Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Formação made in Sporting brunista

Naçao Valente, em 23.05.18
 

image.jpg

 

O filósofo grego Sócrates foi condenado à morte, com cicuta, com base na acusação  de que tinha corrompido jovens com as suas ideias. Corromper, neste caso, correspondia a ensinar os jovens a reflectir com sentido crítico. De acordo com os acusadores, era preciso defender a coesão social.

 

O Sporting é um clube formador onde militam um grande número de jovens, alguns ainda na fase da infância. Estão no início do acesso a valores e princípios, onde se deve inculcar a tolerância e o respeito pelas diferenças.

 

Segundo o impresso entregue a jovens no "Encontro das Escolas Academia Sporting", no passado sábado, pode ler-se em "dez mandamentos" frases como "saber dizer o pior do adversário" ou "o sportinguista é fanático". Isto, ao contrário do ensino socrático, é para formar cidadãos livres?

 

Quando um clube formador, com o prestígio do Sporting, chega ao descalabro infame de inserir em panfletos distribuídos aos seus formandos, incitações ao ódio contra o que é diferente, não está a exercer o seu papel de formar para a civilidade. Não sei de quem partiu esta manifestação de "racismo" mas é licito levantar a hipótese de fazer parte do clima de guerra contra tudo que se instalou no clube.

 

image (2).jpg

 

O Sporting não pode ser uma escola, tipo "madraças", onde se ensina fanatismo extremo e radical. Vivemos num país livre e tolerante e o Sporting por este caminho está a prestar um mau serviço à democracia e aos seus princípios. O Sporting tem de ser uma escola de virtudes e não de maus costumes. O Sporting está a bater no fundo e este ainda pode abater.

 

publicado às 03:34

Comentar

Para comentar, o leitor necessita de se identificar através do seu nome ou de um pseudónimo.


21 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 23.05.2018 às 07:54

Concordo que não me revejo em nada neste suposto estatuto de Sportinguista, sinceramente é muito mau e pior ainda quando é para ser distribuído a crianças.

Curiosidade para perceber quem foi de facto o autor do mesmo ou quando o mesmo foi elaborado, porque pelo que vi do Kit, o mesmo foi criado antes da actual direcção mas a responsabilidade está a ser direccionado para a actual direcção. Ou foi um lapso de alguém ou se calhar é apenas coincidência que este Kit apareça agora nesta altura.

No link seguinte podemos ver o conteúdo e perceber que se o Kit é mesmo assim, é óbvio que não foi feita recentemente.

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/22-05-2018/sporting-lamenta-estatuto-do-sportinguista-distribuido-a-criancas

Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.05.2018 às 13:12

A análise que aqui se faz, é a um panfleto que foi entregue, recentemente, e denunciado por alguns pais. Se já existia antes, e passou entre os pingos da chuva, não deixa de ser grave. Além disso, não se sabe se teve sempre a mesma redacção. Indo um pouco ao encontro do cartoon talvez merecesse acrescentar mais um mandamento: "ser sportinguista é insultar os jogadores quando perdem".
Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 23.05.2018 às 08:53

Este kit é entregue há 12 anos na academia. Mas claro que só esta semana deu jeito falar no assunto.

Não sou de dizer "os outros fazem por isso...", é algo em que não me revejo, mas já agora, porque a CS não se indigna com outros estatutos, igualmente deploráveis?
Sem imagem de perfil

De Luis Pereira a 23.05.2018 às 08:56

Em abono da verdade quem se indignou foram os pais das criancas a quem esta coisa foi dada. Nao a comunicacao social.

Sem imagem de perfil

De Pedro A. a 23.05.2018 às 09:13

Isso. Pais que se indignaram esta semana. Tiveram 624 semanas para o fazer. Que triste coincidência.
Sem imagem de perfil

De Maria Belen a 23.05.2018 às 10:14

Não é coincidência e aliás o "fenómeno" é explicado pela psicologia.

Quando não gostas de algo ou alguém, sentes medo ou desconforto nas atitudes, pensamentos etc dessa pessoa ou instituição, passas a ter uma percepção diferente da mesma.

Acontece até com figuras públicas, quase veneradas, que depois de algo que desperte uma diferente percepção em relação a ela vê, inclusivé, os traços que antes gostava tornarem-se odiosos, feios, agressivos, assustadores etc etc.

https://www.popsci.com/science/article/2012-10/study-if-you-hate-someone-your-brain-sees-them-differently

Se antes alguns achavam que a corrida de Bruno à volta do Estádio era algo inspirador poderão, após algo que considerem ridículo, passar a ver como um exagero constrangedor. Para quem achava que os abraços ao Marco Silva eram sinal de união para mim sempre foram um forcing do bullying a que ele vetou o mesmo desde o dia da apresentação. Se os pais antes nem olhavam para o panfleto agora ao vê-lo e à luz das chatices em curso começam a ficar (mais) atentos, preocupados e assustados...

Por isso ontem disse que o Sporting Clube de Portugal - graças a Bruno de Carvalho - tem agora tolerância ZERO da parte de (quase toda) sociedade. O Gab. do PM responde a clarificar, quando antes nem se daria ao trabalho, a Holdimo responde em menos de 24 horas e não douram a pilula; dizem - mente, não...!!!!! E fazem-no no mesmo meio que ele faz - à vista de todos.
Imagem de perfil

De Naçao Valente a 23.05.2018 às 13:16

Estes mandamentos merecem crítica, independentemente dos anos da sua existência. Alem disso será que teve sempre a mesma redacção?
Sem imagem de perfil

De Paulo Ferreira a 23.05.2018 às 15:03

Concordo plenamente que independentemente do autor estes mandamentos são vergonhosos e nunca podem ser representativos do nosso clube, seja agora ou em 2006.
De facto não sei se sempre tiveram a mesma redacção, e para mim este estatuto é uma novidade absoluta e ao mesmo tempo algo absurdo e no qual não me revejo, talvez pela situação actual do clube seja mais facil colar estes mandamentos a imagem do Bruno de Carvalho, mas pela imagem que vi do Kit parece que este conteúdo já será relativo ao ano de 2006.
Apesar de ter defendido as acções do actual presidente durante bastante tempo acho que o mesmo deveria ter pedido a demissão assim que sucederam as agressões em Alcochete, independentemente de estar ou não relacionado com as agressões que aconteceram, ele não deixa de ser responsável pelo clima actual do clube, e as polemicas e os ataques em que o clube está envolvido deveriam ser suficientes para perceber que a sua saida seria provavelmente suficiente para acalmar os animos e deixar o clube respirar.
Infelizmente isso não aconteceu e os ataques ao clube também não param e neste caso parece que este é mais um desses ataques com o objectivo de colar BC a tudo o que existe negativo no universo leonino.
Neste momento acho que noticias como esta em que se tenta culpar BC de algo que se calhar não é da sua responsabilidade são mais vantajosas para o BC continuar como presidente do que para sair, e alguns dos ataques diários ou noticias que nos chegam dos jornais acho que podem ser mais beneficos para BC do que prejudiciais ao seu status actual.
Ele parece que ao fim de 4 ou 5 anos não aprendeu como se deve comportar um Presidente, mas por outro lado os seus oponentes parece que ao fim deste tempo também ainda não perceberam como é que o conseguem derrubar, e no final quem é mais prejudicado é o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.05.2018 às 08:56

Momento nostálgico ver esse quadro. Durante muitos anos foi o único quadro que tive no meu quarto em casa dos meus pais.
Nem sempre concordo com o que aqui é escrito nem ao nível de forma nem de conteúdo, mas ver este quadro fez-me recuar e pensar que no final, sendo brunista, croquete, situacionista, watever, somos todos Sporting. E isso sim é o mais importante. Porque todos, mais velhos ou mais novos, nos lembramos da primeira vez que fomos a Alvalade ou da primeira vez em que vimos as riscas verde e brancas.
Acima de tudo, viva o Sporting.
Sem imagem de perfil

De Joao Martins a 23.05.2018 às 08:56

o post de cima é meu.
Sem imagem de perfil

De João Tavares a 23.05.2018 às 09:47

Pelo que leio este kit já existe há vários anos...
O facto de agora ser controverso mais ajuda a dar razão que não podemos ter um presidente como este - algo que durante anos passou praticamente despercebido, com este presidente e a sua forma de estar, toma agora proporções enormes, dando uma péssima imagem do clube
Aliás, com este presidente, a imagem do sporting estará sempre a ser denegrida...
Que mais terá que acontecer para que todos os sócios percebam que acabou a era brunista?
Imagem de perfil

De Rui Gomes a 23.05.2018 às 09:58

Esta minha resposta serve também para outros iluminados aqui que não sabem do que falam.

Desconheço a data exacta em que o actual kit foi preparado, ou melhor, os pretensos "estatutos que fazem parte do kit. Acontece, no entanto, que eu tenho dois exemplares desses "estatutos" que me foram oferecidos ao longo dos anos e nenhum deles diz "dizer sempre o pior do adversário".

De qualquer modo, não subscrevo a infeliz ideia de o Sporting oferecer os "estatutos" a jovens na Academia.
Sem imagem de perfil

De Pacheco a 23.05.2018 às 20:06

Consegue lembrar-se dos anos em que recebeu estes "estatutos"? Algum é anterior a 2006 e algum é posterior à eleição do Mestre de Obras?

Nos seus o que diz o ponto 4? E os outros são iguais ou diferentes?

Não subscreve a sua difusão pelos jovens da academia, mas subscreve o seu conteúdo, mesmo excluindo este ponto 4?
Sem imagem de perfil

De Carlos a 23.05.2018 às 10:28

Enfim o Sporting é isto.... é andarmos sempre aos tiros uns aos outros. Não vejo isto nos outros lados. Desde a Fundação que o nosso clube é isto. Logo no inicio foram mosquitos por cordas entre o grupo do José Alvalade e as damas e cavalheiros a cheirar a ranço, que queriam era festas e festinhas em vez de desporto. Continuou sempre assim, com mais lenha ou menos lenha na fogueira, mas foi sempre isto. Claro que hoje está mais dividido que nunca, culpa, evidentemente que a maneira de ser do Presidente é do tipo de amar ou deixar, mas convenhamos tenho lido e ouvido cada uma dos ditos indignados que enfim. Meus amigos como não sou crente, das duas uma ou vamos tentar com todas as nossas diferenças arranjar uma solução, ou muito sinceramente não antevejo nada de bom para o Sporting. Existem pessoas tão tó tó que pensam que é só tirar o Presidente e tudo ou quase tudo fica resolvido. Já me repeti muitas vezes, mas para alguns mal intencionados vou voltar a referir, fui um apoiante desta Direção, revi-me na maioria das coisas que foram alcançadas ao longo destes cinco anos, tive grandes alegrias no ecletimso como já não tinha desde os tempos do Presidente João Rocha, mas eu próprio penso que talvez o melhor seja o Bruno Carvalho sair, não sei se defenitivamente ou temporariamente. Mas sei uma coisa, não quero o Sporting do periodo imediatamente antes dele, desse fiquei cheio até ás pontas. Em parte o chamado Projeto Roquete matou muito do que era o Sporting, a grande virtude de Bruno Carvalho foi em parte cortar com isso, mas teve erros claro que sim, só erra quem faz. Mas o facto de eu defender esta tese da saida dele neste momento, não quer dizer que concorde com tudo o que os lavajeiros tem dito nos vários programs televisivos, com raras excepções. Volto a frisar se ele fosse embora por imposição de jogadores, então eu defendia o fim do clube. Ainda por cima derrotados que poucas ou nenhumas alegrias dão aos adeptos. Como tenho dito sinto orgulho no ecletismo, mas neste momento na equipa de Futebol não sinto qualquer orgulho( sei que vão perguntar quem foi que os contratou, já o disse por aqui também que realmente a Direção errou em muitos dos péssimos maus profissionais e perdedores que contratou).
Sem imagem de perfil

De Carlos N.T. a 23.05.2018 às 11:28


Que palhaçada..
Quem escreveu isto??

1-- Sportinguista é do Sporting CP.
Não o, havia de ser do .... 😂😂😂
2-- Ou seja, o titulo maior é a Champios League..
Lutar por tittulos, seria o correto. Tudo o que seja ser campeão, é bom
3-- Fanático?!. Desportista com sentido de grupo, sim.
O Sporting não é uma seita.
4-- Esta está demais!! 😎😎
Foi com esta que o Brutus Bruno se fez grande. LOOOOOOOOOLL!!
5-- Bom, esta deixamos passar.. 😁
Ainda que por vezes o silêncio vale ouro.
6-- Não está mal, nem bem o sexto mandamento.
Mas, saber reconhecer que não vivemos sózinhos neste mundo é já uma virtude.
Para ser um bom vencedor, deve saber-se ser o derrotado.
Cada derrota nais forte nos fará. Esse é o lema para ser um não perdedor.
7-- Adoração!!. Fdx
Gente, só com camisinha verde.LOOOOOOOOOLL!
Mais uma vez, Seita.
O meu coração só tem uma cor, verde e branco.. Estaria correcto. 😊
8-- Bairrista?..
Vamos todos viver para o bairro de Alvalade ou Campo Grande em Lisboa. Bora lá!!
Como se pode pedir bairrismo quando o clube tem por nome SC de Portugal!
E o orgulho que isso nos dá!!..
9-- e 10-- foi mesmo só para encher sacos.

Repito a pergunta.
Quem foi o autor de tamanho desastre humano?


P. S. Um pouquinho envergonhado estou, como sportinguista.
Sem imagem de perfil

De Paulo Salcedas a 23.05.2018 às 11:45

Se este estatuto já existe há muitos anos exacatamente nos mesmos termos apresentados é mais uma vergonha, e neste caso todas as direcções que permitiram que existisse nestes termos são responsáveis, é deplorável e vergonhoso, é o ódio que querermos ensinar aos nossos jovens?
Ensinar a amar o nosso clube, mas também ensinar a respeitar os adversários, uma coisa é a competição, outra coisa é viver em sociedade.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.05.2018 às 18:58

Isto é uma adulteração do espirito Sportinguista e uma versão rasca e absurda do mesmo.
1- É dizer o obvio.
2- É lutar pelos titulos todos com esforço e dedicação para se chegar á glória.
3- Fanáticos o raio que os parta. Ser SPORTINGUISTA é ter espirito critico e construtivo.
4- Que palhaçada. Ser Sportinguista é dar mérito ao adversário quando o mesmo o tem e denunciar quando o tiver que fazer sempre com fair play e espirito construtivo.
5- Se não houvesse BC não era preciso este ponto.
6- "Por cada Leão que caia dois se levantarão"
7- Ser sportinguista é ter massa cinzenta para não se fazer adorações muito menos a cores.
8- Sporting NUNCA foi bairrista. Bairrista é o FCPorto. SCP é a nivel nacional e eclético. Ser-se bairrista é dar vinte passos atrás na História bonita do clube.
9- De novo a menorizar o clube ao dizer "da cidade e arredores". Visconde de Alvalade disse que "queria um clube tão grande como os maiores da europa"
10- Claramente para encher chouriços.

Quem escreveu isso não é Sportinguista. É um inutil dum anti que diz ser do SCP e nem sequer tem a minima noção do que é efectivamente se-lo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.05.2018 às 19:48

Comentário apagado.
Sem imagem de perfil

De Pastor a 23.05.2018 às 20:07

Agora tenta dizer isso em Português se o conseguires fazer.

Seja anterior ou do BC aquela porcaria só envergonha o Sporting e torna-o tão pequenino como a matérica fecal que o escreveu. E se é anterior e não se alterou esta porcaria tem tanta responsabilidade nisso quem fez como quem continou com isto.
Percebeste retardado?
Imagem de perfil

De PSousa a 23.05.2018 às 20:54

Finalmente, e após confirmar com uma amiga que tem o filho nas escolinhas do SCP, posso comentar este tema.

É verdade que foi distribuído um KIT onde constava esta "aberração", também é verdade que a mesma foi produzida pelo centenário do clube e não nos dias de hoje, no mesmo KIT vinha um JUBAS e vinha algo com o símbolo do patrocinador na altura, a PUMA!
Soube também que os mesmos estavam num armazém do estádio e que foi distribuído, sem qualquer vistoria. É triste ter acontecido numa altura destas, ou em qualquer outra, mas não coloquem o ónus na personagem, que até pode nem saber que havia este "KIT".

Comentar post


Pág. 1/2





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Taça das Taças 1963-64



Pesquisar

  Pesquisar no Blog



Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2018
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2017
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2016
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2015
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2014
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2013
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2012
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D




Cristiano Ronaldo