca logo no início do jogo e pusera o SLB a ganhar. Sabe onde é que o tal Simões tinha nascido para o futebol? No mesmo SLB. Suspeito? Não, só o Manaca...

Se ainda não era nascido confirme para ver se é verdade ou não. Se já era, desminta-me, se for capaz.

E já agora, por essa altura, não falo de Calabotes. Falo do Inácio de Almeida um ano depois do tal Manaca. Lembra-se? Tem algo em comum com o Calabote? Também foi irradiado. Sabe porquê?

Cumprimentos desportivos
Sem imagem de perfil

De Fernando Albuquerque a 01.12.2015 às 10:21

Prezado Rui Gomes

Como não viu o jogo todo, não pode ter uma ideia concreta sobre o que aconteceu, ontem em Alvalade, onde o SCP teve de jogar contra uma equipa super defensiva. Os pasteis de Belém, que eu me recorde não fizeram um remate à baliza onde esteve o Patrício. Ao contrário do que aconteceu nos campos dos nossos adversários, que tiveram sempre espaços livres para golearem. Não queria que o idolatrado Sá Pinto, oferecesse uma "prenda" ao seu clube do coração. Desejaria é que fosse mais ambicioso e tentasse tirar pontos aos seu SCP , jogando futebol, como fez noutros locais. Já estamos habituados a anteriores treinadores que passaram por Alvalade terem esta atitude, que eu considero de "raiva"pela forma como foram despedidos, por falta de qualidade profissional.

O Sporting quanto a mim não fez um grande jogo, pois todos sabemos as dificuldades que esta equipa tem, quando tem um autocarro na sua frente . Com dois autocarros piorou a nossa aflição para inaugurarmos o marcador. Gostei da postura da equipa que tudo fez para ganhar o jogo, mas como disse é difícil entrar numa defesa que tem 8 jogadores dentro da sua área e que desde o principio fez anti-jogo , demorando uma eternidade a fazer lançamentos e a colocar a bola em jogo, havendo um cartão amarelo ao guarda-redes azul por esse motivo.

Quanto ao golo do SCP , vamos ter mais uma novela sobre a forma como ele aconteceu. As pessoas ou são jovens e não sabem e os outros esquecem a forma como o clube da Capela da Luz ganhou alguns campeonatos, falsos como judas, ou seja como diz o nosso treinador tudo limpinho, limpinho.

Lembro os esquecidos, que ainda esta época um jogador russo deu um soco na bola, para anular uma jogada em que o Slimani poderia cabecear a bola, que o mais lógico seria um golo. Não me recordo deste jogador russo jogar no SCP .
Ainda não vi a repetição do lance, mas fiquei com a sensação que a jogada é do lado direito da baliza do guarda-redes e o Slimani dando na bola poderia ou não fazer golo.

Quanto aos profectas " da desgraça, o SCP com mais ou menos dificuldade lá vai dando umas alegrias aos seus adeptos, que há CATORZE ANOS víamos o comboio passar em Alvalade, mas a paragem nunca foi nas nossas instalações.

Eu também tenho criticas a fazer, mas não faço como as ovelhas nos rebanhos que andam sempre atrás dos carneiros. Mas, enquanto puder ser feliz peço desculpa mas deixem-me desfrutar estes momentos, que fazem bem ao facto de ser um assumido Sportinguista com muitos anos de sofrimento.

Um abraço Fernando Albuquerque

.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D




Cristiano Ronaldo