Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Falta um incêndio a cada oito dias

Rui Gomes, em 28.04.17

 

É a constatação amadurecida por Bruno de Carvalho depois da tragédia. Mas parece que Vieira pensa o mesmo.

 

19668301_GZJst.jpg

Reduzir o reboliço dos últimos anos a uma "troca de piropos entre presidentes" é tão descarado que pode ser entendido como um reconhecimento, por Bruno de Carvalho, da contribuição que deu para esta quase guerra civil no futebol. Os dirigentes e as políticas de comunicação que teceram, várias delas explorando a mentira e o insulto sem uma sombra de escrúpulo, podem não ter matado ninguém, mas viraram muitas mesas de café pelo país fora.

 

Só que Bruno não esteve sozinho, nem mesmo quando, perante uma morte, foi a correr para os tribunais jogar o milionésimo pingue-pongue da leviandade com Vieira, que, aliás, iniciara a partida: no momento mais trágico, os presidentes de Benfica e Sporting puseram as indignações pessoalíssimas à frente do travão que se impunha e com isso disseram exactamente a que ponto aquele drama os incomodava. Não vale muito a Luís Filipe Vieira a pose de Estado tão cultivada se a primeira reacção a uma morte é processar Bruno de Carvalho, em vez de parar apenas, como se impunha.

 

É demasiado fácil dizer que os "piropos" não contam para depois poder continuar, alegremente, o tiroteio da Segunda Circular. Tudo conta e nada conta, se quisermos. Quatro dias depois, o presidente do Sporting, que desconfia da justiça desportiva de 40 mil maneiras diferentes, estava na FPF a pedir o regresso dos processos sumaríssimos, com grande probabilidade responsáveis pelo título do Benfica em 2004/05. A constatação que Bruno faz deste cúmulo que o futebol atingiu é aritmética: faz falta, precisamente, mais um incêndio por semana.

 

 

José Manuel Ribeiro - jornal O Jogo

 

publicado às 03:10

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


31 comentários

Imagem de perfil

De PF a 28.04.2017 às 03:44

José Manuel Ribeiro a voz do dono imparcial por fora azul por dentro, cada palavra debitada e cada ideia produzida tem um alvo o SLB. O seu dono, homem completamente decrépito que ao longo de anos com a sua "elevada ironia" procurou por todos os meios, legais e ilegais destruir o Benfica continua a ter os seus cães de fila, hoje em dia mais subtis mas igualmente fieis.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.04.2017 às 08:38

O que ele diz é básico.... morreu uma pessoa, e tanto os Presidentes do Sporting como do benfica, nenhum deles assumiram as suas responsabilidades... como poderemos atacar o problema das claques, se os dirigentes não têm nenhuma intenção de controlar as claques?!?

Chegámos a um estado tal, que dizer o que é básico, tal como, os Presidentes dos clubes também são responsáveis pelo estado do futebol português.... que isso é atacar o benfica.... e isso o povo não permite... não podemos dizer o nome do clube da cartilha em vão!!
Sem imagem de perfil

De nanda a 28.04.2017 às 09:43

Querias dizer o tri campeão e seguramente o futuro tetra campeão.
Não há que ter medo das palavras.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 28.04.2017 às 10:32

E que tem ir provavelmente ser o tetracampeão com o facto de as suas claques cometerem homicidios?
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 28.04.2017 às 10:07

Meter todos os presidentes no mesmo saco, no mesmo nível de responsabilidade é apenas mais uma manobra oportunista para esconder as responsabilidades individuais de cada um.
Não se pode comparar o comportamento de LFV, que dá uma ou duas entrevistas por ano e passa o resto do tempo calado, com o comportamento de BdC, que fala e escreve quase todos os dias dos últimos 4 anos e quase sempre para incendiar ódios.
Até o velho arruaceiro Pinto da Costa tem tido um comportamento mais moderado que BdC.
Sem imagem de perfil

De Hugo a 28.04.2017 às 10:33

Pois dá uma ou duas entrevistas por ano mas no resto do tempo os seus ajudantes encartilhados espalham mensagens de ódio. Poupem-me a essa hipocrisia que não engana ninguém
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 28.04.2017 às 10:54

Já o seu presidente para além de falar e escrever quase todos os dias, tem um director de comunicação que faz precisamente a mesma coisa, um canal de televisão que propaga ódio com o Benfica todos os dias e comentadores em todos os canais de televisão e imprensa escrita que fazem precisamente a mesma coisa.
Deixe de ser hipócrita que a sua cartilha é bem conhecida e está a dar cabo do seu clube, que tem uma história que merece respeito ao contrário do comportamento vergonhoso da sua direcção actual.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.04.2017 às 11:22

Existem dois homicidas no futebol em Portugal.... ambos dos No Name Boys.... e pelos vistos só o Bruno de Carvalho é culpado disto?!? isto é lógica à lampião faccioso....

Vamos a factos?!? Alguém já leu o parecer da PSP sobre o apoio de LFV aos NoName?!? quem não o leu, tem o resumo em baixo...

"LFV reuniu-se, a 18 de Junho de 2008, com ‘Zé Gago’, elemento dos No Name Boys, “oferecendo-lhes total apoio, afirmando que iria devolver a sede à claque, despedir o chefe de segurança Paulo Dias por ajudar a PSP e autorizar o uso de tochas dentro do estádio”.
A ocorrência deste encontro foi detectada através das escutas a Hugo Caturno, elemento “extremamente violento” da claque. Numa conversa gravada entre Caturno e ‘Zé Gago’, este disse que Vieira lhe prometera que na época seguinte não haveria polícia na zona da claque, que autorizaria o uso de tochas, que iria devolver a sede à claque, com obras custeadas pelo clube, e que iria “tratar da polícia em três tempos” e “correr com Paulo Dias”. Paulo Dias é chefe de segurança que auxiliou a PSP a identificar vários dos 31 alegados criminosos detidos pela Divisão de Investigação Criminal da PSP de Lisboa, em Novembro do ano passado.
Segundo o relatório da PSP; Vieira tentou cumprir uma das promessas ao pedir a Diamantino Gaspar, comandante da PSP de Benfica, para “aliviar” a presença policial junto dos No Name Boys."

O que dizer perante isto?! LFV de facto utiliza muito bem o controlo da CS para deturpar factos, e pelos vistos os benfiquistas gostam do seu trabalho no apoio a uma claque conhecida pela sua violência, tráfico de armas e droga, roubos, incêndios e agressões. E nem preciso de falar qual a razão pela qual o motorista do LFV foi detido.... Só não vê quem não quer ver!
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 28.04.2017 às 11:45

Você pode inventar as patranhas todas que quiser para tentar defender o comportamento do seu presidente, mas quando um dia tiverem que o correr do clube, como o Benfica teve que fazer ao outro Azevedo, vai meter mudar de nome aqui Camarote para ninguém o conhecer.
E bem pode fazer acusações à claque vermelha que a verde e também a azul são absolutamente iguais: são todas elas guarida dos piores marginais que existem no desporto. Todas elas são abrigo de criminosos, todas elas são abrigo de marginais a contas com a polícia.
Todas elas. Não há inocentes, por muito que o seu presidente tenha tomado o poder no seu clube ao colo das suas claques. Claques abrigo de marginais.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.04.2017 às 12:08

"Você pode inventar as patranhas todas que quiser para tentar defender o comportamento do seu presidente"

Mais um grande ato de reflexão pessoal do Francisco Maria!

Fica a reportagem da SIC noticias para o Francisco Maria!
https://youtu.be/U91eI7hOrXE

Mas se calhar tb aqui é uma invenção nossa para tentar defender o comportamento do seu presidente :).
Sem imagem de perfil

De Francisco Maria a 28.04.2017 às 12:20

As sua fontes de informação são duma qualidade fantástica... o Correio da Manhã... e os lixo que qual atrasado mental pode meter do Youtube...
Continue a emprenhar pelo lixo da internet... que vai longe.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.04.2017 às 12:31

LOL você le o que escreve ... depois os outros é que têm dificuldade no Português e na interpretação!?

REPORTAGEM DA SIC !!!!

O correio da manha não serve para o caro mas um post de qq desconhecido da JL já serve de referência

"Se quer mostrar a "falácia da provocação" devia antes ler a declaração pública assinada por um Ultra da Juv Leo no Facebbok, onde assume a participação nos confrontos nesse dia por iniciativa da claque leonina. Pare de branquear o jogo sujo das claques!"

Meu caro vá vender a sua banha de cobra para outro lado aqui você não engana ninguém.

Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.04.2017 às 12:38

O Francisco Maria pode tentar deturpar, mas eu digo que todos os Presidentes que apoiam as claques têm de ser responsabilizados pelos actos que elas cometem... repito todos!
BdC e LFV apoiam as claques... não ouvi da boca de nenhum deles, exigir implementação de medidas para evitar este tipo de situações....

No Sporting existe um acordo com a claque para que esta pague uma parte das multas... quando o acordo deveria ser para que a claque não lançasse petardos, e se o fizessem perderiam os direitos que têm em Alvalade.

LFV devolveu o poder aos NoNameBoys... e chegou mesmo a elogiar o comportamento dos adeptos benfiquistas no Estádio de Alvalade.... que grande pacificador da treta!!!

E não chame patranha a um relatório da PSP, com escutas a elementos dos NoName.... patranha, é a cartilha difundida continuadamente na CS, para deturpar o verdadeiro apoio de LFV aos NoName.
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.04.2017 às 12:23

Tudo o que não lhe soe bem são patranhas.... você é exemplo tipico do adepto a quem a cartilha é dirigida. E abstenho-me de lhe explicar porquê.

Exacto, é tudo igual , excepto na legalidade e na estatistica dos homicidios. Isso e interromper minutos de silencio com canticos a celebrar uma morte da sua responsabilidade. Tudo igual...

Eu ainda vou ler aqui que o italiano estava mesmo a pedi-las...já esteve mais longe.
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 28.04.2017 às 13:28

O italiano foi vítima da lei de Talião.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.04.2017 às 14:00

Neste caso não será o Italiano mas sim esperemos nós o Tanolas e não outro qq inocente a pagar o olho-por-olho!
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 28.04.2017 às 14:16

O problema é que o italiano não era nada inocente. Tb ele estava referenciado.

Atenção: nada disto significa qq desculpabilização ou "compreensão" do e para o que aconteceu.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.04.2017 às 14:19

Entendido Oceano Vermelho.

Mas lei Taliao tem haver com reciprocidade no crime e na pena algo que não se configura neste caso dai o meu comentário.
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 28.04.2017 às 10:15

Decerto, o Benfica tem um problema de claques... ilegais.

Enquanto que os rivais tem um problema de claques... legais.

É bom ter claques legais, porque roubos, agressões, destruição de propriedade privada e pública... são apenas manifestações de desportivismo legalizado.

Já as ilegais, que fazem a mesma porcaria que as legais, são um problema da sociedade. Os castigos para os clubes pelo comportamento das claques legais? Uma multa aqui e ali.

Comportamento das ilegais? Processo ao Benfica por apoio à claque. (Certissimo).

Devia-se acabar com as claques e filtrar a ralé. Decerto que terão material de sobra para as claques... principalmente as do norte.
Sem imagem de perfil

De Hugo a 28.04.2017 às 10:30

Claro o problema está nas claques a norte. Tem-se visto. Por enquanto as do sul estão muito fortes nos homicidios
Sem imagem de perfil

De I. Dias a 28.04.2017 às 18:40

Que comentário sem nexo.
As claques são o mal do futebol.
São usadas como armas para propósitos nefastos.

As claques são nefastas. Os SD são causadores de grandes males. Tudo relatado pelo líder da claque - Fernando Madureira - no seu livro.

E tem-se visto episódios lamentáveis ao longo da época por parte daqueles seres.

Sem imagem de perfil

De Bruno a 28.04.2017 às 12:14

Este Schmeichel é sempre a mesma coisa , fale ele de quem está sempre incentivar o ódio? Todos os dias , quem tem um dolbeth , um Pedro Baptista, um Mighell d Almada, quem no único título que ganhou foi logo a correr festejar com o Mustafá? Quem quis dar pontapés no árbitro, quem usa uma linguagem baixa e ordinária? E em que mandato foi criado o fenómeno CASUALS? Quem tem um Nuno Saraiva que diz o que quer e apetece usando a mentira fácil e leviana para lançar polémica , estamos conversados sobre quem quer o futebol arder ?
Sem imagem de perfil

De Jorge a 28.04.2017 às 12:27

Recapitulemos... o fenómeno casuals é um fenómeno exclusivo e da responsabilidade do Sporting? É isso que está a dizer?

Sem imagem de perfil

De RedRui a 28.04.2017 às 12:58

Eu acho que se está a misturar tudo para não se identificar nada.
1º O que tem a ver o LFV meter um processo por difamação a BdC (quando este o acusou de traficante de droga e de ladrão) com a morte de um adepto?
2º O que tem a ver a morte de um adepto inocente que foi ver uma final da taça, com a morte de um adepto que se deslocou ao recinto dos rivais para participar em actos de violência? Apenas a morte a lamentar, porque as circunstâncias não podem ser comparadas, e aqui as responsabilidades terão que ser repartidas por todos os que se envolveram nesta rixa.
3º O que tem a ver a legalização ou não das claques com os actos cometidos pelas mesmas? Quer isso dizer que a Juve Leo foi ao Estádio da Luz vandalizar o espaço e envolver-se em confrontos com os NN, com o apoio da direcção? Nenhuns prestam, e nenhuns actuam dentro da legalidade, a maioria são marginais, traficantes e ladrões.
4º O que tem a ver a suposta cartilha com a imbecilidade da maioria dos comentadores desportivos? Uns são imbecis por seguirem orientações e outros são imbecis por natureza? O resultado final é diferente?

Enquanto se andar a fazer tanto barulho por tudo e por nada, e não nos focarmos no que realmente pode mudar as coisas, o clima só pode piorar com as acusações a subirem de tom de parte a parte.

Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Oceano Vermelho a 28.04.2017 às 13:26

Era "bom" que apenas tivesse havido dois homicídios no futebol em Portugal.

Não é verdade. Há mais. Estes dois têm uma grande notoriedade, mas houve outros, um deles de uma violência física brutal, perpetrado noutra região do país.
Sem imagem de perfil

De Sérgio Palhas a 28.04.2017 às 14:22

Num Braga - FCP lembro de um adepto que a fugir de uma claque (não me recordo da qual) acabou por ser mortalmente atropelado, desconheço outro qq episódio que resulta-se na morte de alguém.

Já problemas com claques (nada de grave) já eu tive com o Panteras Negras e com a JL ambos no Bessa com as claques dos 2 clubes :).
Sem imagem de perfil

De João Carvalho a 28.04.2017 às 15:48

Esse era adepto do Braga e morreu a fugir dos SD.
Em 10 de Maio de 1987, num FCP-Sporting 1-0, para a Taça de Portugal houve 16 feridos em confrontos de adeptos com a polícia. Um adepto do Sporting morreu. Podem perguntar à Velha Guarda da Juventude Leonina a razão pela qual escondeu o assassinato de um membro seu durante o jogo. O rapaz levou tanta porrada nos WC das Antas houve que durante a viagem para Lisboa faleceu.

PS: Levou o morto e a maioria dos adeptos do Sporting que se deslocavam às Antas naquele tempo, entravam com as camisola verde e brancas e saiam de lá com elas vermelhas.

Nos últimos 30 anos houve várias ocasiões de tentativas de assassinato, uma que deu mais brado foi o lançamento de sacos com 50Kg de pedras de uma ponte por cima da autoestrada contra o autocarro do Benfica e o carro onde ia LFV, que ficou parcialmente destruído.

Sem imagem de perfil

De Bruno a 28.04.2017 às 13:52

Agora usam sempre a conversa da cartilha , e acham que para tudo a cartilha é argumento. Se alguém chegasse agora ao país até pensava que só o Benfica tem comentadores e que os outros não. Aliás ainda achava que é só no Benfica que os comentadores dizem quase todos a mesma coisa e pensar que os mesmo comentadores apelam ao odio , à falta de educacão. Perto do dolbeth , pedro baptista , dos comunicados permamentes de bruno carvalho e nuno saraiva que insultam tudo e todos .. Pedro guerra e, Rui Gomes da Silva e André Ventura sao meninos de coro. Que Santa hipocrisia e quem se deixa levar por essa cartilha So mostra o nível que teem de seriedade.
Sem imagem de perfil

De Bruno a 28.04.2017 às 13:56

Exactamente Ca em Portugal Sr Jorge foi. alguma vez viu aparecer 50 ou 100 pessoas vestidas de preto para andarem a porrada e espalhar o terror antes do jogo Porto- Sporting ? Recorde me.
Sem imagem de perfil

De Schmeichel a 28.04.2017 às 14:55

Olhe neste ultimo derby, aparecerem dezenas dessas pessoas vestidas de preto com ligações ao benfica, com o intuito de andarem à porrada... só que foram detectadas a tempo pela policia... isto foi noticiado!

Há coisa de 2 anos, estava eu a passar num túnel de acesso ao estádio, e vi também um grupo dessa gente, a mandar pedras e garrafas às pessoas que ali passavam... crianças incluído....

Os denominados Casuals, existem em todos os clubes.... eles têm pagina no facebook... se não acredita vá lá ver pelos seus olhos!

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo